sábado, 6 de setembro de 2014

E porque não mudar?



Com o mercado encerrado e com a inscrição do plantel para a Liga dos Campeões completa, podemos cruzar dois dados importantes: 1 – Com a entrada de Samaris e Cristante, passamos a contar com dois médios de qualidade inegável e que se juntam a Enzo; 2 – Não chegou o tal avançado com as características de Rodrigo que JJ disse pretender (mesmo que Jonas entre não será elegível para os jogos Europeus até Janeiro).

Deste cruzamento de factos retiramos a ilação de que, neste momento, possuímos gente qualificada e capaz para o trabalho no centro da equipa, mas falta-nos alguém que se assuma como principal elo de ligação entre o meio-campo e o ataque. Gaitan parece-me o elemento mais certo para esse papel, mas também me parece que JJ não quer explorar esta solução de forma definitiva.

Sendo assim, porque não tentar uma solução com um meio-campo a 3? Porque não “casar” Enzo, Samaris e Cristante num mesmo 11? Porque não deixar Gaitan e Sálvio para as alas e enquadrar melhor as alternativas que temos para o centro do terreno como Talisca, André Almeida, João Teixeira ou até Pizzi (de quem o nosso treinador diz ser um jogador claramente interior)?

No plano interno até admito que, talvez, o melhor plano passe mesmo pelo 4x4x2 que JJ prefere, mas nos jogos Europeus e nos mais difíceis do nosso campeonato, porque não alterar este pensamento, potenciando assim a utilização dos nossos melhores intérpretes em simultâneo?

A saída de Rodrigo deixou um vazio muito grande na posição de segundo avançado que o clube não soube, não conseguiu ou tão só não quis resolver. Por um lado há Gaitan que no meio explana em todo o seu esplendor a sua capacidade técnica na hora do passe e toda a majestosa classe da sua visão de jogo, mas que não tem a chegada à área adversária necessária para aparecer nos espaços abertos pela mobilidade de Lima. Por outro lado, temos o próprio Lima que durante muito tempo actuou naquela posição (com Cardozo como avançado de referência), que assegura uma boa capacidade de finalização vinda de trás, mas que está longe de ter a rotatividade ou sequer a capacidade de condução de bola que Rodrigo dava à equipa.

Sim, Jonas pode ser uma óptima solução para esse vazio mas, repito, não será elegível para a Liga dos Campeões. Daí que me pareça que deveria ser considerada a hipótese de alteração do sistema táctico, facto que a ocorrer pouparia ao clube a contratação de Jonas.

Para lá das características do actual plantel há ainda outro factor a favor desta possível mudança: Na primeira metade da época passada, quando JJ mudou o sistema para o tal 4x3x3 com Enzo, Amorim e Matic, a equipa respondeu muito bem e foi nessa base que eliminamos o Sporting para a Taça de Portugal (nesse sistema vencíamos o jogo por 3-0, altura em que Amorim se lesiona e JJ volta ao seu sistema predilecto, com o resultado que sabemos) e foi em 4x3x3 que fizemos o melhor jogo da Liga dos Campeões do ano passado, sem embargo da derrota: Na Grécia frente ao Olympiakos.

Sei que seria preciso quase um milagre para que JJ se convertesse ao 4x3x3, mas…

8 comentários:

PP disse...

Zé,

«Por um lado há Gaitan (...) que não tem a chegada à área adversária necessária para aparecer nos espaços abertos pela mobilidade de Lima.»

Ainda no último domingo demonstrou o contrário!!!

O que se calhar falta ao Gaitán é jogar mais vezes na posição "10". Só quando tiver uns 10 jogos seguidos nessa posição é que poderemos aferir sobre o que escreveste.

joão carlos disse...

duvido muito que mude porque o 433 é para equipas pequenasa como ele diz quanto muito, tal como em epocas anteriores, anda a jogar em 4231 até a equipa carburar.
de qualquer modo este é o pior ano para mudares para o 433 porque é o unico em que não tens um ponta de lança sequer.

Joaquim Rato disse...

Já está a mudar! O Benfica jogou em 4-3-3 com o sporting. Ao contrário do que vocês dizem, não é o Jesus que é marreta, vocês é que são os marretas. O Jesus não tem problema nenhum em jogar em 4-3-3. Gosta mais do 4-4-2 ou 4-2-4, gosta. Mas,gosta, porque é o melhor sistema para o nosso campeonato. Agora, tem é que ter jogadores com as características adequadas ao sistema. Infelizmente, a direcção não lhe proporcionou estes jogadores. O que era uma vantagem em relação ao porto e sporting, pois já existia mecanização, deixou de o ser.

Tomcat disse...

Que características destacas no Cristante?

José Moreira disse...

PP

Não acho, acho-o um fantástico nº10 mas não um excelente segundo avançado. Eu acho que Gaitan rende no seu melhor nessa posição 10, mas com uma dinâmica colectiva que contemple essa posição, não como segundo avançado.

Joaquim

Eu não acho que tenhamos mudado. O que vi frente ao Sporting foi o Talisca a ser colocado na posição que era de Rodrigo. Sendo ele um médio, interpreta essa posição mais como médio do que como avançado, mas não me parece que JJ queira que ele seja mais um médio, mas esperemos por mais jogos.

Tomcat

Como escrevi antes, pouco vi de Cristante com olhos de ver. Mas o que vi agradou-me bastante. Pareceu-me ser um jogador com uma leitura tática acima da média revelada na sua boa capacidade de antecipação ao adversário. No plano ofensivo parece-me ser um jogador com grande capacidade de costrução (logo, longe dos habituais 6 que JJ tem preferido, à excepção de Matic) e com boa capacidade de chegada a zonas de finalização onde também revela uma assinalavel capacidade de remate. Mas como digo, não vi jogos suficientes para que tudo isto passe de uma ideia muito global sobre o jogador.

Anónimo disse...

Venciam por 3-0? engraçado..recordo-me do Capel fazer 1-1... Se calhar o duarte anulou e eu não me recordo...

Z

José Moreira disse...

Tem razão sim, estivemos a vencer por 3-1 e não 3-0. As minhas desculpas pelo lapso

e pluribus unum disse...

"JJ volta ao seu sistema predilecto" quanto muito ao minuto 70, que foi quando o Amorim saiu na primeira alteração que o Benfica fez. O sporting de alvalixo fez o 3-2 ao minuto 62, pelo Mauricio.