domingo, 21 de junho de 2009

José Torres, o Bom Gigante

O nosso grandão dos anos 60 tem uma doença degenerativa há já uns bons anos e a família tem tido dificuldades em arranjar condições financeiras para poder responder, da forma mais digna, aos requisitos que a própria doença exige.

Visto que a Fundação Benfica - que serve, essencialmente, para ajudar quem precisa mas parece não servir para dar a mão a um dos maiores símbolos da nossa História - não tem tido a atitude que dela se espera, proponho-vos o seguinte, na sequência de uma ideia que este blogue defende e que passa, em linhas gerais, pela aglutinação e dinâmica dos próprios adeptos em redor de causas benfiquistas:

- Combinamos um jantar em que cada benfiquista, no fim do mesmo, dará a ajuda que achar justa ou que puder disponibilizar. O dinheiro recolhido será entregue em mãos à família de José Torres. Sem abrirmos contas nem enviarmos o dinheiro para intermediários. Nós próprios, adeptos, faremos chegar o dinheiro à família do Bom Gigante.

O que acham?

Além de podermos contribuir para uma causa que devia ser tratada de forma mais digna por quem nos dirige, parece-me uma boa oportunidade de unirmos benfiquistas em torno da nossa causa maior, o nosso clube.

Dependendo da adesão que mostrarem na caixa de comentários, seguiremos (ou não) com esta ideia para a frente. Digam de vossa justiça.

21 comentários:

Paulo Cb disse...

Boas,
Ricardo, podes contar comigo para o for necessário.

Glorioso abraço.

Anónimo disse...

Parabéns !
Pena nao estar ai !

Vou conversar com amigos que ai estao, nomeadamente o que abriu o topico no serbenfiquista !


E PLURIBUS UNUM

Inês Miguéns disse...

Isto é o Benfica.

Estou a passar mensagem no meu blogue.


Boa Sorte e que a adesão seja muita

Ricardo disse...

Obrigado aos que já responderam.

Gostava que fizessem uma coisa: os que comentam, digam se estão disponíveis para o jantar, para irmos fazendo a contagem das pessoas e, posteriormente, fazermos a marcação.

Uma nota: no post falei em benfiquistas mas é óbvio que qualquer adepto de outro clube pode juntar-se à causa.

Para os que não puderem ir ao jantar e quiserem ajudar, em breve arranjaremos forma de receber a vossa ajuda.

Por isso proponho que quem comente escreva qualquer coisa: "conta comigo. Vou ao jantar" ou "conta comigo. Não posso ir ao jantar mas quero ajudar."

Uma coisa deste estilo, só para irmos fazendo a contagem.

Obrigado a todos. Vamos ser Benfica!

John Billy #37 disse...

Ricardo, depende da data. Como sabes sou do Norte, mas gostava de ajudar e assim, ainda aproveitava para conhecer o pessoal.

Paulo Cb disse...

Para o Jantar podes contar,

E vou começar a tratar dos Textos apelativos.

Em relação aos fundos tenho umas ideias, podemos falares depois, se assim o entenderes.

Abraço

mago disse...

"conta comigo. Vou ao jantar"

Desde que não calhe em férias (meados/finais de Agosto). E parabéns pela iniciativa.

Americano disse...

Ricardo, parabéns pela iniciativa, é louvável e uma verdadeira lição para outros que se deviam preocupar e não o fazem. Posso tentar ajudar a arranjar os contactos da família, se necessário.

Eu naturalmente quero estar presente, mas felizmente aproxima-se uma data que por motivos pessoais me vai roubar muito tempo. Por isso se a data for compatível "conta comigo".

Starblade disse...

Eu não sei ainda a data, portanto não me comprometo.

Mas gostaria de dar uma ideia; um jantar num restaurante serão para aí 15 Euros no mínimo. E que tal se o pessoal fosse jantar tipo ao McDonalds ou Cª das Sandes (eu sei, escusam de criticar...) e os 10 Euros que se pouparia por pessoa (pois podemos comer por 5) daria para juntar ao dinheiro a dar ao Bom Gigante.

Se forem muitas pessoas, esta poupança ainda dará um bom valor.

Jotas disse...

Caro Ricardo, é com enorme alegria que te anuncio que foi formalizada durante a semana passada, uma aquisição relâmpago e guardada no segredo dos deuses, pois esta será quiçá, a melhor contratação da época do SLB.
Tá tudo no Desporto...

Paulo Santos disse...

Acho uma excelente ideia. Subscrevo.


Depois digam qualquer coisa.


Abraço

Ricardo disse...

John,

é uma questão de combinarmos e tentarmos encontrar uma data conveniente a todos. Se for num fim-de-semana, por exemplo, já permite a uma pessoa do Porto poder vir a Lisboa. O jantar será quando e onde as pessoas decidirem.

Paulo,

tenho tido dificuldade em ver o que enviaste. Quando puderes, envia novamente.

Starblade,

percebo a tua ideia, faz sentido. No entanto, acho que um jantar pode ser mais lógico por permitir juntar mais gente (não sei quantas pessoas serão, mas imagina 30 pessoas num McDonald´s. Acaba por ser mais confuso do que qualquer outra coisa) e, já que se juntam uns benfiquistas, acho que tem sentido sentar os bípedes e permitir uma convivência mais íntima e durante mais tempo, com copos e petiscos à mistura.

Sim, porque estarmos ali pelo José Torres não é sinal de dramatismos ou de termos de estar macambúzios. Se a ideia é juntar dinheiro para a família do Bom Gigante, que a malta se divirta e discuta o nosso clube também!

Jotas,

não percebi. Mas pareceu-me bem.


A todos os outros: obrigado por juntarem a vossa voz a esta ideia.

rogerAjacto disse...

Boa ideia,

Ao jantar não sei se poderei ir já que não estou em Lisboa... Mas um pequeno contributo posso fazer chegar de alguma forma. Ainda assim, marca aí a data que pode ser que dê para aparecer.

Abraço.

Algarviu disse...

Acrescenta aí o Algarviu com dois pontos de interrogação.(nunca antes de 20 de Julho)

Paulo Cb disse...

http://s670.photobucket.com/albums/vv68/pacuba/?action=view&current=josetorres.gif


Este demora um pouco a passar tudo:

http://i670.photobucket.com/albums/vv68/pacuba/jtorres.gif

Anónimo disse...

Mais uns a usarem o José Torres contra quem trabalha no Benfica. Esse comentário sobre a Fundação Benfica só pode mesmo vir de um imbecil.

José Torres sofre de uma doença complicada e incurável. Contra isso nada o Benfica, os seus adeptos e dirigentes podem fazer.

Quanto ao apoio financeiro, posso-te dizer que o filho do bom gigante já o recusou em tempos. A familia não é rica, mas tem meios para lhe dar as condições que ele precisa neste momento da vida.

Já agora, sabes quantos milhares de Portugueses sofrem dessa doença e vivem em casas sem condições mínimas? E sem acesso ao mínimo de cuidados de saúde? Sabes? Deves saber e deves ignorar porque não te interessa divulgar.

Infelizmente, como já o disse anteriormente, Torres tem uma doença incurável e não é por realizarem jantares que isso vai mudar.

Se soubesses alguma coisa do que é uma Fundação e para o que serve, e se tivesses alguma vez lido (ou tentado ler) os objectivos da Fundação Benfica, talvez tivesses a dignidade e a sensatez de não misturar os assuntos.

Já agora proponho-te... em vez de ires jantar a um lugar pomposo e gastares 20 ou 30 euros (tu e os teus amigos), dá mas é o dinherio a uma instituição de caridade, que ajude desfavorecidos.

E quem te o diz, é alguém que anonimamente (sem qq publicidade ou protagonismo) o faz regularmente.

mago disse...

Quanta educação, anónimo... Também és assim na vida real ou só na blogosfera 'anónima' é que entras com um "imbecil" logo no primeiro parágrafo?

Mete impressão. Alguém que consegue falar e argumentar (pelo que o resto do comentário mostra) opta por entrar logo a pés juntos, em vez de explicar por A + B os erros (na sua opinião) do autor do texto. Assim se vai 'enriquecendo' a nossa blogosfera...

Rui Pinho disse...

Boas!

A ideia é óptima, assim como a intenção.

No entanto, acho por bem ter em atenção que seria conveniente entrar em contacto com a família de José Torres e saber da parte deles se há necessidade e abertura a receber algum tipo de apoio.

Por uma questão de respeito não só pelo próprio, mas principalmente pelos familiares, que são os que mais sofrem com a situação de José Torres.
E há que respeitar a sua vontade.

Isto porque, infelizmente, José Torres já 'faleceu' há algum tempo. Por esta altura só cá está uma presença física do que o Bom Gigante já foi.
Não se indignem ou choquem, sei bem, bem demais até, do que estou a falar.

A minha eterna solidariedade para os seus familiares e o meu eterno agradecimento a José Torres.

P.S.: a haver feedback da parte da família, estou disponível para colaborar como puder. Para o jantar/almoço, principalmente por motivos geográficos, já será mais complicado.

Cumprimentos,
Benfica Sempre!

Viriato de Viseu disse...

MEOs,
Muita calma nesta hora.
O Anónimo tem alguma razão !!!

Não seria melhor, perguntar à FUNDAÇAO BENFICA o que é que está planificado para ajudar o NOSSO Bom Gigante e só depois actuarmos?

É que, mesmo que se reunam 50 ou 100 benfiquistas num jantar em que se poupem 10 euros cada um para os entregar à família, seriam 500 ou mil euros, o que não aquenta nem arrefenta para o que está em causa.

A familia do nosso TORRES não precisa desse dinheiro para nada.
Não acho que a miséria seja assim tanta!!!

Também já li, que o filho disse não precisarem de "esmolas" a ajuda de que necessita, não passa por aí.

Mais,
Se esse jantar for combinado aqui neste site, à vista de todos os Andróides e seus submissos, contem com problemas e penetras indesejáveis para vos "abrilhantar a festa"

É preciso muito cuidado.

E eu que o diga pois já organizei vários encontros, sem qualquer problema utilizando os meus métodos, que passam pelo secretismo!!!

Um abraço a todos!!!

Ricardo disse...

Amigos,

é óbvio que a família será contactada antes de marcarmos o jantar. Aliás, pensei em convidar a esposa de José Torres para o mesmo. Porque seria lógico que algum familiar estivesse presente e para que a ajuda que os benfiquistas quiserem dar vá, em mãos e sem suspeitas estranhas, directamente para quem queremos ajudar.

Quanto ao sítio a escolher, os que forem serão contactados por email, nunca por aqui, logo as possíveis parvoíces que pudessem ocorrer serão cortadas pela base, Viriato.

Se a família disser que não precisa de ajuda financeira, como alguns aqui defendem, o jantar irá na mesma para a frente (desde que tenha membros suficientes). Primeiro, porque, mesmo que não seja necessária a ajuda, é uma forma de juntarmos uns benfiquistas. E depois, e igualmente importante, porque nada nos impede de homenagearmos à nossa maneira José Torres. Com ou sem dinheiro à mistura.

O que me entristece é que qualquer coisa que se queira organizar tenha de ser sempre vista, aos olhos de alguns, com segundas intenções. Mas isto é o Benfica dos nossos dias. Longe vai o tempo em que os adeptos se juntaram, pagaram e foram para um terreno construir um estádio.

José Marinho disse...

Meu caro anónimo, mesmo correndo o risco de lhe parecer um imbecil, vou contar-lhe um episódio real. No ano de 2006, uns meses antes da realização do campeonato do Mundo, no âmbito de alguns programas que apresentei na Sporttv sobre os vários filmes oficiais dos Mundiais, propus à direcção de programas da Sporttv, realizarmos um conjunto de programas em estúdio sobre a participação de Portugal em fases finais de campeonatos do Mundo. Entre as várias iniciativas, propus e foi imediatamente aceite, que em cada um desses quatro programas, se procedesse ao leilão de quatro camisolas da selecção nacional. Os números eram evocativos de cada um dos Mundiais, 66, 86, 02 e 06. As camisolas foram assinadas por Eusébio, Futre, Figo e Ronaldo. As camisolas foram oferecidas pela Nike e eram réplicas das que foram utilizadas em 2006 pela nossa selecção. Durante quatro programas, as camisolas foram leiloadas. É dessa altura que resultam os meus contactos com a família de José Torres, o dinheiro que conseguimos apurar com a iniciativa foi muito digno, pelo menos muito mais digno do que todo o comportamento da direcção do Benfica até esse dia. Aliás, se quiser, sem exaltações e sem sequer recorrer ao insulto antes de se informar primeiro, convinha que falasse com a esposa ou a filha de José Torres e lhes perguntasse duas coisas: em primeiro lugar, o que pensa a familia sobre estes actos de solidariedade e segundo o que pensa a familia de José Torres sobre alguns comportamentos indignos da direcção do Benfica e muito particularmente do seu presidente. Talvez nessa altura perdesse toda a vontade de insultar as pessoas, apenas porque alguns de nós lamentam a falta de memória benfiquista que a direcção actual do nosso clube repetidamente continua a demonstrar em relação ao tratamento que dá a algumas das maiores glórias da nossa história desportiva. E não é a Fundação que resolve isso, porque a memória resolve-se dentro de nós. E se não está connosco, também não está com as instituições.
Quanto ao jantar, meu caro Ricardo, se o objectivo é fazer caridade, asseguro-lhe que a familia de José Torres não precisa nem aceita. Se o jantar é mais uma oportunidade para evocar a memória de um dos maiores exemplos de benfiquismo descomprometido e apaixonado, então conte comigo. Eu vi José Torres em sua casa e acamado e, por isso, digo-lhe. Aquele homem não pode ser esquecido. Mas acredite, não é o dinheiro que faz correr os seus familiares. É o respeito pelo seu nome e o reconhecimento pelo seu benfiquismo.