quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

21 de Junho de 2011


Há três anos e meio, Rui Costa apresentava Nelson Oliveira, Ruben Pinto, David Simão e Miguel Rosa como quatro jogadores "made in Seixal" que integrariam o plantel principal e que seriam a base para um Benfica mais português e cuja aposta teria de passar irremediavelmente pela formação.

Três anos e meio depois, Nelson Oliveira é um não-convocado crónico no Benfica, Ruben Pinto anda perdido pela equipa B, David Simão é titular no Arouca e Miguel Rosa é figura chave no Belenenses. O que têm os quatro em comum? Nenhum deles, em momento algum, foi aposta real no Sport Lisboa e Benfica. A tão propalada "aposta na formação" revelou-se um verdadeiro flop e continua a ser uma das mentiras mais fáceis usadas pelos dirigentes do Benfica para enganar os adeptos, chamemos-lhes assim, menos inteligentes.

Há tempestades de areia que enevoam menos a vista que as palavras de Vieira. Passados quase dez anos da construção do Seixal, a formação do Benfica continua a ser uma das grandes bandeiras e uma das maiores manifestações de demagogia atiradas aos benfiquistas. Os dirigentes não percebem o enquadramento competitivo em que estes jovens devem ser inseridos, não sabem que acompanhamento deve ser dado quando são emprestados e não entendem a que clubes ou que tipo de equipas devem acolher estes jogadores nos seus empréstimos. A única coisa em que são verdadeiramente hábeis é na mentira fácil, no gozo para com os adeptos e na propaganda barata.

Serve este post para vos recordar que esta imagem tem três anos e meio, numa altura em que já se convocavam conferências de imprensa para apresentar jovens formados na nossa casa, já depois do início das promessas de uma plantel recheado de jogadores formados na cantera. Que continuem a estoirar dinheiro em Djalós e Bebés para tapar o futuro de potenciais bons jogadores. É assim mesmo que vão resolver os problemas do Benfica.

Fica para depois uma análise mais profunda sobre o que é e o que deve ser a formação no Seixal. Para já, não é nada.

4 comentários:

Fernandes disse...

Quatro magos da bola.

Isto no futsal, porque para futebol 11...

batatal disse...

TAAAAAAAAAUU!

É só mais um carregamento de serradura pra tapar a vista aos mais distraídos.. lfv é mestre em conversa fiada

VC disse...

Excelente post pela oportunidade. A capa de um jornal desportivo de hoje ou ontem é elucidativa.
A este nível, e a muitos outros também, o Benfica, o nosso Benfica, é uma GRANDE e ENORME mentira.

Rukka disse...

Só não entendo. fazes uma pergunta (sem a fazer) e respondes no mesmo parágrafo . A pergunta, implícita, será: porque é que o SLB não apostou nestes gajos, pá. E a resposta está lá: um está no belenenses, outro no arouca, outro na equipa b e outro no banco.
A minha resposta: Ainda bem!