segunda-feira, 25 de maio de 2009

O nosso Rui Costa...

Terminou mais uma época e é tempo de balanço. Farei um post para o Director Desportivo, outro para o treinador, e outro para os jogadores. Deixo de fora o Presidente por várias razões, por um lado acho que nem merece o tempo gasto, por outro vai haver eleições e cada um vota em quem quer, respeito a democracia.

Por uma questão hierárquica, começo pelo posto mais alto, o do Maestro Rui Costa.

Apesar de tornar este post (ainda mais) secante, obrigo-me a fazer um enquadramento histórico: Rui Costa foi o meu primeiro ídolo do futebol. A primeira camisola autografada que obtive é o nº10 da Selecção assinada amavelmente pelo Rui. Chorei inclusivamente algumas vezes com ele, como foi o caso do golo marcado contra nós na Luz. Torci pela Fiorentina e pelo Milão. Numas férias que fiz em Itália, quando passei por Florença, não desisti enquanto não descobri os transportes para chegar ao Artemio Franchi, apesar de estar a chover “cats and dogs” nesse dia, só porque sonhei ter a sorte de chegar lá e ver um treino do Rui (e do Nuno que também lá estava na altura). Não vi nada, não vi nenhum dos 2, mas era fã a esse ponto. E o “era” nem é um passado muito distante, ainda o ano passado, no final de mais uma época degradante, o Benfica fazia o último jogo em casa e eu já tinha jurado que não voltava a pôr os pés na Catedral naquela época, no entanto não resisti, lá convenci a namorada que já quase morria de tédio nos jogos a ir à Luz para nos despedirmos do Rui. Fui, quase vomitei quando vi fazer-se a onda num campeonato que terminávamos em 4º, mas pelo Rui tudo vale (valia?) a pena.

Tudo isto para dizer o quanto eu admirei o jogador Rui Costa. Pela sua classe, pelo seu talento, pela correcção demonstrada, pelo quase romantismo com que vivia o futebol foi um caso único de paixão futebolística. Mas a partir do momento em que passa para Director Desportivo, aí doa a quem doer tem de ser avaliado pelos resultados, seja o Rui, seja o Veiga, seja a minha Mãe, se desempenhar um cargo de responsabilidade no Benfica serei implacável na análise.

Tinha expectativas altas para o Rui. Julgava-o uma pessoa integra, benfiquista, e com alguns skills, pelo que pensei que muita coisa ia mudar na Luz. Confesso que este sentimento foi algo abalado quando alguém que conhece o Rui há largos anos me disse que ele era um vaidoso de primeira que se ia colar ao lugar como uma lapa, tal como o Vieira, e que nada ia mudar, o entreposto de jogadores e comissões na Luz ia continuar. Não quis acreditar, e continuo a acreditar que Rui põe o Benfica acima dos seus interesses pessoais. Daí eu ter esperado uma alteração radical da política desportiva do Benfica, acreditei que íamos começar a fazer 3 a 4 contratações cirúrgicas, apostar nos jovens da cantera, e tentar conservar a todo o custo aqueles jogadores que podiam transmitir alguma mística, já que foi assim que me parece que se construiu um Benfica vencedor, tão diferente deste Benfica que actualmente vemos a definhar. Para ajudar à festa, no início do seu trabalho teve mais de 20 milhões de euros para gastar, algo que aumenta as suas responsabilidades.

Dito o que esperava, vou dizer o que vi acontecer: a mesma merda de sempre. Voltou-se a deixar sair jogadores importantes (Petit e depois Léo), voltou-se a ignorar os jovens, voltou-se a fazer uma dezena de contratações, agravadas com o show-off de chegarem as estrelas em jactos privados a Tires como se de D. Sebastião se tratassem. Contratou-se um daqueles típicos técnicos “moderno, jovem, tacticamente evoluído”, mas que bem espremido nunca tinha ganho nada. Falou-se uma vez mais em “ano 0”, em “projecto de 2 anos”, e quase todos engoliram e bateram palmas porque era Rui que o dizia, logo era lei, como quase tudo o que ele diz. Infelizmente o campeonato não se ganha em Agosto, nem o trabalho do DD termina aí, por isso quando começou a bola a rolar assistimos a mais uma sequela de filmes já bem conhecidos, a gestão ridícula do caso Léo, o encostar de Diamantino e Chalana, a choradeira da arbitragem, a equipa desgarrada que ia jogando cada vez pior, e o triste fim de época em que ficamos sempre com a sensação que se a Liga durasse mais uns meses até a UEFA estaria em risco. Acaba-se mais uma época em depressão, e os resultados são cruelmente frios: 3º lugar, vergonhosa prestação europeia, e apenas a taça da cerveja para disfarçar.

É possível achar bom o trabalho do DD que com mais de 20 milhões para gastar está à frente da equipa que obtém estes resultados? Não vejo como, aliás penso que se em vez de Rui Costa fosse outro qualquer já estava na forca há muito tempo. Mas tenho a certeza que mais de metade dos benfiquistas acham que o Rui esteve muito bem e que “só” errou ao escolher o treinador. Infelizmente esse “só” custará uns milhões largos e mais um ano perdido. Eu não adopto essa teoria, porque é uma escapatória à Vieira, e a última coisa que quero ver é o Rui tornar-se igual a ele. Ou seja, chega ao fim do ano, corre com quem está abaixo dele, e tudo fica bem, o responsável maior passa incólume e continua. É o que Vieira tem feito durante anos e espero que Rui se desmarque já. Porque para mim só existem 4 cenários:

- Ou aceita mudo e calado que se corra com o Quique, contratando-se outro treinador nas suas costas, começando já o novo ciclo a gastar milhões em jogadores novos, e aí está a ser cúmplice de Vieira tornando-se farinha do mesmo saco;

- Ou assume publicamente que errou ao contratar Quique, assume todos os seus restantes erros, e mostra-se confiante que este ano pode ser diferente explicando em que é que consiste a mudança;

- Ou assume que o seu projecto era com Quique, e demite-se com ele, admitindo que as coisas no Benfica actual não funcionam como ele gostaria, e coloca-se à disposição para voltar a colaborar com o clube no futuro, caso outras pessoas com outra forma de pensar tomem conta do clube, e aí ganhará todo o meu respeito;

- Ou então, num cenário que me parece quase impossível, consegue a manutenção de Quique, defende o projecto de 2 anos publicamente, e aí apesar de eu achar que não trará grandes resultados, ganhará o meu respeito pela coerência demonstrada, e pela inversão de estratégia em relação ao Benfica de Vieira.

Resumidamente, ao fim dum ano não estou minimamente satisfeito com o trabalho de Rui Costa. Agora o que não sei é o quanto é responsabilidade dele, e o quanto está acima dele, mas duma coisa tenho a certeza: se ele continua caladinho ao lado de LFV, Paulo Gonçalves, e restantes elementos responsáveis no clube, então será julgado com eles, e com eles sairá em ombros, ou corrido pela porta pequena. Por tudo o que o Rui Costa jogador e homem representou, por mim espero que saia pelo seu próprio pé e volte a entrar pela porta grande, podendo na estrutura certa ajudar o nosso clube a voltar a ser o Glorioso que todos conhecemos. Rui, está na hora de mostrar se és um dos nossos, todos queremos acreditar que sim, e ainda estás perfeitamente a tempo de o fazer.

31 comentários:

john billy disse...

É isso mesmo Americano. O meu "amor" pelo Rui levou-me a pensar que este ano ia ser diferente.
Esqueci a raiva que sinto pelo Veiria e apoiei com toda a ilusão este novo "ciclo" e este projecto.
Por isso mesmo que a desilusão é maior.
O Rui só tem uma maneira de voltar a conquistar a minha admiração. É escolhendo um dos três últimos cenários que descreveste.
Se escolher o primeiro, o Rui Costa não passará de um Vieira mais jovem e mais elegante.

Dexter disse...

Muito bem Americano.

Se o Rui for cumplice desta palhaçada é farinha do mesmo saco que os restantes exemplares que por la andam.

Nao consigo perceber como é que se consegue responsabilizar Rui Costa apenas pela contratacao do treinador. Nao consigo mesmo.

Rui Pinho disse...

Assino por baixo.
Nada nem ninguém está acima do Benfica.

Já é suficientemente mau ter chegado a coisa a este ponto.

Tenho para mim que as opções do Rui para uma saída airosa estão a diminuir a cada hora que passa sem dizer nada.
Ou então é ansiedade :)

Cumprimentos,
Benfica Sempre!

Dexter disse...

Americano,

Já reparaste em quanto vao as despesas este ano ?

- Ramires -> 7,5
- Patric -> 3

Ou seja confirmados vamos em 9,5 milhoes

A isto podemos vir a somar 3,5 pelo despedimento de Flores e seu jardim + 1 milhao a pagar ao Braga.

Ou seja a epoca acabou ontem e a factura pode ja ir em 14 milhoes.

Que tal ? NAda mau para quem nada em dinheiro !

Americano disse...

dexter, só vejo uma explicação possível, já termos vários jogadores vendidos. O entreposto não pára, com a desculpa de mais um ano 0 lá vamos assistir à dezena de entradas e saídas do costume...

Dexter disse...

Ricardo Gomes sobre Adu:

– Por que motivo o Freddy Adu jogou tão pouco no Mónaco?

– Adu é um bom jogador, e muito inteligente, mas é um jogador que queimou etapas. Está a pagar um preço muito alto por isso. Foi lançado muito cedo, teve uma ascensão rápida... E encontrou uma realidade diferente tanto no Benfica como no Mónaco. Mas é um talento que pode ser útil ao Benfica no futuro.

Pedro Veloso disse...

Americano,

subscrevo quase todas as opiniões, muito bem estruturadas como habitualmente.

Algumas notas apenas:

- "Fui, quase vomitei quando vi fazer-se a onda num campeonato que terminávamos em 4º"
Já somos 2, foi de facto triste, mas acho que a malta ficou afectada pelo simbolismo do momento, de tal forma que nos esquecemos do ridículo:)

- "Mas a partir do momento em que passa para Director Desportivo, aí doa a quem doer tem de ser avaliado pelos resultados, seja o Rui, seja o Veiga, seja a minha Mãe, se desempenhar um cargo de responsabilidade no Benfica serei implacável na análise."
100% de acordo, não pode ser de outra forma

- Acho que terias feito melhor se "aguentasses" a publicação do post, como tinhas dito inicialmente no Mágico slb, até à clarificação de toda esta situação. É verdade que muita da tua análise é feita com base em factos passados e, como tal, irrefutáveis, mas outro tanto é baseado em vários "ses" - seria mais justo para com o Rui dares-lhe algum benefício da dúvida

- "apenas a taça da cerveja para disfarçar"
Aqui nem particularizo na tua pessoa, mas confesso que me entristece um pouco esta forma recorrente de desvalorizar este título, desde logo patente no nome que dás à taça. Claro que para mim é (muito muito) insuficiente, não apaga o resto da época, mas não basta os lagartos terem feito a chinfrineira que fizeram, ainda somos nós a rebaixar a conquista. Não ganhávamos nada há três anos e meio, e as equipas grandes alimentam-se de vitórias e títulos - pequenos, grandes, médios, todos contam; nós temos jovens jogadores que têm que aprender a ganhar, logo não faz sentido, à primeira que ganham, reagir assim

Fora isto, análise impecável e séria

Americano disse...

Pedro Veloso, o teu post é um exemplo de como se pode e deve criticar educada e construtivamente, pelo que vou responder a 2 questões:

"- Acho que terias feito melhor se "aguentasses" a publicação do post, como tinhas dito inicialmente no Mágico slb, até à clarificação de toda esta situação. É verdade que muita da tua análise é feita com base em factos passados e, como tal, irrefutáveis, mas outro tanto é baseado em vários "ses" - seria mais justo para com o Rui dares-lhe algum benefício da dúvida"

- Tens muita razão, mas achei que fazia sentido escrever já. Seja como for já tracei 4 possíveis cenários, é provável que o que vai acontecer se enquadre num deles, e mesmo que assim não aconteça posso nessa altura fazer um update ao post.

"- "apenas a taça da cerveja para disfarçar"
Aqui nem particularizo na tua pessoa, mas confesso que me entristece um pouco esta forma recorrente de desvalorizar este título, desde logo patente no nome que dás à taça. Claro que para mim é (muito muito) insuficiente, não apaga o resto da época, mas não basta os lagartos terem feito a chinfrineira que fizeram, ainda somos nós a rebaixar a conquista. Não ganhávamos nada há três anos e meio, e as equipas grandes alimentam-se de vitórias e títulos - pequenos, grandes, médios, todos contam; nós temos jovens jogadores que têm que aprender a ganhar, logo não faz sentido, à primeira que ganham, reagir assim"

- Mea culpa, também tens razão. O que me irritou e leva a que faça uma análise algo injusta à conquista foi ter sido ganha da maneira que foi, e saber da palhaçada que foi o Benfica ter adjudicado um orçamento para a festa da conquista, tendo pago 50% do acordado. Achei um gesto ridículo, mas é verdade que os títulos são sempre bem vindos, e nesse aspecto congratulo todos os que participaram na conquista do troféu.

Rui Pinho disse...

Americano, se pudesses explicar essa do orçamento da festa da conquista e dos 50%...
É que a mim, passa-me completamente ao lado. Nicles! Rien! Niet!

:)

Cumprimentos,
Benfica Sempre!

Americano disse...

Passaralho, é uma situação caricata: O Benfica adjudicou a organização da festa de comemoração da Taça da Liga uns dias antes da final. Como sempre nestes contratos, pagou 50% à cabeça (não sei os montantes envolvidos) e pagaria os restantes 50% após a realização do serviço, mas por razões que desconheço mas que terão a ver com a forma como a final decorreu, decidiu não fazer a festa. Deitou 50% fora, mas o que achei triste foi chegar-se ao ponto de preparar festa com palco e tudo por causa da Taça da Liga.

Pedro Veloso disse...

obrigado Americano:)

Já nem me lembrava dessa história da festa que tinhas contado, mais uma banhada

Rui Pinho disse...

...
...
Só me apetece dizer...
Não, não digo.
Ou digo? Não, é melhor não. Alguém pode pensar que é falta de respeito...
Por outro lado... É só um desabafo.... Não digo. Digo! Não...

FODA-SE!
Ao que isto chegou!

Cumprimentos,
Benfica Sempre!

Jotas disse...

Na minha opinião, o grande erro do Benfica e do Quique, foi não ter apostado num adjunto próximo de si, que conhece-se bem a realidade do clube e do futebol nacional, bem pelo contrário, quer Diamantino, quer Chalana, foram pura e simplesmente ignorados, Trapattoni teve Álvaro Magalhães e se calhar a solução passava por colocar a condição a Quique de continuar mas com Diamantino a seu lado

RSA disse...

O silêncio insurdecedor do "nosso" Rui Costa é que me está a deixar em pânico porque isso pode significar mais do mesmo e se for assim é muito mau.
Mas teremos a possibilidade em Outubro de rectificar quem assim achar este projecto

Rui Pinho disse...

Vai-se a ver e estão todos com medo da gripe mexicana, ou suína ou AHN1 ou lá que é...

E vai estão em casa ou numa clínica de quarentena, e por isso não falam...

:) :)

Cumprimentos,
Benfica Sempre!

Anónimo disse...

Rui Costa este ano apenas me decepcionou com a escolha do treinador e em aceitar certas exigências dele, como jogadores e exclusão dos adjuntos portugueses.Aí acho que RC devia ter dito: Não. Ou aceitas a minha proposta ou vou procurar outro treinador.
Quando viu algumas actitudes tomadas por Quique e se apercebeu que ele não iria ser capaz de levar a náu a bom porto, pura e simplesmente ignorou-o. Não sei se antes disso falaram, mas se falaram, pior, pois o Quique devia de pensar em tudo o que fez ao Benfica até essa altura (assuntos muito resumidos lá atrás e com a expressão "algumas atitudes").
RC vai falhar mais, pois ainda é inexperiente, mas já não pode cometer erros de grande monta, como o de voltar a falhar na escolha do treinador, mas vamos ter de aceitar mais alguns erros porque neste cargo e mesmo com muita experiência cometem-se sempre erros todos os anos.
Confesso que admiro muito RC e não acredito em algumas coisas que dizem dele, mas vai-me custar muito a dar o braço a torcer, se chegar à conclusão que apostei no cavalo errado.
Por agora fico por aqui porque tenho de ir sair.

Alm.

Anónimo disse...

ADORO ESTE POSTS DO AMIGO DE UM AMIGO DO PRIMO DO TIO DO RUI QUE ME DISSE QUE... vão se catar! são mesmo umas alcoviteiras!

Luís M disse...

Parabéns pelo post, concordo plenamente com a tua análise. A minha desilusão é tão grande como a vossa pois esperava muito de Rui Costa.


PS: Merecia ser colocado no tópico do RC no SerBenfiquista.

A.Saraiva disse...

Subscrevo na integra este post.

Em relação ao Rui não ser bem aquilo que parece, também já me disseram o mesmo. Eu não acreditei e sinceramente gostava que ele não me desse razões para isso.

Alegre, sempre! disse...

Compreendo o teu desapontamento. Apesar dos avanços e recuos de última hora, há fortes indícios que apontam no sentido de já estar tomada mais uma decisão errada. No meio deste naufrágio colectivo, o mais provável é que Rui não tenha conseguido nadar sozinho até à praia e se tenha acomodado ao sistema presidencialista, ou se quisermos, paternalista de LF Vieira.

Dos quatro cenários que traças, pessoalmente gostaria que vingasse o último. Primeiro porque é substancialmente mais económico; segundo porque não acredito em melhores resultados desportivos com um Jesus de primeiro ano do que com um Quique de segundo ano; terceiro porque não me agrada ver Rui Costa conotado com determinados rótulos que ensombram um passado irrepreensível.

José Carlos Leitão disse...

Não era frequentador do Blog, mas agora passei a ser, Americano com este post acho que conseguiste em termos sintéticos alertar para alguns dos problemas que o Benfica padece. já li muita coisa, mas sinceramente nunca nenhuma teve a abordagem como tu o fazes neste Post! As criticas que alguns te deixam acrescentam ainda mais poder a forma como escreveste sobre o SLB e particularmente sobre a função de Rui Costa do Benfica.
Como mero espectador, penso na minha humilde opinião que QuiQue puderá merece uma segunda oportunidade na Luz,se eventualmente modificar a sua postura perante a equipa e os seus responsáveis, temos de ter a consciência que a equipa joga pior agora que no inicio de temporada, algo correu mal em toda a estratégia de Quique. Ele sabe que falhou, mas saberá ele que terá de mudar de estratégia para melhorar a equipa ou este segundo ano será um repetição do primeiro? se assim for mais vale ir já embora!!!

Abraço
www.vilarealsport.com

Americano disse...

Caro Leitão, muito obrigado pelo elogio, continua a aparecer, o site por vezes está algo parado mas acredito que vai melhorar cada vez mais.

Abraço

Pedro disse...

Será sempre um eterno debate q é enviezado, quer se queira quer não, pelo preconceito de ideias q se tem sobre determinada pessoa e q custa mudar.

Rui Costa tem algumas culpas no fracasso desta época. É óbvio. Mas, indo directo ao assunto sem rodeios, se Scolari fosse treinador do SLB e o Rui lhe dissesse q ele tinha q ficar com Diamantino o q será q o sargentão faria? Eu acho q sei.

Rui Costa apostou em Quique e como tal é natural q lhe tenha dado alguma margem de manobra. O afastamento (errado no meu entender) de Diamantino da equia técnica faz parte dessa margem de manobra; o caso Léo é ainda mais delicado pois ao DD não cabe nunca fazer o 11. Se Quique não gostou de Léo é a ele q devem ser imputadas todas e qqr culpas sobre o assunto. A Rui Costa coube resolver o assunto, e ele resolveu. Dentro das hipóteses, dado a posição de Quique e de Léo, Rui Costa fez o "mal menor".

Posto isto passemos ao seguinte ponto: a construção da equipa. Quero lá saber se eles vieram de jato ou de barco, o q me interessa é q chegaram ao Benfica jogadores q eu só em sonhos imaginava ver envergar o manto sagrado. É esta crítica q eu não consigo entender, anda-se tempos e tempos a reclamar por jogadores de qualidade indiscutível e eles qd chegam não deviam ter chegado. Não percebo.

Questões financeiras seriam um bom argumento que eu aceito perfeitamente mas não é por aí q entras. Sei q é a tua opnião mas não é por aí q entras nesta análise.

De resto acho q Rui fez pouco barulho em relação à arbitragem (fomos roubados em 10 pts q mudavam por completo todo o campeonato) e ausentou-se demasiado nesta fase final (o castigo não chega para explicar) onde era preciso uma maior defesa e solidariedade.

A sua grande falha está a ser esta fase final. Esta indecisão. Este continuar da novela Quique sem uma intervenção decidida do Director Desportivo.

Pq de resto, para primeiro ano, esteve bem. Deu ao treinador tudo o q ele precisava para ter sucesso.

Americano disse...

Bom comentário Pedro, apesar de discordarmos em alguns pontos percebo perfeitamente os teus argumentos.

Sérgio disse...

Americano,
Parabéns pela análise, incisiva e mordaz! Concordo com grande parte, mas gostava de pegar no excelente comentário do Pedro, já aqui atrás, e sublinhar alguns pontos de vista muito interessantes:

Acho que a estabilidade que defendemos, transversalmente, neste blogue deve servir também para dar o benefício da dúvida ao RC durante, pelo menos, 2 anos. Indo ao encontro do Pedro, acho que o RC não poderia ter entrado em confronto com o Quique muito cedo, logo a delicadeza dos casos Diamantino/Chalana e Leo (Apesar de achar que a sua saída/afastamento empobreceu a organização). Mesmo as contratações, apesar do flop Balboa (entre outros) e de o investimento em Aimar e Reyes poder ter melhor retorno em jogadores mais jovens ou regulares, não deixou de ser positivo, não criaram problemas, tiveram rendimento razoável, emprestaram qualidade e é como diz o Pedro, eu passei a minha adolescência a comprar o Aimar no CM e soube bem vê-lo de encarnado, já para não dizer que aquela rabona contra o Guimarães valeu por toda a época.

O grande drama surge agora. Este final está a ser assustador. Saberão já, RC e LFV, quem vai ser o treinador na próxima época? Quem tem escolhido os novos reforços? O discurso de mudança do LFV há umas semanas foi uma precipitação? Para que serviu a estratégia de deixar o Quique sozinho perante a imprensa, se agora há o risco de continuar, não foi o comportamento do próprio Clube que esvaziou essa possibilidade?

Tenho a sensação que neste final de época, o único que soube ser calmo, inteligente e ponderado foi o Quique, esse sim, tem (teve) uma estratégia, jogou os trunfos na hora certa e parece ter a faca e o queijo na mão!

Abraço a todos

Ricardo disse...

Belo post, Americano. Com tanta qualidade, pede-se que escrevas mais vezes.

Acho que antes de qualquer opinião totalmente fundamentada é necessário ouvir o que tem Rui Costa a dizer. Se é compreensível que o Rui tenha de ter alguma contenção, visto estar castigado, começa a ser muito pouco compreensível que ninguém no Benfica apareça em público a clarificar esta situação.
Acho que a Direcção cometeu um erro grave quando optou por negociar com outro treinador sem ter falado antes com a equipa técnica. Acredito que se o tivessem feito muito provavelmente os espanhóis teriam saído sem a indemnização. Agora, há um dilema grande: pagar os 3,5 milhões, que podiam ser usados em contratações, à equipa técnica e contratar outra OU para não sofrer (mais) um rombo financeiro ficamos com uma equipa técnica que queríamos despedir e só não o fazemos por motivos de orçamento? Para mim, é simples: mesmo tendo de pagar o valor da indemnização, há que demitir esta equipa técnica e contratar outra. Não me faz sentido ficar com um treinador "apenas" para poupar dinheiro. O que me custa é verificar que as medidas e as opções continuam as mesmas, ou seja, más, estúpidas e sem critério. Com esta indecisão e com este silêncio, qualquer solução parecerá sempre fragilizada. De qualquer forma, espero ver outro técnico (Jesus agrada-me) na liderança do Benfica 2008/2009. O Quique já não tem condições para ser o treinador do Benfica.

Quanto ao trabalho do Rui: acho que errou quando se decidiu por um perfil de treinador que não correspondia supostamente ao que ele, Rui, pretendia: ganhar no primeiro ano ou, pelo menos, conseguir a Champions. Só assim se compreende que não lhe dê o segundo ano. Se queria resultados a curto prazo, não podia ter contratado alguém que, além de não conhecer o futebol português, tem como ideia de jogo uma organização que requer mais tempo. Depois errou quando aceitou logo de início o afastamento de Diamantino e Chalana. Errou no caso Léo, quando arranjou uma desculpa esfarrapada para o facto de o homem passar 2 meses no Brasil a receber ordenados. Erra agora quando se remete ao silêncio sepulcral quando se lhe exige que tome uma decisão rápida e eficaz. A época está a ser preparada por quem, afinal de contas?

Como pontos positivos, diria que, apesar do exagero no dinheiro gasto, fez bem em trazer alguns grandes jogadores para o clube e tem estado bem, regra geral, na defesa do clube. Dou-lhe mais um ano para ver no que dá. Mas espero que se demarque de Vieira e aceite fazer parte de uma lista de um candidato credível. A nossa lista pensa convidar em breve Rui Costa para ser o nosso DD mas ainda é cedo para lançarmos essa ideia para a opinião pública mas aceitamos que se coligue a um candidato menos parvo. É justíssimo.

Resumindo, espero por uma declaração oficial do clube sobre esta novela do treinador para me decidir sobre se a época de Rui Costa foi positiva ou negativa - é esta decisão que vai mostrar muito sobre a personalidade do Rui.

Americano disse...

Ricardo, em breve farei um post sobre o Quique e outro sobre o plantel. Até porque não fui muito insultado com este, estou a perder qualidades :)

Dexter disse...

Americano, para quando um post sobre a integração da BEnfica Estadio na SAD ?

Americano disse...

Dexter, para isso preciso de mais dados sobre a operação, os que tenho não me permitem emitir uma opinião consentânea.
Mas amanhã deverei publicar a minha visão sobre o Quique.

Pedro Veloso disse...

"Até porque não fui muito insultado com este, estou a perder qualidades"

lol, é assim mesmo Americano, manter sempre o bom humor:)

LuaSLBENFICA disse...

Eu, sinceramente, vou pelo 4º cenário...

Saudações Gloriosíssimas***********