sábado, 28 de abril de 2018

O jogo que segue empobrecendo

Por vezes, sem que nos demos conta, acontecem-nos coisas na vida para as quais não temos explicação. Por muito que vasculhemos, por muito que estudemos cada passo dado, continuaremos sem entender o que acabou de suceder.

Fatalismos, dizem uns, sorte ou azar, dizem outros. O certo é que poucos saberiam explica-lo racionalmente e ainda menos entenderiam as suas explicações.

A teoria do caos diz-nos que o simples bater de asas de uma borboleta pode desencadear um furacão do outro lado do planeta, através de uma sucessão de acontecimentos em dominó, que se vão tornando maiores a cada segundo, a cada centímetro, qual bola de neve a rolar montanha abaixo.

Assim foi com ele, a cada suspiro, a cada passo, a cada toque, a cada passe, corresponderia sempre um acontecimento maior, único, inesquecível, inexplicável. Para uns era sorte, para outros fatalismo, para muitos não chegava a ser alguma coisa, para poucos… uma borboleta.

No final dos tempos, o jogo saberá que ele passou por si mas, qual ladrão sem rosto, não saberá quando ou como, porque não o deixaram ficar nos seus registos.

Com ele soubemos que teríamos um novo termo para designar os Génios, com ele soubemos que Da Vinci, Galileu, Beethoven, Einstein ou Stephen Hawking foram… Iniesta.

3 comentários:

Anónimo disse...

Caro José Moreira,

Também o Paulo Antunes quando abandonou o FC Marco do Avelino Ferreira Torres, naturalmente, o Marco também ficou mais pobre, e nem era um Iniesta, ou melhor, era o Iniesta do Tâmega...

Mas o título deste post, dá azo a outras, ou falsas interpretações, o que poderei acrescentar? O Benfica não merece "Galambas", e, não entre em negação ...

Respeito o seu benfiquismo, tal como respeito o Ricardo que também escreve estupidamente bem (creio que foi o fundador do "ontem"), assim como respeito muito o Senhor Alberto Miguéns!

abraço, de um rival, mas não inimigo

José Moreira disse...

Não entendo qual interpretação pode ser dada ao titulo se não a que eu quis dar:

Em espanhol dir-se-ia qualquer coisa como: "el juego sigue empobreciendo"

por isso fiz uma tradução literal, apesar de não ficar grande coisa em português.

Mas mais que isso, não vejo no post qualquer relação com o Benfica... mas ok.

artnis disse...

É claro, que o Jogo (do Futebol) fica mais pobre, quando homens e jogadores como Iniesta, o deixam de praticar !!!