quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

O preço da falta de atitude

Não me apetece dissertar sobre o que se passou na Luz. Foi de tal modo mau que me parece uma estupidez debater os assuntos tácticos (ainda que eles, mais uma vez, revelem o desnorte de Jesus). Quando uma equipa que entra de pijama em campo decide fazer a cama ao treinador, até podiam estar em campo Casillas, Dani Alves, Carvalho, Piquet, Lahm, Busquets, Xavi, Iniesta, Ronaldo, Messi e Villa. Queria só relembrar aos jogadores do Benfica - não que eles pareçam muito importados com isso - que, além do prestígio que deitaram na lama, além do dinheiro que fizeram o clube perder e além do desrespeito total que revelaram pelos adeptos, há uma outra realidade que, e apesar do anjo Lacaralhette vos ter salvo do abismo, a vossa atitude revelou:

Em vez de defrontarem um destes:

Basileira, Rubin Kazan, Glasgow Rangers, Lech Poznan, Aris Salónica, Gent/Lille, PAOK/Dínamo Zagreb, Bate Borisov, Sparta Praga, AEK, Young Boys, Metalist, Sevilha, Steuaua Bucareste/Nápoles, Besiktas

irão jogar contra um dos seguintes:

Spartak Moscovo, Ajax, Twente, Manchester City, Bayer Leverkusen, Villarreal, Dynamo Kiev, CSKA Moscovo, Zenit, Estugarda, PSV, PSG, Liverpool


Obrigadinho por tudo e vão para o caralho, se Jesus quiser, está bem?

10 comentários:

M disse...

podes crer..depois do jogo do Olhanense, que ja tinha sido dificil de engolir, levamos com este...

custa-me tanto olhar para o relvado e ver gajos, em vez de comerem a relva, andarem a fazer um joggingzito light....

um dia destes terá de se saber o que se passa, isto não é nada normal numa equipa campeã nacional, que ganhou com o brilhantismo que ganhou e que perdeu apenas 2 jogadores, excepcionais mas apenas 2...

algo se passa/passou...

João Silva disse...

É que é mesmo isso, a diferença de opositores que apanharemos por estes gajos não terem querido ganhar. E não me venham com merdas, estes gajos não quiseram ganhar, não quiseram jogar, pelo menos. E isso não podemos aceitar!
Agora levam com uma equipa fodida e vão de vela.

Acho que o Jesus está a mais, já não tem condições para continuar a ser o treinador do Benfica. Custa-me dizer isto mas não vejo forma de ele apanhar de volta o balneário.

Karl disse...

Foram 2, M mas foram dois extremamente importantes. Um que equilibrava o nosso meio-campo, outro que desequilibrava o meio-campo e defesa dos outros. Acho redutor dizeres isso.

M disse...

Karl, percebo o teu ponto de vista...nao concordo com a questão do redutor.

vendemos 2 jogadores para 2 para clubes, que tirando historial, em nada lhe podemos fazer frente.

2 jogadores extraordinários, 2 jogadores que custam uma valente pipa de massa.

Pergunto: teriamos a obrigação de encontrar/ter disponibilidade financeira para adquiquir substitutos à altura?

se assim fosse, nao havia razao nenhuma para nao estarmos com quebra competitiva e exibicional...terimaos esquema de jogo, tira peça, mete peça. voi lá...parece que não se pode exigir isso....

relembro que Di maria levou 3 anos de futebol na Luz para chegar a esse patamar de desiquilibrador e o outro so chegou pelo valor que chegou pelas combinações comerciais que foram efectuadas....

logo, a lógica seria encontrar substitutos para tais jogadores em condições possiveis...

foi feito? responsaveis dizem que sim....
foi realmente feito? eu acho que não!

Agora pergunto eu...
essas lacunas justificam a falta de empenho? a gritante capacidade para reagir?
Já todos vimos equipas (recentes ate) de nosso clube, com qualidade inferior a este plantel a fazer frente a equipas de outro nível...

ate penso que, mesmo saindo os 2 jogadores, temos plantel, se calhar para não ser tao espectacular, mas para ser igualmente competitivos temos sim senhor...haja clarividencia na parte técnica e haja garra d aparte dos jogadores.

o que não tem havido....digo eu.

Saudaçoes Benfiquistas

Ricardo disse...

Nesta questão, estou com o M. Ramires e Di Maria fizeram uma época brutal e interpretavam o modelo do Jesus de forma sublime: a equipa dava prioridade às investidas pela esquerda para os desequilíbrios do Di María, enquanto do outro lado Ramires era dono e senhor das compensações defensivas e até dos desequilíbrios ofensivos porque tinha (tem) essa capacidade física e táctica.

Agora... este ano o Jesus tinha duas hipóteses: mantinha o sistema e alterava o modelo (porque não tinha exactamente os mesmos jogadores) ou mantinha o modelo e alterava o sistema - ísto ele tentou na pré-época, quando fez alguns jogos em 433 e acho que a equipa reagiu bem. O que ele não pode é manter o sistema e o modelo quando não tem jogadores para seguirem a cartilha da época passada. Não tem. Nem é uma questão de serem melhores ou piores, é uma questão de diferenças de características. O exemplo mais claro é mesmo Gaitán. Ele bem tenta que o Gaitán seja um ala mas o Gaitán nunca será um ala neste 442 que lhe exige que seja também um recuperador e posicionalmente atento. Pelo menos, por agora. E ao mesmo tempo desperiça-se toda a capacidade desequilibradora que Gaitán tem. O 433 faria sentido, fez sentido na pré-época mas Jesus chegado ao primeiro jogo, na Supertaça, acagaçou-se com a mudança e desde aí vive na ilusão de conquistar o mesmo 442 do ano passado.

Isto tudo que digo relaciona-se com meras questões tácticas. Que estão a falhar. Mas antes disso, e isto é que é mais proecupante, há a questão mental. E essa foi totalmente devastada pela forma como o Benfica começou a época. Um grupo de jogadores que, em vez de ter sido acompanhado e aconselhado a ter humildade, a saber que começava tudo do zero esta época, em vez disso foi empolado para uma visão quase alucinogénica de equipa intocável, invencível, que iria, quem sabe, discutir a Champions. Aqui têm culpa todos. Desde Presidente (que já sabemos que lhe basta qualquer coisa para começar a inchar) a Director Desportivo (não lhe compete lidar com os jogadores e aconselhá-los, dando-lhes lições de humildade e trabalho, não será ele o principal responsável pela ideia colectiva, pelo conceito que perpassa pelo futebol do Benfica?) a, como é óbvio, treinador - um parolo que, apesar de ter qualidade, não deixa de ser um parolo que se deslumbrou por ter sido campeão nacional. Começou logo a falar na Champignons Liga e no diabo a sete. E nós fomos atrás, parolos que somos.
Mas a falta de humildade era própria de quem não sabe ganhar, de quem nos últimos 15 anos ganhou dois campeonatos.

E aqui chego ao João Silva: vou esperar até ao final da época. Mas se calhar tens razão.

M disse...

eu nunca hei-de perceber porque carga d'agua o 433 da pré-epoca nao teve seguimento...farto-me de falar nisso...

pré-epoca a sofrer muito golos com GR novo no clube e dos 4 titulares da defesa, 1 presente...com Amorim (que podia fazer lugar de maxi tb ausente)de fora, sem Ramires (que acabou por ir de mota)..

nessa prépoca a sofrer mts golos, marcamos golos como o raio (sem Di maria, sem Cardozo, é bom não esquecer...)

leitura lógica...(pelo menos, para mim)

A coisa vai....perdemos 2 gajos importantes, mas deu-se a volta à coisa tácticamente...a dinamica ofensiva mantém-se, a equipa carbura, é so mesmo ganhar ritmo e os defesas voltarem, estamso lançados!!!!

primeiro jogo oficial e o resto é história....ainda a ser escrita.

acagaçou-se? borrou-se todo? tornou-se mestre da culinaria e achou que podia fazer um belo cozido com peixe espada grelhado?!?

nunca saberemos.....

Anónimo disse...

Ricardo

A verdade é essa mesma, em poucas linhas, tu e "M" conseguiram sintetizar alguns problemas do SLB, mas existem outros.
Com todos os defeitos que Gaitan possa ter, tem de jogar, porque é forte, dos indivíduos mais aptos neste "novo SLB".
A questão psicológica ou emocional, reside apenas num ponto, o facto de se ter começado mal a época a nível de resultados, o que por sua vez nos remete de novo para a questão estratégica, que JJ não deveria ter "copiado" da época anterior.
Começando por trás.
GR, nem vou discutir, independentemente do valor de Roberto, penso que o SLB ficou mal com o negocio.
Coentrão é aquele que consegue ser tudo ao mesmo tempo, L. esq, Ala esq, Extr. esq, e tem de existir forma de lhe arranjar esse espaço, se tem todas as capacidades para dar profundidade ao corredor, sem comprometer em Transição defensiva, deve faze-lo, ainda por cima no lado de Gaintan (ponto a explorar).
Para mim, o pior no SLB neste momento é mesmo no centro da defesa, que não mostram metade da coordenação da época passada, independentemente do seu valor individual. Passam a vida a dar profundidade ao ataque adversário, pois tão lentos a "sair" e "pouco inteligentes" quando acompanham diagonais dos Av adversários. David Luiz, gostava de o ver onde nunca ou raramente o vi, D. dto. acho que tem todas as características para isso, pois a jogar no meio e descaído para a esquerda, arrisca no momento de progressão em posse (única razão pela qual Javi pode ser titular, para compensar), que invariavelmente é feita com o pé direito (pé de dentro, onde existe mais aglomeração). Seria tempo de se dar hipótese a alguém que nem está no plantel, Miguel Vítor, mas infelizmente a cultura de formação no SLB e nula.
Javi ta a demonstrar o que sempre defendi, jogador medíocre, vamos aqui compara-lo com Fernando ou Pedro Mendes e percebemos as diferenças. Apostava em Rúben Amorim para essa posição, mais competente a roubar espaço, e sair a jogar, podendo aproveitar esse momento.
Gaitan não pode jogar preso na linha, mas pode claramente aparecer la, partir de la, é que acho que lhe roubam tudo o que tem. Deveria jogar com mais mobilidade, e menos amarrado tacticamente.
Carlos Martins, tem de jogar, dê por onde der, com Saviola constantemente a arrastar e a dsposicionar defesas, tem de ser ele no meio, é forte na meia e longa distancia, e tem de se aproveitar isso, sabe ainda como entrar em jogo apoiado.
Aimar é mais forte de trás para a frente, inteligente a jogar e fazer jogar, num meio campo a 3 seria ideal.
Concluindo. 1-4-3-3

Roberto

Coentrão. DE
Luizao e Miguel Vitor (se fisezze parte do plante). DC's
David Luiz (com o mesmo tipo de dinamica de Contrão). DD

Amorim (mais pocional). MD
C. Martins e Aimar. MC's

Gaintan e Saviola (a sair do meio para a ala, e em sentido inverso, quer na esq quer na dta). AV's
Cardoso (mais fixo, como ele gosta, e como sabe). PL

É lógico que de fora todos sabemos tudo, no lugar de JJ teríamos bastante mais duvidas. Mas SLB tem plantel mais que suficiente para ser campeão.

Desculpa o tamanho do comentário lol

Abraço

JD.

Anónimo disse...

Fizesse
LOL

JD

Ricardo disse...

JD,

Qual quê! Venham mais desses!

Achei interessante a tua ideia e concordo em quase tudo.

Roberto - É claro que o Benfica perdeu e muito com esta mudança numa posição tão fulcral. Além do aspecto financeiro, que é absurdo, em termos práticos Roberto não é melhor do que o Quim. O que nos foi vendido foi que o espanhol veio por ser um GR que "dava pontos", fazia "defesas impossíveis", qualidades que não víamos num GR do Benfica desde o Michel. Ora, nem Roberto faz defesas impossíveis (vejam-se, a título de exemplo, os dois golos do Schalke; não que ele deva ser culpabilizado por elas, mas por serem lances que poderiam ter tido outro desfecho se na baliza do Benfica estivesse esse tal que fazia a equipa "ganhar pontos"), embora seja bom de frente para a bola, nem sequer é competente em várias outras áreas da função (saídas a cruzamentos, posicionamento, entendimento do jogo na reposição de bola). Acresce a isto o facto de, além de não ter dado pontos, ter feito a equipa perder pontos, logo no início da competição. Mas mais grave: Roberto afecta a forma como a defesa trabalha. A pouca confiança que os elementos mais recuados tiveram (e ainda têm) no seu GR, faz com que toda a equipa defenda de forma diferente. Um exemplo é a maneira como os defesas não sobem o bloco, como no ano passado, forçando dias situações: ou a equipa abre espaços ente linhas (os médios sobrem e a defesa não acompanha) ou a equipa fica demasiadamente atrás no momento da pressão. Quim tinha um entendimento com a defesa que facilitava em muito o bloco alto que o Benfica exibia em grande parte dos jogos. Sim, Roberto não só não veio ajudar como veio prejudicar. Se a isto juntarmos o facto de termos dado o nosso titular para irmos gastar 8,5 milhões num gajo mais fraco, temos uma das várias explicações para o desnorte 2010/2011.

David Luiz: também gostaria de vê-lo à direita. Tem tudo para ser uma boa adaptação mas... à direita, não à esquerda. As suas incursões pela lateral revelam essa deficiência exactamente por não poder jogar com o pé direito. Mas, de qualquer forma, parece-me que há um lado cognitivo (ou talvez apenas de demasiada confiança) em David Luiz que não facilitará o salto para ser um dos melhores do Mundo. Tem grandes qualidades mas é pouco inteligente em campo.

No resto, concordo que Javi é inferior a Fernando e a Pedro Mendes mas, tendo em conta os jogadores que jogam no onze, faz sentido que seja ele o titular (em detrimento de Airton, que tem potencial para ser um jogador mais completo). Se as peças mudarem, sim, Amorim poderia fazer esse papel. Outra solução passaria por colocar o triângulo de meio-campo com: Airton, Amorim, Martins.

Não acho que Aimar possa jogar tão recuado como dizes. Acho é que não tem de ser sempre titular. Neste momento, pode alternar com Martins e é um jogador que geralmente entra bem. Não vejo problema nenhum em fazer dele em muitos jogos um 12º jogador para fazer 30 minutos de qualidade na segunda parte.

Quanto a Gaitán, totalmente de acordo. O 433 encaixaria perfeitamente nas suas características. E repito-me: usando Gaitán como Jesus o usa, é prejudicar a equipa e prejudicar o jogador. Temos de saber ler os jogades e adaptar uma estratégia de jogo que os potencie e não o contrário.

Abraço.

Anónimo disse...

Sim claramente, David Luiz na esquerda está fora de questão, nao pelo jogo que fez contra o FCP, mas sim porque com a saída de Di Maria, só Coentrão consegue ganhar a profundidade daquele lado, e tem mais sucesso quando em espaços longo, se jogar como Médio, já nao é a mesma coisa. Eu acho que não e uma questão de confiança, se ele a tem, óptimo, no alto rendimento é isso que se quer, penso é que ele pode dar mais ao jogo daquele lado, onde será mais fácil decidir com bola, só tem que pensar no que tem "á frente e ao seu lado esquerdo" e não com tudo o que se passa em seu redor, que é nisso que falha, aí é que se desconcentra, pelo quantidade de acções que tem de analisar em simultâneo, quando colocado no meio, e utiliza a progressão com bola. Iria ser grande auxilio para as suas decisões, penso que iria melhorar, talvez facilitasse a chegada ao top. Penso mesmo que poderia ser aquele tal lateral moderno.

Airton, é um jogador de quem também não sou grande fã, vejo-o um pouco como Javi, mas com um pouco mais de qualidade. Quando digo que deveria ser Amorim, é pelo que referiste, cobre melhor os espaços entre linhas, e ao contrario de Airton e Javi não faz "cortes", desarma de forma a sair a jogar, é mais imprevisível, decide e executa melhor, é mais rápido a ler o jogo nessa situação que qualquer um dos outros.

Aimar é um caso raro, sou suspeito, pois a alguns anos atrás, quando chegou a Valência, era o meu jogador preferido :D mas não é por isso que tenho este opinião. Acho que combina perfeitamente com Carlos Martins, que é muito agressivo com bola, é jogador de rasgar, de acções que abanam com o jogo, e Aimar já não o é, já foi, é agora mais "fino" a jogar, mas classe é classe!!! Quando digo Aimar não era para o colocar ao lado de Amorim, mas sim uns metros mais a frente pois repara, joga bem de costas, esconde muito o jogo (ganha imensas faltas, ponto forte do SLB - pelo menos na época passada), sai apoiado em qualquer espaço do campo, e da forma que eu disse que poderiam jogar, iria ser necessário isso, David Luiz, Coentrao, Saviola, Gaintan e Cardozo lucrariam bastante com o seu jogo.
Isto porque tendo um jogo com base na mobilidade é necessário alguém que consiga descobrir os espaços dessa mobilidade, interpretando assim a aleatoriedade das movimentações que os jogadores referidos anteriormente iriam expor. Um pouco a semelhança daquilo que faz Xavi, jogador completamente diferente de Aimar, eu sei, mas com a percepção do que é a mobilidade em "segundas linhas de acção" (sub dinâmicas de movimentação que visam criar instabilidade na defesa, criar momentos de crise em interpretação da fase defensiva, que por sua vez, tem um grau de acções aleatórias também elevadas, quer pelos diferentes espaços, quer pelo tipo de movimento). Aí penso que Aimar seria bastante util. Contudo, poderia também ficar de fora, se alguém tivesse olhado para Leandro Pimenta, que apesar de diferente é fortíssimo nisto (ou pelo menos era :S)...mas lá está a conversa da formação. Não estou a ver mais ninguém que possa substituir Aimar para esse tipo de comportamento, mas manda ai mais nomes que já tou meio a dormir também! lol

E realiza bem o banco que ainda tinhas!!!

JD