quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Estatísticas

Alguns dados que tenho vindo a apontar sobre alguns jogadores do meio-campo e ataque do Benfica:

GOLOS/ASSISTÊNCIAS - TOTAIS (MIN. JOGADOS)

Suazo
5/0 - 5 (1262)

Cardozo
5/2 - 7 (1024)

N. Gomes
6/4 - 10 (1051)

Aimar
0/5 - 5 (770)

Reyes
3/4 - 7 (1357)

C. Martins
1/7 - 8 (1020)


É curioso verificar que os menos utilizados (Cardozo, Nuno Gomes e Carlos Martins), para além de Aimar, têm números iguais ou superiores a Suazo e reyes. Nuno Gomes, então, é um caso de estudo. Com 6 golos marcados e 4 assistências - e tendo em conta que, além de menos minutos, tem sido quase sempre suplente utilizado (ou seja, mais difícil é de entrar no jogo) - é o mais produtivo jogador do meio-campo para a frente, se olharmos friamente para a totalidade dos números (10). Suazo, com muitos minutos, apenas 5 golos e nenhuma assistência, não deixa de constituir, ainda que muito útil à equipa, uma semi-desilusão.
Uma referência especial para o C. Martins que, tendo jogado menos que outros, já fez 7 assistências.

Os números não explicam tudo, como é evidente, mas podem ser sinais a estudar por Quique Flores.

17 comentários:

Miguel Nunes disse...

tendo em conta a alta intensidade que ficou demonstrada hoje aqui, neste espaço insular entre a vastidão infinita do oceano largo e a peculiar e íngreme subida às escarpas montanhosas, parece-me que, durante o primeiro espaço temporal, conseguimos ser profundos e consistentes na forma como encarámos o desígnio de defrontar um colectivo de superior qualidade e de alta patente no futebol nacional. No segundo espaço temporal, aperfeiçoámos a técnica da canção popular peixeira das nossas apaniguadas adeptas e saímos do terreno visceral do jogo com uma pontuação tripla que, em tudo, me pareceu justa e inequívoca. Agora falta relativamente pouco para atingirmos o desiderato máximo da passagem aos quartos-de-final".


Ricardo, foste tu a gozar, ou ele disse mm isso????? ahahahah

Ricardo disse...

LOL, PB, era no gozo. Claro que ele poderia mesmo ter dito isso, sabendo-se da forma complexa e confusa como o homem fala. Mas aquela das peixeiras acho que era um sinal de que era eu a gozar com o Machado...

Miguel Nunes disse...

n sei não... o Homem é louco

hihihi

Anónimo disse...

A duplea predilecta do Quique tem números fracos. A equipa que pode ser o ideal para o Benfica, na minha opinião, era do meio campo para a frente:

Kat e Amorim no meio (choca-me como temos um treinador que só ontem experimentou esta dupla e por uns minutos, quando já o jogo já não dava nada)
Reyes à esquerda
Carlos Martins à direita (donde fez algumas dessas assistências)
Suazo e Cardozo à frente, mas se continuar a "seca" Suazo deve perder o lugar para o Nuno Gomes

Miguel Nunes disse...

n é pelos golos q marca, ou q pode vir a marcar, que Suazo vale!

Pelas suas caracteristicas, Suazo tem de jogar sp!

De resto, as estatisticas dizem-me mt pouco. Há mtas condicionantes, q deturpam o valor das mesmas. Para mim, e a titulo de exemplo. Marcar o 1º golo do jogo, é claramente mais dificil e deve ser mt mais valorizado, q marcar o 5 e o 6 a 0.

Ou marcar de Penalty requer, claramente, menos qualidade que faze-lo de outra forma.

Isto forma só exemplos. Para as assistencias a opinião mantem-se.


Se as estatisticas fossem relevantes, haveria aí, mt jogador do paços, do rio ave e etc, a virem p titulares dos grandes...

É preciso ter em conta, o contexto em q acontecem!e como acontecem!

Ricardo disse...

PB,

"n é pelos golos q marca, ou q pode vir a marcar, que Suazo vale!

Pelas suas caracteristicas, Suazo tem de jogar sp!"

Obviamente que o Suazo deve ser um titular desta equipa. Não digo indiscutível, porque acredito muito pouco em indiscutíveis, mas é claro que é um jogador de qualidade acima da média e que, por isso mesmo, deve fazer parte de qualquer estratégia montada por Quique, desde que inserido num conjunto que saiba valorizar os seus jogadores. Por exemplo, acho que Suazo teria muito mais a ganhar se jogasse ao lado de Cardozo ou de Reyes do que, como acontece recorrentemente, ao lado de Aimar. Com esses dois ao seu lado, acredito que a sua produção (golos e assistências) seria bem maior. O resto, o que dá à equipa, não está em causa, nem este post pretende desvalorizar esse facto.

No resto do que dizes, concordo. Mais importante do que analisar friamente os números de cada jogador, é preciso olhar para aquilo que os jogadores dão em campo, como se movimentam, como ganham espaço, como pressionam, como se inserem na dinâmica colectiva da equipa - coisas que, obviamente, não aparecem nesta espécie de estudo. Mas o post é isso: informações sobre os jogadores. Nem mais nem menos. E vale o que vale, claro.

Não deixam, no entanto, de ser sinais e um bom princípio de estudo sobre os jogadores. O resto, compete ao treinador ver e tirar conclusões.

Jotas disse...

Pois Ricardo, farei-me de rir com isso é mesmo á Machado.
Sinceramente desconhecia esta esatística, verdade que não me dou muito a esse trabalho, mas que é curiosa é.

Miguel Nunes disse...

eu sonho c uma dupla Cardozo - Suazo, com Reyes a 10, e Aimar, em boa condição física a médio interior esquerdo...

Miguel Nunes disse...

já agora a justificação.

Suazo, pq só por ser tão veloz, obriga os adversarios a defenderem mais proximo da sua baliza. Cardozo, pq beneficiaria desse facto. Jogando mais proximo da baliza adv., estaria sp mais proximo de usar o seu remate. Reyes a 10, pq é um desperdicio ter um jogador tao pontente e de remate tão fácil longe da baliza (foi no arsenal, como 2ndo avançado, q teve os melhores anos da sua carreira). Aimar a interior esquerdo, pq poderia receber a bola fora das zonas de pressão e conduzi-la com toda a classe q possuí (uma especie de karagounis, mas bastante melhor)!

Anónimo disse...

"uma especie de karagounis, mas bastante melhor"

Actualmente duvido, mesmo do que vi na Luz vi bem mais de Karagounis que de Aimar. Prefiro o grego e acho que Aimar já não vai atingir os níveis dele, que continuam em alta, ao contrário do argentino.

Ricardo disse...

"Aimar a interior esquerdo, pq poderia receber a bola fora das zonas de pressão e conduzi-la com toda a classe q possuí (uma especie de karagounis, mas bastante melhor)!"

PB,

Em relação ao que dizes do Suazo e do Reyes, de acordo.

Sobre esta posição do Aimar, nem pensar. O Aimar não tem capacidade para jogar numa das 3 posições mais recuadas do losango. Não é capaz de exercer pressão como se pede a um jogador nesse esquema. Só o vejo como 10, atrás de Cardozo e Suazo, Cardozo e Reyes ou Suazo e Reyes. Karagounis tinha uma intensidade de jogo completamente diferente.

Pedro disse...

Os números valem o q valem. Sem dúvida q são uma ferramenta importante mas é preciso ter alguma contextualização qd analisados.

Suazo pode ter poucos golos dado os minutos de jogo mas pode ter sido fundamental para q outros os marcassem. E isso os números não conseguem expressar.

Por exemplo imaginemos q 3 assistências do Carlos Martins resultam da cobrança de livres por faltas cometidas sobre Suazo. É algo relevante.

Imaginemos que Suazo cria toda uma jogada passa para um colega q de primeira passa para Nuno Gomes q marca golo. Suazo não entra nas estatísticas mas foi peça fundamental no golo.

Como já foi dito eu acho q Suazo, pelo q joga e tem jogado, merece ser titular. A sua dinâmica ofensiva é muito importante para o Benfica. É por vezes fução mas a sua rapidez, força e técnica são armas a ter em conta. É preciso é q Quique coloque, qt a mim, Cardozo ao seu lado para se complementarem...

Pedro disse...

Aimar como interior do losango não. Como o Ricardo disse não têm capacidade de pressão que a posição requer.

Karagounis é dos melhores jogadores q tive o prazer de ver para essa posição. Tem uma capacidade de retenção de bola impressionante, ninguem lhe consegue tirar o esférico. Tem disponibilidade fisica para exercer a pressão defensiva q a posição requer e tem capacidade técnica para fazer a transição ofensiva q a posição requer. Para médio interior, Karagounis, para mim, é perfeito.

Luís A. disse...

O nuno anda a justificar uma chamada a titular

Quetzal Guzman disse...

Eu gostava de ter Suazo e Cardozo juntos, mas a ideia que fica (das escassas vezes que actuaram em simultâneo) é que Suazo não passa a bola a Cardozo. Resta saber porquê, já que o paraguaio até já lhe ofereceu um golo...

Anónimo disse...

Pois é...e vocês perguntam-se como é que este cromo faz estes estudos..especado a olhar pra tv nos jogos com um papelinho à frente e canetinha...aiai...looooolllll tadito já to a dizer mal dele ...ele é queriiidoo ele é pequenino...lol

Ricardo disse...

Mulheres e futebol é no que dá.

Enfim, quando te fizeres sócia vem cá que a gente fala LOL

Beijinho.