segunda-feira, 20 de abril de 2015

Da estupidez do departamento de marketing do Benfica


A seis dias do jogo que pode e que provavelmente decidirá o campeonato nacional, o Benfica lançou uma campanha em que vende uma bandeira e um cachecol com a inscrição #colinho ao preço de 9 euros para sócios e de 10 euros para não sócios.

Um cachecol a dizer #colinho é só uma das ideias mais estúpidas que me lembro de alguém conseguir materializar num produto de marketing, ainda para mais na altura do ano em que estamos, no contexto em que se insere o jogo do próximo fim-de-semana e nos antecedentes que temos no que toca a perder campeonatos na recta da meta. Se o Benfica não vence este campeonato depois dos seis pontos que teve (com a agravante de poderem ter sido nove pontos não fosse a derrota em Paços de Ferreira) e depois destas manifestações circenses de cachecóis que aludem ao #colinho, teremos direito a 30 anos de merecido gozo por parte dos rivais.

Uma coisa é haver adeptos que "reservam" rotundas e decidem fazer a festa antes do tempo. Sendo um sinal de pouca inteligência, é importante sublinhar que esses adeptos não passam disso mesmo: adeptos. Não são pessoas com cargos diretamente ligados ao Benfica nem com responsabilidades no marketing do clube. Lançar uma campanha como esta tem a sua piada se os resultados desportivos corresponderem. Mas se isto der para o torto...

14 comentários:

Anónimo disse...

Se vivesse o Benfica aqui na cidade do Porto, não estava tão preocupado com o que o nosso clube promove para chamar mais adeptos aos estádios, por uma razão muito simples, mesmo com as supostas atitudes corretas somos sempre gozados pelos outros, não faltam argumentos fantasiosos para nos atirarem à cara. As campanhas mentirosas repetidas enumeras vezes, que até passam a ser verdade. Medo? Qual! do árbitro escolhido para este jogo! talvez. Como aconteceu em tantos anos que fomos constantemente espoliados mesmo sem campanhas; sabe, sempre fomos um clube demasiado brando, em vez de nos revoltarmos ficávamos envergonhados. Este #COLINHO limita-se a pedir apoio aos adeptos, mas outros, mesmo sem campanhas tiveram e ainda têm 30 anos a ser levados aos ombros.
Cumprimentos,
FT.

Pereira disse...

Não sou benfiquista mas essa tb é a minha opinião. Se não ganham o campeonato foi um tiro de canhão no pé.

VC disse...

Cada buraco cada minhoca!!!

Anónimo disse...

Entendo o ponto de vista mas não concordo.
Acho que a ideia faz sentido, sobretudo no contexto de outras iniciativas com o mesmo tema já em curso, e é inteligente porque usa o método boomerang ao inverter a original conotação negativa que a expressão "colinho" tem quando usada pelos adversários, valorizando o aspecto positivo do apoio maciço dos adeptos.
E não me parece que se fique muito exposto ao "gozo" caso as coisas corram mal; não é própriamente a "Operação Coração".
Abraço.

Valco disse...

Como às vezes costuma dar...

Anónimo disse...

concordo que devia de existir mais recato por parte do Marketing.

mas estou com fé no Grande. tem de ser. que esta semana seja um reflexo para ao azuis do que foi para nós o final da época 2012/2013

saudações benfiquistas

Anónimo disse...

Não percebeste. Mas sim, quando se faz uma campanha destas o factor "compreensao da mensagem" também conta.

JNF disse...

Admiro gente como o FT e este anónimo que conseguem comentar sem recorrer ao insulto. Casos raros. Um bem haja a ambos. Mas já agora, FT, como é que te sentirás, ainda por cima sendo benfiquista na cidade do Porto, se o Benfica perder o jogo e o campeonato depois desta campanha em que nos colocámos mesmo a jeito?

Luis (e restantes comentários não publicados), se perdermos o jogo e o campeonato, já pensaste onde é que vais colocar (e disse colocar, não disse enfiar) o cachecol?

Eduardo Faria disse...

JNF, eu não sou mesmo da cidade do Porto, mas vivo aqui ao lado e posso garantir que o gozo que vamos levar se não ganharmos o campeonato será exactamente o mesmo com ou sem cachecol. Vão ser impiedosos.

O Benfica não precisa de se recatar, o Benfica precisa do contrário. Precisa de "ir para cima deles" pois é isso que os faz tremer. As coisas cá em cima funcionam de maneira bem diferente. Quanto mais mostrarmos que não temos medo e que temos confiança mais eles tremem. Vivemos anos com medo do Porto, agora sente-se o contrário! Quando eles começam a sentir que até estas campanhas de tentativa de desvalorização do nosso mérito são aproveitadas e materializadas por nós mais impotentes se sentem.

Ou seja, este tipo de campanha é feito no ponto de vista de nos ajudar a conquistar o título e não no ponto de vista do que poderá acontecer depois do campeonato ficar decidido. E bem, porque a primeira parte é a que importa neste momento.

Percebo o ponto de vista, mas a minha opinião é totalmente diferente. Grande ideia.

JNF disse...

luis,

só não gosto de gajos armados em chicos-espertos e ainda por cima mal educados.

Anónimo disse...

Claro. Um gajo opina com argumentos (podes publicar o meu comentário) e com o mesmo tipo de brincadeiras que tu fizeste e é Chico esperto e mal educado.

A tua opinião é válida mas não é minimamente sustentada. Se fosses humilde tolerarias opiniões diferentes.

Se o Benfica perder... Lol

JNF disse...

luis,

sabes bem que não foi igual. Devias voltar a ler os teus comentários. E os argumentos estão mais que explanados no texto. Surpreende-me como não os consegues ver nem compreender. E surpreende-me ainda mais o papel de adepto fanático a que te prestas aqui comparando com o polido luis que escreve no sector.

Anónimo disse...

Claro. Não publicas o meu comentário e agora estás à vontade para dizeres o que quiseres. Tu sugeres que eu enfie o cachecol no cu, em caso de derrota, e eu fiz exactamente a mesma brincadeira e sou mal educado. E agora também sou bipolar.

Publica o comentário. O segundo. Onde eu fui mal educado e terrivelmente fanático (lol).

É só uma sugestão, claro. Censuras o que quiseres. Mas assim só é fixe para ti, que ficas à vontade para dizer que eu fiz coisas que não fiz.

JNF disse...

Não, não fizeste, o que só prova quão intelectualmente desonesto és. Mas mais ainda, armado em chico-esperto, pedes para publicar um comentário que sabes que já apaguei, como se não andasses nestas andanças da blogosfera há uns bons anos e não soubesses que tal não é possível.

Esqueces-te é que quem veio aqui provocar tentando chamar de "burro" alguém foste tu, no primeiro comentário, e isso ficará aqui visível até que decidas apagar o mesmo. Por isso mesmo, e porque já gastei mais tempo que aquele que mereces que perca com um gajo como tu, fim de conversa.