segunda-feira, 13 de julho de 2015

Guarda-redes que ganham campeonatos. Ou não.

A contratação de Iker Casillas pelo FC Porto trouxe um certo frisson ao futebol português. Os adeptos dos azuis-e-brancos estão, regra geral, contentes. Muitos dos adeptos dos rivais estão de certa forma satisfeitos por verem um jogador com algum gabarito ingressar no futebol português. E os jornalistas, claro, os jornalistas estão extasiados com a chegada de alguém tão mediático e influente, com tanto nome e com tanta história.

É raro ver um guarda-redes estrangeiro com grande nome assinar por um clube português. Desde os anos 90, apenas Michael Preud'homme, Peter Schmeichel, Júlio César e agora Iker Casillas vieram abrilhantar o campeonato luso com o seu nome pesado e a sua qualidade inegável. Mas porquê tanto burburinho com a chegada de um guarda-redes internacional de qualidade reconhecida? Simples: título. Com excepção de Michael Preud'homme (não peçam milagres, jogar com Ronaldo e Paulo Madeira era mau de mais para ser verdade), as chegadas de Schmeichel e Júlio César significaram a conquista de um campeonato nacional que seria impossível sem a contratação dos respectivos guarda-redes. Em Portugal, ter um guarda-redes de qualidade, craveira e classe mundial é mais que meio caminho andado para se ser campeão.

Irá então o Porto melhorar por ter Casillas como guarda-redes? Dificilmente. Parece paradoxal depois do que tudo o que foi dito anteriormente, mas analisemos com frieza os números: o Porto sofreu, no ano passado, apenas 13 golos no campeonato nacional. Para se encontrar registos melhores será preciso recuar até 1992 (Porto de Carlos Alberto Silva, com 11 golos sofridos em 34 partidas), 1984 (Porto de José Maria Pedroto, com 9 golos sofridos em 30 jogos) ou 1975 (Benfica de Milorad Pavic com 12 golos sofridos em 30 jornadas). Conseguirá com Casillas melhorar o registo alcançado maioritariamente por Fabiano? Sinceramente, afigura-se improvável.

Hoje em dia, ao contrário do que sucedia no final dos anos 90 e início do novo século, a qualidade das equipas que compõem o principal escalão do futebol português é tão baixa que se torna difícil marcar aos adversários mais fortes, nomeadamente Benfica e Porto. O fosso entre grandes e pequenos aumentou e a Liga encontra-se qualitativamente nivelada por baixo. Só assim se explica que defesas como a do Porto, onde figuravam jogadores pouco mais que banais como Maicon, Marcano ou mesmo Martins Indi, sofram tão poucos golos. Um guarda-redes como Casillas será quase seguramente garantia de poucos golos sofridos (apesar de eu achar que o espanhol nunca teve metade da qualidade que a imprensa do país vizinho desenhava, com uma carreira criada mais por intervenção dos media espanhóis que por mérito próprio), mas não será por aí que o Porto ganhará mais jogos ou perderá menos pontos. É sem dúvida uma boa contratação, mas não é o jogador (nem era o sector do terreno) que o Porto precisava para ter os seus problemas resolvidos.

(Se mesmo num blog unipessoal não é raro encontrar opiniões contraditórias, estranho seria se neste blog onde coabitam dez benfiquistas mas onde nenhum deles, por sinal, tem a necessidade de dobrar a espinha para tentar justificar actos e decisões de ídolos ou pessoas menos queridas, não houvesse discordância opinativa nos assuntos que concernem ao Benfica ou ao futebol português. Serviu este post para mostrar a minha opinião, em grande parte discordante, face ao que o Daniel escreveu recentemente sobre este mesmo assunto. Não se justifica é o chorrilho de disparates que se escreveu na caixa de comentários e no Facebook, com animalices como "Se ele viesse para o Benfica, de certeza que vocês não publicavam nada assim". Não, pá. Desculpem lá, mas isso é só estúpido.)

6 comentários:

Anónimo disse...

Grande contratação pelo mediatismo. Espero que ele mantenha a forma dos últimos 4-5 anos. Era um dos meus guarda-redes favoritos, dos melhores do mundo. Depois aconteceu uma coisa estranha: as bolas mudaram e o Casillas não se adaptou. Depois, foi preciso começar a jogar com os pés, pior a coisa ficou. No 2º ano do Mourinho, na liga dos recordes, já nem a barreira conseguia organizar, livre direto contra o real era golo. E claro, não gostou que lhe chamassem a atenção para as asneiras que andava a fazer. E passou informação do balneário para a imprensa para tramar o Mourinho. Teve e manteve durante 2 anos um comportamento execrável relativamente ao Diego Lopez, nunca o defendendo na praça pública como era seu dever como capitão de equipa. Sai pela porta pequena com uma aura de pesetero e topo à sua volta.

Espero que continue assim nos próximos 2 anos.

Anónimo disse...

Também acho que o Casillas dos últimos 5 anos, ou assim (sim, eu sei que vai até ao Mundial 2010), tem sido mais inflacionado pela imprensa do que por aquilo que realmente vale, mas para o panorama português é um reforço monstro.

Só que, lá está, Preud'homme ainda é para mim a referência de monstros na baliza (já só vi o Bento no youtube) e se há jogo que descreve a passagem dele pelo Benfica foi aquela Supertaça na Luz que acabou Porto 5 - Preud'homme 0. Porque aquele final de anos 90 foi tão mau, mas tão mau, que às vezes dava por mim a pensar que o Ronaldo era um bom central...

VC disse...

Bem observado. Bem fundamentado.
Bom Post.
Uma pequena nota de rodapé. O Benfica foi campeão na época anterior com o Porto a morder-lhe os calcanhares e o Sporting a alguma, mas não muita distância, distância.
É verdade que o Benfica, apenas, perdeu o JJ e o Maxi, o Salvio até Dezembro, provavelmente o Gaitan. Numa situação normal estas perdas seriam colmatadas (desconheço o valor dos marroquinos) facilmente. Porém os nossos adversários estão ambos num frenesim de contratações e aquisições. Sente-se que o Sporting está a construir uma equipa madura (ao jeito do JJ, dou-vos de 1 anito para ele esfrangalhar a equipa que tem sido construída na base da formação do Sporting) e o Porto que julgo ter dinheiro (Liga Campeões + Danilo + Jackson + eventualmente Alex Sandro = +-100 milhões) para reconstruir uma equipa poderosa e experiente. Se o seu treinador aprendeu alguma coisa o ano passado poderemos ter um dos campeonatos mais interessantes dos últimos anos.
Dito isto e esta é a preocupação deste comentário não acham estranho que a pouco mais de 1 mês do inicio do campeonato a "estrutura" não tenha já substitutos, especialmente, para o Maxi (será o Silvio? mais um jogador emprestado?) e para o Gaitan (para a eventualidade dele sair), quando temos um treinador novo que não sabemos se vai (eu acredito que sim) aguentar a pressão?
Estou a pensar que os outros estão a colocar a pressão toda do lado do Benfica, quando na verdade deveriam ser eles a ser os pressionados?
O downsizing que o Benfica está a fazer está em contraciclo?
Devo ser eu a inventar. Ou a complicar. Ou a sonhar. Não acham que o Benfica deveria ter o plantel "minimamente" fechado?

Nené disse...

Escrever que "Em Portugal, ter um guarda-redes de qualidade, craveira e classe mundial é mais que meio caminho andado para se ser campeão" é um pouco exagerado. Diria que é uma premissa. Mas nós já fomos campeões com o Artur. O porko com o helton.
Para ser campeão é preciso muito mais do que ter um bom gr.
A defesa começa logo nos avançados. E ter a possibilidade de ter defesas a fazer de gr é um extra só alcançável para alguns. Não comparemos o incomparável.
Preud Homme foi um guarda redes genial. Talvez o melhor que vi no Benfica. E já vi muitos. E muito bons.

CARREGA BENFICA!

Anónimo disse...

JNF sou portista, mas parabéns pelo post. Escreves de forma racional e ponderada sem destilar ódios aos clubes rivais que é o apanágio de muitos blogues benfiquistas.

JNF disse...

VC,

a pré-época ainda agora começou, muita água vai correr debaixo da ponte e acho que é perfeitamente normal ter o plantel em aberto. Acho que muitas posições podem estar "fechadas" ainda antes de o sabermos. Exemplo? Defesa direito. Sílvio + Lindelof e acho que é suficiente com Almeida como backup. Não tenho confiança em que dirige o Benfica, é certo, mas… aguardemos.

Nené,

eu disse que ter um GR daquela qualidade era meio-caminho andado para o título, mas não disse que não o ter era impeditivo de ser campeão. São coisas diferentes.

Anónimo,

cuidado com esses comentários, porque dizem o oposto. E às vezes o oposto do oposto. E assim sucessivamente.