segunda-feira, 2 de março de 2009

No comments...

“O primeiro semestre do exercício de 2008/2009 apresentou um resultado consolidado negativo de 9,35 milhões de euros e um resultado operacional consolidado negativo próximo dos 7 milhões de euros, os quais representam em ambos os casos um decréscimo face ao período homólogo anterior”, refere o comunicado.

Esta evolução está “significativamente influenciada pela diminuição dos proveitos gerados com a alienação de direitos desportivos de atletas, pela não participação na edição da Liga dos Campeões da presente época e pelo investimento realizado no reforço do plantel principal”.

A SAD do Benfica salienta, no entanto, que “as receitas televisivas atingiram neste semestre um montante de 6,1 milhões de euros, o que representa um aumento superior a 2 milhões de euros face ao período homólogo anterior”.

“Esta variação devesse ao facto da rubrica ter sido positivamente influenciada pela não participação na Liga dos Campeões, dado que a Benfica SAD teve oportunidade de comercializar directamente os seus direitos de transmissão”, facto ao qual “acresce a criação da Benfica TV, que reforçou o poder negocial do Benfica no sector audiovisual”.

O passivo da Benfica SAD atingiu os 147 milhões de euros, aumento “justificado pelo reforço efectuado no plantel principal através da aquisição de direitos desportivos de atletas e pelo aumento da respectiva massa salarial, aliado ao facto das receitas operacionais terem decrescido pela ausência da Liga dos Campeões”.

“Por contrapartida do aumento do passivo, observa-se nos valores do activo um crescimento de 13 milhões de euros”, tendo os capitais próprios diminuído “para um montante de 13,7 milhões de euros, condicionados pelo resultado líquido negativo alcançado no presente semestre”.

2 comentários:

Ricardo disse...

Sinais preocupantes, sem dúvida. Espera-se que este ano consigamos, pelo menos, a entrada na Champions. Caso contrário, poderemos estar a começar a ficar numa situação bastante débil.

Diz-me uma coisa: leste a notícia do CM, que falava na possibilidade de falência da SAD do Porto? Há alguma fiabilidade naquilo? É que, pelo que percebi (e percebo pouco, muito pouco deste assunto), não há grandes diferenças entre os números da SAD portista e os da benfiquista. Mas posso estar a dizer um enorme disparate.

Afonso disse...

Sinais muito preocupantes mesmo... Tendo em conta que está entre aspas, (“Esta variação devesse ao facto da rubrica..."), sempre gostava de saber quem escreve devesse em vez de deve-se...

Este é que é o verdadeiro flagelo deste post... O resto era mais do que expectável...