quarta-feira, 5 de março de 2014

PAIXÃO, o Homem da Águia



O genuíno, verdadeiro e glorioso Homem da Águia é este: José Manuel Paixão, o alentejano mecânico de automóveis que um dia foi avistado num Portimonense-Benfica com a Sara, a sua companheira de altos voos. Convidado por Manuel de Almeida, antigo dirigente do clube, a ir à Luz dar uma volta ao relvado antes do jogo, aceitou. Comprou bilhete e lá foi - logo lhe disseram que por aquilo que transmitia, podia entrar de borla. E por lá ficou anos a fio, fazendo juntamente com o Homem da Bandeira - Senhor Valentim -, uma dupla que emocionava a plateia antes dos verdadeiros artistas entrarem em campo.

Entretanto, a Sara morreu. Veio a Glória. E continuaram a emocionar o público, jogo após jogo. Foram estrelas de cinema: primeiro no «Lampião da Estrela», depois no «Vai e vem», do César Monteiro. Percorreram país e estrangeiro atrás do Benfica, junto aos benfiquistas, convivendo com emigrantes e curiosos. Uma vez encontrei-o com o meu Pai no Bar dos Sócios, bêbado até mais não, benfiquista até mais sim. Não ficou fotografia, só memória, que é a película mais duradoura dos alentejanos.



A 14 de Fevereiro de 2008, Dia dos Namorados, foi impedido por uns stewards de cumprir o seu clássico ritual. Não se sabe bem porquê - mais uma de muitas histórias do Novo Benfica que envergonham o Verdadeiro Benfica. Havia um espanhol, parece, que conhecia melhor o marketing, que era menos efusivo, que talvez não fosse de excessos benfiquistas - tão pouco aceitáveis num clube-empresa. Também esse foi corrido anos mais tarde, mas essa já é outra história.

Voltou-se para novos projectos. Trabalhou com vários jovens da ACREDITAR, fazendo de todos felizes, transportando a infância com a águia ao lado. Um obrigado sentido ao José Manuel Paixão. O Benfica és muito tu.


5 comentários:

Calantrao disse...

Grande post, parabéns.

Zé de Fónes disse...

Merecida homenagem ao Manuel Benfiquista dos Sete Costados.

Ulrich Haberland disse...

Mais um post que eu gosto muito

Unknown disse...

Magníficas palavras em prol deste grande senhor que tanto orgulho trouxe ao Benfica e tão depressa foi esquecido pergunto me se o nosso presidente o sr.LUÍS FILIPE VIEIRA ainda se lembra de quem era este amigo PAIXÃO e se será muito pedir para lhe prestar a digna homenagem pelo seu contributo aos benfiquistas em todo mundo ;será que só depois de falecer é que se lembram disso? Um grande bem haja Ricardo e um bom natal

Unknown disse...

Grandes palavras amigo Ricardo eu simplesmente pergunto me se não será altura de prestar a digna homenagem a este sr. Que tanto orgulho e alegria trouxe a milhões de benfiquistas por todo mundo será que é pedir muito,um grande abraço e saudações benfiquistas