quinta-feira, 27 de março de 2014

Uma questão de mentalidade



A derrota no jogo de ontem poderá ter razões de duas naturezas diferentes, mas complementares: A questão técnico-táctica e a questão anímica.

No plano táctico, Jorge Jesus optou por mexer naquele que é, em teoria, o melhor 11 do Benfica neste momento. Neste aspecto, considero que a alteração mais negativa ocorreu no ataque, com a troca de Cardozo por Lima.

Compreendo a razão pela qual Jorge Jesus apostou no Paraguaio, já que há a necessidade de manter Tacuara motivado e isso só é possível se ele continuar a achar-se importante no plano colectivo. Porém, tacticamente, este não me parece ser um jogo à medida de Cardozo. Nem à medida do jogador, sob o ponto de vista individual, já que será sempre um jogo que tenderá a ter um caudal ofensivo menor e, por consequência, tender-se-á a fazer-se de Cardozo uma ilha na frente de ataque. Mas também Cardozo não é jogador que sirva à medida da equipa, pois, como todos sabemos, não apresenta uma grande amplitude de movimentos, nem sequer ajuda com eficácia na pressão sem bola sobre os centrais e médios defensivos do adversário. Ou seja, a equipa, inconscientemente, isola-o na frente e ele não consegue juntar-se aos colegas, isolando-se também ele da equipa. A somar a tudo isto, há o péssimo momento de forma do Paraguaio. Não obstante, repito, compreendo a intenção de Jorge Jesus em coloca-lo de início.

Como já tinha escrito, considero que a grande evolução táctica da equipa se deu com a entrada e afirmação da dupla Rodrigo-Lima como avançados, ajudando a equipa a juntar linhas e encurtar espaços de circulação entre as nossas linhas e, por via da melhor capacidade técnica e de mobilidade de ambos, conseguem dar mais e melhores soluções à equipa na saída de bola, disfarçando assim o défice numérico a meio-campo. Nestes jogos, para jogar com Cardozo na frente, talvez seja mais aconselhável optar por uma estratégia que passe por 3 médios e menos pelo 4x4x2 mais clássico.

Para lá da questão táctica, há a questão anímica, a questão da mentalidade colectiva. Nos últimos largos anos, temos assistido a uma espécie de bloqueio mental colectivo na hora de defrontar o FCP, que se agrava e multiplica de forma preocupante quando os confrontos se disputam a norte.

Por muito bem que esteja o Benfica e/ou por muito mal que esteja o Porto, sentimos sempre que a equipa que joga no Dragão/Antas é animicamente diferente. Há um fantasma azul e branco que assombra todos os jogadores na sua individualidade e que se transporta para o colectivo. Raramente conseguimos jogar à Benfica frente ao FCP e, muito menos, no Dragão. Um exemplo claro disso foi o jogo de ontem, mas também outros mais ou menos recentes. Até no primeiro ano de Jorge Jesus em que a equipa praticava um futebol avassalador, respirava e transpirava confiança por todos os poros, podia sagrar-se campeão no Dragão caso vencesse o jogo e o que vimos foi uma equipa completamente descaracterizada, amorfa, apática e receosa.

Esta questão não é exclusiva dos tempos de Jorge Jesus à frente da equipa, bem pelo contrário. Esta questão já tem anos e anos, sendo que Jorge Jesus é “apenas” mais um que não a consegue inverter e este jogo apenas acentua este bloqueio mental que não será resolvido com uma vitória esporádica num dos próximos jogos que teremos no mesmo recinto

10 comentários:

pmm disse...

Finalmente um post na mouche sem este desespera de que por se perder 1 jogo está tudo quando ontem ás 21 horas estava tudo bem. JJ tem razão muitos Benfiquistas são assim basta 1 empate e acabou tudo é posto em causa.
De facto este bloqueio mental existe há muito muito tempo e não se resolve facilmente. Isto tem mais de 50 anos pois só por curiosidade vejam quantas vezes na decada de 60 fomos lá ganhar sabem? Se calhar vão ter uma grande surpresa pois nem a melhor equipa do Mundo da decada de 60 dominava naquele campo. Dá que reflectir

Anónimo disse...


um jogo ganho por um clube batoteiro com as ajudas do arbitro.

as entradas assassinas dos azuis vão ficar impunes ,será ...

joão carlos disse...

o trauma é mesmo deste treinador porque trapatoni foi lá empatar, koeman foi lá ganhar, quique empatou e só não ganhou porque não o deixaram.
só perderam fernando santos e chalana, mas este com o handicap de ser interino e naquele que foi o nosso pior ano dos últimos dez.

ATF disse...

Muito bem observado e desmontada mais uma construçao que se nao.for contestada transforma-se em mais um mito futebistico.

José Moreira disse...

joão carlos

a analise não vai tanto pelos resultados puros, antes pela forma como jogamos.

Ai Vale Bujas disse...

análise perfeita, José!

Pessoalmente concordo com todos os pontos. Lembro-me aqui há uns tempos de uma discussão saudável que tivemos (sou o Pedro Ribeiro, estou com preguiça de mudar de perfil no google e assim sempre visitam o meu tasco... ou não). Nessa discussão dizia-te que não importava se jogávamos em 4-3-3 ou 4-4-2, o que interessava era a mentalidade com que os avançados se comportavam. Viu-se a mudança, como bem referiste, em Lima e Rodrigo. Cardozo (PARABÉNS POR NÃO TERES CRUCIFICADO ESTE HOMEM NO POST) é o que todos conhecemos. É um ponta de lança matador que precisa que a equipa funcione para ele poder fazer o que sabe. Acontece que a equipa, vítima dessa tremideira que caracteriza os nossos jogos no dragão, não funcionou. Salvio precisa de outro tipos de jogos para recuperar confiança, enquanto que Sulejmani foi uma surpresa desagradável. Fez-me lembrar o Capel.

Enfim, parabéns pelo post. Um abraço!

Nuno Pinho disse...

Estou desagradado com algumas coisas que se passaram ontem, mas não sinto que tenha sido prejudicial e, como tal, afasto-me da tentação de apresentar quaisquer críticas. Ficam todas guardadas para o final do campeonato. Os abutres, tal como os nossos, passeiam os olhos por este tipo de blogues. É por isso que os benfiquistas devem ter sensatez naquilo que expõem. Faltam seis jogos e bem se sabe que “basta um empate para se pôr muita coisa em causa”…
Vemo-nos em Braga!

Anónimo disse...

Só nao concordo que seja algo comum a todos os treinadores. O camacho e outros já referifos puseram a equipa com atitude decente, sem medo.

Águia Eterna disse...

Concordo na generalidade com este artigo.
Na minha opinião, o "MEDO" do BENFICA de jogar no campo do ladrão, deve-se à FALTA DE MENTALIDADE SUPERIOR que é transmitida aos jogadores por essa figurinha ridícula que faz de Presidente do BENFICA. o Benfica é o Maior clube de Portugal apenas e só porque tem muitos adeptos, mas infelizmente é um CLUBE DE MANSOS e MEDROSOS, a começar precisamente pelo tal rei-sol que faz de Presidente.

O Nosso BENFICA é sempre lá ROUBADO, entram amatar aos Nossos jogadores, cada bola dividida com o adversário se for marcada falta é sempre ou quase a favor dos corruptos, marcam-Nos golos em fora-de-jogo e anulam-Nos a Nós golos limpos porque INVENTAM fora de jogo e faltas inexistentes aos Nossos avançados, etc,etc,etc,...
E, e, e, e,e,???!!!! perante tudo isto e ainda o mais que eu não disse, o que é que faz, que medidas toma esse LESMA que az de Presidente do MEU BENFICA, e que os MANSOS ADEPTOS ainda ligam para a BENFICA-tv, ONDE SE varre MUITO LIXO PARA DEBAIXO DO TAPETE e dizem" lf.vieira, bla.bla.bla, é um grande presidente"..

Ora, de facto com adeptos com este nível de EXIGÊNCIA, e MANSIDÃO total, é claro que fica fácil todos os APITADORES apitarem sempre em PREJUÍZO DO BENFICA.

Claro que me custa dizer isto, pois eu sou BENFIQUISTA 1000000000000% e só desejo ser CAMPEÃO e que o porco corrupto e o riporting dos falidos de alvalixo DESAPAREÇAM. Repito: DESAPAREÇAM.
Mas, infelizmente a VERDADE É ESSA.
Os BENFIQUISTAS dos anos 60 e 70 do séc XX eram MUITO MAIS FORTES E EXIGENTES.

Agora, a começar pelo que faz de Presidente e sua Direcção de engravatados, mas PAUS MANDADOS e a acabar no sócios é uma MANSIDÃO TOTAL.

Só digo uma coisa como exemplo: Se o riporting de alvalixo falido, com todos os problemas que tem, falta de receitas, menor número de adeptos, dívidas avassaladoras, ETC.ETC.ETC., tivessem na sua Presidência um MONCO, uma LESMA como esse de l.v.vieira, já tinah DESAPARECIDO.

Eles, podem não ferrar, mas LADRAM, LADRAM, LADRAM, e lá vão assustando os apitadores, jornaleiros e demais agenters da bola e lá vão levando a água ao seu moínho. Nós BENFICA somos maiores, somos muito mais roubados e até GOZADOS e não se passa nada, está sempre tudo na PAZ DOS ANJOS.

Queria ver o Vieirita dos pneus no riporting com o plantrel que eles têm. Estava coitado a LUTAR PARA NÃO DESCER.

Já Camões dizia há mais de 500 anos:

UM FRACO REI FAZ FRACA A FORTE GENTE. Certíssimo POETA Camões.

O Benfica de agora encaixa que nem uma luva nesse pensamento/VERDADE DO GRANDE POETA lUÍS vAZ DE cAMÕES.
quanto ao silêncio/hibernação do que faz de presidente do BENFICA digo isto: O SILÊNCIO É A ARMA DOS COVARDES.

É mais fácil ROUBAR o BENFICA do que aqui o meu clubezinho da distrital.

O BENFICA, melhor, quem o "dirige" são uma CAMBADA de "CORNOS" MANSOS que têm talento é para ser dirigentes de uma equipa de freiras da 5ª idade.

Estou FARTO, FARTÉRRIMO da COVARDIA/MEDO do vieira e da PASMACEIRA de sócios e adeptos. Por isso NINGUÉM TEME O BENFICA e o clube cada vez tem menos adeptos nas masi jovens faixas etárias da população.

TUDO GRAÇAS À POLÍTICA DO MEDO E COVARDIA QUE ESTÁ A TORNAR-SE ENDÉMICA NO CLUBE.

Mesmo assim, eu, BENFIQUISTA SEMPRE,SEMPRE,SEMNPREEEEE até mesmo depois da morete nesta Terra se isso for possívil
BENFICA, BENFICA, BENFICAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

Águia Eterna disse...

Está mais que na hora de os VERDADEIROS BENFIQUISTAS questionarem e EXIGIREM resposta ao que faz de Presidente do BENFICA porque é que ele, sendo por inerência do cargo que ocupa o principal responsável pelo Clube, porque é que VÊ - a não ser que seja cego ou DIFICIENTE COGNITIVO - os Nossos jogadores a levarem porrada dentro de campo como se fossem sacos de boxe, como aconteceu agora no jogo do campo do ladrão contra os porcos, em que só não partiram as pernas ao Fejsa e ao Sálvio, por MILAGRE de alguma divindade, está mais que na hora, dizia eu de lhe perguntar, porque que ele NÃO FAZ NADA. Porque não PIA nem MIA.
Seráque em tantos e tantos milhares de sócios e Adeptos sou eu e mais umas dúzias que vemos esta situação que é mais que recorrente???!!!!

Será que pessoas/adeptos que dizem que são BENFIQUISTAS, que amam o BENFICA, QUE DEFENDEM O BENFICA, etc,etc,etc, se revêem numa figurinha destas como Presidente???!!!
Eu não. aliás, eu detesto PROFUNDAMENTE este tipo de pessoas.

Acabo de ler na 1ª página do Correio da Manhã - via internet, pois eu só CONSUMO produtos BENFICA - que a tal figurinha que faz de Presidente do Nosso Clube quer renovar contrato com o JJejum, "coiso", arremedo de treinador, ou lá o que lhe quiserem chamar, por mais dois anos, isto é até 2016.

Mas que ASCO é esse l.f. vieira. Pior do que ASCO, é um DEFICIENTE COGNITIVO, para não dizer ainda pior.

Está de facto mais do que na hora de correr em simultâneo com "A COISA" e o "COISO", como muito bem define O GRANDE BENFIQUISTA de verdadeiro SANGUE VERMELHO, João Coelho.

P.S. O GRUNHO de PASPALHO do riporting dos falidos de alvalixo, não se assume como candidato ao Título, mas anda todos os dias a DEPRECIAR O BENFICA e a coagir - deviam ir para a 2ª divisão - os APITADORES CORRUPTOS para que PREJUDIQUEM/ROUBEM o Nosso BENFICA e BENEFICIEM o clubeco de alvalixo falido dos viscondes de pé descalço.

Do Nosso BENFICA não se ouve nem um PIO.

De facto o SILÊNCIO é a ARMA DOS COVARDES E MEDROSOS.

foi assim há dois anos quando o vitor pereira, então treinador do porco corrupto, depois de ter perdido e bem no campo do gil Vicente por 1-3, disse alto e bom som que, e passo a citar, " ASSIM JÁ PODEM ENTREGAR AS FAIXAS DE CAMPEÃO AO BENFICA". Daí para a frente foi sempre, sempre, semrpe a beneficiar o porco corrupto e a ROUBAR O Nosso BENFICA.

Da Nossa direcção e do que faz de Presidente não se OUVIU UM PIO. UM PIOZINHO SEQUER.
Sabem quem foi campeão???!!! Ou não sabem. Pois, foi o PORCO CORRUPTO E VIGARISTA. No fim lá veio o que faz de presidente chorar, lamentar-se, e, e , e, depois HIBERNOU.

Ah como eu detesto COVARDES E MEDROSOS a fazer que dirigem o MEU BENFICA.

Ruaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
ruaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa com o "A COISA E O "coiso".

BENFICA, SEMPREEEEEEEEEEEEEEEEEE ATÉ MESMO DEBAIXO DE ÁGUA..
até mesmo depois da morte.