segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Pressão alta


Nos diferentes sectores de actividade em Portugal, é comum oferecer-se uma prenda ou uma lembrança como forma de agradecimento, cortejo ou meramente simpatia por um serviço efectuado. Se numas vezes tal é feito com intenção de suborno, noutras assume um carácter de mero galanteio, da forma mais simples de agradecimento que pode haver. Numa altura em que se discute o valor, a intenção e o propósito das ofertas com que o Benfica agracia árbitros e observadores, acho importante tentar dissecar este assunto.

Quando um engenheiro camarário recebe umas luvas para facilitar a construção de um imóvel em terrenos não destinados à construção civil, não temos dúvidas da intenção de quem oferece a prenda nem de quem a aceita. Quando um médico recebe um queijo e uma garrafa de vinho também acho que ninguém duvida que o doente não está à espera de ser melhor atendido por parte do clínico nem que este o fará de tal forma. Posto isto, em que parte deste espectro ficam as prendas que o Benfica dá aos árbitros?

Em primeiro lugar, confesso que acho anormal a quantidade: uma camisola de Eusébio e um jantar parecem-me um exagero face à ocasião. Se é bem verdade que ter a honra só de si de poder arbitrar um jogo no Estádio da Luz já seria motivo de orgulho e satisfação para qualquer árbitro, a oferta da camisola coaduna-se à ocasião, porém, não entendo a que propósito vem um jantar. Ainda se fosse no contexto das provas europeias, de forma a dar conhecimento do país, da gastronomia, da sua História, do bem receber dos portugueses, penso que se aceitaria, mas não vejo sentido nenhum em oferecer jantares a árbitros e observadores portugueses.

O problema da questão nem se encontra naquilo que o presidente do Sporting pretende fazer passar: a ilegalidade. Não é. A FIFA refere nos seus regulamentos que os árbitros podem receber prémios que não excedam os 200 francos suíços, qualquer coisa como 184 euros, algo que penso que não excede o valor das ofertas que o Benfica faz. O problema (e não a ilegalidade, que são coisas diferentes, repare-se) poderia colocar-se no facto de os árbitros se sentirem pressionados a favorecerem o Benfica. Recebendo um árbitro 1342 euros por cada jogo na Liga (sem esquecer o salário base que auferem e ainda as presenças que fazem, alguns deles, nas provas europeias), que árbitro é que se vende ou se sente pressionado sequer a apitar em favor de um clube que lhe oferece um jantar?

Existe um limiar financeiro estabelecido pela FIFA para as ofertas e, concorde-se ou não, esse limite deve ser acatado. Se o presidente do Sporting não gosta, tem de se habituar à ideia de que não é ele quem faz os regulamentos. O que o Benfica faz está aparentemente dentro da lei. Tal como o que o Sporting fazia nos tempos de Godinho Lopes, quando oferecia uma camisola do clube aos árbitros que se deslocavam a Alvalade para arbitrarem jogos dos leões. Será que Bruno de Carvalho se esqueceu disso? Ou será que acha mais formal e correcto o depósito de dinheiro na conta de um fiscal-de-linha antes de um jogo na Madeira?

Das várias formas de pressão que existem, a oferta de uma camisola e de um jantar, por mais despropositado que seja, não me parecem ter influência sob quem ganha mais de 3500 euros por mês. Já a pressão psicológica com apelos a um clima de guerrilha constante, com declarações depreciativas e agressivas que visam directamente os árbitros que são escalados para os jogos do clube de Alvalade parecem-me, isso sim, abusivas e condenáveis, bem mais capazes de condicionar o comportamento de um árbitro e de falsear a verdade desportiva, como se viu aliás este fim-de-semana. Este clima de talibanismo criado pela estrutura do Sporting, isso sim, deveria preocupar não só quem nomeia os árbitros bem como a Associação que os defende. Parecendo que não, em 9 jornadas, já foram assinalados cinco penalties a favor e 3 expulsões contra. Por este andar ainda batem o record de 2001/2002, que também lhes pertence.

15 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite.

Este assunto foi muito badalado e com razão, a meu ver. No entanto, apesar do estilo e de compreender que um adepto adversário não goste de Bruno de Carvalho, há que dizer que ele disse (e disse mesmo) como resposta à pergunta "acha que isto é corrupção?" um "não...apenas acho que é um bocadinho a mais que uma simples cortesia"! E aí concordo com ele. Claro que a partir do espalhafato que foi o Prolongamento há muita contra informação e o "diz que disse"

Pessoalmente, ofertas acima do galhardete não deviam de existir, principalmente porque podem ser mal interpretadas.

Neste caso, acho um grande exagero por parte do vosso clube que se dê cortesias deste tamanho. Não acho, de facto, normal.

Vale o que vale.

SL

Carvão

SportingSempre disse...

Estás no direito de enfiar a cabeça na areia se quiseres mas são QUATRO JANTARES Á DESCRIÇÃO num restaurante de topo para CADA ARBITRO, OBSERVADOR E DELEGADO em jogos na luz e seixal.

Se achas isto normal fica na tua-

Mas o Vieira já não era talibã quando semana sim semana não acusava
o pinto da costa de corrupto e ladrão e este respondia com alusões a trafico de droga?

Virgens ofendidas, tentaram imitar o porto depois de os criticarem anos a fio.

quanto ao paulo pereira cristovao, foi escorraçado do meu clube, será preso e pagou para tirar um arbitro dum jogo do SCP, não para nos favorecer como vocês e o porto fazem.

Anónimo disse...

e um cafe com leite?...para um arbitro que ganha 3 mil e tal euros por mes... sera um cafezinho com leite que vale o preço de um jantar que o vai corromper?...

Anónimo disse...

Qual dos penaltis assinalados a favor do Sporting, foi mal assinalado?
Até o penalti que deu o golo esta jornada foi uma falta clara, embora precedido de fora de jogo. Mas convem não esquecer (embora toda a nação benfiquista o pretenda) que 5 minutos antes houve um penalti claro não assinalado.

SL

Anónimo disse...

O problema efectivamente são os regulamentos. Muito bem dizes que a FIFA limita as ofertas a 200 CHF.

Se consegues chegar à conclusão que o Kit mais o vouchers de 4 Jantares num restaurante de luxo, vale menos de 200 CHF, então está certo. Nota são 4 jantares e num o jantar como é referido no texto. Nota também que a oferta não se limita aos árbitros mas integra também delegados e observadores.

jcnaguiar disse...

nao é um jantar como queres fazer crer, estás a por demasiados paninhos quentes em cima, e se um jantar como dizes nao faz mal nenhum porque e que se apressaram a vir dizer que os arbitros nao aceitavam o jantar ? se nao aceitam é pq acham que é má intenção, pq é que vieram dizer que nada sabiam? e depois afinal ja sabem mas nao usam e afinal foram so 7 usados. em que ficamos ? com que versão ? são jantares para arbitros, delegados e observadores, estes ultimos em que apenas o Benfica os conhece e sabe para que jogos são nomeados, o Pedro Guerra deixou escapar essa parte. o que está em causa aqui é que ja se percebeu o porque de vitor pereira ser apenas defendido por benfica e Fernando Gomes ser apoiado por 2x consecutivas pelo Benfica quando seria o oposto de esperar. existe muita "amizade" aqui entre o conselho de arbitragem, fpf e benfica. é querer ignorar o que muito tem vindo ao de cima, senao é assim como digo ou como o sporting afirma entao que se investigue, o que nem isso tem feito, mesmo a luz de tantas provas disso mesmo, existe o medo de ter que castigar o benfica por ter ultrapassado dos "limites.

São 4 jantares a CADA arbitrs, CADA delegado e mais CADA observador incluindo a oferta da CAIXA om a CAMISOLA. a nao ser que o jantar seja no MCdonalds de telheiras nao estou a ver como isto tudo por jogo nao ultrapassa os 183€.

Ricardo Fernandes disse...

Embora esteja de acordo com a tua teoria, vejo um problema de base nela: Onde é que está a oferta do jantar?

O pacote incluí 4 convites, para o Museu do Benfica e para o Museu da Cerveja que se situa no Terreiro do Paço, onde se pede que se faça a marcação prévia. Isto que escrevi é o que o Bruno de Carvalho pede ao moderador do programa para ler. Não está escrito em lado nenhum jantar. Aliás, indo ao site do museu da cerveja, vemos que o preço de entrada no"Museu" da Cerveja é de 3,5€ e que no final do mesmo refere a necessidade de agenda dessa visita. Ora, ponto 1: o museu da cerveja não é o restaurante da cerveja. Para esse não se paga entrada. Ponto 2: O que acontece no tal programa onde o Gordo veio verborrear contra o Benfica, é que o Sousa Martins, lê exactamente o que está escrito na caixa e o gordo acrescenta "4 convites, 4 jantares".

Em lado nenhum está escrito jantar. O que mais me entristece no meio disto tudo é que ninguém se dá ao trabalho de ver o que ele disse, o que está escrito ou de explorar as imagens do dito programa. O blog travessa do alqueidão fez esse trabalho. Sugiro que o vejam antes de coadunarem na conversa de treta que o Gordo inteligentemente fez.

Até se pode pagar jantar e outras coisas, mas não estão naqueles convites, integrantes daquela caixa, que é o que o Gordo pede para ler.

Duarte disse...

Caro JNF,

Antes de mais, sou do Sporting. Tento que isso não me tolde o julgamento, mas é bem capaz de acontecer.

Relativamente às famosas caixas, não se pode dizer, taxativamente (e o JNF não o faz, refere "aparentemente"), que o valor da oferta fica abaixo dos 200 francos suíços. Se forem entradas em 2 Museus, ficará. Se incluir jantares para 4 pessoas, poderá ultrapassar (se retirarmos o valor da camisola e do museu do Benfica) sem grande dificuldade.

Por isso é que me parece curial (embora não seja adepto ou sócio do Benfica) que se esclareça afinal o que é que isto inclui: museu ou jantar? Tem-se defendido em muitos blogs que não está escrito em lado nenhum que o voucher inclui jantar, o que é verdade. Mas não deixa de ser estranho que se deixe a ideia dos jantares se instalar sem contestação oficial ou oficiosa. Ainda ontem Pedro Guerra no Prolongamento não conseguiu negar que inclui jantar. O que para alguém tão bem informado, é estranho.

Por isso há que apurar: ultrapassa os 200 francos, multa; não ultrapassa, "fait diver". Corrupção não me parece que seja, pelo que o Benfica não poderia descer de divisão por isso.

Por fim, quanto às arbitragens, penso que a questão não é quantos penaltys teve o Sporting (5), mas sim quantos foram mal assinalados. ou quantos foram mal expulsos e não quantos o foram efetivamente.

Obrigado

JNF disse...

Dada a discussão que se gerou nos comentários, resta-me concluir que ninguém sabe se são 4 jantares, um jantar ou nenhum jantar. No meu entender, o silêncio da estrutura do Benfica deixa antever que há efectivamente pelo menos um jantar, o que dificilmente constituiria uma violação às regras impostas pela FIFA. Investigue-se e apure-se a verdade.

Ricardo Fernandes disse...

http://travessadoalqueidao.blogspot.pt/2015/10/mais-facil-que-apanhar-um-coxo.html

Talvez isto vos ilucide. Tem a caixa e o que o Sousa Martins lê. Saindo deste post especifico que vos coloquei, ainda há "frames" do programa a mostrar o conteúdo. Agora alguém me explique, onde é que está escrito jantar?

Ricardo Fernandes disse...

E folgo em saber que há gente com decência para ver as coisas com olhos de ver. Bem haja Duarte.

Pedro disse...

Ricardo Fernandes, não levantes a lebre. Assim que o SLB for "obrigado" a explicar a caixa cá estaremos para exigir ao SCP a reposição da verdade.

Cumps

Anónimo disse...

Mas em que raio de termos é que este post foi escrito e o que é que sustenta a discussão que foi lançada? Mas afinal, há ou não jantares associados à oferta que o Benfica faz? Será assim tão difícil apurar? Nem o Benfica o esclarece, nem nenhum árbitro o confirma ou desmente?
Por acaso assisti em directo ao programa em que o presidente do Sporting fez esta denúncia - e isso deve estar numa data de youtubes onde se pode confirmar - e quem falou em jantares foi o Bruno de Carvalho, não o Sousa Martins quando leu o voucher.
Se o fez de propósito para lançar suspeitas com que sonhava, se foi por confundir o Museu da Cerveja com a Catedral da Cerveja, se foi por outra razão qualquer, ele que explique...
Mas o que foi dito pelo mesmo Bruno de Carvalho nesse programa, e vou aceitar que ele estava a falar verdade, é que o Benfica dava estas prendas sempre a todos os árbitros, delegados, etc. nos jogos da Luz, ou seja, isto é feito independentemente dos resultados, qualidade da arbitragem, etc., seja por mania das grandezas, por complexos patetas de "bem receber", por querer "parecer bem", ou por outra idiotice qualquer, mas em resposta a uma pergunta directa do Sousa Martins sobre o que é que o Sporting fazia, confessou que era oferecido uma refeição (a isto já não se chama jantar?), serviço de fisioterapia e, a pedido dos árbitros (!), uma camisola (quanto será o valor somado disso tudo?)... E isto não justifica inquéritos, comentários, investigações da PJ, da UEFA, da ONU, descidas de divisão, tudo e mais alguma coisa que se pretende para o Benfica? Não sei em que termos os tais árbitros fazem o pedido, já que parece que não é sempre nem são todos os árbitros, por isso posso especular com qualquer coisa do género "então, ó presidente, e não se arranja uma lembrançazinha aqui para este seu amigo?"
Afinal, estamos a querer discutir o quê?
carlos

Anónimo disse...

As normas da FIFA/UEFA dos 200 CHF referem-se a provas internacionais (jogos das competições europeias, neste caso). As regras da FPF que são válidas para as competições nacionais dizem taxativamente que os árbitros não podem aceitar nenhuma oferta com valor comercial. Ora, tanto a camisola (à venda na loja oficial do clube) e os jantares têm valor comercial. E este é que é o grande problema.

cumprimentos
JF

Anónimo disse...

Como ninguém desmente então concluis que é só um jantar. Faz sentido. É um restaurante apropriado para se jantar sozinho....