quinta-feira, 16 de julho de 2015

Qual é o plantel mais forte?


A 16 Julho, por isso ainda muito a tempo de a realidade mudar drasticamente, o plantel mais forte é obviamente o do Benfica. A qualidade de um grupo de trabalho não se mede apenas pela qualidade individual dos seus jogadores; está dependente de outros factores como a experiência a jogarem juntos, rotinas colectivas, conhecimento pessoal e técnico das características dos outros jogadores. O plantel do Benfica, mesmo com a saída de um um jogador importante como Maxi (que no Porto será menos importante porque não terá aquilo que no nosso clube tinha: anos e anos de casa), é um plantel mais experiente, mais coeso e com mais qualidade.

Não passa, no entanto, esta superioridade apenas pela experiência individual dos jogadores e da compreensão colectiva que têm uns dos outros; passa também pela maior qualidade individual dos jogadores do Benfica: Júlio César, Luisão, Fejsa, Samaris, Gaitán, Salvio, Lima e Jonas são melhores jogadores do que os portistas que ocupam as respectivas posições na equipa de Lopetegui. Os casos de Casillas e Brahimi podem ser debatidos se são piores do que o brasileiro e o argentino (Salvio) do Benfica: melhores não são, certamente. Luisão é melhor do que Maicon; Fejsa e Samaris são melhores do que qualquer médio do Porto (Imbula pode ser a excepção, mas ainda terá de mostrar a qualidade em campo e num miolo mais uma vez remodelada); Gaitán muito melhor do que qualquer extremo portista; Jonas é o melhor jogador do campeonato e Lima não é pior do que nenhum dos avançados do Porto.

Ou seja, no 11 do Benfica entrariam Maxi, Marcano e Alex Sandro. No 11 do Porto entrariam 8 titulares do Benfica. Isto a 16 de Julho, que ainda há por resolver as possíveis saídas nas duas equipas: Gaitán na Luz e Alex Sandro no Dragão. O expectável é que o Porto se reforce ainda com um grande médio (fala-se em Moutinho, o que não seria uma boa notícia para nós), um avançado e um central. No Benfica, não saindo mais ninguém ou mesmo saindo Gaitán, a questão fulcral passa por contratar um bom lateral-esquerdo, um central e um extremo (se Gaitán sair). Diria que Vieira deveria apostar todas as fichas nos regressos de Coentrão e Markovic. E nesse caso Rui Vitória teria de ser muito incompetente para falhar o Tri.

12 comentários:

To13 disse...

ahahahahahah.... ahahah... Não consigo parar de rir. No Porto entrava o Gaitan e mesmo assim esse vai sair do Benfica.

Samaris e Fejsa melhor que o meio campo do Porto? Ahahahah... ahah... Então quando o Porto apresentar o próximo jogador para o meio campo.

Anónimo disse...

E na lateral dta nada? Ficava bem entregue ao Silvio na tua opinião?
Pessoalmente vejo as duas laterais como os nossos pontos fracos. Claro q um Markovic seria sempre bem vindo (até pq estaria imediatemente no topo dos melhores jogadores da liga), mas c Gaetano e Salvio estamos bem entregues nos extremos. Carcela é bom p tapar o buraco qdo um deles se lesionar ou estiver suspenso.
Saindo o Gaetano, então sim, precisamos de alguém na esquerda.

NMS

Anonymous disse...

Ainda é muito cedo para se falar. Alex e Herrera vão sair, Gaitan também.
Moutinho já não é o Moutinho de antigamente, a motivação já não é a mesma desde que passou a ganhar 5M no Mónaco. Conseguiu o que quis, enriquecer, consultemos os jornais franceses para perceber. Mas entra mais um assalariado com um contrato milionário a juntar a outros que já lá estão, o céu será o limite. E o estouro também!

Anónimo disse...

Marcano melhor que o Jardel ???? Ahhhh foi escrito pelo Ricardo! Glorioso Abraço

Ricardo disse...

TO13, é um fartote. Assinado: Bicampeão.

NMS, por mim ia ao mercado contratar um jogador experiente, de qualidade inegável, pronto a entrar a titular e garantir eficácia imediata. Mas se não vier ninguém vejo em Sílvio, Almeida e Lindelof possibilidades para a posição. Não as melhores, mas as possíveis.

Anonymous, esperemos que tenhas razão.

Anónimo, Marcano é claramente melhor jogador do que o Jardel. E sim, foi escrito pelo Ricardo.

Rusty Ryan disse...

Ricardo,

Tudo certo, mas Marcano melhor que Jardel?!... Porque carga de água?!
O homem explodiu o ano passado e agarrou definitivamente o lugar, fazendo esquecer os anteriores David Luiz e Garay, embora não seja melhor que eles. Faça outra época igual à última!

Quanto a reforços, se não sair ninguém, Fábio Coentrão. Se sair Gaitán, Markovic.

E seremos Tri-Campeões!!!

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Talvez estejas a ser demasiado audaz numa ou noutra análise, mas em traços gerais a equipa é forte, com as entradas dos putos e dos marroquinos, vamos ver como o Taarabt evolui... era muito bom que o Gaitan ficasse... e o Ola JOhn também... os adversários são fortes e acredito em bons resultados... observemos com atenção.

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Desculpem só mais uma nota Silvio por exemplo é mais rápido que Maxi Pereira e se estiveres a jogar com um colosso... pelo Lindelof não passa nada, ... poucos de vocês acompanham a equipa B... o Lindelof é muito forte e rápido, como central dá 3 a zero ao Jardel... como lateral direito a defender ui ui... a atacar faltam-lhe rotinas ... mas para Portugal o Silvio e o Semedo são suficientes... este Semedo vamos ver como evolui, como consegue equilibrar-se entre o atacar e defender... na lateral esquerda o Eliseu tem muita experiência temos que ser objectivos compensa com posicionamento o que lhe falta em velocidade, o Marçal é rápido e posiciona-se muito bem, desde que tenha coragem é solução...

Anónimo disse...

Caro Ricardo, apesar de ter feito o Euro na dta, n vejo o Lindelof como um lateral c futuro. Talvez como central.
Qto aos outros dois, se o Silvio n se partir poderemos ter nele o nosso lateral dto. O Almeida considero um jogador limitado. Tem disciplina táctica à la Jasus e esse é o seu forte.

Caro Rusty, o Marcano tem saída de bola. O Jardel n. O Jardel fez a época da vida dele mas convém n esquecer q é um jogador limitado.

Escrever q o Jardel fez esquecer o Garay é crime de lesa bola.

NMS

tomates, magnusson disse...

Para que queres um central? Tens Luisão, Jardel, Lisandro, Lindelof e André Almeida para as eventualidades. Mais que suficiente.
Marcano "tem mais saída de bola" que Jardel? Tem tanta que cada vez que o Porto saía a jogar era MArcano passa para Maicon e Maicon manda chutao para a frente!

Silvio não se vai lesionar mais, pois não? Assim se espera.

Anónimo disse...

Jardel tem algumas características superiores ao Garay. Somando tudo não considero a diferença assim tão grande.

Sandro disse...

O Jardel não vale o mendinho do Garay.