sábado, 18 de julho de 2015

Um mau serviço ao futebol

A silly season é um momento doloroso para mim. Não só por não haver futebol de alta competição mas também pelas notícias que dia sim, dia sim saem acerca de possíveis reforços, jogadores desviados, contratações falhadas, dispensas questionáveis e vendas inesperadas. São três penosos meses com a agravante de este período de transferências se alargar injustificadamente até 31 de Agosto (ou Setembro, para a Rússia e um ou outro país) quando a meu ver o mercado deveria estar encerrado o mais tardar a 10 ou 15 de Agosto, altura em que praticamente todos os campeonatos europeus já começaram.

E como se tudo isto não bastasse, acresce um neo-fenómeno a que assistimos nos últimos anos com programas “especiais” sobre o período de transferências. A TVI 24, com uma direcção de informação e uma equipa de desporto experientes e conhecedoras do mercado televisivo, lembrou-se de uma forma fácil mas pouco digna de conseguir audiências: um programa sobre nada. O Mais Transferências, transmitido diariamente, consegue ser, mais que um programa sobre nada, um mau serviço ao futebol. Para quem não conhece o formato, um conjunto de jornalistas “da casa” (Pedro Sousa, Rui Pedro Brás, José Manuel Freitas) dissertam com acérrima certeza sobre assuntos que manifestamente não dominam, emitindo juízos definitivos acerca de rumores e de informação sustentada por fontes muito duvidosas para não dizer, em alguns casos, inexistentes. A forma como se manipulam rumores transformando-os em verdades que dias depois são desmentidas é de uma ausência de vergonha inqualificável e um autêntico ataque ao código deontológico do jornalista, onde se fala na necessidade da comprovação dos factos e no combate ao sensacionalismo. O Mais Transferências é pouco mais que um programa de boataria e de desinformação.

Há sete anos, quando nas palavras do próprio renunciou ao jornalismo cansado de andar a correr atrás das ideias dos outros para construir o seu património ideológico, José Marinho estaria longe de imaginar (ou não) que por esta hora estaria novamente a correr atrás das ideias de outrem. E o mesmo mau serviço que o Mais Transferências presta na televisão, José Marinho copia nas redes sociais. Uma vez mais, informação com fontes pouco fidedignas, grau de falibilidade máximo, narcisismo insuperável, necessidade extrema de chamar a atenção e agora, para tentar desculpar-se das sucessivas mentiras com que presenteia os seus seguidores, dedicou-se à modalidade de atirar areia para os olhos dos seus seguidores referindo-se a um presumível post do Ontem em que alguém afirmou (será que afirmou mesmo?) que Jesus iria renovar pelo Benfica. Enquanto procuramos tal post, aguardamos que Bynia atinja o talento de craque da Liga Portuguesa, profetizado por Marinho, que defenda os interesses do Benfica em vez de tentar justificar os injustificáveis erros do seu ex-agenciado Artur Moraes, que reexplique o negócio de Garay, uma vez que a sua tese foi desmentida pelo presidente Luís Filipe Vieira ou que Maxi Pereira renove o contrato. É que um homem de tantas certezas não pode reger-se sob a velha máxima de Pimenta Machado, que dizia que “no futebol, o que hoje é verdade, amanhã pode ser mentira”. Está no direito de se enganar, é certo. Não está é no direito de tomar os seus leitores por parvos e de tentar camuflar as suas fraquezas com o nosso trabalho, que na verdade, e ao contrário dele, de trabalho tem pouco e não é mais que um passatempo. Sobre Marinho, a sua maneira de estar no futebol e o seu carácter não me pronunciarei mais até porque não é guerra minha, mas resta-me dizer que não é por se entregar a carteira de jornalista que se deixa de praticar mau jornalismo. E se voltar a lançar suspeitas de que uma força estranha lhe apaga posts no Facebook, nós refrescamos-lhe a memória. Não vá tratar-se de um caso de sonambolismo, temos guardados os posts que o próprio escreve e posteriormente apaga com as ordinarices que escreve acerca de nós.

Passem bem. E de preferência sem estas personagens.

10 comentários:

Ruil disse...

Nunca vi, conheço o modelo, não tenho estômago para tanto alarveirismo

Anónimo disse...

....pois é!!!!poderias ir um pouco mais longe no que diz respeito ao programa "mais transferências" e escreveres que aquela seita escolhida a dedo pelo fanático adepto dos corruptos de Contumil,vulgo jaquim sousa martins,é composta por anti-BENFIQUISTAS que estão ao serviço dos corruptos do petróleo branco....como imaginas que foram os únicos a ter informação previligiada afirmando sempre que sabiam a certeza que o maxi já tinha assinado pelos corruptos???como explicas que qualquer jogador apontado aos corruptos e aos osgas,eram tudo grandes jogadores,do melhor que há...e até o Ronaldo ou messi se viessem para o BENFICA....ERAM ERROS DE CASTING????se estiveste atento na época passada esta mesma seita passou a época a denegrir o BENFICA,se não era do cú era das calças...tiveram de engolir,e agora voltam há carga.....e fico-me por aqui.....qual a tua opiniaõ???

Anónimo disse...

LFV nunca desmentiu a tese do José Marinho sobre o Garay. Isso é mentira.

JNF disse...

Nunca desmentiu a tese de José Marinho?

Então vou gostar de te ver comentar isto: http://www.record.xl.pt/futebol/nacional/1a-liga/benfica/detalhe/vieira-garay-ficou-resolvido-48-horas-antes-do-mundial-899842.html

Anónimo disse...

O marinho é um tonto ... anda pelos blogs do facebook a pedir apoio , mas os benfiquistas não se esquecem que já trabalhou ou trabalha para a Sport TV...Nunca fez um trabalho sobre a influência dos oliveirinhas no futebol portugues e dos 30 anos de titulos cozinhados ...grande benfiquista , mas pelo menos promove-se nas redes sociais como se fosse um iluminado ...o povinho adora conhecer gente pseudo famosa mesmo que sejam acéfalos !!

Águia Preocupada disse...


Efectivamente a (des)comunicação social entrou numa espiral de aldrabice, de mentiras, de ofensas, de sensacionalismo, de polémica, direi mesmo de incentivo à violência!
E são todos os canais. Não resta um com vergonha, com denodo, com respeito pela tão propalada deolontogia! Quando se trata de se acotovelarem uns aos outros, com as tais "notícias em primeira mão", é vê-los e ouvi-los a atropelarem-se... Basta fazer zapping a certa hora da noite e constataremos a vergonha a que se chegou!
E no topo da lista da vergonha e da miséria moral a que chegou a "raça" jornalística está o canal CMTV e o seu programa "Mercado"! Aquilo é do mais degradante a que podemos assistir.
No passado dia 15.07.15, um tal Octávio Lopes, atingiu o clímax da baixeza, da arrogância, do tendencionismo! Aliás, já é hábito, quando se trata do Benfica, esse personagem nojento não se contém e dá há asas à sua verborreia anti.Foi de tal ordem, que tentei enviar uma mensagem, que só não chegou ao destino, porque parece que as caixas estão todas cheias... Pudera! Gostam de falar o que lhes vem à cabeça... Mas quanto a ouvir criticas...
Eis o texto que tentei enviar a esse sujeitinho sem escrúpulos:

"Exmos. Senhores,

Sou mais ou menos espectador atento de alguns dos vossos programas sobre futebol, recaindo a minha preferência e fidelidade em alguns dos intervenientes/convidados.
Por azar meu, as minhas escolhas recaiem habitualmente nos convidados que coabitam com o vosso inenarrável colaborador Octávio Lopes.
Sina minha, má fortuna, azar...
Esse senhor, mesmo dizendo-se jornalista, não se coíbe de destilar toda a raiva, todo o ódio, todo o seu primário e indiscutível anti-benfiquismo!
No programa de ontem, 15.07.15, teve a desfaçatez de declarar que:

"Os benfiquistas, enquanto um jogador está no Benfica tem carácter, quando sai, deixa de o ter"

referindo-se ao "caso" Maxi e insinuando o sentimento dos benfiquistas.
Esta declaração odiosa e tendenciosa, só pode ter vindo de alguém sem escrúpulos, sem profissionalismo, sem categoria para ocupar o lugar que exerce.
E perante atitude tão insolente, permito-me perguntar ao Sr. Octávio Matos se ouviu ou leu algum comentário de benfiquistas acusando de falta de carácter a:

Aimar
Saviola
Ramires
Di Maria
David Luis
Witsel
Javi Garcia
Matic
Cardozo
Coentrão
Marcovic
Enzo


E poderia continuar, pois não faltam nestes últimos anos, jogadores que deixaram o clube...

Sabe, Sr. Octávio Lopes, ser adepto não pode ser sinónimo de cegueira! E não é, como vê, para os benfiquistas que mesmo com toda a paixão conseguem analisar com alguma frieza e sensibilidade as diferentes situações...
Já ser jornalista é,na maioria das vezes, sinónimo de mentira, instigação à polémica quantas vezes geradora de violência! E neste aspecto, Sr. Octávio Lopes, é bem um representante visível de todos os pecados e doença de que enferma a classe jornalística!
Se não tem capacidade, coragem ou vontade para (no mínimo!) tentar ser isento,rigoroso, verdadeiro e coerente, então deixe essa cadeira e vá defender o seu clube na Sporting TV.

Passe bem Sr. Octávio Lopes!


Anónimo disse...

O Zé Marinho era oposição. Desde que o Fernando Tavares voltou a fazer as pazes com o Vieira, agora anda todo calminho. Já fala bem do Viera. Diz que pensa pela própria cabeça... Seria interessante alguém perguntar lhe pelo numero de sócio do Vieira, sobre o emblema de prata. E porque é que o Rangel nunca pegou no assunto. Ele pode dizer que não sabe nada. Mas toda a gente que tenha estado de algum modo relacionado com a candidatura do Rangel, como ele esteve, sabe a investigação que foi feita sobre essa história. O Vieira até pode estar a fazer o melhor mandado da história da Humanidade que justifique alterar a posição, mas não passou a ser um gajo honesto. Se ele quer ser um paladino da verdade devia explicar essa história primeiro. Ou então fazer uma declaração de interesse. Andar a fingir como anda é triste.



Ass. João Tomaz

ChakraIndigo disse...

A categoria da TVI

http://www.benficabook.net/2015/07/benfica-perde-com-equipa-da-2-divisao.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+Benficabook+%28Benficabook%29

Anónimo disse...

Esse marinho muda mais rapidamente de opinião que eu a mudar de cuecas, e acreditem que as mudo religiosamente todos os dias!

Basta ler estas duas prosas separadas por 4 meses e picos

http://planetaslbenfica.blogspot.be/2013/05/jose-marinho-aplaude-decisao-de-vieira.html

http://planetaslbenfica.blogspot.be/2013/10/jose-marinho-jesus-esta-esgotado-e-vai.html

Isto em 2013/2014 a época em que iriamos ganhar tudo o que há para ganhar em Portugal !

Pobre tipo ...

Mr. Shankly disse...

" um conjunto de jornalistas “da casa” "

Faltaram-te as aspas em "jornalistas": "um conjunto de "jornalistas" “da casa” "