segunda-feira, 11 de abril de 2016

15 ANOS DE VIEIRA - PONTUAÇÕES E CLASSIFICAÇÕES



00/01 - 54 pontos (6° lugar)
01/02 - 63 pontos (4° lugar)
02/03 - 75 pontos (2° lugar)
03/04 - 74 pontos (2° lugar)
04/05 - 65 pontos (CAMPEÃO)
05/06 - 67 pontos (3° lugar)
06/07 - 67 pontos (3° lugar)
07/08 - 52 pontos (4° lugar)
08/09 - 59 pontos (3° lugar)
09/10 - 76 pontos (CAMPEÃO)
10/11 - 63 pontos (2° lugar)
11/12 - 69 pontos (2° lugar)
12/13 - 77 pontos (2° lugar)
13/14 - 74 pontos (CAMPEÃO)
14/15 - 85 pontos (CAMPEÃO)

24 comentários:

JotaPê disse...

Invejável.

Anónimo disse...

Um pecúlio fraquíssimo para um clube como o nosso.

Ricardo disse...

Finalmente um post a cascar no Vieira. Já estavas estavas a demorar muito.

Ricardo disse...

Jota, não há necessidade de ironia:)

Anónimo, de acordo.

Ricardo, é compreensível que perante isto não haja como defender a incompetência extrema e se ataque quem a expõe. Nada de novo no Reino dos pacóvios.

Jaime disse...

A incompetência é indefensável. A melhoria é indesmentível.

Cumps

Anónimo disse...

A estrutura foi o Jesus. Elevou o nível, venceu e potenciou o sucesso para o futuro. Sem Jesus Vieira é o flor que se sabe, para além de todas as restantes tropelias à dignidade benfiquista. Obrigado, Ricardo, por seres um dos poucos que verdadeiramente defendem o Benfica.

Paulo Allen

Ricardo disse...

Jaime, sem dúvida. A melhoria aconteceu; só não é responsabilidade do Presidente.

Paulo, não diria melhor. Abraço.

RedAtheist disse...

E como estava o clube quando ele chegou e como esta agora?Incompetencia?Sinceramente, existe pessoas que vivem no mundo da fantasia.

Tiago disse...

Caso ganhemos este , o vieira esta a dever 7 campeonatos ao Benfica.

Ricardo disse...

Red, passaram 16 anos. As comparações com Vale e Azevedo, além de revelarem que Vieira só se pode comparar a escumalha para ter algum mérito, já deveriam ter passado de prazo. Quando ele sair do Benfica vais ver que no mundo da fantasia vives tu.

Tiago, o Benfica não tinha obrigação de os ter ganhado todos, mas deveria ter ganhado muitos mais.

Benfiquista disse...

Muito mais do que as pontuações e as classificação ao longo dos 14 anos de presidência de LFV, convém não esquecer de como estava o SL Benfica quando LFV entrou no clube, basta recordar como o FC Porto dominava por completo o futebol em Portugal e como se encontra neste momento. LFV tem mérito como conseguiu inverter algo que parecia na altura impossível de inverter, as estruturas criadas ao longo dos 14 anos são muito fortes e arrasaram as estruturas corruptas dos portistas implantadas no futebol, agora chegou a altura de ver o domínio do Benfica.

Ricardo disse...

Benfiquista, desde que o Vieira chegou ao Benfica,o Porto ganhou:

- 9 Campeonatos
- 6 Taças de Portugal
- 9 Supertaça
- 1 Champions Lage
- 1 Taça UEFA
- 1 Liga Europa
- 1 Taça Intercontinental

Um arraso completo.

NSC disse...

Eu nem sou apoiante de Vieira, mas se se fizerem as contas aos 15 campeonatos anteriores a Vieira chegamos à conclusão que o Benfica ganhou exactamente o mesmo número de campeonatos: 4.

Anónimo disse...

ACHO QUE MERECE JÁ UM POST, EM TODOS OS BLOGUES BENFIQUISTAS...

Coincidências. Em Maio de 2013, Luiz Carlos estava em final de contrato com o Paços de Ferreira.

Na última jornada, no jogo com o fcporto, logo no início da partida faz o passe que isola James e resulta no penalty que abre o marcador (um metro fora da área...). Dias depois assina pelo Braga, na altura o parceiro preferido do fcporto.

Hoje, o jornal Record, onde Bruninho Jong-il tem ligação directa, noticia na capa que o Sporting quer Luiz Carlos no ano que vem. Está de novo em fim de contrato.

Sim, este texto parece escrito por um sportinguista.

Mas é coincidência a mais. E assim se prepara a jornada 34.

Ricardo disse...

NSC, os 15 anos anteriores a Vieira englobam só a fase mais negra da História do Benfica. De 1994 a 2000 foi um verdadeiro suplício, o que corrobora a ideia de que Vieira tem mesmo de comparar-se ao péssimo para conseguir apresentar resultados (mesmo que maus). Portanto, de 1985 a 1994 (os restantes 11 anos) vencemos 4 Campeonatos, os que Vieira venceu em 15 anos. Mas a pergunta ainda poderia ser feita com mais ênfase e assertividade: quantos campeonatos ganhou Vieira de 2001 a 2009?

Ricardo disse...

Anónimo, deixe as lagartices para os lagartos. Nós somos o Benfica.

Anónimo disse...

Caro Benfiquista das 8.28,

Eu recordo-me bem, demasiado bem de como estava o Porto nos idos de 2000-2002. Estava na merda. Três anos sem ganhar nada e treinado pelo Octavio Machado. Estavam encostados às cordas e a contestação q agora vês la por cima tb existia na altura.
Por outras palavras, tinhas uma oportunidade de ouro p quebrar o ciclo de vitorias q tinham tido em finais de 90.
Janeiro de 2002 é um mês importante p a década q se seguiu. Foi nesse mês q o Vieira se reuniu c o Mourinho (adorado pela massa adepta) e conseguiu a proeza de falhar a contratação do treinador do poderoso União de Leiria - Isto pq, se me recordo bem, n queria abdicar do Jesualdo na 'estrutura'...
Tivesse o Vieira percebido q tinha ali um treinador diferente dos demais (e tinha obrigação de perceber isso ,até pq o Mourinho tinha ja trabalhado na Luz) e as épocas de 2002/03 e 2003/04 teriam sido bem diferentes. P começar terias o Nuno Valente e o Derlei no plantel, assim como o Maniche a jogar no meio campo.
Infelizmente p o Benfica, o Vieira conseguiu n contratar o treinador do Leiria... Ja te disse q o Benfica n conseguiu contratar o treinador do Leiria???
Um par de semanas dps do Vieira n ter conseguido contratar o treinador do Leiria (n sei se ja tinha mencionado este detalhe), a ordem natural das coisas funcionou e o Octavio foi despedido. O FCP reune-se c o Mourinho e contrata-o imediatamente, sem c ele regatear lugares na 'estrutura'...
A influencia q o JJ teve no Benfica poderia ter ocorrido quase uma década antes, c o Mourinho.

NunoMS

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...



O que acho realmente grave é o estado financeiro do clube, ao fim de 15 anos termos este passivo, acho GRAVÍSSIMO! EM 15 ANOS com um plano gradual neste momento teríamos um passivo no mínimo igual ao que foi encontrado, suprema incompetência, então a última deriva da venda de 250 milhões de euros em atletas e o passivo ter abatido 40(???) milhões só os totós dos portuguesinhos é que não percebem as contas... vai lá vai,... "Panamá Papers, Corrupção Generalizada entre os Donos do Mundo, mas nós, o Nosso Isso não", pois poizé!

Ricardo disse...

Nuno, tudo dito.

moleculasdeamor, um dia a verdade virá.

Ego Mentis disse...

Para termos uma melhor visão da coisa, proponho a elaboração de nova lista, mas desta vez incluindo os títulos das modalidades.

Ricardo disse...

Palito, faz a lista.

Aos atrasados mentais que vêm insultar e dizer que não é altura para estas conversas (como se o Benfica não pudesse ser debatido a toda a hora e em qualquer sítio): não percam tempo a vir aqui. Este blogue não é para vocês.

NSC disse...

Concordo com o NunoMS.

Ricardo, de 94/95 (não conto o 93/94 porque fomos campeões) a 99/00 (excluo 00/01 porque entram na lista do post) falamos de 6 campeonatos.

Se contares os 10 anteriores a 94/95 (incluindo este) tens 4 títulos em 10 anos. Algo que se pode fazer este ano, por exemplo, caso se ganhe o campeonato. E que eu acho pouco, sublinhe-se. Mas são números parecidos aos de um período que não classificaste como o mais negro.

Se observarmos o longo prazo, o início da quebra do Benfica acontece por volta de 84/85, e não é por acaso. Se formos campeões este ano, é possível talvez afirmar que estão dados os passos para voltar a tempos bem melhores.

E sim, o presente é sempre o melhor momento para discutir as coisas.

fui disse...

De facto são resultados muito fracos para a dimensão do Benfica, como já tinham sido os anteriores 10 anos. E como sofremos com eles! Felizmente as coisas parecem estar a mudar!
Mas o trabalho do Vieira não pode ser visto apenas dessa maneira, até porque "os 15 anos anteriores a Vieira englobam só a fase mais negra da História do Benfica", e antes e depois dele foi a fase da corrupção portista (mesmo se teve aquele período de interregno de 3 anos, quando voltaram não foi só Mourinho, foi o Apito Dourado, as escutas são dessa época!), pelo que quando entrou era impossível começar a ganhar e fazer frente ao poder instituído, até porque o Benfica estava falido e não tinhas estruturas nenhumas, nem de pessoal profissional nem de infra-estruturas.
Também depois dele podemos dizer que foi construído (apesar de para isso o passivo ter aumentado grandemente, o que acontece em todas as empresas que decidem investir):
- Um dos melhores estádios do mundo
- Um dos melhores centro de estágios do mundo
- A profissionalização da estrutura do Benfica
- O Museu e a Fundação Benfica
- A renovação da marca Benfica para outros níveis de projecção e parcerias
- A atracção de grandes sponsors e parceiros
- Maior internacionalização da marca
- A intromissão na liga e na federação, onde também errou, mas onde claramente começou a perceber que parte da luta também estava aí.
- O aumento do número de sócios para quase o dobro (ainda que longe dos números que ele sonhou, a crise também tramou a constante subida)
- A dinamização do Marketing ao nível das melhores marcas nacionais e internacionais
- Um aumento sem precedentes das receitas para níveis que só tendem a aumentar e que começam a afastar-nos decisivamente dos rivais
- A construção de um espectáculo cada vez mais completo à volta do jogo de futebol
- Jogos à tarde
- A Benfica TV e tudo o que isso implicou na marca e na estratégia de venda dos direitos televisivos
- Os melhores resultados de sempre das modalidades
- O projecto Olímpico
- A aposta na formação com os resultados que se têm visto, seja ao nível de vendas de jogadores seja ao nível de aproveitamento para a equipa principal
- A atracção de grandes jogadores à equipa, montando cada vez mais planteis com qualidade com jogadores que dão espectáculo e atraem mais gente ao estádio
- A presença da Champions League e o regresso do Benfica com dimensão europeia (3 quartos de final da Champions - e esperemos que hoje uma destas passe a ser meias!; duas finais da Liga Europa; umas meias finais e uns quartos de final da Liga Europa. E todos estes 7 resultados europeus foram nos últimos 9 anos, portanto em óbvio crescendo)
- Títulos, poucos é verdade, mas cada vez mais!

Claro que podemos dizer que muitas destas coisas teriam sido feito se fosse outro a lá estar, mas isso são especulações, facto é que com ele isto tudo foi feito.
Nem sou o maior fã do Vieira, acho que desportivamente mais e melhor podia ter sido feito (muito menos gosto particularmente da sua atitude despótica, tão inversa à visão democrática benfiquista), sobretudo nos primeiro 8 anos muitos erros foram cometidos, mas as coisas tem vindo a melhorar e temos de olhar para a conjuntura e para o todo.
Agora, também é muito importante estar sempre em cima dele, querer sempre mais, nunca nos acomodarmos, apontarmos o que tem sido mal feito para que nunca se deixe de melhorar, é nesse sentido que vejo este post.

Ego Mentis disse...

Então cá vai...

Títulos modalidades (não fui ver em que lugares ficámos nos anos em que não fomos campeões porque para frisar o meu ponto de vista não achei necessário):

00/01
HÓQUEI (Taça de Portugal)

01/02
HÓQUEI (Taça de Portugal)

02/03
FUTSAL (Campeões e Taça de Portugal)

03/04

04/05
FUTSAL (Campeões e Taça de Portugal);
VOLEIBOL (Campeões e Taça de Portugal)

05/06
ANDEBOL (Taça da Liga);
VOLEIBOL (Taça de Portugal)

06/07
FUTSAL (Campeões e Taça de Portugal);
VOLEIBOL (Taça de Portugal)

07/08
ANDEBOL (Campeões)

08/09
ANDEBOL (Taça da Liga);
BASQUETEBOL (Campeões);
FUTSAL (Campeões e Taça de Portugal)

09/10
BASQUETEBOL (Campeões);
FUTSAL (UEFA Cup);
HÓQUEI (Taça de Portugal)

10/11
ANDEBOL (Taça de Portugal);
VOLEIBOL (Taça de Portugal)

11/12
BASQUETEBOL (Campeões);
FUTSAL (Campeões e Taça de Portugal);
HÓQUEI (Campeões);
VOLEIBOL (Taça de Portugal)

12/13
BASQUETEBOL (Campeões);
HÓQUEI (Liga Europeia);
VOLEIBOL (Campeões)

13/14
BASQUETEBOL (Campeões e Taça de Portugal);
HÓQUEI (Taça de Portugal);
VOLEIBOL (Campeões)

14/15
BASQUETEBOL (Campeões e Taça de Portugal);
FUTSAL (Campeões e Taça de Portugal);
HÓQUEI (Campeões e Taça de Portugal);
VOLEIBOL (Campeões e Taça de Portugal)

15/16
ANDEBOL (Taça de Portugal);
BASQUETEBOL (Taça de Portugal);
VOLEIBOL (Taça de Portugal)

O meu ponto de vista é que temos vindo a melhorar, notando-se claramente uma evolução à medida que nos afastamos do início do século e nos aproximamos dos dias de hoje, revelando-se assim a acumulação de experiência ao longo dos anos.

Isso, aliás, também se revela no futebol. Para quem pensava que a «estrutura» era o Jorge Jesus terá que rever a sua posição, face à presente época, ainda para mais se atingirmos o TRI.

Podia ter sido melhor? Claro que sim e creio que se trabalha diariamente no Clube para se melhorar.

E, por favor, nunca nos esqueçamos que os nossos rivais raramente jogam limpo, o que torna as coisas ainda mais difíceis.
eis.