segunda-feira, 15 de junho de 2015

Rui Vitória: uma escolha preocupante


Não é raro ter uma opinião contrária à da maioria dos benfiquistas. Há 6 anos, enquanto a generalidade dos adeptos rezava a todos os santinhos que Vieira não escolhesse o treinador que meses antes havia dito que «ganhar na Luz só na Playstation», defendi a contratação de Jesus por me parecer ser o técnico com mais qualidade para elevar o clube ao sucesso. 

Curioso é perceber que os que o desprezaram nessa altura de repente, após o primeiro título, passaram a ser tão fanáticos do mister da Reboleira que começaram a não poupar nos insultos aos benfiquistas que encontravam defeitos em Jesus. É sempre assim: quando o fanatismo existe, seja no desporto, na religião, política, no mundo e em qualquer área, a viagem de um extremo ao outro entre o gosto e o desgosto, o apoio e o apupo, pode dar-se em menos de um segundo. Difícil é perceber que há várias cores, vários espaços de debate, defeitos e qualidades; fácil é ser-se primitivo, tanto negando um homem por uma frase do passado como o adorando a níveis absurdos. Não chegando a esquizofrenia boçal, agora voltaram a odiar o Catedrático, alguns querendo mesmo organizar acções de violência contra o ex-técnico do Benfica. Pobre gente, esta. Muito pobre de espírito, de alma e de mundo.

Agora virá Rui Vitória. Como qualquer técnico do Benfica, terá de mim o apoio natural e o respeito que merece. No entanto, acho uma escolha errada e um claro retrocesso em termos de qualidade na comparação com Jorge Jesus. Pelo Benfica, pela nossa História, pelo nosso desígnio, espero que o nosso novo treinador desmembre com trabalho e troféus as minhas (muitas) preocupações por esta escolha.


P.S.- Vi hoje a excelente apresentação do novo técnico. Começou muito bem, Rui Vitória.

11 comentários:

Anónimo disse...

Subscrevo.

ultraslb disse...

Vou guardar aqui o seu comentário, para ( Espero eu) daqui a um tempo poder vir-lhe comprovar que desta vez não teve qualquer tipo de razão!!!
Aposto que receberá tal cometário com bom gosto...
Carrega Benfica!!!

Pinheirinho disse...

Jesus teve 6 anos para provar o que valia, verdade, entrou de rajada e ganhou logo no primeiro ano, mas perdeu de seguida 3 titulos para os corruptos.
Espero que deixem o Rui trabalhar, que lhe dêem tempo e metam os assobios no saco, no estádio quero ver apoio a treinador e jogadores, pois são eles que nos vão dar titulos!

Força Benfica!!! Rumo ao 34!!!

Anónimo disse...

Não sou de guardar estas volatilidades de feicebuques e blogues, a não ser na memória minha. Ainda este blogue não existia, mas no MagicoSLB o Ricardo se
estarrecia com as qualidades (mais a falta delas, na versão de Ricardo) de Maxi Pereira, a quem se não chegou a chamar Mini Pereira, andou lá perto.
Espero que esta espécie de prognóstico acerca das qualidades de Rui Vitória tenha a mesma validade.

João A.

Anónimo disse...

Vim ler, esperando uma opinião fundamentada, e fiquei desapontado. Em 18 linhas, apenas 5 dedicadas a Rui Vitória e cheias de banalidades ("tem o meu apoio natural", etc).

Afinal, está desapontado porquê? Dos portugueses, Marco Silva, não pode ser e o vitor "lateral esquerdo" pereira também não. Quem escolhia? E porquê?

Estrangeiro? Pois, os bons não querem vir, só lopeteguis...

Saudações benfiquista

Anónimo disse...

Pinheirinho, o JJ ganhou 3 campeonatos em 6 anos. Num clube que tinha ganho 1 em 15. Tu dizes "perdeu 3 campeonatos seguidos". Querias que tivesse ganho 6 em 6? Num clube que, ao longo da sua história gloriosa, não foi campeão mais do que 3 vezes seguidas, querias que o JJ fosse 6?
Outra coisa: é mesmo giro isto do JJ ter perdido 3 campeonatos. Quem ganha é a "estrutura"; quem perde é o JJ... Assim é fácil.

Ricardo disse...

João A.,

A validade da opinião de uma pessoa deve sempre levar em conta elementos como o tempo e o contexto. E, claro, o acerto da mesma sobre os vários aspectos. Modéstia à parte, nos últimos 10 anos tenho escrito sobre o Benfica e acertado quase sempre. Porquê? Porque compreendo o jogo, conheço-lhe os seus aspectos, o que não acontece com a generalidade dos adeptos que normalmente estão apenas focados no homem que leva a bola.

Maxi Pereira fez duas péssimas primeiras épocas no clube. Provavelmente, por se estar a adaptar a uma posição que mal conhecia quando cá chegou. Depois teve um contributo fundamental para a sua evolução como jogador: a qualidade de Jorge Jesus. Foi com Jesus que o Maxi começou a saber defender razoavelmente. Como, aliás, ainda hoje o faz. Não é um grande jogador mas soube evoluir para patamares aceitáveis num titular do Benfica. É aguerrido, conseguiu entender alguns movimentos que desconhecia totalmente (e que, por isso, originavam erros grosseiros), melhorou bastante no entendimento com os colegas e tem a vertente ofensiva que o torna num jogador importante para nós. Além dos vários anos que já leva de águia ao peito. Neste momento, por várias razões, seria importante mantê-lo no plantel.

De qualquer forma, espero desafiar a estatística de acerto e falhar na análise às capacidades do Rui Vitória. E espero que o João aqui mo venha cobrar. Será muito bom sinal para o Glorioso.

Anónimo, dos portugueses escolheria entre um destes três: Vítor Pereira, Marco Silva e José Peseiro. Saudações benfiquistas.

João Silva disse...

Se compreendes o jogo devias fundamentar um bocadinho melhor a tua opinião.
Rui Vitória também não seria a minha escolha natural, vi alguns jogos do Guimarães e não fiquei maravilhado. Contudo vou aguardar!

Penso que se está a entrar numa fase de opiniões extremistas, fundamentalmente é preciso perceber que nem JJ é a ultima coca-cola do deserto nem Rui Vitória é um tolo que não sabe nada "daquilo".

Na minha opinião, JJ é o melhor treinador português em termos de conhecimentos do jogo, mas se o é muito deve à evolução que fez nos últimos 6anos. A tão apregoada organização defensiva de JJ é o exemplo disso, nestes últimos dois anos foi incomparávelmente superior aquela que apresentava quando chegou ao Benfica.

DeVante disse...

E prognósticos sobre os jogadores? Acertou sempre? Nunca foi de um extremo ao outro?

Anónimo disse...

"Não é raro ter uma opinião contrária à da maioria dos benfiquistas."

Normal. A Maioria está sempre mal, na óptica deste blogue.

Por sorte ele fez uma excelente apresenteção e terá Um mês tranquilamente para fazer o seu papel, depois agosto começará e ele será massacrado, porque fez isto e não aquilo, porque vai fazer isto e não aquilo. etc.


Escrevem o que digo e não apaguem o meu post para que fique registado.

Aposto que vai ser constante as comparações entre JJ e Rui Vitória ahahahhhahaha

Anónimo disse...

Não percebo bem o menosprezo quase generalizado que se dá ao Rui Vitória e respectiva carreira.

Da minha parte era a primeira escolha, até posso dizer que fiquei surpreendido com esta opção por parte do LFV!

No Fátima não ví mas ouví falar bem, no Paços de Ferreira com o David Simão, Pizzi (quem fez o jogador?) e Nelson Oliveira ví um futebol atractivo e de posse com bom resultado final, no Guimarães clube que apanhou de rastos não sei o mais que tinha que fazer, pelo que vou lendo(e não é de aqui nem de agora) parece que ele tinha obrigação de colocar o Guimarães a jogar como o Barcelona... A sério que não entendo!

Parece ser competente e dedicado e ser alguém que que percebe bem a realidade dos clubes por onde passa, logo preocupado não estou. O que fez o Marco Silva a mais ou o JJ antes de vir para o SLB?