terça-feira, 2 de junho de 2009

Pobreza de espírito

O Benfica e a luta interna pelo poder. O LFV teve uma fantástica passagem pelo Benfica e, houve um momento, alguns anos atrás, em que poderia ter preparado uma saída, argumentar que tinha cumprido a sua missão e partir. Teria sido um ciclo marcante e teria ganho, com certeza, um lugar de destaque na história do clube. Talvez um busto em bronze, nunca se sabe! Mas não, tinha que se armar em político e fazer daquilo carreira. Para mim, um presidente do Benfica será alguém que se destacou dos demais no cumprimento da sua vida profissional e pública, e que, aliado ao seu benfiquismo de uma vida, vê esses louváveis atributos reconhecidos pelos seus pares, assumindo o lugar mais alto na hierarquia encarnada com o genuíno orgulho e motivação de servir o Benfica, e saindo antes de se servir dele. Um presidente deve chegar quando o clube precisa dele e não o contrário. Veiga e Vieira revelam-se ambos aquém deste perfil, pobres de espírito incapazes dessa nobre e desinteressada generosidade de que falo. São antes dois bêbados cambaleantes, sedentos dessa vertigem de poder que brota, embriagante, do trono benfiquista.

O Sporting. Bettencourt ainda me enganou durante uns dias, mas essa de que os treinadores de prestígio não fazem pré-acordos, entre outros sinais de arrogância, já vieram garantir mais do mesmo no futebol português. Pergunto-me se continuará com essa pobreza de espírito de ser a dama de companhia do Porto. Deve ser formidável ficar em segundo. Lembra-me a rapariga que era amiga da menina popular, que mandava recadinhos da amiga popular ao rapaz giro e que, no final, ficava com o amigo narigudo e baixo do rapaz giro...

O Porto. Clube com duas décadas praticamente sem par no mundo do futebol dos mais pequenos. Pinto da Costa, esse dirigente mítico, que alcançou num clube o que, julgo, poucos imitaram. E, ainda assim, quando vem ao estádio nacional para conquistar o troféu número trinta e sete mil, oitocentos e quarenta e dois do seu reinado, não se contém e vomita que gostaria de jogar na Luz para nós podermos ver bom futebol. Lindo! O gajo não consegue. É quase cómico. É, também, divinamente irónico. Essa mentalidade tacanha, mesquinha mas tenaz, esse orgulho de minoria, tão salazarista, é, ao mesmo tempo, o segredo do sucesso portista e a derradeira barreira para a sua grandeza. Por isso, o PC chega ao Jamor com uma irritabilidade menstrual, soltando bocas flatulentas e ressabiadas, evidenciando uma incapacidade para atingir o êxtase, a satisfação, a tranquilidade esperada após tudo o que conquistou. A razão é simples: na sua pobreza de espírito é incapaz de encontrar dimensão para ser grande, magnânimo, por uma vez que seja!

13 comentários:

Americano disse...

Excelente post :)

Bandalarga disse...

Sou benfiquista, acho que preferia ser do Porto. Seria mais feliz decerto.

Ricardo disse...

Enorme post!!! :)

Está tudo certo mas aquela comparação com a amiga da menina popular consegue atingir a genialidade.

PS - Informo, para os curiosos na campanha deste blogue, que não falta muito para sair o logo desta candidatura. Esperem ardentemente por novidades.

Pedradanocharco disse...

Seguindo pela onda aqui do bandalarga, o nosso presidente LFV, era só darem-lhe legitimidade e vomitava igualzinho ao PDC.
Já fomos GRANDES num pais de grande futebol, agora somos encolhidos e cada vez mais pequenos num pais de futebol pequenino.

Rui Pinho disse...

Grande post :)

Provocação, ou não:

Qual de vocês era o amigo do GAJO popular, que se babava de falar com a miúda gira que gostava dele, indo depois para casa vocês sabem fazer o quê?

É que aposto que isso era (é) mais com rapazes do que com girls :)

Cumprimentos,
Benfica Sempre!

rogerAjacto disse...

Brutal! Este texto está divinal, estou sem palavras.

Alegre, sempre! disse...

O título do texto resume na perfeição este futebol português tacanho, de vistas curtas, mergulhado na suspeição, no oportunismo, e na provocação.

Quanto ao Benfica para já estamos confinados a três “segundas escolhas”. Veiga, B. Carvalho e Vieira não merecem a minha confiança. Os primeiros porque não e o último porque já não.

Águiadouro disse...

Quanto ao nosso Benfica, estou tão estupefacto com o que se vai passando que nem tenho palavras.

No que respeita à lagartagem, não sei se de facto Bettencourt mostra arrogância ao dizer aquilo que disse. Certo da vitória eleitoral, parece já estar a conquistar terreno lá dentro. O que é verdade é que Erikson, ao contrário do que se afirmou antes, também não aceitou ser trunfo eleitoral.

Também desconheço de facto o que ainda move PC contra um Benfica que todos os anos parece ficar mais de rastos. Mas depois de mais uma época em que fomos campeões de pré-época e em que as coisas até correram mais ou menos ao FC Porto (falhou na Taça da Liga)até lhe perdoo as farpas que nos enviou no final da Taça. Tem piada o gajo!

Uma última nota: depois de anos agarrados aos triunfos do passado já longínquo, a nossa massa associativa e simpatizante parece agora enveredar numa obcessão de maledicencia em relação aos directos adversários. "OK! Somos maus e admitimos no primeiro parágrafo mas vamos depois falar mal dos outros que fazem algo mais para nos alegrarmos uns aos outros e seguirmos prá próxima época sem sermos muito enxovalhados." Cuidado! Não deixem o desespero tirar-nos a pouca dignidade e grandeza que ainda temos. O caminho não é este.

Rui Pinho disse...

Já agora,

E deixaram-se de coisas e apresentarem a candidatura? Já vai sendo tempo, e se a coisa é antecipada, como parece que vai ser, convém já terem tudo definido, para não serem apanhados desprevenidos.

Eu preciso de ter em quem votar, em quem acreditar!...

Cumprimentos,
Benfica Sempre!

Anónimo disse...

Vcs Deviam levar com o Damasio e com o vale e azevedo novamente par a darem valor a este presidente.
ganhem Juizo.
Sabem quanto dinheiro do Bolso e avais pessoais O viera pos no benfica, se não não sabem perguntem ao bes eu Sei.
Saudações benfiquistas

Helena Nunes disse...

Concordo contigo Águiadouro

Sérgio disse...

Águiadouro,
Nem estamos assim tão distantes.Eu pensei que o Sr. Bettencourt ia ser mesmo uma grande lufada de ar fresco.Sei que não foi especialmente arrogante,mas afirmações como "ainda tenho uns socos para dar!"(acho que foi assim) - entre outras, mostram que não está para inovar.Tentei aludir a um desejo meu que passa por ter três presidentes dos três grandes que tenham nível e classe. Quanto ao resto, criticar os outros não me dá prazer nenhum, nem me tira da lama. Agora, sinto que um espectador dos últimos 20 anos do fut português se pode dar ao direito de se admirar com a atitude do PC. Queixamo-nos do ambiente dos estádios e do comportamento das claques, mas a verdade é que grande parte das direcções e presidentes do fut nacional sempre tiveram a preocupação de exacerbar esses ódios.Há muita malta que tem que ter a noção que assim que se sai do estádio somos todos amigos e há é que acabar o fds a partilhar umas bujas. E aí, acho que o PC falha muitíssimo, e é uma falha que, por vezes, tira descernimento aos portistas e a grandeza moral que o clube merecia.É inegável que o clube sempre se barricou...Não acha que tem sentido o sr. PC, como qualquer português, quando instado a comentar o estádio, dizer uma trivialidade qualquer sobre a beleza do estádio e patati patata recinto histórico do nosso futebol e ganhar mais um título sem mácula, com as machetes do dia seguinte a serem só os feitos da equipa??

Anónimo,
Mas eu concordo consigo. Quando falei no busto não era gozo. O papel desenpenhado por LFV foi crucial na nossa história. Mas se calhar o seu perfil já não se adequa tanto ao momento actual - será uma conclusão quase óbvia, não é?O que lhe falta - sucesso desportivo - já falta há 5 anos. Porque não dar o lugar a outro? Ou porque, de certa forma, ter salvo o clube tem direito ao lugar até à eternidade? É esse o raciocínio?

Passaralho,
Não é para me perservar, mas na minha turma, o que havia mesmo era uma miúda popular e duas que andavam sempre na sua sombra! :)

Abraço a todos

João Capachinho disse...

Sérgio, nas últimas 10 épocas tivémos vários jogadores que nos deixaram de água na boca à espera do próximo Eusébio. Vibrei com o Edgar, o Akwá, o Mantorras (com que ainda vibro), qualquer um bom projecto de futebolista que aliasse a uns toques na bola uma pele mais escura e o faro do golo. Perdíamos época atrás de época mas sonhava e sentia o que era de facto a mística benfiquista.

De momento temos um presidente que consegue desmistificar a figura dos jogadores, do treinador, da equipa, enfim... daquilo que é mais importante no futebol e, principalmente, daquilo para que sempre viveu e sempre deverá viver o nosso Benfica. Também se esquece de nós sócios mas parece que por vezes basta usar bigode e mandar umas bujardas a pôr culpas nos outros para nos convencer a segui-lo para os pastos verdes que anda a prometer há anos.

Compreendo a revolta contra Britos, Damásios e Vale e Azevedos se bem que acho que os primeiros, de boa fé, não conseguiram ver mais além por incompetência e por acharem que a grandeza do Benfica seria suficiente. No entanto, não compreendo esse sentimento de gratidão, subserviência e mesmo admiração para alguém que se limitou a imitar os projectos já avançados pelos outros grandes e aplicá-los num clube com a imagem e a potencialidade do nosso Benfica. Analisando o que tem feito, está muito aquém daquilo que nos deve e deixa-nos ao fim de 7 épocas ocupados com guerras internas sem saber daquilo que verdadeiramente se passa no seio do nosso clube e aparentemente apenas à espera de que ele se suceda a ele próprio, desconhecendo qualquer viabilidade dos seus projectos.

Sinto-me revoltado e amargurado que assim seja. De facto para mim, pode vir Kentucky em vez de entremeada, podem vir Di Marias em vez de Akwás... Mas com este presidente a mística benfiquista está muito ameaçada.