segunda-feira, 9 de março de 2015

O Optimismo pela Liderança

Bem sei que há motivos de preocupação. Bem sei que há razões para nervosismos.
O futebol da equipa não convence e é inconstante. Cada deslocação é um susto. A taça perdeu-se prematuramente. A participação na Europa foi no mínimo triste. Em todos os jogos de maior competitividade a equipa foi frágil, quase pequena. Também o Enzo já cá não mora. Dois jogos com o Braga, casa e fora, duas derrotas.
Sou daqueles que passa a semana preocupado com os possíveis cenários negativos do fim de semana que se avizinha. A cada dia acordar preocupado e deitar nervoso.
Mas hoje despertei com um desejo de optimismo. Quero começar a semana com confiança e com um espírito positivo. Quero caminhar até à próxima jornada com boa disposição.
Afinal de contas,

Somos os líderes do campeonato.
Faltam 10 jornadas e temos 4pts de avanço.
A vitória no Dragão dá-nos à partida vantagem no confronto directo. Portanto 5pts de avanço.
O Sporting já vai a 12 (ou 15) pontos.
Quem manda na Luz somos nós, o Braga que fique nervoso.
O Porto perdeu o seu pilar mais importante para os próximos jogos. Falo do Jackson claro.
O Porto ainda vai à sua madrasta Madeira enfrentar um Nacional de cara lavada.
Das 10 jornadas, 6 vão ser na Luz.
O Talisca já foi encostado ao banco. Só falta o Eliseu.
O Porto ainda tem de vir à Luz.
O Ola John voltou à sua melhor posição – suplente utilizado.
O Júlio César está de volta.
O Nico está de volta.
O Sílvio está de volta aos convocados.
O Amorim está de volta aos convocados.
O Lima já marca golos.
Temos dois reforços que talvez ainda venham a conferir mais qualidade à nossa equipa.
A estrelinha de campeão não nos larga.
Somos líderes do campeonato.
Somos Benfica.

25 comentários:

João disse...

Apertado, muito apertado..
Este campeonato vai ser decidido na última jornada, a minha maior esperança é mesmo a lesão do Jackson, porque isto de entrar nos jogos a perder e depois virar o resultado vai resultando até chegar ao jogo que não resulta e depois choramos.

E o jogo com o FCP na Luz vai ter perigoso, será que JJ vai apostar na mesma estratégia que apostou no Dragão e no Alvalade XXI, ou vai jogar mais acima no terreno?

Mas quero acreditar que o SLB é campeão, o JJ vai à vida dele para onde lhe pagarem mais, e o Benfica contrata um treinador que saiba controlar os jogos com bolo. Se formos bicampeões prevejo que só paramos no penta ou no hexa...

Anónimo disse...

Falta aí o principal motivo pelo qual o Benfica será campeão:

Jorge Jesus é o treinador do Sport Lisboa e Benfica!

Anónimo disse...

mais uma vez o benfica como nos ultimos 3 anos so nao sera campeao se o proprio benfica nao quiser é verdade ke os tripeiros andam doidos pois o benfica ganhou tudo a nivel nacional e nao pode de maneira nenhuma ser campeao outra vez seria o apocalipse nos facistas do porto

João disse...

A história do tapete curto aplica-se na perfeição a Jorge Jesus. Ao mesmo tempo que parece (depois da parvoíce da venda do Enzo) fazer de Pizzi um bom médio centro, insiste na contratação e titularidade de Eliseu. Ao mesmo tempo que dá a tranquilidade a Lima, põe outros jogadores a jogar em cima de cascas de ovos. E estes casos aplicam-se até ao infinito por cada coisa boa que faz, faz outra igualmente má.

E depois junta-se a isso o salário milionário e nada condizente com os poucos títulos que ganhou.

ATUM disse...

Falta o motivo mais importante.
Temos o melhor treinador do campeonato! (quer se goste ou não)

Ego Mentis disse...

O Talisca foi encostado mas foi a entrada dele que nos permitiu a reviravolta em Arouca.

Querem mandar embora o JJ e depois é que o Benfica vai ser penta? A sério? Nem sei que dizer...

Pulha Garcia disse...

Vou acrescentar mais alguns:

Porque os nossos centrais marcam golos

Porque a equipa tem uma média de idades que sugere fortemente experiência

Porque o Jonas tem classe mundial

Porque o Luisão é boss e dá estabilidade à equipa incluindo no balneário

Porque somos campeões em título e malta como o Gaitan, o Maxi, o Sálvio, o Luisão, o Jardel, o Júlio César, etc está de olhos postos no título.

Conclusão, se chegarmos ao jogo do Porto com 4 pontos e vantagem, mesmo ainda tendo que jogar com o Guimarães fora (talvez os maiores suínos do campeonato depois dos azuis e do Braga com os seus Rúben Micael) somos campeões, se calhar logo no dia do derby.

Anónimo disse...

João das 18:18,

Se formos campeões acredito plenamente no tri. Mais que isso tenho as minhas dúvidas pois prevejo um amadurecimento do Sporting, estabilização no Porto e consequências da redução de qualidade no nosso plantel com todas as vendas que temos visto.

Quanto à abordagem do jogo com o Porto, tudo dependerá de como chegarmos a essa jornada.
Se a vantagem for aumentada até lá, acredito que vamos entrar no jogo de cara lavada e a jogar de um modo mais ofensivo e corajoso.
Com a vantagem de 4 ou menos pontos... prevejo um Benfica ao estilo do que vimos no Dragão, alvalde ou champions.

Anónimo disse...

Dr. Ghozé Pablito,

Também não sei o que lhe dizer visto o seu comentário ser tão desfasado do conteúdo do post.

Quanto aos efeitos da entrada Talisca, tenho as minhas dúvidas da sua importância na reviravolta.
Penso ter sido bem mais determinante a entrada mais ofensiva, tanto mental como posicionalmente, da equipa, o factor sorte (estrelinha de campeão) e a passividade de Pedro Emanuel ao intervalo (ou infeliz leitura de jogo).

Ego Mentis disse...

Daniel Oliveira, talvez o meu comentário careça de uma explicação: o design do vosso blogue não permite responder diretamente aos comentadores, pelo que o meu comment é 1. sobre o Talisca (conteúdo relativo ao post) e 2. sobre a continuidade ou não do Jorge Jesus, tema abordado por um outro comentador. Não o referi diretamente porque se trata de uma opinião infelizmente partilhada por alguns companheiros benfiquistas: a de que mandam embora JJ e vão buscar um treinador melhor que levará o Benfica a grandes conquistas. É aqui que entra o «não sei que dizer», já que temos o sétimo melhor treinador do mundo. Cumprimentos.

Ego Mentis disse...

Caro Daniel Oliveira, a 2ª parte do meu comentário era dirigida a um outro comentário, não ao conteúdo do post. Existe um grupo de benfiquistas que pretende ver-se livre do 7º melhor treinador do mundo e então aí sim, ser pentacampeão. Daí o «nem sei o que dizer»...

Anónimo disse...

Dr. Ghozé Pablito,

Fica esclarecido ;)

Já agora digo-lhe que não sou daqueles que quer correr com o Jorge Jesus e muito menos acho que ele é o responsável por todos os males no Benfica, contudo não sou seu fã e faz mais de 5 anos que não o considero treinador para o Benfica que idealizo. Portanto defendo a sua saída mas não o seu escorraçamento. Mas é conversa para outro tópico, fica só a informação

Anónimo disse...

"um treinador que saiba controlar os jogos com bolo". vejo que em 2014 alguém não viu os jogos do Benfica. é que para ter controlo convém ter plantel para isso. nem que sejas o guardiola. se alguém pode ser apontado se as coisas correrem mal, não se chama jorge, mas luís filipe (isto inclui domingos, etc...)

quem não considera o JJ treinador para o Benfica vive, de facto, na fábula, na idealização e na quimera.

com um plantel horrores abaixo do ano passado, e claramente inferior ao do porto em qualidade individual de base, jesus consegue ir na frente. quem é que estava a fazer melhor? o mourinho que com todos os milhões e só vendendo quem quer vender, em 95 minutos de superioridade numérica joga zero em casa com o psg?

sim, mandem vir o tal "treinador que controla os jogos com bolo". o problema é que ele não chega a ter esses jogos. em março está a cumprir calendário, como o koeman, o quique, o heynckes and so on.

DeVante disse...

Olha, apraz-me ler que já ninguém quer a saída do 11 do Jardel...

Sobre o Eliseu, estamos a falar do mesmo que assistiu Lima em Arouca?

Anónimo disse...

DeVante,

Sobre o Jardel já aqui se falou muito. Mantenho a minha opinião mas não preciso estar sempre a repeti-la. Mesmo sem ter ainda mostrado muito, não tenho dúvidas em escolher sempre o Lisandro para jogar ao lado do Luisão. O Jardel é um central forte, lutador e esforçado mas sem qualidade para ser titular num Benfica ambicioso e de alto nível.

Sobre o Eliseu, estamos a falar do outro Eliseu e não desse. Até porque esse se chama Ola John.
Mesmo que a assistência fosse do Eliseu, que não foi, não mudaria vírgula ao que disse.

David Duarte disse...

Jorge Jesus, sétimo melhor treinador mundial... Como dizer isto de forma séria sobre um treinador que, na mais importante competição mundial de clubes, leva quatro eliminações em cinco participações?!

Jesus é um bom treinador que foi/é muito criticado de forma por vezes justa, por vezes injusta. Mas é um bom treinador que faz um trabalho que deve ser reconhecido. Não precisamos é de cair no exagero.

David Duarte disse...

Sobre a situação do Benfica na Liga, ela é a ideal em termos de classificação. Tão simples quanto isto. Ganhar a Liga ou perdê-la depende unica e exclusivamente do Benfica e isto deve dar ao clube confiança e não tremores nas pernas como aconteceu num passado recente.

Ego Mentis disse...

David Duarte: http://www.coachworldranking.com/ranking-coaches/wd/9/yr/2015/index/0

Não inventei nada. Entretanto, Jorge Jesus caiu para a nona posição, mas não tenho dúvida nenhuma que se for campeão irá subir para 5º lugar, pelo menos. Mourinho tem agarrado o 6º lugar mas prevejo que em breve dê um trambolhão. Este ranking vale o que vale mas talvez seja um pouco mais científico que a tua opinião. E que a minha...

David Duarte disse...

Brincar com os numeros não é ciência e é isso a maior parte destes numeros. Curioso que prefiras a "objectividade" do argumento de autoridade a teres uma opinião formada...

Ego Mentis disse...

Mas eu tenho opinião formada! Jorge Jesus deve renovar pelo tempo que quiser. Enquanto nos garantir o futebol que temos vindo a praticar, duvido bastante que arranjemos melhor. Brincar com os números? O ranking é baseado no desempenho dos treinadores, alicerçado em vitórias, empates e derrotas. Não foi o LFV que encomendou este ranking...

David Duarte disse...

Pensas que é um julgamento objectivo afirmar que um treinador que é regularmente eliminado na 1a fase da LG é o sétimo melhir treinador do mundo? É essa a opinião que pedi. Se ele renova ou não, não é essa a questão. Até porque não tenho problema algum que ele renove e penso que esses rakings são todos ridiculos.

Ego Mentis disse...

Esse treinador já chegou aos quartos da Champions a uma meia-final da Liga Europa e a 2 finais desta competição. Recentemente foi eliminado da fase de grupos com mais pontos com que outros de outros grupos passaram aos oitavos. Nada é linear e existem sempre muitos fatores, sendo que a qualidade e estabilidade do plantel tem muita importância. Estabilidade do plantel é algo que JJ raramente tem tido, vendo-se obrigado a refazer o mesmo até mais do que uma vez por época. Aí, creio que nem será o 7º mas provavelmente será o melhor do mundo. Veja-se o caso do nosso rival fcp que este ano chega aos 4ºs da Champions. É Lopetegui um dos melhores treinadores do mundo? Aferir da qualidade de um técnico apenas pela prestação na Champions é bastante redutor. Ao menos o ranking que apontei tem por base critérios mais largos, donde mais credível... Saúdo o facto de não teres problemas que ele renove. O jogo de ontem, com o braga, veio dar mais uma achega ao brilhantismo do nosso treinador e à «teimosia» dos que o criticam: a exibição do Samaris!

David Duarte disse...

Esse argumento não tem valor algum. Estou a falar do Samaris : é que, sim, de facto o Samaris é o jogador que este ano mais evoluiu e que melhor se adaptou ao esquema do Jesus.

Mas se vais agarrar num exemplo (existem outros) de gajos que deram certo nas mãos do Jesus para provar que ele é o melhor do mundo no quer que seja, então tens de aceitar que o pessoal apresente as dezenas e dezenas de jogadores que, nas mãos do proprio Jesus, não resultaram.

é que um argumento não pode ser vàlido apenas quando nos interessa...

David Duarte disse...

Sobre a Liga dos Campeões, bem..., isso é que é fugir com o rabo à seringa! Ele tem no seu curriculum quatro eliminações na fase de grupos em cinco participações. Duas dessas eliminações enquanto cabeça de série, sempre em grupos relativamente acessiveis (nunca apanhou dois tubarões) e tu preferes elogiar a unica vez em que teve uma boa participação... sendo que por boa participação estamos a falar de chegar aos quartos de final algo que o proprio Bordeus, por exemplo, fez nos ultimos anos participando... uma unica vez na competição!

Queres objectividade? Então começa por assumir que as excelentes campanhas do Benfica na LE resultam dos constantes fracassos na LC. Fracassos que apenas seriam apagados com um trofeu na LE (para mim). Não culpo o Jesus pelas derrotas nas finais, atenção! Contra o Chelsea fomos claramente melhores e contudo perdemos com um lance de bola parada no final. Com o Sevilha perdemos nos penaltys tendo sido prejudicados durante o jogo... mesmo se o Benfica poderia ter jogado muito melhor apesar das ausências. Faltou ao Benfica, nos ultimos anos, um trofeu europeu que de facto merecia.

Olha! e porque começàmos a conversa pela objectividade dos rankings. Pensas que o raking UEFA é objectivo? Pensas que atribuir tantos pontos por uma vitoria na LE face a um clube obscuro da Bulgària vale, efectivamente, o mesmo que uma vitoria na LC face a um Barcelona? Pensas que isto é justificavel e quantitivamente vàlido?

Anónimo disse...

enquanto portista, a minha esperança baseia-se num único ponto:

é que ainda vamos à Luz!

saudações