quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Um jogo revelador



O jogo de despedida da UEFA foi revelador, desde logo, da pobreza da prestação europeia do Benfica, ou seja, as segundas linhas mais o bebe Tiago, conseguiram empatar e dominar um jogo frente ao adversário mais forte do grupo, ainda que não tenha apresentado o seu 11 habitual. Por aqui se tem de perceber o quão diferente esta campanha europeia deveria ter sido. Vá lá que Jorge Jesus demonstrou um discurso mais consciente da dimensão do falhanço.

O jogo de ontem foi ainda revelador no que diz respeito ao bom trabalho de sombra que JJ tem feito com Pizzi. O novo projecto de JJ demonstrou ontem pernas para andar com uma exibição de bom nível – sobretudo na primeira parte – dando alguma esperança para aquilo que pode ser a posição 8 depois da saída de Enzo, se esta ocorrer mesmo em Janeiro.

Ontem foi ainda revelado um pouco mais de Cristante. Antes do jogo com os Alemães na primeira volta desta fase de grupos, escrevi que o médio Italiano podia ser uma arma importante num jogo que pediria mutações de flanco e passes em profundidade rápidos e ainda numa primeira fase de construção. Nessa altura, muitos dos que leram pensaram com certeza: “este gajo está maluco ou não percebe nada disto”. Compreendo que assim seja, o facto é que Cristante, nos jogos da taça e no jogo de ontem, tem-se revelado, quanto a mim, no médio com melhor capacidade de passe a média/longa distancia, diria que nem Enzo tem o grau de eficácia de Cristante nesse aspecto do jogo. Na altura salvaguardei a questão defensiva, porque ainda não tinha visto jogar no Benfica e muito menos via os treinos. É também um facto que nesse jogo o Italiano foi desastroso nessa vertente, não obstante não deixa de ser menos verdade que tem melhorado a olhos vistos e o jogo de ontem foi revelador disso mesmo. Forte na antecipação e contundente no choque, aliados a um bom posicionamento. Há ali muito por onde crescer e JJ fará de Cristante o próximo médio defensivo do Benfica, não tenho duvidas.

Ontem também foi revelada a tremenda falta de qualidade de Tiago bebe. Fosse o futebol uma prova de velocidade com condução de um objecto redondo sem obstáculos e Tiago seria um atleta top, mas como o futebol é uma modalidade que compreende mais 10 colegas e 11 adversários, contemplando assim a capacidade de decisão, Tiago não passa de um bebe no meio de gente graúda (ainda gostava de ver uma equipa cujos extremos fossem Capel e Tiago). Porém, não deixa de ser algo revelador o forte empenho de JJ em incentivar e aplaudir o jogador, mesmo que tome a decisão mais absurda do mundo. Mas pode ter sido apenas impressão minha, veremos. E pensar que gastamos dinheiro em Tiago ao mesmo tempo que mandamos embora Bernardo Silva ou Ivan Cavaleiro…

Este jogo revela também muito do que é a formação do Benfica e o seu enquadramento no plantel principal. Nem num jogo com as características do de ontem foi possível ver Nelson Oliveira por mais de 15/20 minutos, mesmo com um Lima absolutamente desastrado em quase tudo o que fez. Porém, nesses mesmos minutos, foi ainda possível perceber o potencial físico e técnico do jogador, mas olhando para o tempo de utilização do plantel, ainda teremos de ver Jara com mais tempo de jogo que o avançado Português por muito e longo tempo, ainda que espere estar engando.

Esses minutos revelaram ainda que a maioria dos adeptos desconhecia Nelson Oliveira, porque o que fez ontem, já antes o havia feito no mundial sub20 ou no empréstimo ao Rennes (que muitos insistem em dizer ter sido mal aproveitado pelo jogador). Por essa net fora já vi muitos pedidos de mais minutos para o jovem e outros tantos escritos de erro de avaliação que haviam feito do avançado. De facto, criticavam quem pedia mais para o Nelson, mas nem sabiam muito bem porquê.

Depois há João Teixeira que entrou, lutou e tentou brilhar, mas não conseguiu. O jovem da equipa B entra em campo para os últimos minutos do jogo com a noção de que tem de conquistar este mundo e o outro naqueles minutos se quiser ter alguma hipótese no futuro, ou seja, o jovem da formação sabe que tem de fazer muito mais e em muito menos tempo que os outros se realmente quiser ter oportunidades sérias. Mas esse sentimento tolda-lhe o discernimento e, normalmente, acaba por fazer tudo mal ou, na melhor das hipóteses (tal como aconteceu ontem), faz quase tudo bem menos a parte mais importante: a decisão. Corre, luta, ganha, limpa o adversário e… tenta brilhar ao nível lendário, quando deveria apenas dar sequência ao lance com um passe. O problema da formação do Benfica não é a falta de qualidade, é sim a falta de continuidade.

Do jogo de ontem sobram ainda as revelações de Lima e Derley. O primeiro revela um nível de ansiedade tal que já nem o trabalho de “sapa” lhe sai bem. Se até aqui víamos um Lima que não marcava, mas que dava a marcar, fosse por assistências directas, fosse por movimentações que abriam espaços, ontem nem isso vimos em Lima, talvez uns tempos de banco lhe possam fazer bem, regressando com adversários mais acessíveis. Do ex-Maritimo sobram pormenores de qualidade enquanto 1º avançado, isto é, não será no chamado papel 9.5 em que JJ o utilizou no início de época que Derley se pode revelar útil, pelo contrário, é e será entre os centrais que o Brasileiro poderá dar o melhor de si à equipa, funcionando como um verdadeiro pivô ofensivo. Pode não marcar muito, mas faz passes e combinações simples que abrem muito e bom espaço para os colegas vindos de traz poderem finalizar

3 comentários:

Anónimo disse...

estas segundas linhas com bom comportamente so mostram a qualidade do trabalho de jesus.

na pre-epoca contra equipas de nivel parecido, estas segundas linhas foram massacradas a torto e a direito.

agora, com tempo de trabalho em cima, fizeram um jogo bem interessante.

as primeiras linhas sofreram na faSE De grupos do mesmo problema. perdendo 5 titulares e ainda fejsa, silvio e amorim por meia epoca, JJ teve que começar do zero.

o fracasso tem um rosto, mas nao e com sotaque da amadora e madeixas. é no topo da hierarquia, por falharem o planeamento de medio prazo que evite mais que 2 ou 3 saidas por defeso.

Tim disse...

"pensar que gastamos dinheiro em Tiago ao mesmo tempo que mandamos embora Bernardo Silva ou Ivan Cavaleiro"? Explica lá essa!

José Moreira disse...

Simples Tim

Cavaleiro, ainda que me pareça um jogador banalissimo, consegue ser melhor que Bebe, no entanto, saiu para o Depor, certo?

E Bernardo Silva que é incomparavelmente superior ao Bebe saiu para o Monaco, certo?

Ora, manda-mos dois embora e compramos um que não é melhor que nenhum deles.