quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Se fosse eu...

- Se fosse eu o treinador do Benfica, hoje teria entrado em campo mais expectante, mais matreiro, mais cínico, a jogar no erro e num eventual nervosismo (com o passar do tempo) do Schalke.

- Se fosse eu o treinador do Benfica, só em caso de lesão daria a titularidade dum jogo da champions ao César Peixoto. É o elo mais fraco. Teria jogado com o Coentrão a lateral e inventava uma solução mais à frente - até porque ainda não estou convencido de que é do nosso interesse avançar o puto de Caxinas e jogar com o Peixoto também é inventar.

- Se fosse eu o treinador do Benfica só fazia comparações com o Barça entre a amigos...chegados!

- Se fosse eu o treinador do Benfica começava a fazer a cama ao Cardozo; marcar golos aos Lagartos não chega, ser melhor marcador do campeonato não chega...pelo menos não chega para ir à final da champions!!

- Se fosse eu o treinador do Benfica...cortava o cabelo!


Mas se eu fosse treinador do Benfica, de certeza que não tínhamos sido campeões, não teríamos dado o espectáculo que demos - enfim, seria um treinador com um cabelo banal, com uma equipa a jogar um futebol risível (tipo o Sporting) e que seria rapidamente despedido. Por isso é melhor é estar calado e ter fé no JJ.

12 comentários:

Ricardo disse...

se eu fosse o treinador...

... ensinava ao David Luiz a arte da simplicidade e a qualidade maior de um jogador de futebol, depois da inteligênci: humildade.

... dizia ao César Peixoto para ir aprender a noção do espaço e do tempo de salto com o Luisão.

... dizia ao Maxi: "encosta ali no banco, se fazes favor".

... pedia desculpa ao Saviola pela substituição.

... ordenava ao Cardozo que não falhasse tanta vez.

... obrigava-me a mim mesmo a mudar a mentalidade desta equipa nos últimos 20 metros ofensivos. O Benfica continua a saber jogar futebol, sabe pressionar, sabe recuperar bem, sabe sair em velocidade, sabe criar espaços com boas movimentações. Mas está bloqueado mentalmente. As derrotas estão a condicionar a finalização, como eu nunca vi.



Ah e... tirava o Roberto da baliza.

Neo disse...

Tiravas o Roberto da baliza? Ias tentar o empréstimo do Given?


O Roberto não tem sido problema, mas sim solução...e há quem ainda não tenha percebido isso.

Ricardo disse...

Tirava. Aliás, já tinha tirado há muito tempo. Desde o momento em que se viu que o homem nunca será GR para o Benfica - ou seja, lá para o terceiro ou quarto jogo que fez; ao primeiro deu para perceber, os outros dois ou três foram só para confirmar.

Mas gosto que haja quem veja nele uma "solução" e não um problema. E gosto quando alguém diz que há quem ainda não tenha percebido isso. É o futebol, meu caro.

Para mim, GR que de dois em dois jogos comete erros infantis não serve. Mesmo que faça defesas de frente para a bola vistosas e que o público benfiquista aplauda efusivamente um passe genial de 2 metros do Roberto para o central.

É uma das características do benfiquista: é um sentimental. Enquanto a imprensa ia tecendo elogios atrás de elogios ao Roberto e este insistia em fazer borrada em campo, o benfiquista assobiava o espanhol; depois - heresia maior! - o país caiu em cima do Roberto como se não houvesse amanhã. É lógico que o benfiquista não aceita estas humilhações aos nossos, vindas de fora! Humilhações, sim, mas nós é que as fazemos, ora essa! Não nos venham tirar esse prazer! Ah dizem todos mal do Roberto? Então espera aí que eu agora até as rezas antes do jogo vou aplaudir! O nosso Robertinho, coitadinho...

Neo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Neo disse...

Ponto 1, esses aplausos a cada toque na bola que ele dá, acho-os desnecessários, mas no jogo com o Setúbal (ponto de viragem) não o foram.

Ponto 2, quando disse que ainda há quem não tenha percebido isso, não me estava a referir ao particular, mas ao geral. Estamos muito melhor com ele que com o Quim. Foi campeão sim sr, mas quantos pontos (dos poucos que perdemos) nos custou? E quantos não nos custou porque marcámos mais que os outros? O Roberto não vale 8,5M€. Vale 5 no máximo, mas pode vir a valer os 8,5, ou não. O Nani e o Anderson também não valiam 25 e 31, mas podiam vir a valer, e foi nessa perspectiva que foram contratados.

Ponto 3, ontem o Roberto foi dos melhorzinhos, e já assim tinha sido nos 2 últimos jogos. Eu sei que a primeira impressão é a que conta, mas já é tempo de pelo menos duvidares se ele é assim tão mau como te pareceu nos primeiros jogos.

Ricardo disse...

Ponto 1: Eu percebo que o público acarinhe (dos verbos menos macho do futebol português, mas constantemente utilizado, o que daria um bom estudo) os seus jogadores, que os incentive, puxe por eles nos maus momentos; já não percebo momentos de demência total, em que as pessoas, sabendo que o homem comete erros de fugir, passam um jogo a aplaudir-lhe todas as intervenções, por mais fáceis que sejam. Acharão, porventura, que o Roberto é algum atrasado mental, que não sabe distinguir o aplauso sincero do aplauso condescendente e bizarro? Nem com o Setúbal nem com qualquer outra equipa, concordei com aquela espécie de terapia de grupo de décima categoria.

Ponto 2: Melhor que o Quim? Em quê, quando, como, porquê, onde, em que tempo e espaço? O Quim custou-nos pontos, o ano passado? É, de facto, futebol, isto. Para mim, o Quim deu-nos pontos, o ano passado; para mim, o Quim fez uma excelente época o ano passado. Para mim, o Quim é um GR que, não sendo genial nem vistoso, é substancialmente mais completo, inteligente, competente e constante do que o Roberto algum dia será (já nem falo do presente, que é de assustar).
Quanto ao dinheiro, o que dizes vale para tudo e para nada. Eu também posso dizer que o Balboa foi caro (4 milhões?) mas que "pode vir a valer 8,5" e que "foi nessa "perspectiva que [foi] contratado" mas isso seria... parvo.

Ponto 3: Ontem o Roberto defendeu umas bolas. Ainda assim - e repara que foi dos seus melhores jogos! -, cometeu dois erros, um deles totalmente infantil que, por sorte, não deu golo alemão. Até num dos seus melhores jogos, isto acontece. Será que é possível algum dia confiarmos plenamente num GR assim? E os defesas, confiarão totalmente nele? Não estará o jogo de toda a equipa de alguma forma condicionado pela pouca fiabilidade que o GR lhe oferece?

A minha primeira impressão foi má e continua a ser. Se, algum dia, eu achar que o Roberto melhorou nos aspectos que eu acho impossível vir a melhorar, não terei problemas em admitir o erro de avaliação. Mas há coisas, nisto da bola, que não se mudam facilmente. Ainda para mais num GR. Coisas que ele já devia ter aos 15 anos...

Anónimo disse...

O "postador" é um infiltrado sportinguista?Ou sofre de algum trauma de inferioridade em relação a dito clube?

Vê lá se consegues escrever alguma coisa sem evidenciares uma(ou as duas) destas coisas.ARRE!!!

João Júlio

Ricardo disse...

O João Júlio está todo satisfeito. Ganhou a uns coxos por 5-0, até já acha que há postadores sportinguistas infiltrados neste blogue.

O Sporting é grande, eu sempre digo.

Anónimo disse...

Telefonei a um amigo sportinguista e dei-lhe os parabéns pelos 5-0. Disse-lhe que finalmente tinha uma grande alegria dada pelo SCP. Respondeu-me que este ano não precisa do SCP para ter grandes alegrias. Basta o Benfica.

Ricardo disse...

E em poucas palavras descreves na perfeição o sportinguista comum: mais do que com o próprio clube, a preocupação é com o Benfica.

Parabéns.

Anónimo disse...

o benfica começou o jogo com dois trincos e isso e um sinal que fomos la para segurar o empate.

http://santos-sempre-benfica.blogspot.com/

Sérgio disse...

Não me parece que o Benfica tenha começado o jogo com 2 trincos. Mas quem viu o jogo, quem viu a atitude em campo das duas equipas, nunca poderá dizer que o Benfica jogou para o empate!

O Benfica foi, sem margem para dúvidas, a equipa que mais riscos correu. Pouco me interessa que tenha jogado com 1 ou 7 trincos!!
_____________

Entretanto para o João Júlio:
Vocês sportinguistas, toldados pelo ódio aos benfiquistas, não vêm o óbvio. Quando viram os benfiquistas a criticar (a indignar-se!) com a venda do Moutinho, pensaram que era novamente escárnio benfiquista. Mas não é nada disso. Vocês estão a dar o vosso lugar, de mão beijada, ao Porto. E felizes da vida! Correm o risco de se tornarem um "outsider" aos grandes, como o Porto o era antes de Pedroto.
(Falo por mim: a infelicidade sportinguistas não compensa a felicidade portista!)

É o caso do burro que quando apontam para a lua ele olha para a mão. Não olhem para o Benfica, olhem para o Porto! O Benfica não vos vai levar nada!
Ou ainda estão contentes com a venda do Moutinho?

Espero que vos vá sobejando as alegrias que o Benfica vos dá...ainda vão viver exclusivamente delas...