domingo, 16 de março de 2014

Mas qual é o espanto?



Muito se tem falado e escrito sobre o episódio protagonizado por Jorge Jesus em Londres com Raúl José, mas principalmente, com Shéo e Rui Costa.

A gravidade da situação explica e justifica todo o alarido vivido em torno desta situação. Não obstante, apetece-me perguntar: “Mas qual é o espanto pelo sucedido?”

O homem que não se inibiu de empurrar, repetidamente, maltratar perante um estádio cheio e perante milhões de telespectadores e humilhar perante o plantel o seu adjunto de longa data, e dois símbolos vivos do clube, é o mesmo homem que não se inibiu de chantagear o Benfica na hora de pedir um salário pornográfico com um suposto interesse do Porto nos seus serviços, quando ainda se encontrava sob contrato; é o mesmo homem que adora espezinhar jornalistas em conferências de imprensa, em tentativas falhadas de afirmação de uma suposta superioridade terrena; é o mesmo homem que elegeu Marco Silva como seu inimigo publico mais recente, apenas porque este é o novo menino bonito da imprensa e adeptos; é o mesmo homem que, não por acaso, foi empurrado em pleno Jamor por um dos jogadores mais importantes do plantel; é o mesmo homem que não se coíbe de andar à paulada a polícias.

Nestes casos todos achamos uma graça tremenda à “personagem”, todos rimos e dizemos que o empurrão de Cardozo era imprevisível, todos batemos palmas à coragem do treinador em defender os adeptos. E agora? Bom, agora, como a coisa mexe com pessoas que nos tocam no Benfiquismo, já nos preocupamos e já olhamos de forma séria para o que aconteceu.

É ainda curioso que se afirme que a culpa é da estrutura do Benfica, por não ser capaz de o manter em rédea curta, por não ser capaz de ter alguém que o mantenha no seu lugar mas, foda-se, faz algum sentido dar 4M€/ano (mais prémios) a uma pessoa que demonstra precisar de uma ama-seca? Faz sentido dar 4M€/ano a alguém que queremos que lidere um conjunto de homens (valiosos e importantes para o clube), quando o próprio é o primeiro a assumir que tem grandes lacunas no trato humano com as pessoas com quem trabalha, ao ponto de ter que se gastar 500 mil euros/ano num líder motivacional?

Obviamente que a culpa é da estrutura do Benfica, mas essa responsabilidade não decorre da falta de rédea em JJ, decorre sim do facto de manter no cargo um homem que não tem todas as valências necessárias para ser um treinador top, mas que é pago por valores de treinador top.

Sim, o Benfica fez um jogo arrebatador em Londres. Sim, aposto que não há Benfiquista no mundo que não se tenha orgulhado com a forma como a equipa venceu e convenceu, mas também não haverá Benfiquista nenhum no mundo que não tenha ficado envergonhado, pelo que JJ fez com gente que lhe é muito superior, em grau e género, em nível e classe.

Agora, espanto? Espanto em quê? Nem pode haver espanto pela vitória, porque o Jorge Jesus é competente na componente técnica do seu trabalho, mas também não pode haver espanto pelas suas atitudes, porque não é nada que já não devêssemos saber, e não é nada que já não se tenha dito e repetido. 

6 comentários:

Anónimo disse...

Só por brincadeira, mexer escreve-se com x, não é "mecher"... Acredito que o JJ escreva assim, coitado, é um inculto, mas um distinto "blogger", faz confusão...

Lampião disse...

Este texto foi escrito por um lagarto? Pareceu-me.

Sarilhos Grandes disse...

Sinceramente acho que estàs a fi-
car possuïdo por alguma força ma-
léfica da qual convém desembara-
çares-te o mais depressa possïvel.
Jà cheira mail falares sempre da memsma coisa. Também não concordei
mas penso que jà chega. Os termos dos quais tu te serves são durissimos e exageradissimos em relação ao que se passou. Muda de tema sff. Estàs com falta de quê?

Diogo disse...

anda ai a trupe do madeixas e do orelha a defender atitudes de besta de quem e' pago pelo BENFICA a peso de ouro. o episodio com o sheu e' bem resumido nas palavras do pedro ribeiro.

mas nao que haja espanto, tambem, quando o badameco dos pneus renovar o contrato ao madeixas, para que nao va' para os andrades.

andrades esses que devem ir buscar o marco silva nao tarda nada, que com um plantel como o de jj era capaz de fazer o mesmo ou melhor sem se pavonear...

eusebiomais10.blogspot.com

Nuno Pinho disse...

A estrutura sabe quem tem no banco. De outra forma, não teria lhe dado uma "carraça" para espicaçar.
O facto de ter deixado de ter uma "carraça" é demonstrativo da incapacidade em o ter na mão. É, em último caso, mais uma demonstração de incapacidade da tal estrutura vencedora que o presidente tanto gosta de apregoar.
Alguém quer imaginar como seria o Jesus a treinar um outro clube de topo? É um exercício de imaginação maravilhoso, mas capaz de nos trazer alguns desgostos...
A esses exemplos todos, esqueceram-se de mencionar o raspanete ao Ola John que deixou muitas virgens ofendidas. Dizer que são virgens que nunca "calçaram" é uma adenda...
Não quero destoar da discussão. Compreendo perfeitamente o desporto preferido de alguns benfiquistas ganho nas últimas três décadas. Esse desporto passa por falar mal e tem nos Pedros Ribeiros e Fernandos Searas desta vida os seus maiores praticantes. Gente incapaz de se erguer ao coro de críticas feito ao clube. Gente que só sabe apontar o óbvio (agora até com assistência do Wikipedia, pasme-se!) e que depois de perder mais um título agarra-se ao "saber perder é tão importante como saber ganhar", enquanto assiste ao definhamento desportivo do clube. Admitam de uma vez por todas que ver o Benfica nesta situação lhes provoca espécie e que o que é (intimamente) bom é ver o clube de rastos para chegar ao final do dia e ter em que deitar as suas frustrações, sem haver quem conteste o coro de aplausos.
É uma tristeza ver alguns benfiquistas a comerem o pão amassado e fermentado pela comunicação social. Não seria mais benéfico reactivar esta discussão no final da temporada? Para alguns benfiquistas, não. Sintam-se responsáveis pelo excelente ambiente criado...

Anónimo disse...

Paea o anónimo das 13:00,

Interessante amplar coisas insignificantes, e diminuir coisas interessantes, por exemplo o conteudo deste post.

Mas os adeptos do benfiquinha do Vieira tem a arte de mascarar o evidente e obvio (não convem "mecher" na porcaria), todavia sabem ampliar os fugazes e poucos momentos Gloriosos do outrora respeitado Sport Lisboa e Benfica!

Execravel a forma como foi tratado, humilhado o Senhor Shéu, um Homem com maiusculas que já serve o Benfica há mais de 40 anos. E quem não respeita e preserva o passado, não terá grande futuro...

Sobre Jesus, subscrevo é um extraordinário treinador de futebol, mas proporcionalmente tem tudo o que é má índole, e a má educação de Jesus, consiste especialmente nos maus exemplos que deixa para o grupo. E quantos exemplos Jesus já deixou, assim como alguns atletas do SL E Benfica nas 5 anteriores temporadas?

Por bem menos, o Dr Borges Coutinho despediu o irascível tricampeão Jimmy Hagan, mas esses eram outros tempos, eram tempos do verdadeiro Sport Lisboa e Benfica.

O actual Benfica, é uma mera caricatura, e tomado de assalto pela dupla de iletrados sem classe (talvez uma 4ª classe mal feita), Vieira & Jesus. Pobre Benfica de "chinela" ...

Peter Weekly