terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Ederson e Rui Patrício



Sem qualquer facciosismo, considero o Ederson superior ao Rui Patrício. O guarda-redes do Sporting é seguro nas bolas altas, é rápido a sair e tem  bons reflexos mas como ele há muitos. Já as qualidades do guarda-redes do Benfica são raras, entre as quais a invulgar capacidade de jogar com os pés (é, no fundo, o guardião perfeito para o modelo de Guardiola). Não custa adivinhar que será o melhor do mundo nos próximos anos.

12 comentários:

Ace-XXI disse...

Na minha opinião estás a exagerar em relação a Ederson, verdade que ainda é jovem e pode melhorar mas tirando o jogo de pés (onde ele é realmente excepcional) Ederson não é melhor que patrício em nada.

Sobre o futuro isso é para os videntes o que não falta é jogadores que prometiam muito e não o fizeram, sou sportinguista mas espero que Ederson confirme todo o seu potencial.

jorgen80 disse...

O Ederson não é só patadas na bola. Tem uma velocidade estonteante quando tem que fazer a mancha; É bravo nas saídas aos cruzamentos; Reflexos de primeira água. Enfim, é um guarda-redes de elite. Falta saber se é capaz de lidar com a pressão dos maus momentos que qualquer redes atravessa na sua carreira. Costumam ser dolorosos, mas se Ederson for perseverante, então será imparável.

Benfiquista Primário disse...

Sinceramente, nem tem comparação. E não, não é o primarismo do meu benfiquismo a falar - tanto que dou de barato que o Rui Patrício é ligeiramente melhor que o Paulo Lopes (J não resisti...).

Ederson já está no top mundial e será the next big thing, ou seja, o próximo Neuer. É fabuloso em tudo: entre os postes, a sair, a fazer mancha no 1x0, a lançar o contra-ataque, até a protagonizar a fase inicial da construção no ataque organizado...na comparação com Rui Patrício, não é só descomunalmente melhor no jogo com os pés - é melhor, embora não descomunalmente, em todas as outras dimensões da função.

Para quem continua a atribuir este comentário ao meu facciosismo, remeto para o chamado 'mercado'. Ederson ainda não fez um ano de titular do Benfica e o mais certo é não perfazer o segundo ano, saindo por uma fortuna; Patrício deve ter para aí uma década de Sporting, e por aqui continua...

Pelo menos o Paulo Lopes sobe à trave da baliza com a taça.

RMSCP disse...

Embora Rui Patrício se tenha tornado bastante bom entre os postes, o jogo de pés está muito longe de ser o ideal para uma grande equipa (no Sporting nota-se muito esta lacuna). O apoio do GR tem-se tornado fundamental nos tempos que correm pois permite que a equipa mantenha mais vezes a bola na sua posse.

Ederson, para além de ser bom entre os postes, é bom com os pés e tem ainda um pontapé formidável. Consegue por a bola da sua área no último terço. Não sendo uma característica fundamental, pode ser útil em diversas situações.

Cumps

Anónimo disse...

O patricio apareceu este ano e já anda a titular na principal equipa há mtos anos ...

Anónimo disse...

Pois,muito bem visto!!

Águia Preocupada disse...

Acho que ambos são muito bons guarda redes. Mas atendendo às idades, considero o Ederson superior. Quando Patrício tinha a idade do Ederson, não era nem de longe nem de perto comparável ao Ederson actual!
Mas sim, Patrício é muito bom guarda redes e é ele que devemos em boa parte a vitória no europeu.
Mas não me parece que mereça o título de terceiro melhor do mundo! Entre os 10 melhores estará com toda a certeza... Mas o 3º? E porque será que não se fala em transferências?

Anónimo disse...

Só uma achega: Patrício (bom gr) com tantso anos e tantas notícias de venda e o ano que teve, continua sem mercado concreto e real.

Ederson, puto-maravilha, tsunami da última época, tem mercado que nunca mais acaba.

Diferenças? Cerca de 10 anos de idade... e muito jogo de pés e margem de evolução brutal.

Podem ser os meus óculos para VERMELHOr, mas o Ederson hoje por hoje já é melhor que o Patrício e, se não se perder, no futuro vais mesmo passar o Oblak (outro que punham em causa quando estava no Glorioso).

Saudaçoes.
Chama Imensa

Anónimo disse...

Rui Patrício seria melhor se conseguisse não sofrer tantos golos na sequência de cruzamentos para a área. Para quem viu jogar Manuel Bento e/ou Michel Preud'Homme - dois guarda-redes "baixinhos" em comparação com o Rui Patrício, mas senhores nas alturas - Rui Patrício é bonzinho, mas... Ederson é melhor!

balakov disse...

O Rui Patricio é so o melhor guarda redes do ultimo europeu e numero 3 do ranking mundial.O Ederson nem no top100 aparece.Com isto,comparar os 2 é como comparar sapateira com tremoços.

PS:O rio ave tem 50% do passe do Ederson.

SL

David Duarte disse...

Boa Balakov! Agora vamos aplicar essa lógica a Benfica e Sporting, ok? Ora bem, o Benfica tem quase o dobro dos títulos do Sporting e já foi duas vezes campeäo europeu enquanto o Sporting nunca passou dos quartos. O Benfica está entre os 10 primeiros da Uefa. O Sporting nem nos 50 primeiros entra e até tem o Braga à sua frente. Na Liga, o Benfica está em primeiro com oito pontos de avanço do Sporting que, mais uma vez, até tem o Braga à frente. Ou seja, comparar os dois é comparar sapateira com tremoços.

Ricardo, para mim o Rui Patrício é um Moreira que teve a sorte, em puto, da concurrência ser ainda pior que ele. Com isso, foi titular cedo e jogou regularmente, o que lhe permitiu passar de um guarda redes banal a um bom guarda redes... bom, mas nada mais do que isso.

Como o Balakov disse e bem, ele está entre os melhores de 2016. Contudo isso deve-se, para nosso contentamento, ao facto de ter tido um mês ao mais alto nível... um mês sem o qual nunca teria tido a visibilidade que nunca teve por nunca ter merecido tê-la, um mês sem o qual nunca teria entrado na lista dos 100 melhores na qual nunca entrou nos mais de 10 anos de carreira e da qual vai muito provavelmente sair já em 2017.

Em relaçäo eo Ederson, é o melhor guarda redes que o Benfica tem desde o Preud'Homme. Se vai ser dos melhores do mundo, é ainda dificil de dizer. Vamos ver como reage a um momento menos bom, se perde confiança e com ela as suas qualidades, dificeis de recuperar nos guarda redes. A adicionar a isso está a idade. Ainda é puto o que significa que pode evoluir muito mas pode igualmente quebrar. Vamos ver. Contudo penso que ele tem tudo para uma carreira ao mais alto nivel.

R.B. NorTør disse...

David Duarte, pelos Postes Sagrados temos tido muita matéria de top e acho que o mais fresco tende a ganhar mais destaque. Não sei, por isso, se Enke não estava uns passos acima do Edersão.

Patrício mesmo assim está melhor agora que há um ano, no que aos pés diz respeito. Mas Patrício teve um Europeu, quando Ederson esteve lesionado e não participou nos torneios de Verão. Para os quais até tinha sido convocado!