quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Ontem vi-te no Estádio da Luz: A fundação do SLB e o mais redondo oportunismo mil...

Caro MM, a questão da data de fundação do SLB, é importante apenas para o SCP. Trata-se, da necessidade, ideológica, de estabelecer quem é mais antigo no futebol português. Ora, sabe-se que o SLB não foi um clube “prenda”de um ricaço a um neto ou bisneto ocioso. Consulte-se, no site do Sporting, a seguinte afirmação: “Vou ter com o avô e ele me dará outro clube”, quando concluiu que os compinchas de Belas estavam mais interessados na componente de festas, bailes e saraus do Belas e nada no futebol. Assim nasceu o Sporting e da genética resultaram consequências visíveis na importância da fundação do SLB, o qual, como é conhecido teve uma génese completamente diferente, feita de militância, sangue, suor e lágrimas. O SLB tornou-se uma obsessão para o SCP, por razões que só a psiquiatria pode explicar. A data da fundação, a sua data concreta é uma questão importante no campo dos princípios, afinal trata-se da paternidade mas, mais importante que a data de nascimento, é sabermos de quem somos filhos, pelo menos para mim. Podem dar as voltas que quiserem, fossar na angústia existencial, o facto existe, indiscutível: o SLB é o filhinho do papá e este chamou-se Sport Lisboa e se herdou bens de uma tia rica, o GSB, isso é um pormenor. E não tenho qualquer dúvida que essa angústia existencial tem a ver com a inconsciente certeza, adquirida logo no início, que seriam sempre segundos: o SLB era o clube dos novos tempos, o SCP representava os valores de uma baixa aristocracia decadente e parasitária. Como fantasia, a tese sportinguista é aceitável, o problema é a realidade histórica, reescrevê-la é um exercício inútil. Fora sportinguista e preocupar-me-ia com outras questões: o facto de já não serem segundos e o porquê de há muitos anos o SCP já não ser “o” rival do SLB. Estas sim são questões importantes.

Mais tarde abordarei outra ficção: o sportinguismo de Cosme Damião.
Cumprimentos. Armando

10 comentários:

Constantino disse...

Caros,

Sinceramente, se há acusações estereis que nos fazem, esta é 1 delas. Considero esteril pois, assim de repente não me lembro de nada em que a questão da data de fundação possa beneficiar o SLB ou o scp. Tudo bem, façamos-lhes a vontade e mudemos a data de fundação para 1908... e depois? Vamos todos comer uma sandoxa e nãos e fala mais nisso? Ou ao alterar a nossa data de fundação, todos os clubes em Portugal (com excepção do Maior) garantem mais 1 titulo para o seu historial? Seria bom para o lagartame juntar áquela lista manhosa de titulos por eles conquistados: 23º clube a ser fundado em portugal... porque sim, o SLB também não foi o 1º e ate 1906 mais uns quantos foram fundados, portanto nem ao 1º lugar das fundações eles podem almejar. Diga-se que estão mais perto do pódio no capitulo das falências do que no das fundações.

Agora, tudo isto tem o seu lado positivo e eu não consigo esconder o orgulho de ver 99% dos lagartos saberem de cor a data de fundação do Sport Lisboa e do Grupo Sport Benfica, bem como a da fusão de ambos. Pessoalmente tudo o que vai para lá do 28/02/04...ultrapassa-me. As vezes sinto que o scp é o nosso Luis de Camões e nós os Vascos da Gama deles: nós descobrimos e conquistamos; eles contam a história tim tim por tim tim.

Já agora, gostava de fazer uma pergunta aos lagartos: no final do século passado, os clubes portugueses estavam enterrados em dividas (ah velhos tmepos, como tudo mudou entretanto) e resolveram formar as SAD's. Estas ficaram com os activos dos clubes e tomaram o seu lugar nos campeonatos de futebol. Segundo entendo, existem presidentes das SAD's e Presidentes dos clubes (apesar de acumularem os cargos). Quando as SAD's ou os clubes estão à rasca de dinheiro (são contas separadas) transferem-se activos de uns para outros. Portanto Benfica e Benfica SAD ou sporting e sporting sad não são a mesma coisa, certo? ora a minha pergunta é: não estará na altura de começarmos a festejar a fundação das nossas equipas de futebol na data em que foram formadas as respectivas SAD's? Ou como mantêm o mesmo nome, o mesmo equipamento e a mesma identidade.... consideram-se a mesma coisa?

Abraço.

MM disse...

Armando, sem qualquer ponta de ironia,
Lamento muito vê-lo enveredar pelo caminho dos lugares comuns. Revela com isso desespero e falta de capacidade para concluir uma matéria que o próprio desembrulhou. Como lhe disse, essa incapacidade não deverá ser entendida como uma fraqueza sua. Eu não o faço, pelo menos. É uma incapacidade que resulta da impossibilidade de defender o indefensável, e nada mais.

O Armando começou a questão, e começando-a, viu-se confrontado com uma série de factos até então por si, e por muitos outros, desconhecidos. Factos esses que um Sportinguista, Pedro Oliveira, lhe trouxe. Ficou o Armando a saber que mesmo querendo insistir numa tecla que não existe, a instituição que absorveu a contra-parte foi o Sport Clube de Benfica, e não o Sport Lisboa. O Pedro Oliveira demonstrou-o.

Isto é, mesmo mentindo, escolherem a pior das 2 possíveis mentiras à disposição. E fizeram-no porque não são um clube pequeno. Claramente.

Armando, se eu quisesse ser mauzinho, diria que foi educado por um Sportinguista. Sentiu a questão dessa forma? Se sim, sentiu bem. Mas Armando, é a vida. Você não é obrigado a saber coisas que o seu próprio clube lhe esconde. É agradecer a quem lhe ofereceu a verdade e entender o processo com naturalidade. Está no entanto no seu direito de encaixar a questão da forma que melhor souber, fora de questão isso.

Sobre os lugares-comuns que aí avança, não existe muito tempo a gastar com eles: o desejo do Sporting ou dos Sportinguistas de verem o Sporting como o mais antigo é tão mas tão grande que ... somos os únicos que falamos verdade.
Vós, mentindo e tratando os vossos como papoilas ceguinhas, não pretendem, claramente, assumir uma antiguidade que não possuem ...
São os outros que dão importância à matéria, está visto.

O clube de Cosme Damião muda o nome para Sport Clube de Benfica antes do SLB ser fundado em 1908 porque, não pretende colar-se a um clube grande. A parecença dos nomes é coincidência. Claramente.
O Sporting Clube de Portugal cede-vos o Campo Grande 412 quando são despejados das Amoreiras porque, vós não são um clube mais pequeno. Claramente.
Os "meninos ricos" do Sporting Clube de Portugal herdam a divisa "Esforço, Dedicação, Devoção e Glória" porque, o clube do sofredor, trabalhador e nada parasitário "povo do Benfica" está demasiado desocupado a fazer a vida de rico que claramente não faz. Milhões e luxos não são, claramente, com o clube do "povo".

Armando, tudo isto é claro.
A gente não se importa. Fique lá com os rótulos e com os lugares-comuns que passamos muito bem sem eles. Almejamos, claramente, coisas diferentes. São escolhas, e mais uma vez, é a vida.
Abraços e cumprimentos.

Diego Armés disse...

"Às vezes sinto que o scp é o nosso Luis de Camões e nós os Vascos da Gama deles: nós descobrimos e conquistamos; eles contam a história tim tim por tim tim."

É por estas e por outras que, por vezes, gosto de arriscar e abrir a caixa de comentários. Vénia.

Bcool973 disse...

Volto a repetir, estão a dar importância à lagartada quando insistem em tentá-los ver a luz. se são cegos e alienados, deixá-los. aos malucos diz-se que sim, portanto dêem-lhes a bicicleta, que nós ficamos com a nossa verdade - 28/02/1904 doa a quem doer. aos mm e pedros oliveiras, aconselho-os a irem para os sites dos tripeiros discutir a data de fundação deles para terem as respostas que merecem, porque se alguém que copiou o equipamento do barcelona, que é de 1899 e depois vem invocar ter uma data de fundação anterior, isso não somos nós. Relativamente ao vosso clube lagarto, estou-me a borrifar para a vossa data de fundação, pois não me interessa outro clube que não o Glorioso Sport Lisboa e Benfica. Realmente se clhar o Constantino é que tem razão, olohem festejem as datas das Sad's que aí já podem invocar a vossa antiguidade, pois a corja que se instalou à conta delas só vos levou para a luta com o braga do terceiro lugar.

Hattori Hanzo disse...

Bcool973 esses dois espécimes sendo lagartos inveterados estão-se marimbando para o que os de lá de cima fizeram ou deixaram de fazer. Estão também pouco importados com o "seu" clube. O que lhes interessa é o Benfica. Daí a sua tara de o Sporting ser mais antigo que o Benfica... ou a outra de o Cosme Damião ter jogado pelo Sporting. MM, ainda estou há espera das modalidades em que vocês são Campeões Europeus ... Depois de me dizeres talvez te dê algum crédito.

Armando disse...

É verdade, Cosme Damião jogou pelo Sporting, a explicação fica para mais tarde, se ainda a "pica" se mantiver. Não sei,talvez porque a religião não me excite muito. E, com toda a franqueza não vejo o blog como uma taberna de bêbados intelectuais ou uma qualquer unidade de tratamento da esquizofrenia militante. Que diabo, sei distinguir entre a provocação, mais ou menos saponácea e o primarismo mais epidérmico, ainda que lhe possa fazer uma confissão: sempre achei perfeitamente legítimo que o selvagens matassem e comessem os missionários. Sabe porquê? Legítima defesa.

Anónimo disse...

Caro Armando,
Em 3 tempos passou de certeza na fundacao a 1908, para "afinal a questao nem e importante", para a questao "Cosme Damiao".
Congratulamo-nos, porque sabemos ler os sinais.
MM

anauel disse...

«E fizeram-no porque não são um clube pequeno.» OMGWTF! Insanity now!

Anónimo disse...

Vão dando palha ao JuMMento, ele vai voltando cá.

Anónimo disse...

U MM é o famoso e típico "todo-terreno" português. Demonstra o mesmo à-vontade a chafurdar na lama como a rolar na A5.

Arquiduque das Águias Livres