segunda-feira, 9 de março de 2009

Regresso

Acabo de regressar de 2 meses de viagem. Com esta frase simples mas cheia, pretendo explicar a minha ausência deste tasco, mas também introduzir o texto que se segue.

Estive longe e sem vontade de acompanhar o dia-a-dia neste cantinho à beira-mar plantado. Claro que cumpri com o básico e li tudo o que foi escrito neste blogue! Tive também curiosidade de investigar os resultados dos derbies e... pouco mais.


Ciente da minha ignorância em relação ao que se terá passado na liga sagres, proíbo-me de fazer qualquer juízo de valor. Ignoro se o Benfica ultrapassou o Barcelona na qualidade de futebol jogado, se tivemos a maior onda de lesões da história do futebol moderno ou se o Maxi Pereira foi eleito o melhor jogador da liga em Janeiro. Repito, não pretendo avaliar nada nem ninguém; mas deixem-me sublinhar o óbvio, baseado em parcas informações e na segunda parte do jogo de ontem:


Nestes últimos 2 meses nada mudou! Nada!

Eu substancio:


  1. Levámos na boca do Porto na Luz, e até parece que o senhor do apito molhou a sopa;
  2. Levámos na boca do Liedson, que se jogasse todas as semanas contra o Benfica era, seguramente, o melhor jogador do Mundo;
  3. Encontro-nos, sensivelmente, com o habitual desempenho estatístico (aqui sublinho o facto de ser quase impossível, para o Benfica de hoje, ter um melhor marcador no campeonato!)
  4. Não jogamos uma beata! Temos dificuldade em impor o nosso futebol quanto estamos a ganhar, mas também quando estamos a perder ou empatados.
  5. Não consigo ver ao fim-de-semana o fruto do que deve ser uma semana de trabalho; desta vez até temos um dez talentoso e não sei mais o quê e quem, mas jogar à bola é que ‘tá quieto!
  6. (Eu sei que o ponto 4 e o 5 são a mesma coisa, mas precisava de espaço para explanar a minha indignação frustrada com os espectáculos que nos têm sido oferecidos!)
  7. As outras equipas perderam muito do respeito que tinham por nós. Jogar com o Benfica é mesmo uma oportunidade para ganhar.
  8. Os árbitros portugueses são a maior nódoa e acumulam erro atrás de erro. E ontem nem fomos propriamente prejudicados, se calhar a Naval até teria algo a dizer nesse capítulo - pelo menos eu sei que teria, se tivesse sido ao contrário (lance do 2º golo).


Resumindo, não é sem algum desânimo que regresso para uma realidade de crise, desemprego e Sócrates, depois de embalado por aventuras de mochila às costas. Poderia, contudo, haver recantos acolhedores onde me ambientar, o velho clube de sempre, essa camisola encarnada que veste a minha paixão pelo futebol poderia bem sê-lo! Mas não! Nada disso... Nem Rui Costa, nem Quique, nem Suazo, nem mesmo o Aimar souberam botar a bola p’rá frente e tirar o Benfica desta apatia crónica que o envolveu e para a qual não consigo vislumbrar antídoto.

8 comentários:

Inês disse...

Eu também tenho algo a dizer!
Sou do Benfica porque o meu pai me ensinou a dizer BEN-FI-CA primeiro, que era mais fácil que SE-POR-TING... O Porto estava fora de questão :)
Pode-se dizer que até gosto de futebol...em pequena vi jogos com o meu pai, lembro-me de lhe perguntar o que era "fora-de-jogo" e ele me explicar mal e porcamente, porque estava um lance mais importante a decorrer no momento... lembro-me de chorar na liga dos campeões, de cada vez que o Benfica perdia com o Milan...
E do papá passei para os namorados (sempre escolhi namorados do Benfica, só houve um que não era, mas também não era português!!) e fui várias vezes ao estádio da luz, e atenção, as últimas vezes até fui eu que arranjei bilhetes!!!
Mas feitas as apresentações, só queria dizer uma coisa: não há grande motivação para ver o Benfica actualmente... eu lembro-me de ter começado a época motivada, porque o Quique até é giro e tal... mas agora não tenho interesse nenhum, e é essa a grande diferença entre nós... se não dá em nada, cansa, não acham? guess not... não vos censuro, muito!
E Sérgio, agora para ti, esquece o Benfica e vamos é ver o Boca Juniors a jogar!!

Anónimo disse...

Não levámos na boca do Porto na Luz.

Na Luz como no porto o resultado foi 1-1.

E sim, fomos indecentemente roubados no jogo no porto, em que a equipa da casa (ou antes, da pocilga) só chegou ao empate através de um penalty que não existiu e que o árbitro a 2 metros do lance resolveu assinalar.

Seja derrotista o que quiser, mas ao menos cinja-se aos factos.

rogerAjacto disse...

Arséne,

Não é ser derrotista... Quem me dera poder concordar consigo e excumungar este tal de Sérgio, que se diz adepto e enquanto andou a laurear a pevide, nem se lembrou do seu/nosso Benfica.
Mas infelizmente ele tem razão. Ok, cometeu um erro factual pois o Benfica não perdeu com o porto... Ou então simplesmente entende que empatar já é levar na boca e se assim for não o acusem de derrotista...
Mas infelizmente ele tem razão...
Tens razão, foda-se lá esta merda! Quando é que um adepto do Benfica vai poder ficar descansado quando a equipa marca cedo? E aqui marcar cedo pode ser até ao início da segunda parte... Eu falo por mim, já não me lembro do jogo que ganhamos sem o credo na boca. É esta a sina de um benfiquista agora?
Desculpem lá o desabafo, mas aproveitei o nosso colega derrotista e deixei-me envolver em pessimismo. É que não vejo futuro, não consigo ter esperança... É desesperante... Desculpem...

Abraços

rogerAjacto disse...

Inês,

Que lufada de ar fresco, um comentário feminino... Apesar do conteúdo igualmente derrotista, não é?!
Seja como for, benvida ao clube. Quer dizer, do Clube já tu és, não é?!

Beijinhos

Sérgio disse...

O seu comentário, Sr. Arséne Lupin, deixou-me infinitamente triste. Apercebo-me que fui mal interpretado, duplamente!

Primeiro, a sua postura educada e polida aliada a um discurso estruturado e factual mostra que se enganou a meu respeito. Este é um tasco humilde e eu sou apenas o barrigudo que se encontra no final do balcão a içar minis e arrotar cascas de tremoços. Não sou para ser levado tão a sério. Está claro que deve ter entrado só para comprar tabaco e não sabia bem ao que vinha - aqui não se aprende nada mas a mini é fresquinha e baratinha. Sente-se e beba umas que a primeira pago eu!
Ainda continuando a descascar a minha mágoa com o seu comentário e a certeza de que não me compreendeu, lembro-me de um provérbio chinês que diz algo como “Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo” - mas como sei que não sou sábio fico certo que devo ter apontado mal.
Sabe, não era nada disso... a mim soube-me a derrota estar a acompanhar o jogo e perceber que o desfecho era o mesmo de sempre, que não íamos conseguir segurar a vitória e falhar o ataque à liderança do Porto. Sim, porque para os gajos, e dada a situação, o empate até soube bem, não perderam nada - nós é que perdemos uma hipótese de recuperar pontos, de os fazer sangrar. Mas mais do que isso, eu apontava para toda uma época, não para um jogo...

P.S.: Obrigado rogerAjacto! Afinal nem apontei assim tão mal...

Anónimo disse...

Não vim enganado, costumo ler a generalidade dos blogs que tenham a ver com o nosso Glorioso.

Agora, pessimista não sou de certeza. E sim, sou factual.

E faço comparações com o passado recente. Acho que este Benfica vai no rumo certo, e que não tem comparação com o Benfica do ano passado. Nem com o de há 10/12 anos atrás.

O que me espanta é que não se olhe a isto. Aproveitando as suas palavras, o melhor é olhar para a Lua (aquilo que esta equipa pode fazer não só este ano, mas nos próximos, se o nosso pessimismo não obrigar a mais um "novo ciclo"), em vez de olhar para a qualidade de jogo em alguns jogos (execrável, é verdade).

E como o meu amigo diz e muito bem, os árbitros portugueses são a maior nódoa que pode haver. Se não fossem os erros desses senhores, o porto não se tinha conseguido pôr de pé após o péssimo início de campeonato que fez, e nós teríamos mais alguns pontos e estaríamos na frente do campeonato.

Mas como sou realista, sei que mesmo assim, iria haver profetas da desgraça, pois não estávamos a jogar bonito, nem a ganhar a todos por 15-0, como era antigamente.

Antigamente, no tempo em que a equipa da terra treinava ao sábado e jogava ao domingo, que durante a semana os jogadores eram o padeiro, carteiro, etc..., locais.

Hoje em dia os adversários, mesmo das equipas "pequenas", são atletas profissionais que treinam todos os dias e que estão em forma. Mesmo que não sejam os melhores executantes.

Bem, já me alonguei um pouco, tudo isto para dizer: olhe para Lua o que quiser, mas ao menos tente adivinhar um sorriso na sua face.

Ricardo disse...

O que vai para aqui de forrobodó!

Um homem larga o tasco durante 5 minutos para ir ali ao Arco ao Peep Show e quando chega está arrumada a confusão. Arsénio, tenho gelo para esse olho negro, tem calma. Senta-te que eu já te trago três cubinhos enrolados na toalha de limpar as panelas, espera aí.

Inês, não sei como caíste neste sujo e mal frequentado antro mas parabéns pelo comentário. Mais um bocadinho e tens direito a uma Carlsberg:)


Quanto ao assunto propriamente dito, direi assim: não sou tão dramático nas palavras (nos pensamentos?) mas concordo com muito do que diz o colega Costa. E fica assim, por agora. Vou passear o Jim, que é o cão. Comprei-lhe agorinha mesmo uma trela e uma coleirinha novas. A cor? Como se vocês não soubessem já...

Anónimo disse...

São os árbitros, pá... Os árbitros!!! Sempre contra nós.