quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

O melhor cérebro do mundo



É também esta a minha percepção; defendo-a,  aliás,  há vários anos. Claro que, tendo em conta o mediatismo de Messi e Ronaldo na última década,  é uma opinião que leva tempestades de insultos sempre que é proferida. Esta por isso de Parabéns o Sampaoli por admitir publicamente aquilo que, estou em crer, muitos outros técnicos pensam mas não dizem. Andrés Iniesta é o melhor cérebro do mundo a jogar futebol. O Maestro das assistências para as assistências.  O Imperador da Suprema Decisão. Com 65 quilos, 1m70 e biliões de galáxias com "celulazinhas cinzentas", é o mais improvável dos génios para quem acha que o futebol é atletismo.


2 comentários:

PP disse...

O futebol não é atletismo, mas não se pode pensar que podes entrar em campo apenas e só com talento e inteligência.

O Iniesta é dos jogadores mais inteligentes do mundo, assim como Rakitic que tem sido fenomenal desde que chegou à Catalunha e poucas vezes é mencionado. O croata acaba por exemplificar bem a minha visão: é também o resto do colectivos que faz aquele jogador (Iniesta e outros) funcionar tão bem.

Por exemplo, falando no Benfica, quantas vezes vemos pedirem ao miúdo Renato Sanches para "pegar no jogo" como que a "pegar na bola e driblar o adversário"? Será isto o que o Iniesta faz em 90% dos casos? Claro que não! Não o faz, porque não tem necessidade e porque há toda uma filosofia de jogo bem implementada e já enraizada pelo restante colectivo.

Por outro lado, quase que poderia jurar que se pegasse no Iniesta e metesse num... Manchester City, por exemplo, ele iria ser um enorme jogador do City, tal como é o David Silva, mas jamais chegaria à posição que toda a gente o reconhece no Barcelona.

Ao contrário, se metesse um David Silva, ou até mesmo um Modric (para mencionar um jogador do rival), a jogar naquele Barcelona, estou quase tão certo que estes em pouco tempo, absorveriam a filosofia de jogo blaugrana e teriam performances ao nível deste Iniesta.

E, isso dá outra perspectiva sobre quem realmente é o melhor... pois para o ser, neste momento, é preciso ter a sorte de jogar na equipa certa!

(Leia-se equipa certa o Barcelona e o Bayern Munique)

Têm que lançar mais artigos deste tipo. ;)

Ricardo disse...

Não só posso como devo. Por mim, entrava em campo com 11 Iniestas (se eles existissem). Vá, 10 e um calmeirāo com bons rins na baliza. É um tipo de jogador que é sempre melhor do que outro qualquer. Pode jogar a central, que será melhor do que o melhor central.