quinta-feira, 23 de outubro de 2008

"O Burro"

Antes de começarem a refilar (os nossos 3 leitores podem tornar-se agressivos de vez em quando), aviso já que este post não é sobre o Benfica, e é sobre um ódio de estimação de alguns, mas um ídolo meu. É sobre um treinador, mais conhecido como o "burro", que nunca se vai livrar da fama de ser um brazuca que não percebe nada de futebol, e que só vai ganhando alguma coisa porque é bom na motivação, tem sorte, e tem uma santa protectora. Ora, concluída que está a primeira dúzia de jogos no Chelsea, são estes os números de Scolari:

- 12 jogos, 9 vitórias e 3 empates, 28 golos marcados e 3 sofridos!!!
- Liderança na Premier e no grupo da Champions

Podem dizer, "no Chelsea também eu", mas lembro que isto foi obtido quase sem Drogba, quase sem Essien, e ainda com lesões em Joe e Ashley Cole, Ricardo Carvalho, Ballack e Deco, obrigando a dar minutos ao Di Santo e a fazer de Belletti um médio bem razoável.

Uns pedem tempo, outros conquistam-no...

P.S. - Este post é oportuno por 2 razões: primeiro o Benfica joga hoje, pelo que logo à noite isto já deve ter descido na página. Segundo o Chelsea joga este fim de semana com o Liverpool e o registo pode piorar. Mas fique bem claro, acredito que Scolari vai limpar os reds, pena não ter lá o Simão para ajudar!!!

19 comentários:

Ricardo disse...

Como é óbvio e conhecido, neste particular estamos em lados diferentes da barricada. Não que questione os números ou os troféus do pugilista de Caravaggio, isso seria estúpido; questiono, isso sim, a capacidade do matraquilho gaúcho em manter uma equipa de top num campeonato de top no... topo da classificação. Muito mesmo. O princípio do fim do Scolari vai começar neste jogo com o Liverpool. A partir daí nunca mais volta ao primeiro lugar.*




* Se a informação aqui lida não se verificar correcta, o autor deste comentário promete rezar todos os dias até Junho de 2009 à senhora do Caravaggio e dizer, TODOS OS DIAS, que o Scolari é um gajo que percebe muito de futebol e que só perdeu com a Grécia porque os jogadores não entenderam o seu alto conhecimento sobre gregos, bolas e santinhas de altar.

Americano disse...

Ahahahaahahaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!

Que tal uma aposta??? :)))

Os reds é que vão começar o normal descalabro após serem atropelados pelo Chelsea! E estão mais frescos, o Benitez poupou vários titulares a meio da semana, coisa que o Scolari não pôde fazer. Mas como ele tem um dos melhores preparadores físicos do mundo, isso não se vai notar :)

Ricardo disse...

Ah já estás a dar desculpas? Mas não te preocupes: o Scolari vai conseguir um lugar na Champions. Vai ser despedido, claro, mas pelo menos não fica em 10º ou atrás dos gregos!!!

Estou aberto a sugestões de apostas:)

Americano disse...

Estás Ricardo? Então cá vai, vamos ver se aceitas:

Eu ganho a aposta se Scolari conseguir um dos seguintes objectivos:
- Ganhar a Champions;
- Ganhar a Premier
- Ganhar uma das Taças, sem ficar abaixo do 3º lugar na Premier e chegando pelo menos aos 1/4 da Champions.

Um destes resultados é o que considero o mínimo para dizer que fez um bom trabalho, se não se verificar nenhum dos 3, perco a aposta.

Não tenho é sugestão de prémio, dá aí uma sugestão!

Ricardo disse...

Se tu ganhares, eu tenho de comprar uma camisola do Chelsea e mandar escrever atrás, com o número 10, "Scolari" e usar essa camisola em todas as peladinhas que fizer; se eu ganhar, tu tens de comprar uma camisola do Chelsea e mandar escrever atrás, com o número 10, "Rehaggel" e usar essa camisola em todas as peladinhas que fizeres.

Caso não sejas dado a peladinhas, teremos de arranjar outra forma de te humilhar lol

Além disso, nada como organizar uma janta do Ontem vi-te... e o perdedor levar a sua camisola da vergonha para o jantar.

Parece-te bem?

Americano disse...

Ahahahaahahhaa!!!!

Pá, isso das camisolas parece-me complicado, mas para simplificar quem perder paga esse jantar ao outro e admite que foi por ser "burro" e duvidar ou acreditar no Scolari! Boa?

Pedro disse...

Se o Americano perder a aposta compra uma camisola do Chelsea, numero 20 e escreve "Deco Bluff"

hehehehehehehe

Anónimo disse...

Caros,

Neste particular, estou com o Americano.
O Scolari tem um curriculum que nem deveria levantar questões quanto à sua capacidade de gerir/treinar uma equipa de futebol (seja ela uma selecção, seja um clube de top).
Nunca percebi os ataques à sua capacidade durante os 5 anos que passou em Portugal (ou melhor, percebi-os à luz da imprensa avençada que comprou uma guerra que não era sua). Mais, para quem o acusa arrogante, teve um momento de enorme humildade quando emendou a mão no Euro 2004, após a 1ª derrota com a Grécia.

Scolari pode não ser o maior mestre de tácticas do mundo, mas essa é apenas uma das componentes de um treinador/manager/seleccionador nacional.
Nesse aspecto um Capello, um Lippi ou mesmo o nosso bem conhecido e querido Trapattoni são mais sagazes que o brasileiro. Mas esse aspecto só é o único que interessa quando nos chamamos Luís Freitas Lobo e a única coisa que sabemos de futebol é dizer boçalidades como "basculante", "pressão alta" e "triângulo invertido".
No futebol, actual e de sempre, o importante é obter o máximo rendimento dos jogadores (de todos os jogadores) que se tem à disposição e fomentar um espírito de "antes quebrar que... perder". É fazer perceber aos jogadores que o próximo jogo é o mais importante das suas vidas, não por eles mas pelo clube/selecção que representam e pelos milhares e milhões de adeptos desse clube/selecção.

Foram estas algumas das virtudes que fizeram Grande o nosso Sport Lisboa e Benfica e alguns outros clubes como Real ou Manchester. E esta é parte da nossa Mística!

Alguém se lembra da táctica da Argentina de 1986? Ou do Brasil de 1970 e 1982 (as melhores selecções de sempre)? Alguém se lembra da táctica do Benfica de Eusébio(não houve uma, foram várias - desde o WM ao 4x4x2)? Ou do Real da Quinta del Butre? Ou do Milan de van Basten, Gullit e Rikjaard?

O mais importante é conseguir extrair o melhor de cada jogador e, humildemente, colocar esse factor ao serviço da equipa. E isso Scolari faz bem, muito bem.

Por comparação, podemos ver o que tem sido o Brasil depois de Scolari (mesmo com Kaká, Ronaldinho, Adriano, Ronaldo, etc.)

Para terminar, boa sorte para este vosso espaço e qualquer dia passo por cá a contar estórias do meu Benfiquismo e do nosso Estádio da Luz.

Cumprimentos,

P.S.: Para hoje, Hertha 0 x Benfica 3. Vai ser uma jogatana das antigas! :)

Ricardo disse...

Americano,

estou a ver que nem pensar em usar a camisola com "Rehaggel" nas costas, não é? Como te compreendo, caro benfiquista, o nome ainda me causa arrepios também.

Fica então como disseste: o que perder, paga ao outro o jantar e usa orelhas de burro (não literalmente, claro).

Ricardo disse...

Eh pá, Pedro, não acredito no Scolari como homem de sucesso no Chelsea. Já em Deco acredito totalmente. É mesmo um dos melhores do Mundo. Mas já percebi que de ti nunca ouvirei estas palavras. Queres fazer uma aposta? LOL

Ricardo disse...

Alma Benfiquista,

sê muito bem-vindo à tasca.

Em relação ao que dizes de Scolari, concordo em parte. No entanto, não o acho capaz de ser um treinador competente ao longo de uma época exigente num campeonato de primeira, como é o inglês. Este é o grande desafio do brasileiro. Veremos como responderá...

Força aí nas estórias. Temos queijinho da serra e vinho alentejano. Não há hora para fechar.

Americano disse...

Grande alma, apesar de discordarmos muitas vezes és sempre bem vindo, vem contar histórias e amnhã vem falar da grande vitória de hoje!

Pedro, a minha confiança é no Scolas, o Deco é importante mas com outro treinador no Chelsea não tinha esta confiança.

Ricardo, o dia 4 de Julho de 2004 foi dos mais tristes da minha vida, não estava preparado para perder. Mas curiosamente acho que me custou ainda mais a derrota contra a França em 2006, ali senti que tinha acabado de vez o sonho de ver Portugal ganhar algo.
Até admiro o Rehhagel, acho que o que ele conseguiu foi extraordinário, mas como não tenho feito peladinhas não vale a pena :)

Americano disse...

Agora vou sair e só volto ao tasco após o jogo, VAMOS A ELES CARALHO!!!

Miguel Nunes disse...

Scolari ja ganhou tudo o q havia para ganhar em todo o lado! (em selecções e clubes)

qual é a dúvida????

Anónimo disse...

Isto de treinadores é um bocado difícil de ser analisado. Essencialmente acho que precisam de saber contar até onze (é verdade, o também meu Portimonense ia entrar no Estádio da Luz para um jogo para o campeonato e o treinador, Carlos Alberto Dias, escalou doze! O capitão de equipa, atento, avisou - mister, são doze!
- Ah, são doze? Então sai Karim!)e não estragar o que têm ao seu dispor.

Scolari sabe contar até onze. Sabe motivar os jogadores. Mas, porra, com três dos quatro melhores médios do mundo, Deco, Lampard e Ballack (o outro é Gerrard); com os dois melhores centrais do mundo, Carvalho e Terry; com dois dos melhores laterais do mundo, Bosingwa e Cole; com Drogba, Anelka, Kalou, Joe Cole, etc, etc, com uma equipa que desde Mourinho encontrou a ambição e a dinâmica de vitórias, basta ao homem que não invente e não estrague. O que, por si só, já revela mérito.

PS. Sou habitué da Tertúlia, onde vos encontro diariamente, e vou dando umas saltadas aqui. Os amigos são para serem encontrados em qualquer lado.

Anónimo disse...

PS2 : Queria dizer habitué do Mágico SLB. E também da Tertúlia.

Carlos Saraiva disse...

"Podem dizer, "no Chelsea também eu", mas lembro que isto foi obtido quase sem Drogba, quase sem Essien, e ainda com lesões em Joe e Ashley Cole, Ricardo Carvalho, Ballack e Deco, obrigando a dar minutos ao Di Santo e a fazer de Belletti um médio bem razoável."
Lá está Americano no Chelsea, com a equipa do Chelsea, que é a só a melhor do mundo também... tu conseguias!!!


http://chutodeletra.blogspot.com/

Ricardo disse...

Bem-vindo ao blogue, Algarviu. Concordo com o que dizes.

Sérgio disse...

Nem tanto ao mar nem tanto à terra! Acho sinceramente que o Scolari era dos melhores seleccionadores que Portugal poderia ter. Até pelo perfil. Mas também achava que as limitações dele não iriam muito bem com clubes e campeonatos longos e ultra competitivos como é o Inglês. Mas oxalá me engane...Gostava de ver a marca da chapada de luva branca que isso seria em alguns dos pantomineiros da nossa praça...