terça-feira, 8 de maio de 2018

Parabéns ao Futebol Clube do Porto e aos portistas



A frase do título deveria ser de simples compreensão: um sócio do Benfica endereça os Parabéns ao clube rival (não o clube inimigo, não o clube que odeia; o clube rival) que acabou de vencer o Campeonato Nacional e, por consequência, aos seus adeptos. Porém, em 2018 o futebol é uma coisa estranha, um verme bizarro, uma comunidade maioritariamente composta por broncos. Gente que confunde os clubes com quem os preside.

O Futebol Clube do Porto é um clube histórico e centenário, não é unicamente o corrupto do seu Presidente, como o Sport Lisboa e Benfica é um clube glorioso e centenário, não é o ilegítimo do seu Presidente. Entendamo-nos: estes Parabéns nada têm que ver com Pinto da Costa ou Vieira, nada têm que ver com a franja de adeptos que sofrem de atraso mental, paranóias da perseguição, ódio por outros clubes ou um sentimento de vacuidade existencial que os faz olhar para o futebol como a salvação possível de uma vida inevitavelmente perdida.

Estes Parabéns seguem para a instituição da cidade invicta e para todos os seus adeptos que valem a pena - entre os quais alguns amigos meus. No meu futebol e na minha alma as coisas estão muito bem separadas. E, mesmo não gostando do tipo de jogo apresentado pela equipa de Sérgio Conceição, não posso deixar de reconhecer quem foi mais consistente, corajoso e coerente ao longo da época.

Na verdade, tudo isto é muito simples. Menos para quem, em vez de olhar para a Lua, olha para o dedo.

5 comentários:

Rui Sérgio Guerra disse...

Clap, clap, clap!
O meu apoio e respeito pela coragem.
Abraço Benfiquista,
RSG

Sportinguista não cota disse...

Perfeitamente de acordo.

De um fanático Sócio Sportinguista

JotaPê disse...

ERRATA:

Onde se lê "como o Sport Lisboa e Benfica é um clube glorioso e centenário, não é o ilegítimo do seu Presidente." deve ler-se "como o Sport Lisboa e Benfica é um clube glorioso e centenário, não é o ilegítimo e corrupto do seu Presidente."

ChakraIndigo disse...

Eu talvez só veja o dedo, mas é-me completamente indiferente que o FCPorto tenha ganho o titulo, e não tenho a mínima vontade nem o fair-play de endereçar os parabéns a um clube entregue a um grupo de gente sem ética, condenada por corrupção, e que diariamente promove e faz parte de uma organização/aliança que usa todos os meios e todos os métodos para enlamear o nome do Benfica.

Ter qualquer consideração por essa entidade é pactuar com os seus métodos, porque não se pode separar os seus dirigentes do clube.

É pactuar com jogadores que cantam nos festejos do seu titulo SLB, filhos daquela senhora, SLB (lembram-se de Falcão e Hulk?) ou Penta Tchau, numa actuação em que senti vergonha alheia. Não eram adeptos em euforia, mas profissionais que a mando de alguém se prestou aquelas tristes figuras.

É pactuar com uma claque que para alem da violência orgulhosamente assumida canta quem dera que o Benfica fosse como o Chapecoense.

Para mim é um clube de gente sem honra, não me merece a mais pequena consideração porque todo o seu actual valor é alicerçado em práticas mafiosas, em falta de ética, em polémica e incentivo ao ódio.

Viva o Benfica!

António Dias disse...

lamentável como os jogadores e dirigentes do Porto insultaram o Benfica incluindo o Alex Telles com um cachecol "Toda a merda é Benfica" Continuem com os parabéns!! Muito bem!!! Quem não se sente não é filho de boa gente!!