domingo, 15 de março de 2009

Futuro...

Contrariamente ao que dizia o nosso presidente há uns anos, não me parece que esteja no futuro próximo do Glorioso pertencer à lista dos 5 maiores clubes da Europa. Ainda assim, pela vitalidade que demonstra mesmo em época de vacas magras, creio que o nosso Benfas facilmente alcançaria uma posição temível na Europa, e, implicitamente, dentro de portas - um exemplo que me ocorre é o Lyon, mas há mais.

E o que é que nos separa desse futuro? Na verdade, acho que nem estamos assim tão longe, falta pouco - mas falta um pedaço importante!


Gostando-se ou não, a verdade é que desde o Vilarinho, mas essencialmente com LFV, o Benfica iniciou um processo que o atirou para o século XXI. Trata-se agora de uma empresa, cotada em bolsa, com credibilidade, com capacidade de gerar receitas em grande escala e um potencial de negócio e de rentabilidade sem par em Portugal. Lamentavelmente, a frieza da gestão empresarial não chegou ao futebol profissional e apenas atingimos algum sucesso no reinado do “desaparecido” José Veiga, esse senhor bem penteado e de pronúncia saloia que não vestia bem com as nossas cores e que, sinceramente, me agrada ver longe, bem longe.


E então, e o futebol? Pois, o problema mantém-se. Tenho sido acusado de pessimismo, aliás, admito um certo pessimismo, mas insisto que na génese do mesmo estão sinais bem preocupantes... Como ando a ver Dr. House em doses substanciais, arrisco uma metáfora:

Se o nosso Benfica for o doente, o que lhe receitar? Um treinador novo?

Concordo que não. Já testámos esse tratamento e o paciente continuou a agonizar.

Melhores jogadores?

Sim, claro que sim, mas o investimento desta vez até foi feito e os sinais vitais não melhoraram...

O director para o futebol, o nosso Rui?

Não! Nem todo o meu pessimismo me vai fazer virar baterias contra o Rui, pelo menos não nos próximos 50 anos. O Rui é um clássico, é como a aspirina, só faz bem!


Antes de continuar, até porque não sei onde isto vai dar, recuo um pouco. O treinador até pode não ser parte do problema, mas também não está a ser parte da solução. O meu pessimismo alimenta-se aqui. Neste dilema. Não devo despedir mais um treinador, apesar de não estar a funcionar. Não há solução, só deixar andar. E sim, eu sei que temos que lhe dar mais tempo - tenho a certeza que todos nós lhe vamos dar mais tempo e se o Quique quiser cá ficará por mais um ano, pelo menos. Mas uma coisa fique clara, ele não é parte da solução. Não é ele que vai criar uma nova equipa, como fez o Camacho da primeira vez que por cá passou. O que se está a assistir é a um treinador que apesar de mexer com a maneira como a equipa se posiciona e movimenta não altera a sua personalidade, e isso será essencial para o salto que todos esperamos para o Benfica. A diferença que vai do porto para o sporting (na champions) é de personalidade, tem a ver com a psique do grupo. E se no porto tal não tem necessariamente a ver (só) com o treinador, na generalidade dos casos essa identidade é passada ao grupo pelo treinador.

O que eu tento dizer é, esta primeira época do Quique não soa ao começo de nada, apenas a uma continuação - e do que tem sido o nosso passado recente não vale a pena assistir a mais sequelas.

Mas vamos acreditar e dar mais um ano ao homem, afinal não nos resta mais nada e eu, secretamente, estou sempre à espera que seja no próximo jogo que vamos fazer o Barcelona parecer uma cambada de tropeços!

11 comentários:

Maestro disse...

Penso que ninguem é perfeito e Quique terá os seus defeitos tambem, mas no fundo ele é bom treinador, o Rui como tu dizes, é como a aspirina só faz bem.

Não vale a pena desesperar por uma má exibição, só vale a pena continuar a apoiar e esperar que seja no proximo jogo que façam o barça parecer um bando de tropeços.

No fundo no fundo todos os Benfiquistas tem esse secreto desejo.

Abraço Benfiquista

João Tomaz disse...

Concordo, em tese, com o post. O problema, e aproveito para responder ao comentário também, é que não estamos perante uma má exibição... estamos, pelo contrário, perante uma época quase inteira de más exibições.
Pior que errar, é fingir que não se percebe o erro e não actuar. O Quique é um erro de casting, pelo menos para o banco, já que as conferências de imprensa são excelentes...

Anónimo disse...

Somos os maiores. Afinal de contas, os assobios foram pró Cardozo e o treinador fala bem, veste-se bem e é bonito. Optemos então por continuar como as avestruzes, com a cabeça na areia. Talvez seja melhor, entrentanto, proteger o traseiro.

Anónimo disse...

Carissimo. Parece-me que faz uma boa análise. No entanto tem medo de tirar consequências dela. Neste caso só tem que concluir: Quique não serve logo, demita-se

Sérgio disse...

Na verdade, acho que no Benfica tem (quase) sempre faltado fazer uma última pergunta antes de despedir o treinador. Essa pergunta é:
Consigo arranjar um gajo melhor?
A sensação que tenho é que se fazem esta pergunta mas esquecem a última palavra. Coisa pequena mas importante. Dramaticamente importante. Eu só vendo o meu carro se arranjar um melhor! Ninguém vende um peugeot 106 4 velocidades de 92 para comprar um cintroen AX de 91 com 4 velocidades. Provavelmente o motor até é o mesmo...

Assim, e abandonando a medíocre metáfora dos carros, deixem-me dizer-vos que a minha prudência (ou medo!) deriva só deste ponto:
EU TENHO GRANDES DÚVIDAS QUE O BENFICA POSSA CONTRATAR ALGUÉM MELHOR!
Também me posso enganar, mas isso seria um golpe de sorte. E sabem que prova uso para sustentar este último pedaço de opinião? O passado! Deixo uma sondagem nova que gostava mesmo que tivesse afluência. Estou tão curioso com a resposta que nem a minha sei ainda...

Unknown disse...

Amigo Sérgio:

bem regressado sejas aqui ao cantinho do Camões e do Eça.

Novidades daqui, poucas, se bem que as que há são potentíssimas... A saber, a Margarida, claro, que tão atempadamente soubeste pelo qual me felicitaste.

Mas o motivo do meu comentário é decorrente daquilo que escreveste. Como bem sabes sou um adepto não acéfalo daquele que é reconhecidamente o melhor clube português dos últimos anos (décadas?) - diferente de o maior clube, já que esse é indubitavelmente o vosso adorado benfas.

E, esta semana, a FIFA veio dar razão àquilo que todos nós sabemos (todos, menos o Orelhas, que pelos vistos continua a viver no mundo da Lua - tenho pena de ter no meu clube um sócio tão burrinho, coitado).

Aqui vai aquilo que digo:

"Só para cultura geral……….

Carissimos,


Venho apenas informar-vos que o clube a que chamam Glorioso (ex-Glorioso?), acabou de ser retirado da página dos clubes históricos da FIFA, onde estava desde os anos 60!
É um dos momentos mais tristes na história do ex-Glorioso.
Adivinhem quem lá está por Portugal?

http://www.fifa.com/classicfootball/clubs/club=31015/index.html "

Comentários?

PS - Qué feito do Ric? Tenho saudades das prosas dele...

Abracinhos

Jotas disse...

o grane inimigo do SLB, tem sido a impaciência.
Para recuperar do fosso que neste momento nos separa dos corruptos, é necessário definir um trajecto e política desportiva a longo prazo, sem desvios à miníma contrariedade, como tem sido apanágio do benfica dos últimos anos.

Anónimo disse...

AL, só para sua informação. Se nós fomos retirados posso lhe garantir que o Liverpool e o Barcelona também. "Saímos" em boa companhia ...

A sua vontade de falar mal do único GRANDE português que se precipita nas "bôcas" que posta

Unknown disse...

Caro AS:

Devem ser os óculos de cabedal que (eventualmente) usa que o tornam tão obtuso... Quanto a isso, tudo bem, agora dizer que o que me move é dizer mal do "único GRANDE português" é de uma falta de inteligência tamanha.

A ver:

1º - reconheço a "Grandiosidade" do "vosso adorado benfas" quando lhe chamo o maior clube português... (ver 4º parágrafo)

2º - Se percebesse um pouco (que seja, vá) da língua de Camões, percebia as aspas que utilizo antes daquilo que considera uma "bôca" - já agora, boca não leva acento nenhum, o que responde ao início do ponto 2 - tendo sido retirado aquilo de outro blog (peço desculpa por não apresentar a fonte, para ser mais fidedigno, mas pensei que para pessoas "normais" as aspas chegassem), sendo que a única coisa para que serviu foi para pedir ao autor (estava-lhe dirigido, quando comecei por "Amigo Sérgio") do post para comentar, tendo em conta aquilo que ele escreveu sobre o sr. LFV ter dito que em poucos anos o SLB iria ser um dos maiores clubes não sei de onde...

3º - É graças ao estarem felizes por "sairem em boa companhia", lado a lado com o Liverpool e o Barcelona e não ficarem frustrados com essa situação (devido ao facto de não ganharem nada cá dentro há anos, lá fora há décadas, inclusive levando 5 de um clube grego e 7 de um clube que vagueia pela 2ª divisão de Espanha) que vos levou por onde andam: quartos lugares e afins...

Para bem do meu clube (do qual sou um "adepto não acéfalo" - ver considerações sobre aspas já proferidas), espero bem que continuem contentes por sairem em boa companhia e que continuem a amealhar tantos troféus como nos últimos anos (décadas?).

Posto isto:

alguém com cérebro quer comentar, de forma elevada e racional o que escrevi anteriormente?

Um abraço

rogerAjacto disse...

Epah, ninguém está interessado... Obrigadinho na mesma.

Afonso disse...

Volta Ricardo, estás perdoado...