domingo, 22 de maio de 2011

Pereirinha - um talento em bruto

Gosto pouco de comparações. Muito menos entre grandes jogadores porque elas incorrem sempre num erro básico: procuram comparar o incomparável.

É impossível comparar jogadores porque todos os jogadores são diferentes. Podemos comparar características específicas, modos de pensar o jogo, números de eficácia, qualidade na interpretação do que lhes é pedido, inteligência intrínseca, rapidez de raciocínio, capacidade técnica. Se isoladas, estas são funções que podem ser comparadas. Mas convém não retirar delas conclusões definitivas. Um jogador pode ser em todas melhor do que o outro e no geral ter um rendimento inferior. Isto porque não chega definirmos o jogador sob o foco do rendimento individual ou das características inatas que tem. Retirar da análise a forma como se enquadra no colectivo, se é bem potenciado pelo técnico, se a posição que ocupa é a ideal para as suas aptidões, se a polivalência pedida o beneficia, é incorrer no erro de desprezar o que se pode chamar de potencial futebolístico do atleta.

A comparação mais recorrente na actualidade passa pelas longas discussões sobre se, entre Messi ou Ronaldo, há um melhor do Mundo. Não há. Porque esse é um conceito despropositado. Se num desporto individual, é possível chegar mais perto de uma verdade desse género - ainda que não factual e muito menos geradora de consensos - no futebol a simples interrogação posta nesses moldes é, mais do que ignorância, uma profunda e prolongada estupidez. Messi não é melhor do que ninguém apenas porque finta mais adversários ou marca mais golos ou descobre mais espaços que os outros. Messi é Messi e chega. Messi é um enormíssimo jogador de futebol. Ronaldo não é melhor nem pior, é outro enormíssimo jogador de futebol. E chega dizermos isto. Não são comparáveis. Não são sequer equiparáveis porque um e outro têm formas tão distintas de ser e ver o futebol que se torna criminoso analisar, de forma leviana e parola, se este é melhor porque marca mais golos ou se o outro é melhor porque joga mais bonito. Reduzi-los a uma equação matemática é não compreender o que é fundamental: a qualidade que os dois possuem.

Discutir Messi e Ronaldo, como se de deuses se tratassem, sem discutir Iniesta, Xavi, Fabregas, Scholes, Rooney, Busquets, Piquet, Sneijder, Falcao, Aimar, entre tantos outros, é menorizar o que é o futebol, caindo falaciosamente numa bipolaridade qualitativa ao estilo americano de Hollywood em que tudo é medido e analisado à lupa com intuitos de conclusão definitiva. É transportar o futebol para um universo de números e gráficos sem que se entenda que os números e gráficos estão e estarão sempre condicionados pelos factores exteriores ao próprio jogador: qualidade dos colegas, ideia de jogo do treinador, capacidade dos adversários, adaptação do próprio a todos esses elementos, etc.

Dito isto, queria apenas deixar uma ideia: Pereirinha seria uma excelente contratação. Principalmente tendo em conta o modelo e filosofia de jogo que Jesus tem.

27 comentários:

JNF disse...

Para que posição?

Pedro disse...

Isso são demasiadas visitas ao Entre10...deixa lá isso. Pereirinha não é mais do que aquilo q tem mostrado...

Anónimo disse...

Pereirinha... WTF????!!!!

Tens que explicar essa melhor Ricardo, a ver se depois consigo chegar lá!...


Ulrich Haberland

PS - Pereirinha?... Pereirinha?... Eu li bem? É mesmo Pe rei ri nha????...

PS II - Será que estás em crer que o Pereirinha é um novo Moutinho?...

Anónimo disse...

LOL.Agora,que pode não ficar no Sporting,já é bom...Mas ele não tem contrato?

Vasco disse...

Não percebo o espanto? já o "lateral-esquerdo" também "sugere".
É rápido, português, sem contracto, rápido, inteligente, certinho, etc, etc, etc.
JNF, posição? médio interior- Ramires.
Não sei qual vai ser o modelo táctico, mas mesmo no banco de suplentes, seria sempre uma alternativa acima da média.

Anónimo disse...

O calor faz mal ao cérebro,principalmente quando acompanhado de Sagres.
Não é mais nem menos do q o pai foi.
Muita vontade e o resto?

Anónimo disse...

Mais uma vez pergunto:mas ele não tem contrato?Que se passou?
Um último comentário-quando fazia parte do plantel do Sporting(normalmente a aquecer o banco) criticavam e gozavam com o respectivo clube por "só" ter "pereirinhas" no banco.Depreendo que,portanto,e comparando com tais opiniões,que o SLB está a regredir e os adeptos aplaudem...

Ricardo disse...

Com tantos comentários anónimos, chega a um ponto já não se percebe quem é quem. Que tal meter um nome? Pode ser fetichista e tudo, pode ser "domador de dragqueens", o que seja. Só para a identificação. É que o gajo das 22:54 parece o mesmo das 20:33. Não?

JNF, aí está mais um ponto a favor do Pereirinha: a adaptabilidade, a polivalência. Mas eu pô-lo-ia a interior. Preferencialmente à direita mas, em caso de urgência, tem capacidade para jogar na esquerda. A lateral cumpre e, bem trabalhado, pode até fazer carreira nessa posição. Mas acho que onde podia ajudar mais o modelo de Jesus seria a interior direito. Explorar essencialmente as suas melhores características: sentido táctico, bom a recuperar e a recuar em transição, rapidez de raciocínio, velocidade, qualidade técnica no passe e muito apto em organização defensiva. Falta-lhe uma coisa, que só um treinador com qualidade lhe pode dar: confiança. É a única coisa que lhe falta.

Pedro, que o Nuno goste do Pereirinha acho bem até porque é um escriba que admiro e que acho que tem conhecimentos alargados sobre futebol. Que tu aches que só o Nuno acha o Pereirinha bom, aí já é contigo. Mas gostava de saber: por que é que não gostas do jogador?

Ulrich Haberland (excelente nick!),

O que é que queres que explique? Sê mais específico. Em termos gerais, acho o Pereirinha um dos mais talentosos jogadores da sua geração. Mal aproveitado, é certo, mas isso já não é culpa dele.
O Moutinho é um jogador diferente. É mais cerebral, é mais de miolo, o Bruno tem outras características: é rápido, é mais instintivo, procura mais o risco (o risco pensado, quero dizer; não o risco pelo risco) mas têm os dois parecenças na forma como vivem e conhecem o jogo. Não quero comparar ninguém, como escrevi atrás. Mas se quiseres uma comparação às três pancadas: acho o Pereirinha um jogador entre o Amorim e o Bosingwa.

Quanto ao tal anónimo que diz que ele agora já é bom, não sei onde foi buscar a informação de que para mim ele agora já é bom e antes não era. O anónimo é sportinguista, não é? Compreendo a frustração. Foi, de facto, mal aproveitado. Mas ainda vão a tempo.

Vasco, sim, embora não ache que se possa pedir ao Pereirinha que seja um Ramires. Mas, lá está, não se pode pedir a nenhum jogador que seja outro.

Calor, Sagres e cérebro a derreter. Pode ser, anónimo, pode ser.

Anónimo disse...

Caro Ricardo,
basta ler o que escreve aqui e acolá.Quanto a frustrações e jogadores mal aproveitados,deve estar a referir-se às suas próprias frustrações subsequentes das ofertas que são feitas ao clube corrupto.
E já agora,o Pereirinha foi mal aproveitado por quem?É que não me recordo de nenhum clube onde tenha sido,efectivamente,titular.Já sei,o único clube no mundo que alberga o único treinador no mundo capaz de fazer algo doeste jogador é o SLB.Já percebi...

Anónimo disse...

ricardo, agora e que voce disse tudo e ora nem mais!
artur / moreira
maxi na lateral direito
pereirinha no lateral esquerdo (e vender o coentrao por nao menos de 35 milhoes!)
jardel e luisao no meio aos centrais
javi a trinco
aimar, saviola e kardec no meio campo ofensivo
cardozo e jara na frente, para fazer golos!!

o ideal era vir o Octavio para impor disciplina naquele regaboffe e meter esta malta toda a dar o litro hehehehehe ...
o benfica nao precisaa de muitos jogadores. o pereirinha e mais 2 suplentes para as lesoes e voltaremos a ser campeoes!
CARREEEEEGGGGAAAAAAAAAAAAAAAA BENFICAAAAAAAAAAAA

Hugo disse...

Também no Lateral esquerdo ou no Entre Dez afirmam o mesmo. Este é um daqueles casos em que não consigo dizer quem tem razão.
Recordo-me de o ver fazer jogos razoáveis a lateral mas não mais que isso.

Ricardo disse...

Anónimo (00:53),

afinal o Duque fica ou vai embora? Está bonito, aquilo, está.

Anónimo disse...

O Duque já sabemos que não vai embora.E o Rui Bosta vai embora?Tá feio aquilo,está.

José Vieira disse...

"Mal aproveitado, é certo, mas isso já não é culpa dele".
Kavala, caro Ricardo?

Man disse...

Eu acho k o benfica devia tentar comprar o Cavani por 20M, mais o Ganso pelo mesmo valor, oferecendo o Filipe Menezes e Kardec. Depois, ir buscar o Pereirinha e tentar também o Lukaku por 15M. Vender o Saviola por 10M, vender o Cardozo por 25 e o Coentrão por 40M. Para o ano o campeonat oera garantido e no minimo as meias na Champs!!!

Ricardo disse...

Sim, Kavala, caro José... e?

É o nome que lhe faz confusão ou a pouca grandeza a nível europeu do clube? E o que é que isso tem a ver com o valor do jogador? O David Luiz onde jogava, o Hulk, o Maxi, o Coentrão, o James Rodriguez, o Di Maria, o Urreta? Sabe onde jogou o Rui Costa, por empréstimo? No Fafe.

Imagino que alguém um dia, depois de ouvir que andava por lá um bom jogador de futebol, apareceu a perguntar num café qualquer (não havia blogues no início dos anos 90): "Fafe, caro Tonho Fagundes?"

O resto é história.

Mas recordo outro exemplo muito grato aos benfiquistas: Maniche. Lembram-se que andava aos caídos no plantel do Benfica? Bom, depois foi para o Porto, ganhou a Liga Europa, a Champions, não sei quantos campeonatos, entre Portugal, Inglaterra e Itália, presenças em Europeus e Mundiais sendo fundamental em todos eles.

Já chega de olharem para a superfície.

"Se olhas, vê. Se vês, procura"

Ricardo disse...

Man, vai dormir um bocadinho.

José Vieira disse...

e... parece que cometi o mesmo erro contigo que tu cometes com Pereirinha: sobrestimei-te.

"...mas isso já não é culpa dele", então poderá ser uma Cabala (Kavala), no sentido de conluio contra o rapaz. Não faz mal, olhaste só para a superficie.

A partir daqui tudo o resto é mesmo história, ou talvez só acrescentar que o maestro, com a idade do Pereirinha, já espalhava magia em Florença; o Di em Espanha; o David no Chelsea, o Hulk no Porto, o Maxi no Benfica, assim como Coentrão e o miúdo Urreta já brilha no Peñarol.
Ainda assim, nada me move contra o Kavala ou sequer contra o Pereirinha...

Ricardo disse...

Desculpa, José, com tantos anónimos com teorias da conspiração e imbecilidades, pensei que a tua pergunta era mais uma forma de criticar não dizendo nada.

Afinal, era uma piada. Não é cabala nenhuma, tem sido mais incompetência de quem o tem treinado, para mim.

Quanto às idades que dás, são exemplos de jogadores que conseguiram impor-se mais rapidamente que o Pereirinha. Muito por terem tido treinadores que os compreenderam. O que seria de Coentrão - esse mesmo, que hoje vale 30 milhões de euros - sem Jorge Jesus? Não sabemos. O que teria sido de David Luiz, comprado por uns míseros patacos há uns anos, se não tivessem acreditado na sua qualidade? Di Maria, que se tornava um inconsequente patológico antes de Jesus? Maxi, que era um médio medíocre? Hulk, se tivesse continuado no Japão? Urreta ainda tem de mostrar serviço mas é preciso que acreditem nele. Felizmente este ano parece que lhe darão hipótese.

Quanto a Pereirinha, para mim seria uma excelente compra. Está barato, tem muito potencial, quer mostrar serviço, o Jesus sabe potenciar os jogadores e seria uma boa fisgada no eterno rival. E é só isso. É uma ideia.

Man disse...

Dormir, porquê?
Tem que ser assim! há que tentar! o Rui Costa anda lá a fazer o quê se não é para convencer grandes jogadores a vir para o Benfica? Como veio o Aimar, pode vir o Cavani...que é um jogador incrível! Se la deixarmos o Yebda, já ajuda no preço.
O Ganso, não me parece complicado, temos muitos jogadores brasileiros que não usamos, podemos troca-los por outros melhores. Por 15 milhões comprava-se também o Hazard...que é um enorme jogador e de certeza que viria. O dinheiro das vendas dava para estes 3 e ainda para mais um ou dois de qualidade.

José Vieira disse...

Confesso-te que nunca tive grandes "incertezas" em torno de D. Luiz e Coentrão. O primeiro viu-se logo que era "craque" mas Fernando Santos insistia em recuar o Katso e só o lançou quando não tinha mais ninguém. Já o Coentrão, foi mesmo "salvo" por Jesus. Nem te digo a que horas e a fazer o quê o encontrei uma vez na Foz nos tempos do Saragoça...
Quanto ao Maxi, plenamente de acordo. Aliás, vejo em Pereirinha um Maxi em potência, a que lhe falta "apenas" a "raça". E foi precisamente na posição de lateral direito que lhe vi fazer uma ENORME exibição, contra o Porto(ganharam aos corruptos), onde secou por completo o Quaresma.
Depois...eclipsou-se (algo que acontece frequentemente para os lados de Alvalade)!!
Em suma, para mim não está claramente no mesmo patamar de Maxi e R. Amorim mas tudo muda de figura se me falares de Wass ou André Almeida...
É como dizes: uma ideia.

Anónimo disse...

Ricardo,

Obrigada pela tua tentativa de me fazeres "ver a luz" mas sinceramente não chego lá...
Rebobino a minha memória a tentar ver o que tu vês mas não vejo. A única coisa que vejo é um jogador médio... sem técnica acima da média, ou inteligência, ou velocidade, ou estampa física, ou... Médio, médio é só o que vejo.

Se normalmente percebo o teu raciocínio e partilho a tua opinião, neste caso, como no do Roberto, divergimos.

O que não significa nada pois já bastas vezes a realidade veio a desmentir as minhas opiniões.


Ulrich Haberland

PS - Obrigada pelo elogio ao nick e leia-se o mesmo no feminino. :)

Ricardo disse...

Man, o Cavani no Benfica... agora? Com 24 anos, depois de uma época fabulosa com 26 golos no campeonato? Quantos Robertos tinhas de pagar...

O Aimar veio na curva descendente da carreira. Ainda bem que veio, claro, mas teria sido impossível ter vindo no apogeu.

O Ganso também já está muito valorizado, tal como Hazard que é só a figura do campeonato francês deste ano.

Concordo que o Benfica deve apontar a jogadores de alto nível para a equipa principal - para a segunda linha, deve privilegiar a cantera e jogadores do campeonato português, na minha visão. Mas terá de ser sempre nos moldes em que as compras do Aimar e Saviola se fizeram. Jogadores experientes, ainda com grande qualidade mas acessíveis e prontos a virem par aum campeonato de menor dimensão. Olha, um exemplo de um jogador com muita qualidade que poderíamos tentar: o Park, do Manchester.

José, são opiniões. Só o futuro (e às vezes nem ele) nos poderá provar se Pereirinha tem qualidade para altos voos.

Só lembrar uma coisa: o eterno aml-amado Fernando Santos foi o treinador que avaliou e concordou com a compra do David Luiz. Agora parece fácil mas na altura requeria saber muito de bola avaliar um jogador como ele o fez (dizendo que tinha características do Ricardo Carvalho), quando o brasileiro era um perfeito desconhecido. O não tê-lo colocado logo a titular fez todo o sentido. Não chega um miúdo de 18 anos ao Benfica, vindo da Bahia e entra de caras na equipa. Mas lançou-o, quando precisou dele. E continuou a aposta.
O Fernando Santos é dos gajos mais injustiçados que passou pelo Benfica.

"Uberlanda",

Não pretendo que vejas mais luz do que aquela que vês. São opiniões divergentes, claro, e ainda bem: fomentam o debate.

Vês nele um jogador médio, certo, mas já o viste com um treinador a sério? É um bocadinho como escrevo no texto: um jogador de grande qualidade se estiver inserido num meio que o não potencie e que, pelo contrário, lhe negue a possibilidade de evoluir e explorar o seu talento, pode tornar-se um jogador banal ou... médio, como dizes.

Volto a dizer: grande, enorme nick. Noite de sonho, essa.

José Vieira disse...

"O Fernando Santos é dos gajos mais injustiçados que passou pelo Benfica".
Concordo, ao ponto de afirmar que se em vez de um João Coimbra tivesse Nuno Assis no banco (obrigado, badocha) talvez aquela não tivesse sido apenas uma "quase" época.
O que eu digo é que se não tens mais nenhum central disponível para além de um miúdo de 18 anos e não tens a coragem de o lançar contra um "colosso" chamado D. Aves (salvo erro), o que é que ele está a fazer no plantel?!
Essa coragem teve-a, por exemplo, o Quique ao lançar a mais jovem e promissora dupla de centrais que eu vi actuar no Benfica, M.Vitor e Sidnei (ambos com apenas 18/19 anos...) num jogo contra o Sporting. Que vencemos.

Man disse...

Certo, o Park era uma boa contratação.
Miguel Veloso, claramente também...não joga no Génova e certamente que se poderia chegar a acordo com os italianos. O Javi prometeu muito, mas não me parece que vá voltar a fazer uma grande época...devia-se aproveitar e vendê-lo se aparecesse uma boa proposta.
O PL tem que ser estrela...tipo Forlán...diria não ao Benfica? Claro que não! e ainda tá em boa idade para marcar uns quantos golos. E rua com o Tacuara.
Não podendo vir o Ganso, que venha o Lucas do São Paulo. Assim é que não...com um plantel assim, para o ano vamos ter que olhar para cima outra vez. O Rui Costa, se há alguma coisa que pode dar é isto mesmo...para além do grande nome do Benfica, ele também é respeitado por todos. Está ao nosso alcance estar a par dos melhores..só falta mudar o chip. Aqui em Portugal, pelo menos, deveria ser fácil ganhar o campeonato!

Anónimo disse...

Ricardo,

O Rui Costa jogou no Fafe por empréstimo do Benfica. E depois do primeiro jogo amigável pelo Fafe (salvo erro contra o Penafiel) tentaram-no desviar para o adversário nesse mesmo jogo. No fim dessa época explodiu no Mundial!

RB

Anónimo disse...

Uberlanda???? ahahahahahahah
Isso até é um sacrilégio!

Foi uma noite indescritível!


Amplexos Ricardo
Ulrich Haberland

PS - As únicas opiniões que me fazem t(r)emer são as dos que "vão delegar menos"!...