quarta-feira, 24 de novembro de 2010

E um Calipolense-Barça, que jogo seria?

Agora está na moda gostar mais do Di Maria, do Ronaldo, do Kaká, do Ozil, do Carvalho do que do Messi, Xavi, Iniesta, Villa, Busquets.

Eu não prefiro ninguém, gosto de todos!

Faz-me alguma confusão esta necessidade de ver as coisas a preto e branco. Ou gostas do Real ou gostas do Barça. Pá, eu gosto do Benfica! Ponto. Não tenho clube estrangeiro. Aliás, não percebo como é possível tê-lo. O Benfica ocupa-me o coração e a mente o suficiente para não haver espaço restante para amor a outro qualquer clube, muito menos estrangeiro. Gosto do Calipolense, de Vila Viçosa, porque ia aos fins-de-semana de férias vê-lo jogar num pelado frente ao Borbense. Eram manhãs agradáveis, com muito futebol mal jogado, gente com bafo a vinho e mães em gritarias loucas para os filhos e seus adversários, sempre na base dos mimos simpáticos - entre "vai para o caralho, o filho é meu!" e "ó meu ganda filha da puta, se tocas no meu Anselminho, levas com uma alheira nesses cornos!". Era bonito. E era pedagógico. Depois veio a internet. Veio o youtube e o tvgolo. E agora parece que não há um gajo à face da terra lusitana que não diga que torce pelo Barça, pelo Real, pelo Manchester.


Vão para o caralho. Eu gosto deles todos. E já me basta não ser capaz de ver o Benfica sossegado. Segunda, quando estiver a dar o Barça-Real, vou poder ter o prazer de ver futebol, apenas e só pelo futebol, sem nervoseira, sem gritos, sem raiva, sem choro, sem histeria. Não me tirem isso, por favor.

2 comentários:

Sérgio disse...

Pois. Eu até tenho favorito na segunda, mas o teu texto continua a fazer muito sentido para mim.

A verdade é que me tenho lembrado do jogo frequentemente, com aquela ansiedade infantil da criança que anseia pelas prendas no Natal. Pelo prazer puro. Pelo futebol. Algo que não se consegue ter na plenitude com o Benfica, porque há demasiados nervos.
Escrever este comentário deixa-me ainda mais excitado - como a criança, a imaginar que talvez receba o optimus supremo - a prenda derradeira, o jogo derradeiro - 11 para 11 estádio gigante, um ponto alto na eterna busca pelo melhor momento de futebol, pela melhor jogada, o melhor passe, o melhor golo...é por isto que vimos todos os jogos que vimos, todos os vídeos do youtube, todas as tentativas de aproximação que fizemos, em ringues e pelados...1h30m de futebol, melhores contra melhores...11 contra 11, estádio gigante, quem perde sai!

Bimbosfera disse...

Grande texto... Tinha que ser escrito por um Benfiquista, eheheh!
Penso exactamente igual! Sem tirar nem por, mas gosto do Di Maria, só que já não é nosso, e dei nas orelhas aos que agora que saiu é que é bom...
Era bom, e era nosso, e nosso o assobiaram.

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

Bimbosfera.blogspot.com