quinta-feira, 4 de junho de 2015

Bipolaridade na Segunda Circular



Ponto prévio:

Não sou fã do Jorge Jesus, nunca fui. Reconheço-lhes os méritos e a capacidade de trabalho mas considero-o um treinador muito limitado para grandes jogos e grandes voos.
Sempre considerei que auferia um contrato elevado demais.
Há muito que gostava de ver outro estilo de treinador no Benfica. Há muito tempo que espero que o Jorge Jesus saia. Tanto queria que ele saísse quando ficou a 21pts do Porto como quando perdeu tudo na última semana de época e tal como quando ganhou tudo internamente.
Este ano era aquele em que menos sentido via na troca de treinador. O Benfica está em redução de custos e de qualidade. O que suportava o Futebol do clube era uma base de trabalho já muito estável e desenvolvida.
Além disso, no Porto, goste-se ou não do treinador, o Lopetegui arranca para uma segunda época. Jorge Jesus arrancaria para uma sétima mas saindo, seja quem for que venha, irá arrancar para uma primeira. O Tri parece ficar bem mais longe.

E agora o que me apraz a dizer sobre o assunto do momento – Jorge Jesus no Sporting.

Até hoje esta possibilidade era ridicularizada por todos. Agora começo a ouvir ecos de que é uma situação normal.
Até hoje Jorge Jesus era um ídolo para grande parte dos adeptos. Até hoje Jorge Jesus era visto como sendo já benfiquista. Até hoje Jorge Jesus era um líder no futebol encarnado. Agora é (???) treinador do Sporting. 

Até hoje o Marco Silva era melhor que o Jorge Jesus. Hoje já os adeptos do Sporting dão vantagem ao JJ numa comparação com o Marco.

Até hoje o Rui era Derrota. Agora já é Rui Vitória.

Até hoje havia uma sintonia perfeita entre o JJ e LFV. Hoje o Jorge Jesus faz-se acompanhar no banco pelo Bruno de Carvalho.

Até hoje os adeptos benfiquistas enlouqueciam com o Jorge Jesus, gozavam com a “estupidez” de o Sporting o querer. Agora, acham normal ter ido para o Sporting.

Há um mês esta situação era impensável. Não podemos agora agir como se fosse a coisa mais natural do mundo.

Por agora o que me está a incomodar é toda esta bipolaridade nos adeptos de futebol.

Deixo a minha análise a esta situação para outra altura, agora ainda tenho de me rir mais um pouco que o ridículo da situação ainda está a bater.

Obrigado Jorge Jesus? Então e o Paulo Sousa?


13 comentários:

Bruno disse...

nao entendo esta merda o sporting está na falencia e depois tem dinheiro para umas coisas e para outras anda a mendingar como o pavilhão. Rui vitoria é mais um Fernando Santos .. simpatico , sem pulso , benfiquista , e nós à espera do Marco Silva va para o Dragao . e assim reforçam se os nossos rivais e nos voltamos aquela merda do costume e voltamos a dar um balão de Oxigénio a quem ja durante 20 anos tanto mal nos fez e em vez de andar-mos para a frente andamos 20 anos para trás. ja não bastou aprender com Artur Jorge e Toni , dois erros Colossais , quando tinhamos o Mourinho vir o Toni , mas o que move estas ideias absurdas ? expliquem-me . é que eu estou me a cagar que o JJ vá para o sCp , a mim o que me fode é o marco silva , deixarem-no solto e irmos buscar um treinador da treta .. isso é que me fode à séria.

Antagonista disse...

Paulo Sousa?? um Judas para vir para o lugar de outro Judas, não obrigado. Marco Silva seria uma estocada daquelas, primeiro porque viria para o clube do coração, segundo porque tem potencial para vôos mais altos, e o Benfica neste momento tem todas as bases para isso acontecer.

SLB1958 disse...

JJ estava livre para assinar com quiser nada contra! Sempre disse que JJ é um grande treinador, já como homem é muito fraco. Obrigado JJ pelo que deste ao Benfica.
Quanto ao RV não é de forma alguma solução para o Benfica.
Prevejo uma travessia do deserto no Benfica, e tempos muito conturbados. Mais uma vez parece-me que o FCP é quem vai ganhar com tudo isto. Acredito que JJ transformou fortemente todo o futebol do Benfica e que LFV teve um papel reduzido nisso, veremos o que nos traz o futuro, espero sinceramente estar enganado.

Unknown disse...

Ainda há pouco comentei o mesmo. Há 2 semanas o Jesus era o melhor do mundo, hoje já é uma besta que não faz falta no Benfica (não o caso na página, mas na generalidade dos adeptos do Benfica). O mesmo se aplica ao Sporting. Chateia-me mais ver o Sporting deixar (mais) um projecto a meio, quando se falava de fazer as coisas de maneira diferente e com tempo (Arre campanhas eleitorais). Mas o mais engraçado nisto tudo, é que esta bipolaridade vai voltar ao cimo quando terminar a próxima época se o Jesus não tiver sido capaz de ser campeão no Sporting. Cordialmente, SL.

Bruno disse...

RUI VITÓ O QUE??? MAS VOCES DEVEM TER SAUDADES DE VOLTAR Á LEI DA SECA !! MAS QUE PALHAÇADA É ESTA ?? SE O JORGE JESUS SAI PARA O SPORTING.. É SINAL QUE SAI O MARCO SILVA!!!! SE O MARCO SILVA SAI , ESTAO Á ESPERA DO QUE???? É TAO CERTO COMO 1 + 1 = 2 , JA SEI QUE VÁ PARA O PORTO , E DEPOIS NÓS ANDAMOS MAIS UNS 10 ANOS ou 20 ANOS , SERÁ QUE NAO APRENDEM COM OS ERROS DO PASSADO!!???? ... ESTOU MESMO LIXADO DA VIDA!! NEM PARECE QUE FUI BICAMPEAO!!!!!MARCO SILVA JAAAA!!! NAO QUERO MAIS UM FERNANDO SANTOS MAS SERÁ QUE NAO APRENDEM COM OS ERROS!! JA QUE O JESUS QUER IR , QUE VÁ .. MAS TER O MARCO SILVA DISPONIVEL E NAO FICAR COM ELE É O MESMO QUE TER O MOURINHO E NAO O APROVEITAR!!! AH É VERDADE ISSO JÁ ACONTECEU !!!!!

Anónimo disse...

O problema n o Jasus sair. Fez um bom trabalho enqto esteve connosco. Fez a sua escolha. E boa sorte em tentar fazer do Adrien um jogador de futebol.

O problema p mim prende-se mais no regresso de medos antigos. Isto é, o regresso aos tempos em q a incapacidade do LFV em escolher um treinador competente era gritante. Percebo q haja simpatia pelo Vitoria, por ser benfiquista, por lançar miudagem, por refazer equipas, mas nunca vi nas equipas dele a qualidade de organização de jogo que vi nas equipas do Marco Silva ou Vito Pereira, p citar dois treinadores portugas q poderiam ocupar a cadeira de sonho agora deixada vaga pelo Jasus.

Por outro lado, numa altura em q urgia cimentar a nossa liderança no futebol português, deixar sair o Jasus é um péssimo acto de gestão. C ele no banco tinhamos meio caminho andando p o tri.

Assim, os corruptos, mm c o Lopatego, podem voltar a sonhar. Qto à lagartada... mto bonito terem um bom treinador mas boa sorte em ganharem campeonatos c Slimanis e Adriens...

Tiago disse...

O trabalho que o JJ fez no Benfica foi fenomenal. Mais nenhum treinador conseguia ser campeão como ele foi este ano. O Benfica defende como poucas equipas, e tacticamente consegue esconder a falta de qualidade do plantel. Criou grandes jogadores, e ganhou 3 campeonatos em 6, sendo que um dos que perdeu, a diferença para o 1º qualificado foi muito baixa.

A verdade é que também cometeu muitos erros. Má gestão de plantel (culpas divididas com o nosso "grande" líder), todos os anos havia uma panca com um jogador de baixa qualidade que nos fazia perder pontos. Os miúdos da formação estavam rotulados como lixo, com o caso escandaloso do Bernardo. E depois o calcanhar de Aquiles, a Liga dos Campeões, onde só por uma vez conseguiu passar a fase de grupos.

Como pessoa, nunca me identifiquei com a personalidade dele.

Dito isto, acho que no Sporting vai fazer um bom trabalho, melhor que Marco Silva. Vai transformar o Sporting num clube ganhador. Tenho curiosidade de ver como se vão reforçar, e se a aposta na formação se vai manter com JJ.

Como alternativas para treinador, O Rui Vitória está muitos pontos abaixo do JJ. É treinador de equipa pequena, sempre que se pedia que o Guimarães assumisse o jogo, não apresentava qualidade suficiente. Marco Silva está no mesmo lote que o RV, o trabalho que fez no Sporting foi miserável, se calhar um pouco limitado pelo plantel, mas tinha qualidade para fazer mais.

Neste momento o único treinador que vejo com capacidade para substituir JJ é o Paulo Sousa. Fantástico trabalho, com um plantel limitado, foi eliminado da Champions por um Porto claramente melhor individualmente.

Anónimo disse...

não sei se alguém estará muito interessado em ouvir uma opinião portista, mas se for verdade... pues, a mi me encanta, no? isso estoira com tudo lá por Lisboa. o Benfica com nova equipa técnica e em particular um treinador não habituado às exigencias (desportivas e mediáticas), saidas de jogadores fundamentais, e a belíssima digressão de pré-época ao México... o Sporting vendido à "investidores" angolanos, já tinha estado com problemas do fair-play financeiro e vai contratar o treinador mais caro de sempre em Portugal, mas sem mexer profundamente no plantel não lhe vai oferecer minimamente soluções para ser campeão...

quanto às reacções dos adeptos, acho curioso de repente ver muitos benfiquistas constatar que o JJ é fraco de carácter, mas quando andou a distribuir socos em campo ninguém notou nada de anormal. até se podia considerar que ir treinar o clube do coração é um sinal de carácter, mas dado que não houve clube que lhe pagasse mais... era evidente que os grandes clubes lá fora pro JJ são uma fantasia sem realização possível, se for para sair será pra Turquia ou Russia no máximo. (e não é que sempre as decisões dos presidentes dos grandes sejam racionais, vide Benitez, mas no caso do JJ nunca me parece que apresentou jogo para uma equipa grande)

Anónimo disse...

?????????????????????

O que fez o MARCO SILVA no futebol que leve alguns iluminados a dizer que é melhor do que o RUI VITÓRIA ??????

JFP

Anónimo disse...

Obrigado pelo trabalho de 6 anos, e boa sorte para conseguir chegar ao natal.
Já foi? Foi.
Agora férias e siga a banda.

Unknown disse...

A partir do momento em que o Vieira quer reduzir o salário a quem bicampeão, está a empurrar o JJ para fora do Benfica. Toda a direcção queria a renovação do Jesus, o Jesus ao que parece, estava disposto a apostar na formação, e a ganhar o mesmo. Quem fica ganhar com isto é o porto. O Benfica muito provavelmente vai voltar a tempos não muito distantes. A continuidade de JJ seria importante para a conquista do trcampeonato, e para acabar com a hegemonia do Porto. Este é um filme igual ao de 1994. Não é com formação que vamos ser campeões. Quem pensa isso, vive no mundo da fantasia. O Manuel José, e o Manuel Fernandes, já o disseram, e este último queria o Jesus em alvalade. Infelizmente há benfiquistas contentes, aqueles que sempre quiseram o Jesus fora do Benfica. Só espero que depois não chorem.
É estranho o Vieira jogar na roleta russa, quando vai a eleições para o ano... Até parece que andou a ler um determinado fórum, e determinados blogues.

Anónimo disse...

Anónimo das 11:35,

O que tinha feito o JJ antes de chegar ao Benfica?

O Marco Silva é um jovem treinador que mostra qualidade.
Começou como treinador no Estoril e fez lá 3 grandes épocas. Agora no seu primeiro ano no Sporting ganhou a Taça.

A grande diferença entre ele e o Rui Vitória é a qualidade e o estilo de futebol apresentado. O Rui Vitória tem sido sempre apostado num jogo mais contido com contra ataques. O Estoril do Marco jogava um futebol atraente, com bola e vontade e qualidade a atacar.

Bruno disse...

Mas querem comparar o incomparavel ? ? o Rui Vitoria ganhou a taça de portugal porque os jogadores do Benfica estavam de rastos !! quantas vezes ganhou o Rui Vitoria aos grandes? e ao Jesus??? e Quantas vezs ganhou o Jesus ao Marco Silva ?? mais o Marco Silva é o unico treinador que tem que vir , até para meter o Burro de Carvalho em sentido ,ao Marco Silva foi tirado sempre jogadores no Estoril e vejam o Trabalho que ele fez , nunca foi com medo nem á Luz e( até nos roubou um titulo )nem ao Dragao nem à Alvalade , mais quando Marco Silva Estava no estoril quantas vezes perdeu com os 3 grandes ? Nao chega de argumentos ?? o Ano passado o Burro de Carvalho meteu toda a pressao em cima do Marco Silva e no primeiro ano logo num clube chamado grande onde a pressao existe todos dias e ninguem defendeu o homem e mesmo assim numa epica final de taça portugal venceu e calou o presidente .. mais manteve sempre os jogadores com ele , querem mais provas ?? querem um Rui Vitoria que comparado o Futebol um e do outro? está a léguas ?? o MARCO SILVA PARA ONTEM JA !!! quem é do Benfica e AMA o Benfica é o Marco Silva por todas e mais algumas razoes já para nao falar do factor piscológico e eu nao me conformo nem perdoo se LFV toma a decisao do Rui Vitoria com Marco SILVA livre , eu nao quero ve-lo ir para o Fc Porto ou para o Estrangeiro e depois é impossivel ter o Marco Silva no Benfica !!! e se isto ainda nao chega ainda tens q pagar por um treinador que nao ''provou'' pressao e que para o ano é o ano do tudo ou nada. Acreditem no que eu digo se o Benfica nao contrata Marco Silva vai chorar para o resto da vida por esse erro colossal!!!