quarta-feira, 24 de agosto de 2016

O ontiano RedMist sugere Benitez como a solução mais lógica para a posição 8. O que acham?


11 comentários:

João disse...

Só se for para a posição 8 do Braga. Tanto Danilo como horta são os nossos 8.

Aquila Imperiale disse...

Mas quem é o Benitez? Quem o viu alguma vez jogar?

joão carlos disse...

até agora o que ele mostrou foi saber correr e como isto não é atletismo e ele demonstrou não saber fazer pressão e recepção de bola ou visão de jogo também não se lhe viu nem vejo como se pode pensar nessa ideia.
é que um oito não é só ter passada larga, alias isso é um extra para compor as outras dez qualidades para a posição que ele de todo não tem.

RedMist disse...

1. Ricardo,

E tu, qual a tua opinião sobre o assunto? Sei que preferes Danilo, mas percebes porque defendo Benitez? Concordas com a opção de RV em nunca ter testado o atleta na posição? Com o seu possível empréstimo?

Não te parece que, por não ter constituído uma “bomba” ao nível das transferências tidas e sendo extremo de origem, com a tanta concorrência para o lugar, isso faz dele uma espécie de “parente pobre” no plantel? Se não contar com aquele para 8, de que servirá Benitez a RV senão para tê-lo desviado de outros sítios?

2. João,

Se o 8 desta época do SCB for Benitez, terão em mim um espectador particularmente atento. Ainda que adepto do SLB, acompanharei o SCB (clube que não aprecio particularmente) com um sorriso nos lábios. Isto revela o quanto acredito nas capacidades do jogador para a posição: assim tenha o tempo, ensinamentos e oportunidades de tantos outros para esse efeito.

Das (regra geral, boas) contratações tidas, foi aquele que, assim que vi jogar, me fez sorrir: a 8, está ali um “animal”. Aparentemente, fui (e sou ainda hoje) o único. Se RV lança Benitez na posição (e já começa a fazer-se tarde para esse efeito), chegados ao Natal e quando questionados acerca de Renato, a reacção dos benfiquistas ao tema só poderá ser uma: quem?

3. Aquila,

O que é uma análise crítica? Um parecer? Uma avaliação? Um artigo? São tudo interpretações, às quais não pode, jamais, faltar um cunho pessoal: na medida em que, enquanto o futebol for praticado por seres humanos ao invés de máquinas, afigura-se como imprescindível a aplicação do saber e sabedoria humanas com vista à correcta apreciação de cada caso.

Não há uma só fórmula: senão todos acertavam. Com tantas ferramentas, softwares e afins que por aí pululam, a verdade inegável é que continua a falhar-se muito: analisa, por exemplo, o rácio de contratações do Benfica, comparando-as com os casos de sucesso, que vingam. Mais: ao caso, repara as contratações tidas para colmatar a saída de Renato: Horta, Celis, Danilo. Ainda houve Talisca, assim como miúdos da B que não serviram.

Quantos pegaram de estaca? Mesmo Horta: podemo-lo considerar dono e senhor do lugar? Com base no quê? Na sua prestação intermitente num Vitória que lhe pedia funções e terrenos completamente distintos? Em prestações de pré-época, tidas num muito curto espaço de tempo, frente a adversários ainda à procura da melhor forma, na qual um jogador procura superar-se com vista a afirmar-se?

Considerando as características de Horta, a exigência que tem de haver no Benfica, assim como o longo período ao longo do qual uma época se prolonga… não vejo ali o nosso 8.

Quanto a Benitez, já li de tudo. Não tem lugar. Devia ser o lateral direito. O extremo direito. O extremo esquerdo. O segundo avançado. Ficar. Ir para Braga. Nem devia ter sido adquirido. Ufff… Em que ficamos?

Proponho-te o seguinte: não leias nada – apenas vê, interpreta, visualiza, intui. Depois conta-me como correu:

http://euvistodevermelhoebranco.blogs.sapo.pt/analise-a-oscar-benitez-39223

RedMist disse...

4. João Carlos,

Não podes fazer uma avaliação sustentada, na medida em que o jogador, contrariamente a João Carvalho, Cellis, Samaris, Horta e sei lá mais quem, não foi ainda testado um minuto sequer na posição que defendo: a 8. Para esta teoria (e muitas outras), só podemos tecer uma consideração final após um passo fundamental num processo desta natureza: a experimentação.

Sabes quem também corre muito? Semedo, Raul ou Obikwelu: mas não me vês defendê-los para a posição. Faz-te a ti mesmo um favor: esquece as tais 10 qualidades (Só 10? Porque não 50? Ou 5?) para a posição a que aludes. Quaisquer que elas sejam, servem única e exclusivamente para um efeito: orientação. Se mal interpretadas, apenas prejudicam uma correcta avaliação.

O maior génio da modalidade que este planeta alguma vez viu nascer era um toxicodependente com barriguinha. E agora?

Quanto aos defeitos que apontas ao atleta, não vejo onde encontras sustentação para tal. Segue o link acima indicado e perceberás que, com o devido trabalho e contexto, não há nada que impeça Benitez de fazer no Benfica o que ali vês.

Apenas a falta de oportunidades.

Ricardo disse...

RedMist, prefiro o Danilo ao Horta nessa posição, não o prefiro ao Benitez porque nunca vi o Benitez a 8. E, mesmo noutras posições, vi pouquíssimos minutos dele. Do que vi, gostei, embora me tivesse parecido que vinha numa estado de forma superior aos restantes colegas.

Concordo que deveria ter tido mais oportunidades e sinceramente achei desde o princípio que esta era uma contratação sem visão futebolísticas mas empresarial. O mesmo é dizer: mais um negócio para Presidente e restante escumalha encher os bolsos. São dezenas os exemplos ao longo da última década e meia. Uma centena, talvez.

Curioso seria que, por um acaso ou por um post como este (também por isso o escrevi), Rui Vitória decidisse experimentá-lo a 8 e o rapaz mostrasse competência para o lugar. Mas seria por acaso. Aliás, já percebemos que Vitória e um treinador que, quando tem dúvidas, opta pelo estatuto do jogador.

joão carlos disse...

@RedMist
eu avalio o jogador pelo que vi, mesmo sendo noutra posição, eu não preciso de ver o salvio a defesa central para ter opinião que ele não será um bom central.

eu falei em dez como um exemplo de tudo aquilo que ele não tem, e que deveria ter para a posição, e só tem uma ou duas qualidades que são um bónus para a posição e não o essencial.

genio a palavra chave, coisa que o outro não é no fm.

a sustentação é nos jogos que ele fez com a nossa camisola e é a minha opinião, a tua é que ele trabalhado dava a oito vale tanto como a minha nada porque não se pode provar alias nenhum de nós sequer sabe se ele em treinos não foi ai testado.

RedMist disse...

João Carlos,

Conversa entre JJ e Rui Costa, enquanto vêem lances dos jogadores em questão:

RC: JJ, no âmbito da transferência do David Luiz, temos ainda direito a 1 destes 2 jogadores. Qual preferes?

JJ: Aquele. Vou fazer dele um 6.

RC: 6? Mas ele é 10!

JJ: Eu sei: mas vou fazer dele um 6. Top.

Tratava-se de Matic.

Quanto a Benitez, os benfiquistas nem sabem o que ali têm. Tão certinho como eu ter bigode.

RedMist disse...

Ricardo,

1) Mais do que uma das muitas “contratações carrossel” até então tidas e apesar de a sua vinda me ter causado estranheza, fiquei sempre com a ideia de que, apesar de tratar-se de um jogador referenciado pelo Benfica, o objectivo da sua contratação imediata (face às várias opções disponíveis para a posição, todas elas de maior estatuto) passou, fundamentalmente, por evitar que fosse parar a outros lados deste país desportivo.

2) Chocou-me mais, por exemplo, a vinda de Danilo. Admito que quem de direito acredite piamente estar ali o sucessor de Renato. Admito que faça inclusive parte de um plano maior de preparação da transição da actual dinâmica de jogo do Benfica (4-4-2), para uma outra anteriormente testada na pré-época da última temporada e da qual tivemos contra o Setúbal um pequeno vislumbre: 4-2-3-1.

3) Pessoalmente, incido para o mais óbvio e pernicioso: veio, fundamentalmente, porque é um “jogador JM” e meteu-se para ali a ver se pega, pois poderia ir de encontro às necessidades de ambas as partes. Se pegar, foi visionário, vivem todos felizes para sempre e a coisa passa despercebida. Se não pegar, logo se canaliza a coisa assim que possível. Contudo, num caso ou noutro, de pagar €15M já ninguém livra o Benfica. É o preço a pagar, por exemplo, pela gestão admirável de pastas como as de Talisca ou Luisão.

4) Dizem que o clube mais poderoso do mundo não é o Barcelona ou o Real Madrid, mas o JM. Há não muito tempo atrás, percebia-se que, por exemplo, era ele quem punha e dispunha no SCB. Hoje, infelizmente, só mudou a letra do meio: de SCB, para SLB. Uma coisa é o clube ter parceiros estratégicos. E a palavra-chave é: parceiros. Outra completamente diferente é aquilo a que temos assistido. O clube está refém daquele, fruto do atestado de incompetência que a direcção passa a si própria com este tipo de comportamentos.

5) Relativamente a Benitez: à luz do comportamento tido por RV para com o jogador, não tenho dúvidas de que, a ter oportunidades na posição, será única e exclusivamente por um misto de descalabro exibicional e “pressão social”. Nada no seu comportamento indicia que, por sua livre iniciativa, alguma vez tenha equacionado seriamente o jogador para a posição. Contratado deliberadamente para a posição, muito menos. Como não me parece que RV seja de se deixar levar por estas coisas, diria que uma ideia externa a propor Benitez para 8 é o equivalente a, automaticamente, aos olhos de RV, excluir o atleta para a posição.

6) Reparaste na sofrível ligação entre sectores frente ao Setúbal? Benitez seria um importante auxílio, na medida em que libertaria mais Jonas de ter de descer tantas vezes para vir buscar bola e que o deixa invariavelmente longe da zona do terreno onde é letal. Para ir de A a B, este Benfica andou ali a fazer dezenas de passes, previsíveis, inconsequentes, que só serviram os interesses do adversário. Mesmo sem fantasia, precisão de passe e adornos de encher olho, Benitez tem o potencial para ir de A a B em 7/8 passadas, entregando-a, seguidamente, com qualidade e em zonas mais próximas da baliza adversária, a quem tem pés para criar: Jonas, Pizzi ou, presentemente, Cervi. Além de tudo o resto que anteriormente referi.

7) Mais nenhum atleta tem essa capacidade. No Benfica ou em Portugal.

Ricardo disse...

RedMist, o futebol continua muito pobre como o foi o ano passado. Só não é isto uma evidência para mais gente porque ganhámos. Ganhando, está sempre tudo bem para a maioria. O resultadismo é uma das grandes religiões da humanidade.

joão carlos disse...

@RedMist
mas queres a lista dos gajos que foram adaptados pelo outro e não resultaram.
já agora não sei se sabes que temos outro treinador. e este não é adepto de adaptados.