sexta-feira, 18 de março de 2016

TOLERÂNCIA ZERO PARA A ESTUPIDEZ

"Para os sócios do Boavista há ainda bilhetes a 5 euros para a Bancada Sul e a possibilidade de adquirirem por 15 euros um bilhete de acompanhante, tendo este de entrar com um adereço alusivo ao clube local. Não serão permitidos para os acompanhantes adereços relativos ao Benfica."

Uma das coisas que adoro no meu clube, no meu estádio e na maioria dos nossos sócios ou simpatizantes é a sua superior tolerância face aos adeptos dos clubes rivais. A título de exemplo, lembro-me dos dois jogos que perdemos este ano em casa, com sporting e porto. No jogo com o sporting o estádio tinha imensa gente de verde, fora dos lugares destinados ao clube visitante. Todos em festa. Os camarotes estavam cheios de gente com cachecóis do sporting, a festejar como se não houvesse amanhã. O mesmo se passou com o porto, pelo menos à minha frente. Estava um grupo de atletas, talvez uns 50, com convites. Alguns deles manifestaram-se bem alto, nos golos do porto. Idem noutro jogo, cheio adeptos do Atletico de Madrid. Ninguém lhes disse ou fez nada. E é assim que deve ser, que sejamos civilizados e tolerantes. Isto não acontece em alvalade nem no dragão, normalmente. Sobretudo relativamente a adeptos do Benfica. É certo que nem tudo é perfeito, no reino da Luz, mas somos, de longe, o melhor anfitrião entre todos os grandes e os "meio grandes". Talvez mesmo entre todos os clubes da primeira liga.

É claro que preferia que os senhores do "corporate club" dessem os seus bilhetes a benfiquistas. Aliás, preferia que os lugares nobres do estádio só pudessem ser adquiridos por benfiquistas sócios. É o que me faz mais sentido. E que em jogos grandes deixassem lá a merda dos convites de lado, aliás, metessem mesmo a merda dos convites bem fundo no real traseiro, e passassem a vender os bilhetes aos sócios. Se os sócios não os esgotarem, então convidem.
Mas aquilo que nunca aceitaria é que um atrasado mental qualquer me viesse dizer que eu até podia comprar bilhetes de acompanhantes mas que não podia trazer acompanhantes que não fossem do Benfica. Qual pulha pidesco, se algum filho de uma grandessíssima e rebarbadérrima rameira me viesse dizer que, no meu estádio, no nosso estádio, no estádio do Sport Lisboa e Benfica, as pessoas não são livres de escolher por quem querem torcer, nem tão pouco serão livres de escolher a roupa que usam, eu mandava-o fazer meninos consigo mesmo.

Sabemos que este é um país com dois clubes, o Benfica e o anti-benfica. As instituições, no entanto, mereciam mais respeito. Se eu fosse sócio deste próximo clube visitado, com tanta história, não podia deixar de dizer à direção que não passam de uma cambada de energúmenos, pequeninos e ridículos. E, já que estamos nesse registo, diria também que estas situações só têm servido para fortalecer o Benfica, os benfiquistas e, sobretudo, o balneário.
Rui, mostra lá isto aos jogadores, como um bom professor, e pede-lhes para festejarem com os adeptos no final daquela que, esperemos, seja mais uma vitória rumo ao tri.

http://www.sabado.pt/ultima_hora/detalhe/boavista_benfica_dois_niveis_ja_esgotados.html

7 comentários:

Anónimo disse...

Com a introdução da "jaula" para adeptos visitantes na Luz, realmente o Benfica deu um bom exemplo.

João disse...

http://www.record.xl.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/boavista/detalhe/adeptos-infiltrados-vao-ser-barrados.html

Afinal é tudo uma questão de segurança!

Filipe Rebelo disse...

Qual "jaula"? Aquela contenção para os animais que queimaram parte do meu estádio? Tenho tanta pena deles. E tenho ainda mais pena de haver anormalidade suficiente para que alguém faça esse comentário.
Ah! Espera! Eles não são animais, só se comportaram como tal em resposta a essa agressão ao seu bom nome, claro.

Anónimo disse...

Esse texto não é fiel à verdade.

Pela minha experiência, o Sporting é, pelo menos, tão bom anfitrião como o Benfica.

No último jogo em Alvalade, o Benfica venceu por 1-0 e "roubou-nos" o título.

Não vi uma única deselegância relativamente a adeptos do Benfica presentes (homens, mulheres, crianças). E não eram poucos.

Obviamente não estou a falar de claques. Ninguém de bom senso pode defender o comportamento das claques de todos e cada um dos clubes.

Frederico

Filipe Rebelo disse...

Como tudo, isto não é absoluto. Mas os ambientes em Alvalade e no Dragão, para adeptos benfiquistas, são muito agrestes. Conheço muita, muita gente que foi "maltratada", ou seja, aconselhada a não festejar. Ainda este ano, em Belém, uma série de adeptos (miúdos) foram achincalhados e ameaçados, e tiveram que sair ao intervalo para outro lado do estádio, com adeptos do Benfica. Isto é recorrente.

Ace-XXI disse...

Filipe também já passei pelo mesmo no estádio da luz... acho que é seguro os adeptos adversários irem a luz, alvalade ou Dragão mas pelo sim pelo não será sempre melhor ter alguma contenção na hora de festejar, eu já tive um problema em alvalade em que tive de defender um adepto da equipa visitante (do marítimo) que também estava a ser insultado por festejar um golo e eu entervi para deixarem o Homem em paz.

Filipe Rebelo disse...

Este ano, no Benfica-Sporting estava por lá um atrasado mental a ameaçar um casal do sporting. O resultado foi que toda a gente o mandou calar e alguém acabou por ir buscar um segurança para resolver o assunto. Levaram o atrasado mental para refrescar a cabecinha. Eu sei que há atrasados mentais em todos os clubes.
De qualquer das formas, na minha experiência de estádio da Luz, longa, nunca vi problemas de maior.
O que é muito "fora", nesta atitude do Boavista, é mesmo o quererem ganhar dinheiro com bilhetes a preços proibitivos e tomarem este tipo de atitude. Os bilhetes vender-se-iam na mesma, o Benfica enche qualquer estádio em Portugal. E o jogo com o Benfica é, de longe, o mais lucrativo da época. Assim, resta-me dizer-lhes, aos senhores destas direções de oportunistas, para irem destratar o real pénis que os fecunde a todos.