domingo, 3 de abril de 2016

OS ELOGIOS DE PEP À LINHA DEFENSIVA DO BENFICA


Ponto prévio: estamos em 2016, convém começar a respeitar as opiniões que saem da norma. É inacreditável a forma como a generalidade dos adeptos insulta a opinião alheia. Não sei se já alguma vez experimentaram, mas deixo aqui a novidade: é possível debater futebol sem se achar que só a nossa opinião é a certa e que a outra, por ser diferente, é a errada. A não ser que estejamos a falar com alguém que acha que Jonas é medíocre e deve ir para o banco para "fortalecer o meio-campo".  Nesse caso, podem insultar agressivamente porque isso é mesmo demasiado estúpido. Eu deixo.

As palavras de Guardiola caíram nos bolsos dos defensores do mister Vitória como duas granadas prontas a usar. E foram imediatamente usadas contra esses malandros que acham que o técnico, apesar da sua alegria, da sua motivação, do seu benfiquismo, revela falhas que não são aceitáveis para um clube como o nosso. É uma opinião,  apenas. Aceitem-na tal como eu aceito a vossa. Ou já me viram insultar-vos ou fazer piadinhas por ver a vossa complacência com a pouca qualidade técnica do mister? Querem debater, falar de futebol? Cá estarei. E sempre defendendo as minhas ideias com argumentos, ao contrário da maior parte das pessoas que nem fala das suas ideias nem argumenta o que quer que seja - limita-se a ir ao sabor das marés dos resultados e a atacar a opinião alheia.

Guardiola disse o que pensa ou pensou no que disse? Evidentemente, pensou no que disse. Por várias razões, a primeira das quais a mais evidente: a linha defensiva da nossa equipa não é tudo aquilo de espectacular. Como isto é tão óbvio, ficam à partida aniquiladas as motivações de Pep. Esta a dar música, o catalão, e a malta gloriosa está a dançar. Alguns porque acreditam, outros porque querem acreditar e ainda há os que, não acreditando, usam a informação para tentar detonar quem pense diferente. Mas... será horrível a actuação da linha defensiva do Benfica?

É clarinho: não é. Consegue até ter momentos de grande qualidade. Depende dos jogadores que estiverem em campo. Se forem jogadores que estão no Benfica há uns anos, a qualidade sobe. Dos que estão disponíveis,  Jardel é de longe o que melhor entende o  que deve fazer em cada situação. O pior é Samaris, que quando joga a central empresta qualidade na saída mas não está rotinado a entender o harmónico que deve tocar para que a linha se mantenha coerente e nos salve de desgraças. Lindelof só agora começou a jogar, mas já entende melhor o conceito do que Eliseu alguma vez vai compreender.

Mas pensar na actuação da linha defensiva resume-se a analisar a movimentação colectiva dos 4 defesas? Claro que não. O futebol não é curling. As acções encadeiam-se de forma orgânica. Se na frente a pressão é individual ou se define mal as zonas de pressão que quer provocar; se os médios permitem constantemente incursões do adversário pelo espaço interior; se os extremos não participam no apoio aos laterais em organização defensiva; se se deixa acontecerem recorrentemente diagonais dos alas adversários para a possibilidade de um passe de ruptura, é lógico falar em boa ou má organização da linha defensiva? Não é. É apenas uma parte de todo o processo.

A nossa equipa, se estiver balanceada, permite espaços vários entre os laterais e os centrais, permite bolas medidas nas costas, tem dificuldade na perda, mas sabe ser coesa se for obrigada a defender. Não é especialmente competente, mas tem feito algumas exibições interessantes contra adversários de alguma valia. O maior problema é quando do outro lado está quem em 90 minutos consegue meter dezenas de vezes a bola dentro do nosso bloco. Os desequilíbrios acontecem, nascem os passes que forçam a reacção rápida da tal linha tão elogiada por Pep. No centro, há que apostar em Lindelof e Jardel por duas razões: entendem o conceito colectivo (sobretudo, Jardel, que tem anos de formação e formatação) e garantem o controlo da profundidade. Por outro lado, Jardel é péssimo a sair, um defeito que aqui terá de ser colmatado pela preferência pelo sueco na hora de arriscar uma saída menos evidente e directa. Eliseu é defensivamente um problema grave porque é recorrente não entender o movimento colectivo dos colegas, deixando jogadores em jogo. Sobre isso, nada a fazer. Não temos alternativa.

Rui Vitória tem pela frente uma montanha monstruosa para subir. Mas somos Benfica e neste clube, com mais ou menos qualidade, tudo pode sempre acontecer. Convém é que não sejamos anjinhos. Se o ataque de Jesus à qualidade de Vitória serviu para unir o grupo e vencer com humildade, que a defesa de Guardiola sobre a qualidade da defesa do Benfica não sirva para o engano fatal. Rui, grande benfiquista, eu se fosse a ti subia em bloco e deixava os elogios do Pep em fora-de-jogo.

5 comentários:

Bruno de Carvalho disse...

O que Guardiola diz é a minha opinião há muito tempo e percebo tanto de futebol como tu. E a opinião dele é também a opinião de alguns estrangeiros que vêm futebol há muitos anos assim como os nossos jogos e até os comentam nas suas TV´s. É que eu não me limito a ver TV´s tugas.
O que Guardiola afirma é com certeza na grande maioria o que ele pensa mesmo. Eu não me lembro de ele ter dito o mesmo antes do jogo com o Porto ou com a Juventus.

Shadow disse...

Concordo. Eu jogaria com o bloco subido e em 4-4-2... com o Jonas sempre em cima do Xabi e o Renato com o Vidal. O Porto foi para lá jogar com bloco baixo e em 4-6-0(!) em contra ataque e levou 5 na primeira parte... Quanto menos espaço o Bayern tiver para jogar, mais complicado fica para eles.

Ricardo disse...

Bruno de Carvalho, discordo pelas razões apontadas no texto mas, assumindo que tens razão, de que vale a Vitória levar a sério as palavras de Guardiola? Não, humildade, noção da nossa estratégia, concentração. Fórmulas para tentar sair de Munique com a eliminatória em aberto.

Shadow, certíssimo. Jogar com o melhor 11, nas rotinas habituais, naquilo que os jogadores melhor conhecem. Não se defende melhor por ter menos avançados.

Tiago disse...

A Juventus mostrou o que acontece quando se baixam as linhas contra o Bayern. É ter Mitroglo a fixar os centrais deles, Jonas nos espaços entre linhas, e extremos interiores, e temos hipóteses de segurar o resultado. Se formos só defender, a organização ofensiva deles é muito forte.

Ricardo disse...

Nem mais, Tiago. Estaremos sempre mais próximos de um bom resultado se não abdicarmos de nós. E, mesmo assim, será tarefa hercúlea. Mas todos acreditamos no Benfica.