terça-feira, 30 de agosto de 2016

O Circo de Pina

O espectáculo de desonestidade intelectual de José de Pina é tão constrangedor que até nos deixa a ter de concordar com Manuel Serrão: é de facto uma exibição circense de grande monta.

A verdade é que 99 por cento dos adeptos, sejam de que clube for, são iguais a José de Pina: só superam a sua idiótica paranóia nas análises aos lances em que os seus clubes são prejudicados com a sua idiótica desculpabilização nas análises aos lances em que os seus clubes são beneficiados. Nada disto é novo. Só tem mais graça porque expõe ao total ridículo um adepto do Sporting, clube cuja grande maioria de adeptos acha genuinamente estar a ser perseguida por um invisível esquadrão vindo de Saturno que estabelece contacto com os árbitros através de uma linguagem cifrada com o maldoso intuito de prejudicar os sportinguistas.

E assim começa aqui, neste exacto post, uma rábula que perdurará por muitos anos e que, sendo eu um adepto intelectualmente honesto (uma raridade, bem sabemos), sinto ser minha obrigação criar: frases sobre José de Pina em vários contextos, sempre vendo o que mais ninguém vê e nunca vendo o que toda a gente vê.

Quando José de Pina pede um BigMac, queixa-se sempre que o hambúrguer tem chocolate a mais.


29 comentários:

MM disse...

O Pina é mais uma personagem sociotelevisiva que ganha notoriedade com o futebol, na sequência (para o Sporting) de alguém como Eduardo Barroso, como exemplo. O Pina como de Sporting e futebol é zero, mas fundamentalmente tratando-se duma pessoa intelectualmente desonesta, qualquer intervenção sobre um ou outro evidenciará a sua mediocridade nos dois temas.

A culpa é de quem lhe dá espaço de antena.

É possível que sobre alguma graça. Não vendo esses programas não sei se sobra mas admito a possibilidade.

Abraço.

isso agora... disse...

uma pena que uma pessoa tao intelectualmente honesta, e como tal de uma raridade que me deixa, como portugues, muito orgulhoso por partilhar a mesma nacionalidade que tu, nao consiga ver que Pina tem toda a razao neste caso concreto.
mas claro, quer eu quer ele nao temos a tua honestidade intelectual e portanto estamos a ser intelectualemnte desonestos. caracteristica que alias partilhamos com quem nao tem a mesma opiniao que a excepcao que constituis para validar a regra. ou, para utilizar o vocabulario de sua eminencia, idiotas.
saudacoes desportivas

RMSCP disse...

Não discordo.

"Só tem mais graça porque expõe ao total ridículo um adepto do Sporting, clube cuja grande maioria de adeptos acha genuinamente estar a ser perseguida por um invisível esquadrão vindo de Saturno que estabelece contacto com os árbitros através de uma linguagem cifrada com o maldoso intuito de prejudicar os sportinguistas."

Como se o Benfica e o Porto não fossem também constituídos pelos mesmos malucos. Não tem a ver com o clube mas sim com a mentalidade dos adeptos. E andar a ver estes circos na televisão (basicamente, qualquer programa desportivo é assim) também não ajuda a mudar a mentalidade de ninguém.

Cumps

Mike Portugal disse...

RMSCP,

O Ricardo disse no post que 99% dos adeptos do futebol são assim. Portanto ele inclui todos os clubes.
Mas é obvio que ele não é tão honesto como pensa que é, basta ver o post que fez há algum tempo onde disse lá pelo meio que os bancos tinham perdoado a dívida ao SCP.

RG disse...

E na experiência aqui do dono do blog qual é a opinião? É falta ou não é falta? A arbitragem foi em beneficio de quem?

MM disse...

"Mas é obvio que ele não é tão honesto como pensa que é, basta ver o post que fez há algum tempo onde disse lá pelo meio que os bancos tinham perdoado a dívida ao SCP."

O Ricardo, como qualquer pessoa, não acertará sempre. Questionar a sua honestidade é todavia insano, especialmente ao lado da de alguém como Pina, quando o simples estabelecer da comparação já é profundamente incomodativo.

Mas por isso é que ao Ricardo se exige que faça tudo bem.
Já aos Pinas, perdoa-se tudo.

MM disse...

E o Ricardo nem é sportinguista, bias que explica muita coisa.
Já o Pina fala em nome do Sporting.

Mas atirem-se ao Ricardo. O contrário é que seria surpreendente.

Mike Portugal disse...

MM,

O Pina não fala em nome do SCP. Fala em nome dele com as opiniões pessoais dele. Não confundir.
Ao Ricardo exige-se que faça as coisas bem, porque o leio. Se não o lesse, estava-me a borrifar.
Ao Pina não exijo nada, pois não vejo programas deportivos, portanto, estou-me a borrifar para o que ele diz.

MM disse...

"O Pina não fala em nome do SCP".

Discordo completamente, Mike.

Ricardo disse...

MM, não tem grande graça. Mas o pior é ser desonesto. Isso é que não pode ser.

isso agora..., está a colocar palavras nos meus dedos que eles não escreveram.

RMSCP, se puder, releia.

Ricardo disse...

Mike, é tua responsabilidade conhecer os assuntos do teu clube. Se os não conheces, a culpa não é minha. Evita é vir aqui insultar-me.

RG, claro benefício ao Sporting. É demasiado evidente para se fazer essa pergunta.

Ricardo disse...

MM, é o costume. A generalidade dos adeptos prefere estabelecer empatia com um consócio idiota a tentar perceber a opinião de um rival lúcido.

RMSCP disse...

Ricardo,

Eu, como adepto do Sporting e do futebol digo que essa frase é verdadeira e tenho pena que assim seja.

O que eu quis realçar é que todos os clubes são constituídos por gente assim e a maneira como escreveu dá a ideia que isso se passa apenas no Sporting.

Cumps

RG disse...

Foi evidente? Em que lances....já agora gostaria de percebe em quais, como e porquê.

Mas podes começar pelo lance da falta que gera o golo do FCP...Danilo é tocado, mantêm o equilibrado 3/4 metros e depois cai desalmado no chão, falta ou as leis da física não se aplicam ao rapaz?

Já agora depois de me conseguires mostrar esse tal beneficio gostava também que me conseguisses demonstrar o porquê de André André, ter terminado jogo sem ser expulso, e inclusive sem ver uma amarelos.

Rui disse...

Volta e meia passo por aqui e confirmo, és um tipo honesto, geralmente falas do que vês. Além disso escreves bem. Mas também tu não estás imune a uns flashezitos de cegueira. Isto que dizes do Pina não pode ser aplicado na perfeita medida ao Rui Gomes da Silva há anos a fio, só para falar de alguém que tem um cargo como o de vice-presidente do Benfica?

Circos há muitos, pá. Só os atura quem quer.

Abraço.

Ricardo disse...

RG, é raro falar de arbitragem e não vou começar agora nesses exercícios a esmiuçar cada lance. Respondi-te por educação, nada mais. De qualquer forma, se achas que o Sporting não saiu favorecido seria logo à partida uma discussão estéril tal foi, para mim, a clara vantagem de que saiu beneficiado.

Ricardo disse...

Rui, se passa aqui, saberá o que penso e escrevo sobre esse palhaço. Se não souber, pesquise. Abraço.

Rui disse...

My bad, então.

Anónimo disse...

De facto o jogador do porto lança-se contra Coates sem nenhuma intenção de jogar a bola. É só ver quem é que salta na vertical (Coates) e quem é que salta em comprimento contra o adversário (Silva). O Manuel Serrão é o mesmo que achava que o Bryan tinha que andar de mãos atrás das costas na área do porto como os defesas andam nas suas áreas.

Vasco

Nau disse...

O dito cujo é um palhaço (sem pontinha de pilhéria, aliás) intelectualmente desonesto, mais que contraditório e incoerente nas análises que faz (e pelas quais é muito bem pago!), faccioso até à medula e à paranoia, ou não? A questão é essa, meus amigos.
Reflexão:
1. Como é que um sujeito destes ganha a vida (supostamente) a fazer rir (????) os outros?
3. O grande defeito de certos sujeitos não é serem fanáticos pelo seu clube, é terem nascido mais parvos que um bando de pegas.

MM disse...

Ricardo, dä para ter uma palavra em privado contigo?
Gostaria de perguntar-te uma coisa.

Shadows disse...

Com um Serrão e um Guerra, Pina faz sentido no telelixo da TVI24. 3 palhaços que só envergonham os próprios clubes.

Hugo disse...

Lol. Agora foi o Andre que se lanca contra o cotovelo do Coates. As voltas que os Vascos dão para justificar a roubalheira.

Ricardo disse...

MM, contacta-me por facebook, sff.

RedMist disse...

Linha dos mais recentes posts que aqui tens colocado:

- As opções de Rui Vitória;
- Entendimento em campo de Jonas/Pizzi;
- Problematização sobre a necessidade do Benfica em contratar Rafa;
- Posição 8 no Benfica: de Horta a Benitez;
- A importância desmesurada dada aos dados e à estatística;
- André Gomes, os miúdos do CFC e respectivo histórico negocial;
- Equipa-tipo para o Benfica 2015/2016;

E…

- Pina.

Não te metas nisso. Não vale a pena. Não caias na esparrela.

Pina é um actor: que representa conforme o guião que lhe dão para a mão. O resto é conversa da carochinha. Procura fazer o seu papel o melhor que sabe: contudo, como lhe falta muita coisa, fá-lo nos termos pobrezinhos que se vê. Gente que se presta a tal papel não merece sequer as linhas que sobre eles escrevo, quanto mais o palco que têm.

Querendo, a TVI24, assim como os restantes canais televisivos, teriam todas as condições para disponibilizar programas com gente capaz, de bem, pedagógica, com saber e sabedoria. Sim: elas existem – o problema é não apelarem às mais baixas paixões do público. O choque funciona. Prende. É mais fácil “colar” alguém a um ecrã com gritos, ofensas ou insinuações do que remetendo-se a aprofundar somente aspectos do jogo.

Isto é: dá mais audiências.

Aquele, como tantos outros de índole globalmente tenebrosa, não é um programa sobre futebol: são conversas de taberna onde se lava roupa suja e ganha quem tiver quer o maior poder histriónico, quer o menor pudor do respectivo painel. Uma manifestação óbvia disso mesmo é o facto de tais programas existirem há largas décadas, a título diário: mantendo-se o respectivo público, contudo, particularmente ignorante.

Porque ali… não se aprende nada. Pelo menos, nada de benéfico.

O Pina, como tantos outros, está lá porque é daquilo que este povo gosta. Gente com tal postura será cada vez mais a regra ao invés da excepção, tal a inversão da tabela de valores a que, nos mais diversos ramos da sociedade, tem-se assistido. Gente que tem, no topo das respectivas primazias e em detrimento de tudo o resto, a aspiração a ser entretida.

Pina é precisamente aquilo a que se propõe: o Tiririca do painelismo televisivo, com o respectivo modo “mete nojo” accionado. Se dar-lhe palco é falta de bom gosto, levá-lo a sério é uma inegável manifestação de falta de bom senso.

Apontem o dedo ao Pina. À TVI24. À entidade reguladora ou aos níveis de humidade relativa. Eu aponto-o a todos vós: que censuram, mas vêem. Mudar esta realidade reside única e exclusivamente numa parte: nos espectadores. Porque no dia em que estes não mais derem audiência a degredos daquela natureza… eles invariavelmente terminam.

MM disse...

Ricardo,

Já o tentei milhentas vezes.
Deves ter para aí uma opção qq que não o permite. Tentei do seguinte modo "send message", que abriu um rectângulozinho no canto inferior direito onde te escrevi algumas coisas.

Anónimo disse...

Desisti, há muito, de ver esses programas onde se discute tudo menos bola.
Não escondo que me envergonha essa forma de estar, actualmente tão patente no meu Clube. Antigamente chorávamos porque os outros eram favorecidos, agora já há um movimento concertado contra nós, não só os outros são favorecidos, como nós somos propositadamente desfavorecidos... Não há paciência.
Quando quero ver o que se passa de bola, no clube rival, é aqui que venho.
Tenho-vos como aquilo que há de bom na rivalidade desportiva, defendem o Vosso Clube, sem necessidade de menosprezar os outros, o que é bem diferente de expor ao ridículo uma ou outra situação, o que aliás diga-se, em vosso favor, que também fazem com as situações do Benfica com que discordam.
Continuem, sff, até pelos Sportinguistas, acreditem que ainda existimos, que se revêm na vossa postura desportiva.
SL

Anónimo disse...

Clap! Clap! Clap! (2)

Abraço
Pedro B.

R.B. NorTør disse...

Estou como o SL. Não vale a pena perder um segundo de tempo com esses programas. Como o RedMist disse, são actores que fazem o seu papel. Para ver teatro desse vou para o tasco mais perto de minha casa.

Não te metas nisso Ricardo, que o vosso "tasco" merece mais.