quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

FELLATUS INTERRUPTUS

CRÓNICA ALGO FICCIONADA SOBRE A EVA, O JOSÉ E O MAGNATA RUSSO E SOBRE A EQUIPA QUE TODOS JULGAVAM SUA

O magnata russo foi buscar o José para treinar a sua equipa de futebol. Os sócios pediram o José e agora os sócios têm o treinador que sempre quiseram, disse o magnata russo, quase como quem antevê um chorrilho de problemas.

O José elaborou um plano a vários anos para a equipa do magnata russo, que envolvia uma articulação complexa de todas as engrenagens envolvidas na gestão de uma equipa de futebol de primeira linha. Absolutamente talhado para o sucesso, o plano de José começa a ter frutos ao fim de uma época. Ganha um campeonato, sem discussão. Nem sempre a praticar o futebol mais bonito, mas José é um cientista do jogo. É meticuloso e altamente atento ao pormenor. O seu xadrez defensivo é feio mas quase perfeito.

José tem uma personalidade forte, capaz de deixar sem fala o jornalista mais atrevido. Toma decisões e morre por elas, se achar que tem razão. E foi aqui, numa destas decisões, que entrou Eva.

Eva era médica da equipa do magnata russo. Fora contratada para dar assistência aos jogadores, em campo e fora deste. O magnata russo ter-se-á esquecido, porém, de especificar em contrato qual o tipo de assistência que não queria que Eva desse fora de campo. Segundo notícias de alguns tablóides, o ex da escultural Eva veio chorar a público que a namorada, para além de postar aquelas fotografias provocantes no facebook, faria também atendimento personalizado ao domicílio de uma quantidade enorme de jogadores da equipa do magnata russo.

E é aqui que tudo se torna muito confuso!

O magnata julga que a equipa é dele. E, supostamente, assim será, por direito. Foi o magnata que a comprou, como se de um brinquedo se tratasse. O magnata põe e dispõe dos seus gasosos milhões para contratar e despedir quem quiser, organizando o seu brinquedo de luxo como um negócio altamente rentável.

O José, cujo ego tem as bolas a roçar o pico do Everest, refere-se à equipa como sua, e aos jogadores como sendo os seus jogadores. Mai time, mai plaiars. E serão, José, és tu que os pões a jogar. Tu é que decides as tácticas. Tu é que decides quando, onde e como treinam. Tu decides o que eles comem, quando comem, quem cozinha para eles. Mas esqueceste-te de um pormenor na gastronomia planeada da equipa. Não decidiste quem podia comer a Eva. Nem como. Nem quando! E quando achaste que era hora de dispensar a Eva, já era tarde demais.

A Eva entrou no jardim para socorrer o Eden, que estava caído no chão enquanto chorava alto pelos carinhos da bela mulher. Nesse final de jogo fatídico, Eva corria solícita, gloriosa, de cabelo ao vento e mala de cruz na mão, enquanto José espumava de raiva. E tudo isto perante o olhar incrédulo do magnata russo na bancada de honra, em total negação. Afinal, esta era a equipa de Eva. Ela era a única a assistir noite e dia, sem parar, qualquer jogador que solicitasse os seus cuidados.

Depois disto, meus caros, o fellatus ficou para sempre interruptus e José perdeu a equipa. O magnata russo ficou a ver passar os seus navios, ao longe, continuando sem perceber nada.

Agora, a equipa perdeu o José, o magnata perdeu um bom projecto, os jogadores perderam Eva e também a cara. O único que terá ganho alguma coisa foi mesmo o ex da Eva, mas não creio que goste particularmente do acréscimo.

6 comentários:

Júlio disse...

Este era o único blog benfiquista que eu tinha como referência no meu leitor de rss. Depois deste artigo - muitíssimo bem articulado e com um português pujante - será apagado: o episódio da médica Eva Carneiro com José Mourinho e o Chelsea é demasiado importante para ser tratado em termos sexuais, sexistas, machistas e sem ponta de rigor. Vá confirmar as suas fontes quanto ao que escreveu sobre as supostas publicações provocadoras da médica e não emprenhe pelos ouvidos/olhos. Não sou púdico e gosto de me rir com coisas que têm graça, e isto teria graça se não fosse falso.

Filipe Rebelo disse...

Caro Júlio

Que não seja essa a razão para deixar de ter esta referência no seu leitor de rss. É uma medida muito drástica, parece-me. Senão vejamos, aquilo que escrevo está quase em forma de uma brincadeira.

Mas, se quiser a minha opinião sincera, acho mesmo que a coisa azedou com os jogadores depois deste facto Eva Carneiro. A leitura aqui feita não é, de todo, parva. Muito menos será sexista ou machista, essas palavras e essa conotação não me assentam, é arcaica essa forma de ver o mundo e já deveria ter caído há muito tempo em desuso. Mulheres e homens são iguais mas também totalmente diferentes, dependendo do contexto.

Depreendo que tenha lido muito ao longo da sua vida. Nunca reparou nas personagens de mulheres fortes que surgem nos maiores autores mundiais? Mesmo os mais antigos? Shakespeare era machista, portanto. Os maravilhosos escritores russos do sec XIX também deviam ser todos uma cambada de sexistas, claro. Ou então será tudo mera ficção e nenhum deles escrevia baseado em experiência e conhecimento. Já para não falar da sua própria experiência e conhecimento, Júlio. Desde quando é que sexo não é uma arma? Desde quando é que sexo não é sinónimo de poder? Desde quando é que sexo não é usado como moeda de troca, como factor de persuasão? Desde quando? Em que mundo vive, posso perguntar-lhe, Júlio?

E, quanto às fontes, veja esta, por exemplo http://extra.globo.com/esporte/eva-carneiro-medica-do-chelsea-acusada-pelo-ex-namorado-de-fazer-sexo-com-os-jogadores-do-time-17206416.html

O namorado pode estar a mentir? Os tablóides são aquilo que são. Pode, de facto, ter sido tudo inventado. Mas é uma estória "do caraças", convenhamos. "Ninfomaníaca", pormenores específicos de conversas, pormenores de intimidade. Há pessoas que encaixam neste perfil, e não são poucas. Se Eva será uma delas? Não tenho a certeza. Não poderá o próprio Mourinho ter pago dinheiro ao ex para que ele contasse esta mirabolante História, como factor de distração? Bom, poderá, mas isso, para mim, é especulação. Tal como o que escrevo, é certo. Ela por ela. A minha leitura será um pouco mais analítica, um pouco menos "teoria da conspiração", um pouco menos preconceituosa. Se há coisa que me tira do sério é gente preconceituosa que se esconde atrás de chavões como os que referiu no seu comentário. Não sou nenhuma das coisas que referiu. Sou livre de ver o mundo como ele é, exactamente, sem ter óculos de esquerda, ou de direita, sexistas, da tolerância ou do racismo tudo aquilo que decidiu escrever no seu comentário. Inteligência, é tudo o que tento usar quando escrevo. Inteligência e coração, no que ao Benfica se refere. E quase sempre é tudo aquilo que quase ninguém tem para dar. Que seca!

Júlio da idade da pedra disse...

Bom, reconheço que teria sido drástico eliminar o seu blog da lista de leituras habituais sobre futebol que faço. Talvez seja mesmo um dos únicos que valha a pena acompanhar. Acho que escrevi que o faria só para provocar um certo revisionismo da sua parte em futuros textos com este teor especulativo (isto é prepotente da minha parte). Vou explicar melhor: sou hipersensível à quase total ausência de ética na forma como José Mourinho está no futebol - apesar de claramente ser um treinador brilhante (basta ouvi-lo falar de táctica para deixarmos cair o queixo) e o que ele fez, mais os argumentos que usou para o fazer quando afastou a médica, com a conivência do clube - que claro não pode olhar a meios... É absolutamente... normal em Mourinho: odeio-o. E ainda por cima no dia em que este episódio tomou a atenção dos Media no mundo inteiro (há já uns meses), começaram a circular pretensas fotos em poses sensuais que eram obviamente de outra mulher - então uma médica que lutou tanto para chegar onde chegou ia arriscar a credibilidade dessa forma??.

Mas claro que também acho que há espaço para esse lado menos sério e rigoroso da vida em que até podemos escrever em tom jocoso sobre algo que há-de magoar alguém ao menos um pouco, por não ser verdadeiro. Fui extemporâneo e não "contemporâneo", brincando com o facto de me chamar antiquado. Não sou. E a seriedade das pessoas pode ser beliscada pelos busca dos "likes" e pelo pseudo-novo-social: inventei agora. A honra da médica vai provavelmente ser salvaguardada - também à moda de hoje - com um belo e volumoso cheque russo e no fim quem ficará mais a perder somos todos nós, porque ela não voltará a pisar um relvado de futebol.

Viva o Mourinho.

Filipe Rebelo disse...

Bom, eu confesso que até tenho alguma consideração pela qualidade do Mourinho como pessoa e treinador. É duro, mas é eficaz.

Se prefiro o futebol de Guardiola? Mil vezes. Mas isso não estava aqui em questão. Algumas fotos que circularam na net não eram da dra Eva, mas outras eram, de facto. É uma mulher muito interessante, ninguém lhe tira essa qualidade. O que é verdade e o que é falso, nas declarações do namorado? Por mim, se lhe passaram um cheque, será tudo falso. Mas passar um cheque, para quê? Por que razão? Não sei se há uma pinga de verdade naquilo que ele disse. Mas tem pormenores tramados, como referências a comportamentos, conversas, locais... Se houver um pingo de verdade, a minha leitura será muito mais do que apenas pertinente. Será quase na mouche.

Este tipo de "boicote" por parte de jogadores a um treinador já todos vimos. Mas com este tipo de consequências? Linha de água? Uma equipa de luxo? Campeã em título? Com estes jogadores? Isto é muito mais do que boicote, isto parece quase um bando de dependentes com sintomas de abstinência. Parece-me tudo uma ressaca monstruosa.

É evidente que os jogadores podem estar contra o Mourinho. Pode ser que ele tenha mudado muito nos últimos anos. Desde o Inter, pelo menos, onde todos os jogadores o adoravam. Morriam em campo por ele. Pode ser que as dinâmicas de balneário tenham mudado, entretanto. Não o saberemos tão cedo.

Se tenho pena pelo facto de uma figura pública poder ser referenciada em comentários? De todo. É uma consequência normal. Veja que foi tudo escrito de uma forma bastante suave. Se fosse sobre BdC, hoje mesmo já estaria a ser processado. Mas sobre o histérico, outras crónicas se seguirão.

Até já

PM disse...

Olhem, eu achei o texto excelente. É interessante e provocador, sim, é. E qual é o problema???
Por outro lado, também adorei a troca de argumentos entre o Filipe e o Júlio!
Quando se discutem assuntos, sejam eles quais forem, com inteligência, é outra coisa!
Este é um sítio bastante recomendável e para continuar a seguir com atenção!
Muito obrigado e um grande abraço a todos!
PM

Filipe Rebelo disse...

É esse o espírito, PM. Os locais de debate, da verdadeira troca de ideias, já são tão diminutos. É bom aproveitarmos este. E falamos sempre de muita coisa quando falamos de futebol.
Até já