sábado, 6 de junho de 2015

Três Pontos Sobre a Última Semana



1. O assunto sobre a remoção da figura do Jorge Jesus na imagem dos Bicampeões na Megastore.
A ida do treinador para o Sporting, ainda por cima “a mal”, exigia que este não mais figurasse nas campanhas de marketing do clube.
Podia-se ter esperado mais uns dias, pelo menos até estar tudo anunciado, mas entendo a urgência.
Contudo existem várias maneiras de fazer as coisas e o Benfica não é um clube amador e tem várias pessoas responsáveis por pensar antes de agir. Estávamos obrigados a encontrar uma solução decente, algo que não fizemos.
Era aceitável retirarem toda a imagem do Bicampeonato e criarem outra nos mesmos moldes mas diferente. Era aceitável criarem uma campanha diferente.
Havia várias outras soluções. Se uma foto deixa de fazer sentido por ter lá alguém indesejável, não apaguemos esse alguém mas tiremos uma foto nova!

2. Há dois dias fiz um post que terminava com “Obrigado Jorge Jesus? Então e o Paulo Sousa?”.
Percebi que fui mal interpretado.
Ainda não fiz as minhas sugestões para treinador do Benfica e a referência ao Paulo Sousa foi no contexto da bipolariadade que abordei nesse post.
Quis somente expor um contraste entre a postura de muitos que repudiam o Paulo mas que agradecem ao Jorge e tentar perceber o porquê desta diferença.

3. O Rui Vitória ainda não foi confirmado pelo simples motivo do Jorge Jesus ter surpreendido com a sua ida para o Sporting.
Jorge Jesus do cimo do seu ego acreditava que tinha meia Europa atrás dele. Estava era enganado na metade interessada. Este ego era também alimentado pelo Super Agente.
O desinteresse em renovar pelo Benfica nascia pela crença em ir os “Colossos Europeus” e também pela recusa nos valores e estratégia que o LFV lhe tinha apresentado.
Vieira preparou o Rui Vitória para substituir o Jorge Jesus. O Jorge Jesus ficou à espera de um telefonema verde que lhe desse as condições que ele exigia.
O dinheiro apareceu em Alvalade e o treinador aproveitou enquanto o presidente desesperou.
No meio disto tudo surgiu uma nova carta na mesa. Jorge Jesus no Sporting implica Marco Silva livre.
Então agora o compromisso com o Rui Vitória está em suspenso.
Se é para o Vitória assinar então que isso seja anunciado já. A demora só fará com que o novo treinador do Benfica viva não só com a sombra do Jorge Jesus mas também com a do Marco Silva.

Faltam 25 dias para começar a pré-época e dois meses para se jogar o primeiro troféu da temporada. Convém acelerar o processo do treinador. Para já vamos em mais ou menos 10 jogadores contratados para 2015-16 sem o aval do futuro técnico encarnado.

No universo do Ontem, clama-se por Marco Silva para o Benfica. Diria que tem 60% das preferências. O Vítor Pereira tem foi a segunda opção mais pedida. O Rui Vitória parece não aquecer nem arrefecer.


4 comentários:

João Gaspar disse...

Por acaso o Jorge Jesus disse uma vez que sabia muito bem que só teria colossos atrás dele se fosse a uma final europeia. Este ano não foi, pelo que acho que ele não estava à espera de grandes projetos lá fora.
Já agora, ainda na onda do que o Jesus disse em conferências de imprensa. ele uma vez esclareceu que os projetos aliciantes para ele passavam por ele ser o grande coordenador e mentor dos mesmos. Ora, no Benfica, de há uns anos para cá que me ia ficando a sensação que o Jesus ia perdendo preponderância na gestão da estrutura futebolística. Por conseguinte, o Jesus deve ter pensado: "tenho cada vez menos poder no Benfica, o meu ciclo aqui já vai longo e cumpri os três títulos que disse ao Pinto da Costa que lhe ia ganhar, vão me obrigar a trabalhar com putos, eu gosto do Sporting, não vou deixar de ganhar umas boas massas, há promessa de algum investimento...caga no Benfica, vou para o Sporting."

Arrenka disse...

Sugestões para a nova temporada - Manter ou aumentar a qualidade:

Por ordem de preferência (consta que Marco Silva não pode assinar antes de resolvida situação com o sportem:

Vitor Pereira; Klopp (ordenado impossível creio); Peseiro; Paulo Sousa; Bielsa (ordenado impossível creio); Maurizio Sarri (Empoli); Paco Jémez (Rayo Vallecano); Mauricio Pochettino (caro demais); Rui Vitória (a última preferência - nem conto com Paulo Bento).

Saídas: Gaitán; Talisca; Bebé (DE VEZ); Lisandro; Lima (se boa oferta se concretizar); Artur; Paulo Lopes (se Varela ficar)

Entradas: Nani (emprestado 1 ano com ordenado pago + 30ME por Gaitan); Markovic emprestado; Nolito (se Nani não vier); Yohan Tavares; Guarda redes com bom jogo de pés (género Neuer, Stegen, Valdés), mas jovem)

Jovens: Varela; Guedes; Teixeira;

433 (Vitor Pereira): 28 jogadores (27 se vender Suleijmani ou Ola John)

J. César;
Maxi; Luisão; Jardel; Djavan
Fejsa;
Samaris; Pizzi
Markovic; Jonas; Nani ou Nolito

Suplentes:
Varela ou Paulo Lopes; GR ???;
Sílvio; André Almeida; Eliseu;
César; Yohan Tavares;
Cristante; Teixeira;
Amorim; Muhktar;
Sálvio (lesionado), Guedes;
Olá John; Suleijmani;
Jonathan; Rui Fonte;

Jessica Mendes disse...

Realmente é completamente ridículo o que foi feito com a imagem na Megastore. Tudo bem que isto é uma "traição" de um nível elevado, mas não podemos tirar ao JJ o mérito que ele teve não só na vitória deste campeonato, como de tudo aquilo que alcançou. Nos últimos seis anos vi o Benfica a jogar como nunca tinha visto e se o JJ tem falta de carácter e não é capaz de agradecer tudo o que o Benfica fez por ele, não quer dizer que o Benfica tenha de responder na mesma moeda. São atitudes de criança que só ridicularizam ainda mais esta situação.

Isto É Peanurs

Anónimo disse...

Marco Silva ainda não é um treinador livre.