quarta-feira, 2 de março de 2011

O caminho errado para a vingança

O mundo, apesar de todos os apesares, é um lugar que tem um certo equilíbrio. Quando dá de um lado, tira do outro e são raras as vezes, embora elas existam nem que seja para corroborar a regra, em que dá tudo ou tudo tira. Diamantino Miranda - "Diamante" para os mais sensíveis ao culto da temática poética no futebol - é disso exemplo claro. Jogador virtuoso, capaz de empolgar as plateias com uma técnica miúda e imprevisível - foi isto que o Mundo lhe deu. E não foi pouco generoso, o Mundo.
Só que, a dada altura, específica e exactamente no segundo em que viu o árbitro apitar para o final do seu último jogo, Diamantino Miranda caiu na falácia tão típica dos que perdem o rumo à existência: abrutalhou-se. Se, dentro de campo, "Diamante" demonstrava à saciedade o paradigma do jogador neuronal, palavra que acabei de inventar mas que parece fazer todo o sentido (pelo menos para os ingleses), já fora dele, embrutecido e estupidificado, Miranda não tem feito outra coisa, comentando jogos ou dando entrevistas, que não seja presentear-nos gratuitamente com a sua estupidez desarmante.
Sejamos visuais e pragmáticos (ou, à Rui Oliveira e Costa, paradigmáticos): isto que aqui lemos é Diamantino fora do campo; já isto, por outro lado, é Miranda de chuteiras. Notam alguma diferença?

São tantos os factores de vantagem que o Benfica tem para o jogo de hoje que alguns iluminados sentem-se na obrigação de tornar o dérbi mais apetitoso. O que é compreensível, todos nós gostamos destes jogos. Que esses alvos da luz eterna sejam do Benfica já é assunto do foro psiquiátrico - o que, se virmos bem as coisas, não deixa de constituir algo que tem sido natural neste Clube à força de não ganhar muitas vezes: a soberba, a megalomania, o disparate, a bazófia, a falta de humildade, o não saber ser melhor. Um pouco de calma, meus caros, mais trabalho e menos conversa. Joga-se lá dentro, com remates em Belgrado, não se joga com palavreados imbecis que só moralizam o adversário e amolecem os nossos. O que o Diamante diz pode, claro, acontecer (em futebol há pouca coisa que não possa acontecer), como pode - espantem-se as virgens! - acontecer precisamente o contrário. O que convém, se queremos ser Benfica de uma vez por todas e não o benfiquinha dos últimos 15 anos (excepção aos dois últimos), é não perder a memória e sobretudo, num momento em que podemos, de facto, esmagar o adversário, não vir dizer aos moribundos para que se levantem e comecem a andar. É que nem Jesus cometeu tamanho opróbrio. 

6 comentários:

Hugo disse...

Gosto dessa do jogador neuronal

Carlos Alberto disse...

Eu queria 'revelar' o teu comportamento neste post em que 'explicastes' claramente o que é e o que não é neuronal. Acho que 'fostes' exemplar.

Terminando a fase 'paradigmática' à ROC acho que devemos mesmo esmagar ehehehe

apenasfutebol disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
apenasfutebol disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
apenasfutebol disse...

Absolutamente de acordo! Tenho um vizinho jornalista e lagarto que me disse o mesmo ontem. Que nós tínhamos uma oportunidade histórica de vingar o 7-1. Respondi-lhe neste registo. Logo vou lá estar, mas apreensivo, desde logo porque não vou para o meu lugar - obviamente, no 3º piso, entre o pov, vou para o piso 1 e vou com um grupo grande que inclui 2 lagartos, não obstante um deles ser a minha mulher...não gosto nada de confusões nestas alturas...,mas enfim. FORÇA BENFICA - E PLURIBUS UNUM


Abraço

Hattori Hanzo disse...

Grande jogador foi o Diamantino (não digas Miranda, que também o tivemos e era claramente inferior). Muito provavelmente se não é a sua lesão tínhamos ganho a final contra o PSV. Era claramente o jogador mais desiquilibrador daquele Benfca e tem uma lesão grave no jogo anterior do Campeonato (se não estou em erro foi contra o Guimarães na Luz).