sábado, 20 de agosto de 2016

Rafa e a tragédia dos extremos



É já um clássico de Verão a imprensa arranjar um soundbite que morda os ouvidos dos adeptos até à exaustão. Até eles próprios começarem a debitar a mesma ideia, por mais estapafúrdia que seja. Calma, não vos fala o adepto que acha que os jornais, as televisões e as rádios estão contra o seu clube; não, o problema afecta os três grandes. Há sempre um conceito mais ou menos idiótico para cada plantel.

Este ano, no Benfica, fomos presenteados com um digníssimo "há excesso de extremos". Talvez deva levar muitos pontos de exclamação e letras garrafais para a tensão se acumular: "HÁ EXCESSO DE EXTREMOS!!!!!!" Depois de ler isto,  não vos apetece logo ir gritar histericamente que há excesso de extremos para o Chiado?

Por partes:

1) O Benfica tem estes extremos: Cervi, Zivkovic, Carrillo e Salvio. Carcela, que é verdade que é extremo, já se percebeu não contar para o treinador - está por isso em vias de sair, seja por empréstimo ou vendido. Guedes foi utilizado toda a pré-época como segundo avançado - das duas uma: ou fica no plantel e é aí que vai jogar (como jogou em Tondela) ou será emprestado para rodar.  Portanto, o Benfica tem, que verdadeiramente contem para o treinador, 4 extremos. 2 para a esquerda, 2 para a direita. Isto não é excesso de extremos, é um plantel equilibrado.

2) Imaginando que o Benfica tivesse 57 extremos no plantel (e já percebemos que afinal tem 4 - um exagero!), Rafa seria sempre uma excelente compra. Primeiro, porque é um óptimo jogador e os óptimos jogadores são sempre bem-vindos aos óptimos clubes; segundo, porque Rafa não é um extremo. Pode partir da ala, claro que pode. Como pode partir de uma posição mais avançada ou até jogar a 8. É um daqueles jogadores que, de tanta qualidade que têm, não são propriamente pertença de nenhum terreno específico. Rafa é de todo o relvado. Como Pizzi.

3) Não toda, mas grande parte da histeria à volta do número exagerado de extremos (que afinal, como percebemos, são 4 - uma tragédia!) traz dentro um certo ressabiamento. Ou seja, é uma opinião não tão preocupada com o número de extremos mas sobretudo inquieta perante a qualidade dos extremos. E agora ainda temos a lata de ir buscar o Rafa. Realmente, assim não se aguenta o coração.

- Meireles, pá, isto já me está a tirar do sério. Faz aí mais um título com letras grandes a dizer que o Benfica tem extremos a mais. Antunes, quando fores ao programa "Somos todos uns idiotas que nos insultamos e passamos 2 horas a falar de árbitros" vê se reforças este exagero de extremos que o Benfica tem, pá. Coutinho, quando fores à conferência de imprensa, insiste, pá, insiste na quantidade exagerada de extremos e pergunta com ar angelical: "Não serão extremos a mais?"

5 comentários:

alexanderson disse...

salvio carrillo cervi zivkovic pizzi e rafa sao os extremos assim sao 6 para 2 lugares por isso podemos dizer que ha um excesso de extremos, se considerarmos que temos 4 e tirarmos pizzi e rafa da equaçao ainda assim temos jogadores em excesso (esqueceste do benitez ja agora) dito isto adoro o rafa mas nao sei se o benfica precisa dele

jorgen80 disse...

Não contabilizares o Pizzi para extremo quando é titularíssimo na direita é querer fugir à questão. Há excesso de extremos. Ponto. Temos que assumir que 3 ou 4 têm que sair dentro dos Carcelas, Benitez, Salvios/Carrillos

jorgen80 disse...

Um bom planeamento não coloca plantel figuras que procuram o mesmo protagonismo. Ronaldinho e Deco saíram por causa do Messi. Mata saiu do Chelsea por causa do Hazard; Reyes não foi comprado por causa do Di Maria. Planeamento é isto. Escolher um plantel equilibrado. Não um, baseado na qualidade técnica do jogador.

Marco disse...

"Um bom planeamento não coloca plantel figuras que procuram o mesmo protagonismo "
Are you sure ? - O Luis Suarez e o Neymar Jr. de facto foram para o Barça para serem meras figuras decorativas ...

Paulo Reis disse...

Rafa é um dos melhores jogadores portugueses a jogar, ainda, em Portugal. O Benfica tem que ter os melhores jogadores portugueses que pode! Podemos concordar nisso, ou não ?????