quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Romantismo Invertebrado por 400M Sem Estrondo



O Romantismo ligado à BTV morreu. A espinha das pessoas mostra a sua flexibilidade. Os primeiros a louvar o projecto da BTV porque nos dava autonomia, servia os sócios/adeptos e combatia o sistema, são os primeiros a desvalorizar todo este projecto e a exclamar “o que o importa é o dinheiro”. Pedros Guerra incluídos.

Até houve um vice-presidente que se gabou do facto de o Benfica ter sido campeão quando os jogos saíram da Sport TV e foram para a BTV, dizendo que o sucesso do Benfica se devia ao enfraquecimento dos donos da Sport TV. E agora...

Quanto aos valores... É muito bonito andar escondido quando está tudo a pedir explicações e do nada aparecer com um número estrondoso à cabeça para ser aplaudido e exaltado. 400M! Resultaria caso fosse 400M em 15 anos tal como resultaria caso fossem 300M em 10 anos. O número é grande e a malta delira.



No curto prazo é financeiramente um mau negócio? Não. Parece-me um bom negócio na vertente financeira a curto prazo. Não extraordinário, não o negócio do século. Simplesmente bom financeiramente, não estrategicamente.

Pelos vistos desde 2013 os jogos do Benfica valorizaram 2,5M. Razão para tanta festa? Pelos vistos desde 2013 a BTV, aumentando também os seus custos, valorizou 8M.

Ficar presos a esta valorização por 10 anos é bom para malta que se esquece do anterior contrato de 10 anos com a Olivedesportos. 

Bem sei que pode haver alguma ginástica entre estas duas valorizações, entre os 25M pelos jogos e os 15M pelo canal. Contudo por maior que seja a flexibilidade entre estes números continuamos sem estar perante o Negócio do Século.

É daquelas propostas que devem gerar dúvidas. Pode ser um bom negócio, pode ser um mau negócio e pode ser um não tão bom negócio. A direcção do clube ter aceite não me espanta nem me alerta. Para mim o impensável é a enorme festa que se tem feio à volta de algo que não o justifica.

Os invertebrados… Esses aplaudiriam com a mesma força caso a noticia fosse “Benfica recusa 400M em 10 anos mantendo assim o investimento no projecto do seu canal”. 


11 comentários:

F.L. disse...

"Esses aplaudiriam com a mesma força caso a noticia fosse “Benfica recusa 400M em 10 anos mantendo assim o investimento no projecto do seu canal”.
Esta tua frase diz tudo.
Serão os mesmos que dentro de 5 , 6 anos se começarão a queixar do contrato com a NOS tal como anteriormente se queixavam do contrato como os oliveirinhas.

Anónimo disse...

Mas achas mesmo que a operadora paga por um canal que dará jogos da equipaB e modalidades 15M/ano (a media dos 10 anos).

É obvio que o vale são os jogos da A. (o canal sem os jogos da A, vale 300mil a 500 mil ao ano), Digo 300mil, pois é esse valor que aparece como compensação transferido da SAD para o Clube pelas modalidades e formação nos R&C.

O melhor mesmo é esperar pela conferencia de dia 10. Se for os 25+15, já se sabe que é para ingles ver, forma de desvalorizar o produto jogos, devido aos rivais, negociações etc...

Os 40 ao ano, também não é linear, o mais certo é ser (por exemplo) 25, depois 30, depois 35, 40, 45, 50, 55, 60 etc ( a média é que dará 40M/ano). Tal como era na proposta de 111M por 5 anos da sporttv, que no inicio recebia cerca de 17M/ano e depois subia.

Pedro Marques.

Anónimo disse...

Negócio bom era se fossem 700 milhões por 3 anos, mais um bónus de 300 milhões pela vitória no campeonato e 100 milhões pela Supertaça.

Isso é que era competência. 400M€ nem aquece nem arrefece.

Pedro C. Monteiro disse...

(O mesmo argumento vale para outros "invertebrados" que criticam o negócio pelas razões inversas dessas, certo?... É que tenho visto as duas coisas.)

Por mim, digo que lamento que se percam esses conteúdos da BenficaTV. Percebo que a mesma, sobretudo na versão das últimas épocas, tenha podido servir para aumentar o poder negocial do Benfica, e tenho de tirar o chapéu a quem gizou a estratégia. Lamento se se confirmar que os nossos jogos regressam à SportTv (que continuarei a não assinar) — ainda tenho uma esperança (romântica, lá está) de que isto ocorra dentro da BTV na NOS, ou que, pelo menos, a BTV preserve direitos sobre a retransmissão, resumos, etc.

NauBenfica disse...

A SporcosTv nunca me apanhou e jamais me apanhará um chavo! Não lhes perdoo aquelas transmissões vergonhosas e os comentários miseráveis(não me perguntem como sei deles, que eu não digo) nos jogos do meu Benfica - é que nem que se pintem de encarnado e passem a ser simplesmente imparciais, que era o que deveriam ter sido sempre.
O LFV deve saber do asco que a maioria dos benfiquistas têm àquela gente.

Anónimo disse...

Pedro Marques,

Além disso o canal também passa todo o tipo de programas e ainda a Liga Francesa, UFC e Liga Italiana.
O atractivo do canal é também o romantismo que carrega. O conteúdo pode ser muito ou pouco interessante mas é Benfica e isso arrasta os adeptos.

Anónimo disse...

Pedro C. Monteiro,

Não percebo bem o que quer dizer mas invertebrados são invertebrados.

Espero mesmo que o projecto BTV não se perca.

Anónimo disse...

Bom era 4570 Milhões por um ano.

o negocio do seculo ? Ainda estou para perceber qual foi ?

Deve ter sido o sporting e o porto terem recusado serem patrocinados com tantas empresas que enviaram petições para patrocinarem-nos

ChakraIndigo disse...

Caro Daniel Oliveira
E que tal esperar por dia 10 e por mais esclarecimentos para começar o ataque a uma parceria que nem nos melhores sonhos a nossa concorrência pode ter?

Isto vem na esteira das parcerias com a Fly Emirates(quais os patrocínios de SCP e FCP) e a futura que prevejo do naming do Estádio da Luz.

O Benfica está a fazer aquilo que em tempos de crise a nossa concorrência não consegue, e mesmo assim vem falar de 400M como quem fala de 400 rebuçados.Todos somos grandes gestores quando não temos de decidir nada mas apenas opinar sem conhecer a fundo do que se fala.

Vai perdoar-me que lhe diga, mas o seu texto é feito de ses, não apresenta nenhuma consistência - o que quer dizer com "Ficar presos a esta valorização por 10 anos é bom para malta que se esquece do anterior contrato de 10 anos com a Olivedesportos?
É que esse contrato pagava 8 M, e 40M é um pouco mais.

E "É daquelas propostas que devem gerar dúvidas. Pode ser um bom negócio, pode ser um mau negócio e pode ser um não tão bom negócio"? Uma frase que diz tudo daquilo que não é uma critica mas um enorme vazio numa dissertação sem sentido.

Descobri nos últimos 2 dias que nos blogs existem dezenas de especialistas no mercado de direitos de transmissão, e que se fossem eles recusavam os 400M e conseguiriam numa penada uma oferta muito mais vantajosa, mas não dizem é qual.

Quanto ao seu ultimo paragrafo, demonstra o seu pensamento quanto aos méritos do debate e da diferença de opiniões.

Viva o Benfica!

M.C. disse...

" Os invertebrados… Esses aplaudiriam com a mesma força caso a noticia fosse “Benfica recusa 400M em 10 anos mantendo assim o investimento no projecto do seu canal”.

E aqueles que debitam opiniões a esmo, sem tão pouco conhecerem as cláusulas do contrato estabelecido entre o SLB e a NOs o que lhes devemos chamar ?

Mentecaptos no mínimo....

joão carlos disse...

é verdade que ainda falta saber muita coisa do negocio como o valor base inicial, a progressão, quem transmite os jogos entre outros.
mas suspeito que muitas duvidas ficaram por esclarecer.

uma coisa é certa o contrato é longo de mais não só por questões financeiras como condiciona futuras direcções, por tres mandatos.

não esquecendo que com a venda dos direitos da btv perdemos a receita que tinhamos anteriormente quando era canal aberto, 5M, mas assumimos os custos.

é que aquilo que parecia um negocio da china cada vez pareçe mais um razoavel/bom negocio agora que vamos ver se não se transforma num mau no fim.