segunda-feira, 17 de março de 2014

Comprimidos para a bazófia

A exibição em White Hart Lane foi linda, como tantas outras que já fizemos por essa Europa fora nos últimos anos. Um Benfica mandão, sério, mas também matreiro e inteligente. Mas o que lá vai, lá vai e é agora altura de nos centrarmos no campeonato.


7 pontos de vantagem sobre o segundo classificado (à partida para esta jornada) eram uma margem confortável que permitia alguns "deslizes". Com a vantagem no confronto directo, o Benfica pode dar-se ao luxo de perder um jogo e empatar dois até final do campeonato e ainda assim ser campeão. Dando de barato uma derrota no Dragão na última jornada (e acho que nem preciso explicar porquê), restam dois empates que o Benfica pode ceder. Olhando ao calendário e sendo, mais que sonhadores, pragmáticos, as deslocações à Choupana e a Braga constituem os pontos de maior risco até ao fim da prova. Empatar nessas duas deslocações, não sendo um resultado claramente positivo, poderia servir os interesses do Benfica. Como dizia Giovanni Trapattoni, quando não podemos ganhar, pelo menos temos de não perder!

Serve isto para dizer que o Benfica não tem necessidade de se colocar em perigo. A vertigem pelo ataque que caracteriza a nossa equipa pode sair cara. Temos de saber dosear o esforço, as emoções e o tempo. O Nacional é, como Jesus referiu e bem, uma das melhores equipas do nosso campeonato, somando apenas 4 derrotas em 22 jornadas (Porto e Estoril levam 5 derrotas cada, para terem um exemplo). Por isso vos digo: não ganhar ao Nacional hoje não é drama nenhum. Não podemos é perder este jogo. O campeonato ainda está em aberto e temos de saber geri-lo. Quem pense que o Sporting está fora desta corrida, desengane-se. Aquilo que comentei num post anterior aqui há dias aconteceu ontem em Alvalade.

4 comentários:

Gandhy disse...

Pessoalmente, penso que o jogo de hoje é a "chave" do campeonato. Se o SLB vencer, ficam a faltar 21 pontos para disputar, tendo o SLB de vencer "apenas" mais 14, ou seja, tem de vencer os 12 pontos na Luz, e ir conquistar dois pontos fora (dois empates ou uma vitória). E isto se os "chorões" fizerem os 21, o que não me parece.

Um empate hoje, continua a dar uma folga considerável, ou seja, conquistar 16 pontos no mínimo, o que também não me parece estar longe de ser muito complicado.

Uma derrota coloca o SLB em perigo porque quatro pontos com uma deslocação ao dragay torna coisa algo perigosa, e o filme da época passada está muito vivo.

Por isso, uma vitória hoje e penso que a coisa fica mais ou menos resolvida.

Frank disse...

Desculpe estou de acordo consigo mas nao na totalidade e certo que a que ter cuidados ja li por ai que com a vitoria de ontem do sporting ficamos em estado de alerta,quem me garante que o sporting va ganhar os 7 jogos que faltam eu aposto com quer que seja que por muito que entendem de futebol os tres grandes vao perder pontos ate ao fim,o Benfica deste ano tem capacidade para ganhar tanto em Braga como no dragao,o jogo de hoje pode-nos deixar alguma apreensao por algum esgotamento fisico viagens de aviao etc mas concordo consigo que se nao poder gnahar pelo menos que nao perca,qto aos lagartos no proximo jogo acho que e com o Maritimo aposto.

pge disse...

Lembro-me do Trap dizer isto a seguir ao jogo fora com o Maritimo e ter sido um escandalo "Veremos de se perdemos pontos ou se ganhámos 1" e senão estou enganado o porto foi mesmo perder ao maritimo nesse ano.

José Rama disse...

É preciso ver que os piores resultados do Benfica e quando ninguém espera, têm sido com os mais mal classificados.