quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Mónaco x Bayer Leverkusen



Estive esta tarde a ver o jogo que opôs os restantes adversários do Benfica nesta fase de grupos da Liga dos Campeões e, por volta do minuto 55, Leonardo Jardim decide chamar ao jogo um tal de Bernardo Silva (já ouviram falar?) em substituição de Ocampos, colocando o jovem Português sobre a ala direita do ataque Monegasco.

E não é que o nosso menino deu à equipa exactamente o que ela precisava num jogo da Liga dos Campeões e frente ao actual líder da Bundesliga? Bernardo Silva trouxe capacidade e qualidade de transporte de bola, fintou, trocou os olhos a meia equipa adversária, partiu os rins a outros tantos, arrancou faltas, sacou um amarelo, fez passes de morte, recuperou bolas, enfim, “só” não rematou, de resto, no que diz respeito a acções positivas, fez de tudo o que possam imaginar.

Perante mais esta evidência só me apetece deixar uma sugestão a Jorge Jesus:

Da próxima vez que quiser demonstrar e fazer valer o seu enorme conhecimento e genialidade para a identificação de talento no mercado brasileiro, em vez de dizer “Conheciam tanto o Talisca como eu conhecia o D’Artagnan”, diga antes “Conheciam tanto o Talisca como eu conhecia/conheço o Bernardo Silva”. De uma só vez consegue ser mais fidedigno e não deixa de passar sua mensagem.

16 comentários:

Anónimo disse...

Que o Bernardo é bom jogador já toda a gente sabe, o Bernardo não fez nada de especial que não tenha já feito nos B cujos jogos eu vi todos. Entrou na 2ª parte quando os outros já estavam com a língua de fora.
O Salvio e o Maxi que jogam naquele lado fazem a mesma coisa de olhos fechados há anos. Se a cláusula de 20M não for batida pelo Monaco ele volta para o ano e se continuar a jogar bem vem para os A. Um único jogo pessoalmente não me diz nada, uma andorinha não faz a primavera.
Terá de mostrar muito mais em mais jogos e eu espero que sim. Foi bem emprestado!


José Moreira disse...

Ora, comparar um jogo da 2ª liga portuguesa com um jogo de Liga dos Campeões já devia dar direito a não ler o resto, mas ok.

Não satisfeito, ainda comparas o Bernardo ao Maxi como se isso fosse possivel ou sequer razoavel. Mas ok, na mesma.

E com tudo isto ainda dizes que foi bem emprestado, enquanto fomos buscar talento mais fraco e tão mais caro.

Vá lá, vá lá que és capaz de dizer que é um jogador de qualidade.

Que dizer?

Anónimo disse...

O David Simão,M.Rosa,L.Martins e o N.Oliveira,também eram jogadores de qualidade?

Pois-

Quer dizer??

José Moreira disse...

Tenho de admitir, és um gajo hábil, quando te sentes apertado e sem como argumentar, desvias o assunto, procuras algo mais distante, algo cuja argumentação seja de mais dificil prova. Mas se queres discutir esses todos e outros, aceitarei de bom grado, mas antes terás de rebater o que disse, com factos, com argumentos lógicos, caso contrário ficaremos por aqui.

Bobe disse...

José, concordo com o teu texto. Quanto aos comentários, estás perante pessoal que só sabe elogiar decisões da direção ou equipa técnica do Benfica. Sempre houve acríticos, sempre haverá.

Rui disse...

E depois de se andar à procura de um avançado que dê comissões, até ao último dia de transferências, há também um puto chamado Dérlis González a destacar-se no Basileia (foi o melhor em Madrid). Mas este, como tantos outros, nem sequer foi emprestado, foi despachado. Enfim, são tantos os casos obscuros que já nem vale a pena tentar desvendá-los.

e pluribus unum disse...

És livre de ter a tua opinião (mal fundamentada, na minha opinião) sobre o Talisca, mas não implica é que isso se torne numa verdade absoluta com a qual toda a gente tenha de concordar.

Eu, por exemplo, dou muito mais valor à opinião isenta que ouvi de comentadores brasileiros, este fim de semana.

(não sou nenhum dos anónimos anteriores)

Mister D disse...

Parte extraordinária do primeiro comentário e que mostra logo a capacidade de argumentação e discussão sobre a qualidade de Bernardo Silva: "Entrou na 2ª parte quando os outros já estavam com a língua de fora."

Realmente, não há palavras para definir a qualidade do miúdo. Se entretanto o anónimo quiser aprender alguma coisa, tem aqui o link: http://misticaencarnada.wordpress.com/2014/09/17/bernardo-silva-vs-bayer-leverkusen-em-gifs-uefa-champions-league/

CAP CRÉUS disse...

É na falta de aposta nos putos, a parte onde o JJ falha mais.
Não contentes com isso, vão buscar magotes de gajos ao nordeste brasileiro que:
Têm menos qualidade que os putos;
São mais caros e por mês recebem mais.
Este puto já não volta.
Infelizmente.

José Moreira disse...

e pluribus unum

é frequente, para não dizer que acontece sempre, receber criticas como a tua nos comentários a textos que falem da formação. Repara, eu no texto não critico o Talisca, eu no texto elogio o Bernardo Silva, o que é completamente diferente. O nome de Talisca só aparece na parte final e para dar um tom mais jocoso por via da frase que JJ disse esta semana, nada mais.

Nas duas últimas épocas sempre que escrevia sobre André Gomes, era certinho que me vinham perguntar numa retórica enjoativa, se por acaso achava que Enzo Perez deveria sair só para jogar André Gomes. Ora, eu nunca que disse que A.Gomes era melhor que Enzo (loucura), nem nunca disse que um teria de jogar para entrar o outro, entendes onde quero chegar?

1 - A época é longa e uma equipa não se faz de 11 titulares.

2 - Quando se pede que os miudos joguem mais não se pede que saiam os melhores para eles jogarem, pelo contrário, o que se pede é que os miudos possam jogar com os melhores

3 - Quando se pede uma aposta mais sustentada na formação, não se pede que o plantel seja formado apenas por putos da casa, pelo contrário, pede-se é que se contrate menos lixo (e contratamos tanto) e que as oportunidades que são dadas ao lixo desta vida, sejam canalizadas para miudos que têm muito mais talento que muita dessa gente que vem de fora.

Entendes onde quero chegar?

Abraço

Anónimo disse...

Eu percebo que quando te lembram coisas que escreveste,fiques incomodado e passes a desculpas espatafúrdias,como eu te compreendo.

Vindo a talhe de foice para quando um post sobre o Marco Silva o teu amor de estimação depois do Paulo Fonseca.

Andas com amenésia deve ser do Pokeralho.

José Moreira disse...

Mais uma vez... Peço para rebateres o que escrevi e... Nada. Zero. Vazio. O que fazes? Inventas uma qualquer manobra de diversão.

Já te disse por mais de uma vez, isto é um blogue do Benfica, não do Sporting ou do Porto. Por outro lado, tenho pena, mas escrevo sobre o que me apetece, não sobre o que te apetece. Ainda assim, no inicio de época escrevi aqui um texto sobre Porto e outro sobre o Sporting, e no texto dos lagartos está lá escrito que a época tinha tudo para correr mal. Está lá dito, muito antes de tu sequer veres o que quer que fosse, que o plantel deles é banal e curto e que os centrais são muito fracos.

Queres mais? Vai ao totta ;)

José Moreira disse...

http://ontemvi-tenoestadiodaluz.blogspot.pt/2014/08/os-nossos-rivais-i.html Até te mostro e tudo. Delicia-te ;)

Pulha Garcia disse...

Sim, é verdade. Bernardo Silva tem muito talento e muito futuro. O JJ devia dar mais oportunidades aos nossos valores formados na casa. E acrescento que a outros não formados na casa. Pizzi, por exemplo, mas também podia falar de Lisandro Lopez (internacional argentino), Derley (um dos melhores marcadores da nossa Liga na época passada), por aí fora. E ainda hoje não estou convencido quanto a muitos que já saíram, como por exemplo Urreta que sempre que entrou serviu a equipa, safando-nos por exemplo contra o Nacional na Choupana marcando um golo de livre e fazendo uma assistência empatando um jogo que iríamos perder.

Concordo com tudo isso, como muitos outros benfiquistas. Mas a questão é: estamos no início da temporada, há que apoiar quem comanda o futebol nesta altura. Vamos começar um coro de críticas nesta fase? Eu também tenho críticas a fazer mas vou ao estádio apoiar, mantenho a confiança nesta equipa técnica e estou inclusivamente agradecido, aliás muito agradecido, pelo futebol de ataque que JJ pratica e já agora pelos títulos da época passada.

É só a minha opinião. Respeito todas, respeitem também esta que é apoiada por muitos outros Benfiquistas. Abraço glorioso.

Anónimo disse...

Sim, o Bernardo foi bem emprestado. Assim pode jogar a um nível alto, coisa que não poderia fazer na Luz, pois está tapado pelo Salvio. Bom post em defesa da opção de Jorge Jesus.

David Duarte disse...

José Moreira, a tendência de alguns em associar elogios aos jovens da formação a criticas aos outros não é tactica de diversão. É mesmo incapacidade intelectual que resulta de uma concepção binária do mundo onde ou é assim ou é assado. Tudo o que se encontra no meio é demasiado elaborado para mentes tão simplistas e básicas como essas. Não vale a pena.