segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Uma equipa à imagem do seu treinador


Com tudo o que isso tem de bom e de mau.

O Benfica derrotou o Sporting por 2-1 na primeira vitória conseguida em clássicos na Luz em mais de dois anos e meio. Sob o espectro de derrotas recentes contra Marítimo e Napoli, pressionado pelos cinco pontos recuperados por parte do Sporting nas últimas jornadas e com o peso do passado recente a assolar a memória de todos os que vivem o futebol, Rui Vitória surpreendeu ao mexer no onze base, lançando Rafa e Jimenez, com sucesso, saindo dessa forma vencedor no duelo com Jorge Jesus.

O Benfica foi igual a si mesmo nos jogos grandes. Uma fiel imagem do seu treinador. Cauteloso, arriscando pouco ou nada, tentando sair a jogar sempre sem correr o menor dos riscos e não se incomodando em ceder a posse de bola ao adversário. E se a equipa soube interpretar na perfeição as ideias de Rui Vitória, verdade seja dita que o treinador também escolheu os intérpretes que melhor poderiam desempenhar essa tarefa: Rafa Silva, uma autêntica flecha sempre que se desenhava um contra-ataque; e Raul Jimenez, um jogador com um espírito de sacrifício muito diferente do de Mitroglou, capaz de participar mais e melhor ao nível da primeira linha defensiva e de dar mais velocidade ao ataque.

Não alinho pelo diapasão de que a equipa que vence é sempre a melhor. É um daqueles chavões mais que muitas vezes usado e que pouco ou nada dizem. Se tal fosse verdade, teria de admitir que o Porto foi melhor que o Benfica na Luz no ano passado, ou que o Benfica foi melhor que o Sporting em Alvalade no jogo do título. Não fomos nem inferiores no primeiro caso nem superiores no segundo. Da mesma forma que hoje não fomos inequivocamente superiores ao Sporting. Fomos o que somos. Uma equipa com um processo defensivo e ofensivo relativamente sólidos mas que abdica vezes demais da construção de jogo apoiado, por receio, por medo, por algo que nem sei bem de que se trata, mas aparentemente sem necessidade dada a valia individual dos jogadores e inclusivamente dos ditos processos de jogo.

Por tudo isso, esta é uma equipa à imagem do seu treinador. Há competência, bastante trabalho, algum medo e muita solidariedade. E enquanto assim for, o Benfica estará sempre mais perto de conquistar o tetracampeonato.

6 comentários:

Ace-XXI disse...

Sou Sportinguista e sigo o teu blog sem comentar muitas vezes (como é obvio este é o vosso espaço) mas hoje como é contra o SCP permite me a intromissão.

O RV têm é uma estrelinha brutal em 3 semanas leva banho de bola no Dragão e hoje na luz e consegue 4 pontos sem saber muito bem como, o Benfica com a qualidade que tem não pode ser "apenas" isto claro que se vencer RV será sempre aclamado pela crítica mas parece me claro que ele é um vencedor mais pelas circunstâncias da enorme qualidade que tem á disposição do que pela sua qualidade como treinador.

Jota Pê disse...

"Uma equipa com um processo defensivo e ofensivo relativamente sólidos mas que abdica vezes demais da construção de jogo apoiado, por receio, por medo, por algo que nem sei bem de que se trata, mas aparentemente sem necessidade dada a valia individual dos jogadores e inclusivamente dos ditos processos de jogo."

JNF,
Eu digo-te porque é que a equipa abdica: porque não sabe. Porque RV é fraquíssimo no treino e na táctica. Como dizes e bem, não há necessidade dada a valia individual dos seus jogadores. E foi assim que se deu o milagre o ano passado. Contra equipas de valia semelhante, é o que se sabe, nunca se ganha. Ontem foi a excepção, num jogo onde o Sporting foi melhor em quase tudo.
Sobre RV, duas ou três coisas: é um excelente psicólogo, tem bom carácter mas é um péssimo treinador. Destruiu o bom futebol que o Benfica praticou nos últimos 6-7 anos. Com um treinador a sério, salvo meia dúzia de equipas, este Benfica seria praticamente imbatível e poderia muito bem ganhar uma Liga Europa já este ano (para não dizer o ano passado)...

Jota Pê disse...

"Uma equipa com um processo defensivo e ofensivo relativamente sólidos mas que abdica vezes demais da construção de jogo apoiado, por receio, por medo, por algo que nem sei bem de que se trata, mas aparentemente sem necessidade dada a valia individual dos jogadores e inclusivamente dos ditos processos de jogo."

JNF,
Eu digo-te porque é que a equipa abdica: porque não sabe. Porque RV é fraquíssimo no treino e na táctica. Não há necessidade, por vezes e de facto, dada a valia individual dos seus jogadores. E foi assim que se deu o milagre o ano passado. Contra equipas de valia semelhante, é o que se sabe, nunca se ganha. Ontem foi a excepção, num jogo onde o Sporting foi melhor em quase tudo. Basta vir um Nápoles qualquer e é o que se sabe.

Sobre RV, duas ou três coisas: é um excelente psicólogo, tem bom carácter mas é um péssimo treinador. Destruiu o bom futebol que o Benfica praticou nos últimos 6-7 anos. Com um treinador a sério, salvo meia dúzia de equipas, este Benfica seria um osso bem duro de roer e poderia muito bem ganhar uma taça europeia já este ano (para não dizer o ano passado)...

Pedro Valente disse...

E por isto serao sempre gozados.

"Banho de bola"? podemos ou nao concordar com a abordagem de RV aos jogos em funcao do plantel que tem á sua disposicao. Mas chamar "banho de bola" a um jogo onde o Sporting tem posse de bola como efeito do encaixe táctico e desenrolar do marcador é pouco inteligente.

O facto é que o Sporting tem a superioridade estatistica porque a táctica do Benfica assim deseja e permite e, claro, porque tem de correr atras da desvantagem de dois golos. E isto nao é próprio em exclusivo de RV. Relembrar que JJ fazia o mesmo nestes jogos quando estava no SLB (mais com FCP). Chama-se dar iniciativa e tentar explorar as debilidades, e nao apenas as defensivas.

O ataque do Sporting é pouco mais que estéril (na primeira parte foram tres remates, na segunda a correr atras do prejuizo foram cinco, um golo, uma no poste, um com Bas Dost a fazer o mais dificil e acertar no Ederson e um do William que poderia ser perigoso se nao fosse o William)

Gelson desequilibra até chegar á area depois perde-se e define bem 3 ou 4 lances em 30. Demorou 10 minutos a André Almeida o meter no bolso, Bas Dost custou 10 milhoes para quase marcar golos (o golo que marca ontem é todinho de Campbell e mau era se o falhasse), Bryan Ruiz é escolha do treinador para segundo avancado e nao rende, os laterais sao uma vergonha. Isto sao debilidades do Sporting.

O que se passou ontem nao é nem nunca será "banho de bola".

Benfiquista Primário disse...

Grande vitória, importantíssima!

Falhei em todas as minha previsões, graças a Deus nosso Senhor! ;) o Salvio e o Jimenez marcaram, não levámos um banho de bola e ganhámos!

É certo que também não demos um banho de bola aos lagartos, o que foi ainda melhor: eles adoram vitórias morais e assim vão-se mais abaixo.

Acho que até o 2-0 controlámos o jogo, pela primeira vez na era RV. Gostei particularmente da nossa organização defensiva na primeira parte: linha da defesa muito alta (perto do meio-campo!) e as outras duas linhas muito próximas mesmo. Fizemos campo curto ao ataque organizado dos comediantes involuntários do Lumiar, retirando-lhes espaço dentro do nosso bloco para aquele jogo interior entre linhas que os caracteriza.

Estivemos muito bem também no contra-ataque e na reacção à perda da bola. Organização ofensiva - Ederson cada vez melhor a juntar construção e criação no mesmo pontapé...e Pizzidane genial a sair da pressão lagarta, em três ou quatro vezes. Rafa tem que jogar sempre, seja no lugar de Cervi ou de Guedes - grande desequilibrador mesmo! Golo não é com ele, de facto, mas temos outros para finalizar as jogadas em que ele desequilibra!

Um dia vamos ver Grimaldo, Horta, Pizzi, Jonas e Rafa no mesmo onze...'deixem-me sonhar'...

Nau disse...

E o que diria o Ace-XXI da competência do seu treinador que, com o melhor (de longe) plantel de Portugal durante 6 anos, só ganhou 3 campeonatos? E que em 8 participações seguidas na LC só por uma vez passou aos oitavos? E que deixa o seu atual clube ser humilhado alé-fronteiras por Rebeubéus (desculpe mas nem sei escrever o nome daquele colosso da Albânia) e Legias?
Rui Vitória, ontem, papou de caldeirada o maior cagão que há entre os treinadores. E já o tinha feito no último derbi da época passada. Factos!
A Supertaça da época passada foi perdida no início da última época, quando RV ainda não tinha uma equipa feita à sua imagem e após uma digressão arrasadora (e por 1-0!); o 0-3 do jogo na Luz aconteceu com muita felicidade (golos de ressalto) e com espionagem à mistura; o jogo da Taça de Portugal foi um presente do árbitro que agora tanto criticam (penálti claro não assinalado e agressão ao Luisão, que arrumaram por 4 meses, sem castigo correspondente). Factos.
Com a equipa do SLB já à imagem de RV, e com o canal de espionagem desativado, a coisa agora pia mais fino: duas derrotas, SEM ESPINHAS, nos últimos dois encontros. Factos!
Má arbitragem, ontem? Concordo: Marvin, William, Semedo, Adrien, desde o início, deram fruta para vários cartões amarelos. Se o árbitro quisesse seguir as leis do jogo, teriam havido expulsões de jogadores do Sporting, logo na primeira parte.
Penáltis? Em que jogadas? Naquela em que o Coates, na vossa área,faz pior do que Nelson Semedo? Na jogada com o Pizzi, que leva com a bola disparada pelo colega a menos de 1 metro de distância? Estão a brincar e a arranjar desculpas esfarrapadas!
Se querem queixar-se, queixem-se do vosso treinador cagão, do vosso presidente que faz do desporto uma guerra e que de tão triste é para rir, dos diretores arruaceiros, da vossa inveja e do vosso ódio doentios pelo Sport Lisboa e Benfica, incontestavelmente, e a grande distância dos outros, a maior potência desportiva nacional.
Aprecio a sua correção. Muitas felicidades pessoais.