sábado, 13 de fevereiro de 2016

7 notas sobre o Clássico



1) Há dias escrevi sobre as minhas preocupações em relação ao fraco modelo de Rui Vitória, esperando que, contra uma equipa liderada por alguém que admiro, José Peseiro, o nosso treinador pudesse enfim provar que tem qualidade para treinar o Benfica. O jogo provou que Rui Vitória não serve: não só pela fragilidade dos posicionamentos (inacreditáveis os dois golos do Porto pela tão má movimentação colectiva do Benfica) mas também por aquilo que fez ao longo do jogo -  três substituições absurdas, sendo a do Salvio algo que supera a compreensão humana, só entendível pelo facto de ser o mister um bebedor compulsivo de água na esperança de que a equipa adversária não marque golos;

2) Apesar da fraca qualidade de Vitória, mais uma vez a principal responsabilidade tem de ir para uma Direcção que não só escolheu este técnico como não lhe condições apropriadas. De uma pré-época planeada de forma amadora até este Janeiro em que podia ter havido a competência de dotar o plantel de outras soluções tudo minou o trabalho do treinador, como é costume. A única solução de banco para a posição 8, quando queremos mexer no jogo e criar outro tipo de problemas ao adversário, é... Talisca. Tudo dito.

3) A mediocridade de Jardel exposta uma e outra e mais uma vez. Depois dizem-me que persigo injustamente o rapaz. Bom moço, medíocre jogador.

4) Força, velocidade, agressividade, rasgo podem ajudar mas não sāo um fim em futebol. Renato Sanches tem culpa no primeiro golo e esteve demasiado ineficaz  no passe. Todo o potencial do mundo mas convém não crescer para o lado errado. É evidente que não ter um bom treinador está a prejudicar a sua evolução.

5) Exceptuando dois ou três lances, e mesmo apesar de termos criado algumas oportunidades de golo, o ataque do Benfica foi forçado a procurar o jogo exterior à espera de um acidente que metesse a bola lá dentro. Ou seja, Peseiro soube condicionar o jogo do Benfica e Rui Vitória não soube condicionar o jogo do Porto.

6) Este Porto chegava à Luz destruído, uma vitória nossa não só nos lançava para o título como arrumava as esperanças portistas. Nunca foi tão fácil poder vencer o Porto, até golear. Porém,  eles têm um bom treinador, nós não.  Se depois deste jogo não conseguiu perceber a diferença entre uma equipa com um bom treinador e outra sem um bom treinador,  talvez deva dedicar-se à pesca.

7) Não acredito que o Benfica consiga ir ganhar a Alvalade, o que sugere a inevitabilidade de ganharmos os outros jogos todos até ao fim. Tendo em conta o calendário mais difícil do Sporting, é possível sonharmos com o TRI. De qualquer forma, vencendo ou perdendo o Campeonato, se eu fosse Presidente do Benfica, estava já a pensar numa solução de qualidade para a próxima época. Esta claramente não serve.

26 comentários:

João Silva disse...

O modelo de RV, se é que há modelo é fraquíssimo, acabaremos a época sem nenhum troféu e nunca em nenhum momento fomos candidatos ao título por mérito próprio. Se estamos em 2º lugar muito devemos à incapacidade do FCP e do SCP.
5 derbys/classicos, 5 derrotas, não me lembro de tal coisa ter alguma vez acontecido, nem no tempo do Artur Jorge e do Manuel José.
Estamos entregues a uma direcção de papagaios demagogos cuja sobranceria nos conduziu até aqui. Contratamos Veras e Jimenez, Taraabts e mais o raio que os parta e deixamos todo o jogo do Benfica entregue a um miúdo de 18 anos. São medíocres, direcção e as suas escolhas. Entre toda a sua incapacidade, RV é o menos culpado, ele não pediu para treinar o Benfica, a sua incapacidade saltava à vista ainda no Vitória de Guimarães, quem foi o génio que o escolheu?

Agora, imaginem o seguinte, o Benfica despedia o treinador, contratava o Peseiro, perdia contra o Arouca em casa e depois ia ao Dragão, o que acontecia? Saímos de lá com uma saco. Fraco rei, faz fraca forte gente, e o Benfica transformou-se num clube de arrogantes e prepotentes que acham que têm o rei na barriga.
Deixem-se de vídeos de merda e comecem a deixar as pessoas competentes tomar decisões!

Se hoje sou do Benfica, mesmo sendo de uma família de lagartos, muito devo a Rui Costa, ao jogador, ao dirigente e após muitas benesses tenho a dizer...Vai "badamerda" Rui, o que fazes no Benfica afinal? Metido em Robertadas e a contratar sacos de jogadores? Ou não és tu que decides nada? Se não és o que andas aí a fazer? Trabalho de roupeiro?

O pior é que a malta que diz sempre que sim hoje está tranquila, os outros nem dormiram!

paulo gonçalves disse...

Renato Sanches tem culpa no primeiro golo, aquele passe para o Mitroglu não se faz. A culpa do Mitroglu falhar 2 golos de baliza aberta é do Vieira e de Rui Vitoria. Vamos ser TRI. Aponta aí.

Ricardo disse...

João, o Rui pactua com as aldrabices de Vieira. Quando a verdade vier ao de cima, não poderá fingir que não sabia. Por isso está, para mim, apresentado. E espero que não tenha futuro noutras Direcções do nosso clube.

Paulo, no texto digo que podemos sonhar com o TRI. Quanto ao resto do teu comentário, é a tua escolha meter a venda nos olhos. Estás no teu direito.

Anónimo disse...

Para mim nada de novo, a muito tempo que é visível que damos muito espaço aos adversários devido a forma escolhida por Rui Vitória na forma como coloca os jogadores no campo a nível defensivo organizativo.

Quando o adversário ainda por cima joga com três médios centros que tem uma qualidade acima da média e rematam bem de longe, isto tudo porque com Fedja é uma coisa e com Samaris outra totalmente diferente.

O grego não é possante fisicamente nem sabe no decorrer do jogo quando o adversário lançado no ataque onde se posicionar para estancar as jogadas de imediato(não é inteligente) e pelos vistos ninguém lhe sabe chamar atenção/ensinar. Nem 45 minutos decorridos e os dois lances do Porto são consequência da sua inercia e falta de agressividade e baixa de forma.

Quando entra Talisca(só sabe jogar com espaço) damos o ouro ao bandido. O Benfica precisava de profundidade devia ter saído o grego na mesma mas entrar nelson semedo e o andré voltar para médio, com dois pontas de lança exímios só faltaram cruzamentos, pois com o recuar do Gaitan deixaram de existir.

Por último Salvio se precisa de ritmo é para isso que existe a equipa B (é um grande jogador mas não era jogo para ser lançado). Outra solução que me agradava era Pizi ou Gaitan que estavam a fazer um excelente jogo tanto a defender como atacar irem para a posição 8 e 10 mais o Puto Renato a estancar o jogo posição 6.
Se Rui vitória não se apresentar em Alvalade com três médios centros(sendo Gaitan 10 um dos falsos médio centro com o REnato e se possível o FEdja senão fica o Pizzi 8 recuando o renato para 6) e não aprender a ler o jogo com erros deste tipo não é treinador para o Benfica mesmo que eventualmente venha a ser campeão!

Que duvido que aconteça se perder em alvalade, ou empatar e perder pontos em qualquer outro jogo até final, o verdadeiro candidato ao título e mts vão-se rir neste momento é o Porto que depende de si próprio bastando ganhar ao Sporting no Drgão e fazer os mesmos pontos que o Sporting até final da época.

Sóbrio post Ricardo tudo o que é visível a qualquer indivíduo com dois dedos de testa, valha-nos que lançou os putos para época de transicão o menos valha-nos isso, o único problema é que está a vista de todos que podia acabar de forma bem diferente de tanta incompetência por parte dos adversários, mas gostamos de dar tiros nos pés.

Fica a sugestão embora o respeito que tenho pelo um antigo capitão mas o treinador da B é para dispensar que vá para lá o Rui Vitória e para a principal Paulo Sousa poir o MArco Silva é mt difícil de concretizar.

Ass: Madskinn

João Silva disse...

Sempre tive esperança no Rui, mas é por demais evidente que foi mais um que se perdeu.

Terça-feira há jogo!

PS: Já viram o video do Porto a responder ao spot da BTV? Dói não dói? Mas têm razão, andamos ou alguém no Benfica anda com o rei na barriga.

Pedro disse...

Não é de hoje que este modelo é vulnerável. Contra equipas fracas o volume ofensivo do SLB aliado à qualidade dos executantes resolve a maioria dos jogos. Contra adversários de mais qualidade a coisa complica. E quando as individualidades não resolvem todas as lacunas do modelo vem ao de cima. Ontem aconteceu isso. Podíamos ter goleado e acabamos dominados no meio campo sem saber como sair dessas amarras. Infelizmente no banco continuamos com uma incompetência atroz em saber agir para mudar o jogo a nosso favor. Uma nulidade total.

A réstia de esperança é que nos rivais tb não se vê grande qualidade mas esta nossa derrota vai dar confiança a quem já estava a tremer e isso poderá ser fundamental para o resto do campeonato.

Não concordo com as análises individuais aos jogadores mas não vou discutir.

Ponto positivo disto: malta a discutir substituições e a equacionar, finalmente, o 433.

João Silva disse...

Pedro,

Com todo o respeito, o Barcelona tão depressa se posiciona em 4-3-3, como em 4-4-2, 3-4-3, 3-5-2, 4-5-1...a discussão do sistema táctico só pode ser causada pela falta de capacidade da equipa de se adaptar às circunstâncias e devido à incompetência do treinador.
Precisamos de treino a sério e não de apresentações em powerpoint.

Daniel Martins disse...

João Silva, exacto. Deixem-se de pensar em tácticas como se fossem estruturas fixas. Até podíamos jogar 3-3-4 e defender bem, se cada jogador soubesse o que fazer em campo quando não tem a bola. E esse é que é o grande problema.

Pedro disse...

O Barcelona faz isso tudo e depois?

Que relevância tem para a questão?

Este treinador é incompetente. Nada a dizer. O outro era o maior, mestre na arte de defender e levou sempre grandes banhadas contra estes 433. Continuem a achar que os modelos tácticos não significam nada.

Só tenho pena de me chatear com esta merda...




João Silva disse...

Se depois do que o Daniel Martins disse continuas a não perceber também não serei eu que te vou explicar.
A relevância para a questão é simples, um modelo táctico é muito mais que o sistema de jogo, esse de nada interessa se a equipa não se adaptar às circunstâncias do jogo. Além disso, o Benfica actual posiciona-se muitas vezes em 4-3-3, e isso não resolve os seus problemas.

joão carlos disse...

pois mas os jogadores que temos também não tem a qualidade dos do barcelona, mesmo que o treinador fosse uma sumidade que não é nunca estes jogadores conseguiriam fazer o que os do barcelona fazem porque simplesmente não tem a mesma qualidade.

a entrada do salvio é parva alias ele estar no banco já quis dizer muito mas agora o que eu gostava era que aqueles que agora vem falar desta, e muito bem, tivessem também vindo falar por exemplo de outras que a vencer tira médios para meter avançados e perde o jogo.

João Silva disse...

Não têm a qualidade dos jogadores do Barcelona nem os jogos que enfrentam têm a exigência dos jogos do Barcelona. O Benfica de JJ sabia responder em todos os momentos do jogo agora voltamos a 98 em termos de qualidade posicional! Aliás vi mais trabalho de treinador no Porto com 3 semanas de Peseiro que no Benfica com 6 meses de RV.

Somos a única equipa grande sem treinador.

Benfiquista Primário disse...

Excelente post, tudo dito. Quem me dera discordar...

Tinha escrito há dias que, embora houvesse melhorias evidentes no nosso futebol, em ataque organizado e contra-ataque:

- continuávamos a defender mal
- os verdadeiros testes vinham aí pois mesmo quando não jogávamos nada, ganhávamos os jogos pequenos (excepto Arouca).

Infelizmente, confirmou-se tudo ontem...
Mais uma ineficácia na finalização deprimente (podíamos ter goleado).

Talvez o nosso problema tenha sido marcar cedo...dado o momento psicológico das duas equipas, o tal favoritismo consensual tomou conta do subconsciente dos nossos jogadores...tínhamos que ter carregado forte e feio depois do primeiro golo, teríamos arrasado com eles.

E vão CINCO DERROTAS em cinco clássicos. O bombom vai garantir o pleno no início de Março.

Sigo o Benfica desde 1980 e não me lembro dum ano em que não tivéssemos sequer um empatezinho para amostra nestes jogos!

Nem no final dos anos 90...

Bombom - a comer-nos de cebolada desde que foi contratado...

Borrego das Cartas disse...

Quanto custa o Marco Silva? Preferia dar 9 milhões por ele e começar do zero do que contratar mais um Jiménez e dois Veras.

Borrego das Cartas disse...

PS- O Rui Costa será o próximo presidente. E ainda bem.

Pedro disse...

Querem ver que as derrotas que tivemos com o fcp nos momentos decisivos dos campeonatos foram imaginação minha? Que um Kelvin desbaratou toda a qualidade posicional do mestre JJ?

Enfim.
Cansei. Não vale mesmo a pena.






João Silva disse...

Pedro, futebol não é apenas uma equipa em campo, são 11 contra 11. No jogo contra o Porto esteve mal nas substituições mas agora é fácil falar. Uma coisa é certa, JJ no Benfica esteve sempre na discussão, este anos não há Benfica na discussão do titulo pela primeira vez em 7anos.

José Rama disse...

É acertado o que dizes, apesar de todo o potencial, o Renato com este treinador só desaprende. Os erros e falhas que vem cometendo repetem-se sem qualquer evolução. Joga hoje como no primeiro dia.
Quanto mais tempo ficar por cá, mais difícil será chegar ao top mundial.

Anónimo disse...

"este anos não há Benfica na discussão do titulo pela primeira vez em 7anos". Depois de haverem tipos a dizer isto de uma equipa que se encontra a três pontos do primeiro lugar disputadas 23 jornadas, com um jogo para fazer contra o primeiro, que dizer?

joão carlos disse...

só nesse é que teve mal nas substituições, vai la ver a substituição do aimar pelo regressado de lesão rodrigo no ano anterior a esse.
o facto do rui ter defeitos, que tem e muitos, não faz com que o outro só tivesse virtudes que não as tinhas e tinha defeitos e muitos.
alias ele sofria do mesmo problema dificuldade em ganhar a equipas de igual ou valor superior que tivessem um meio campo mais povoado.
realmente estiveste sempre na discussão excepto quando hibernantes na época 2010/11.

José Rama disse...

Mesmo que ganhes esse jogo contra o primeiro não passas para a frente e se perderes passas para terceiro.

Ricardo Fernandes disse...

Pedro, cais sempre na mesma falácia. Se Rui Vitória, optasse por juntar a equipa em vez de a abrir, certamente o resultado seria outro.

Até pode ser 442 a atacar e 433 a defender ou 532 ou 541. Tudo depende de como os jogadores depois da perda de bola se reorganizam e ocupam os espaços. Jesus, tem muitas valências é verdade, mas também é verdade que cometia muitas argoladas. Seja por soberba ou por vislumbre por vezes também cometia inúmeras argoladas em campo.

Agora isso não justifica o que dizes do modelo gasto.

Ricardo bom post. Muito bom até. Como falámos num dos teus ultimos posts Rui Vitória voltou a esticar a equipa, voltou a abri-la a colocar os médios em linha e obrigou Pizzi a jogar na linha.

É verdade que o nosso caudal ofensivo em transições poderia ter dado mais golos, mas é só porque a defesa deles é muito pior que a nossa.

João Silva disse...

Ao anónimo o José Ramalhete já respondeu e bem.
Neste momento o Benfica se chegou a segundo muito deve à incompetência do FCP. JJ está a fazer um trabalho muito bom no Sporting para o nível do plantel, quem falhou redondamente na planificação da época foi o FCP (no Benfica não se pode falar em falhanço na planificação da época porque acredito que não houve planificação), no entanto mesmo esse clube voltou a ter um treinador, o Benfica continua sem o ter.

Volto a repetir RV não tem culpa, certamente ele não apareceu no Seixal a oferecer-se para treinar, é um bom treinador para equipas como o Guimarães ou Braga, ainda não o é para o Benfica (e não sei se algum dia o será).

Anónimo disse...

quase tudo certo.

a parte do jardel, é um absurdo completo.

Zico disse...


Subscrevo INTEGRALMENTE o que é dito neste artigo de um Grande e lúcido BENFIQUISTA. A culpa de temos RESSUSCITADO o "cadáver" fócorrupto do porco é de um LORPA com BIGODE.
Uma VERGONHA, o BENFICA TER UM APRENDIZ DE TREINADOR, que reúne como mais nenhum outro, TANTA INCOMPETÊNCIA numa só cabeça.
rUA COM ESSE pasmão, covardola e medroso e incapaz, l.f.vieira que apenas serve para fazwr número em jantares, almoços e funerais. UM VAIDOSO E LABRÊGO que faz o que quer julgando-se um ILUIMADO e DONO DO NOSSO BENFICA.
Não sei como é que os Sócios do BENFICA se deixem ENGANAR E MANIPULAR por esse ANALFABRUTO que nasceu para sacristão ou para padre.

BENFICA BENFICA BENFICA SEMRPE O MAIOR E O MELHORRRRRRRRRRRRRRR

Zico disse...


Caro BENFIQUISTA João Silva, autor do primeiro comentário, estou 100% de acordo com o que escreve. Essse ANALFABRUTO da bola e não só da bola, essa figurinha decorativa que faz de Presidnete do nosso querido BENFICA é um FALSO BENFIQUISTA e um VENDEDOR DA BANHA DA COBRA que apenas consegue enganar os que ainda são mais BURRO E PALERMAS DO QUE ELE.
Ele, e toda a sua direcçãozeca de merda, deviam ler o seu comentário mil vezes, ou mesmo dez mil para ver se entendiam alguma coisa.

rua rua ruaaaaaaaaaaaaaaaaaaa COM A incompetência QUE TOMOU CONTA DO NOSSO QUERIDO CLUBE, O MAIOR E O MELHOR DE PORTUGAL.

BENFICA BENFCA BENFICASEMPREEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE