sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

A cultura de exigência segundo Vieira



Numa mensagem de Natal publicada no site oficial do clube, e que pretende ser de balanço do ano civil que brevemente finda, Luís Filipe Vieira vem reiterar o caminho que decidiu trilhar desde o inicio de época, ou seja, tentar explicar a todos que deu todas as condições ao treinador da equipa de futebol para triunfar e que se isso não acontecer a culpa será exclusivamente sua.

A pressão que Vieira exerce sobre Jorge Jesus é legítima e compreensível, sendo apenas de lamentar que seja tardia. É a pressão de quem, supostamente, lidera e quer ganhar, mas essencialmente é a pressão de quem se quer ver ilibado de eventuais responsabilidades de um possível insucesso.

O presidente fala numa cultura de exigência que deve estar sempre presente no Benfica, algo que concordo e reafirmo. No entanto, isto leva-me a perguntar: Onde estava essa cultura de exigência na hora da renovação de contrato com Jorge Jesus? Qual foi o critério de exigência que motivou Vieira a manter as condições salariais absurdas de quem tão pouco ganha? Em que lugar se escondeu a exigência na hora em que se reforçou os poderes a um treinador que perde sistematicamente em momentos decisivos? Em que gaveta ficou a exigência quando se deixou ser chantageado por Jorge Jesus com um eventual interesse nos seus serviços por parte do FC Porto? Em que parte do espirito de Vieira se encontra a exigência de não deixar que os sócios lhe exijam outros resultados de forma livre e descomprometida? Que cultura de exigência tem de si próprio, um homem que teme o confronto politico? Qual é a cultura de exigência que preside a 13 anos e 2 títulos de campeão nacional de futebol? Que exigência tem um estádio despido de entusiasmo e adeptos? Que cultura de exigência se transmite por telefone? No fundo, que cultura de exigência é essa que leva um clube a ver-se expropriado dos seus valores mais elementares?

Responda quem souber.

8 comentários:

Pires disse...

que cultura de exigência tem, quando o mesmo não acompanha a equipa, até acho, que hoje não estará no Bonfim.

saudações.

Águia Preocupada disse...

Que exigência é essa que o leve a ausentar-se dos jogos e a deixar a equipa à deriva e ao abandono?
Acabei de ver uma reportagem sobre o seu desembarque no aeroporto de S. Tomé, acompanhado pela esposa, onde vai passar o Natal! Tudo bem. Mas porquê hoje, num dia em que o Benfica joga um jogo difícil e crucial e quando estamos a 5 dias do Natal? Será que amanhã, domingo ou segunda não haverá outro voo?
Qual o presidente, pelo menos dos que criticamos, alguma vez fez isto?
Como diz o povo: "Patrão fora, dia santo na loja!"
O que se passa no Benfica (entenda-se direcção) é uma VERGONHA!

Frank disse...

Pois responda quem souber,por acaso nao sei responder acho que nao tem nenhuma cultura de exigencia uma vez mais segundo as ultimas noticias nao acompanha a equipa ao Bomfim sempre o mesmo pobre Benfica que tao pobre presidente tens.

Seismilhoesum disse...

Só posso escrever isto: qual a intenção de quem "lá" está?

luis disse...

Tardia...
O teu lamento camarada Guarda Redes do ontem, é como facilmente entendido por tardio. Aliás este não é o primeiro momento tardio.
Já era tarde, neste momento é mais uma vez a sacudir a agua do capote.
Acompanhando a propaganda daquelas classificações que não titulos... Dar titulos dão, aos pasquins e afins informáticos, a selva é grande.
Sendo natal exigir Cultura até não é mal pensado. Como não posso ir ter com elas, vou comprar um livro de tartarugas mas o "ninja" era outro que não tinha entrado no Benfica. Mas a organização já estava virada para os rastejantes, o veiga dava de comida à cultura do anti-benfica.
A exigência dele é uma coisa a exigência dos adeptos é outra. Porque não foi o imbecil deste luis que afirmou que os adeptos agiam por impulsos. E ele, o 33º é que sabia... assim sendo a pré época vai começar agora. Com um discurso mais humilde,mais de "desculpem qualquer coisinha" o meu caminho precisa do vosso dinheiro, do vosso amor financeiro, da vossa compreensão pela organização, pelo trabalho dele e da motivação da organização.

A organização está minada à muito tempo e o nosso 33º só em apoios ou com o recrutamento de profissionais doutros clubes veio aprofundar mais o desastre do tempo azedo...organização com lagartos(o cunhado...). O 33º introduziu os dragões com veiga d` oiro e os seus jogadores.Ir à sad do major foi um salto, apoiar o dso já vai ao encontro da cor do banco.
Essa exigência de exclusividade com profissionais só do Benfica era Bem mais fácil do que ter uma coluna de seleccionáveis que aquela organização formou em 2003 para preparar o Povo para o euro. Após o 2004, ficou cá a exigência do Trap...campeão mas bateu com a porta e com um até logo muito simpático pela exigência, deu-lhe um impulso. E com impulsos analisem a politica do futebol:-
- Com Cento e tal jogadores, a exigência até se cansa...
- Com a falta de Cultura Desportiva, até apago a luz para festejar...
-Com a exigência das cambalhotas pelo caminho já perdi a paciência em 2003...
-Com a exigência da aposta seja qual for o tempo ou as instalações nas Formações isto recorda-me um Dom Sebastião. Um,não...Dois. O Sebastião com o nevoeiro e o outro que come tudo sem colher.
- Com a exigência a estas horas a Europa nem liga...

O impulsivo do Jesus, está lá pelo impulso (com medo) do 33º... e deu no que deu!!
Ele diz que foi amargo, mas não deu açúcar em Julho, com um discurso após o travo que é seu !!!
Levem com Jesus 4 milhões como prometeu que lá por casa a religião é outra...

Nota pela exigência:
Uma transfusão de sangue!!
... de tartaruga que está no meio do caminho,Não.
Uma transfusão de sangue Glorioso pelo Nosso Benfica !!!

Benfica Todos Tempos.

rui disse...

Jejum e bieira, os maiores derrotados do futebol portugues no entanto os mais ricos.Digam lá a verdade,eu sei que custa mas tambem é um peso que vão tirar de cima das costas irão ver como se sentem melhor depois disso, nós...os benfiquistas somos mesmo parvos não somos?

Seismilhoesum disse...

Ao Rui .....

Efectivamente é inadmissível que o Jejum ganhe tanto e tenha à disposição tamanha máquina e não saiba tira-lhe o rendimento devido. Ainda ontem lá estava a fazer as suas figuras e logo no início do jogo a ameaçar um jogador com a saída, mas com os modos do costume. E o "Bieira" está lá para quê? Quem andava de mão dada com o "outro" e até tratava como tratava o autocarro do Benfica .....

Águia Eterna disse...

Nós Benfiquistas é que somos os CULPADOS. Quem, repetidamente elege um SEMI-ANALFABETO, um LESMA, um MEDROSO, um LABRÊGO de GRAVATA,enfim, um vendedorzito de pneus e da BANHA DA COBRA, etc,etc, para Presidente do Maior e Melhor Clube de Portugal e ainda para agravar com apenas 2 Títulos de Campeão de Futebol em 10 anos de Presidência, tem o que merece.
Este vieira chegou ao BENFICA e tornou-se DONO do Clube. Faz tudo do pior a nível do Futebol, elevou o PASSIVO do Clube/SAD para cerca de 500.000.000,00 de €uros - uma MONSTRUOSIDADE -,ETC,ETC,ETC, e se por acaso sente alguma contestação dos SUPER-PACÍFICOS Sócios e Adeptos, vem logo com a LENGA-LENGA dos vendedores de banha da cobra de que "QUANDO CHEGUEI AO BENFICA nem SEQUER HAVIA DINHEIRO para o papel higiénico", bla,bla,bla.
Mais, para piorar ainda mais as coisas, tenta passar a ideia para os SUPER-HIPER PACÍFICOS Sócios e Adeptos do Clube, que só ele e apenas ele é SÉRIO para ser Presidente do BENFICA, considerando todo e qualquer Sócio que contra ele concorra à Presidência, um párequedista, um falsário, um interesseiro, enfim, uma espécie de Vale e Azevedo em versão RÉPLICA.

Pior ainda do que tudo isso coloca os seu seguidores submissos a transmitirem a ideia de que se ele, semi-divindade sair do Clube, o NOSSO BENFICA...... ACABA.

Mas o que é isto meu Deus??!!!

o BENFICA com um HOMEM VERDADEIRO, em primeiro de tudo 100% BENFIQUISTA, depois SÉRIO, COMPETENTE, COM CARISMA, COM VISIBILIDADE NA SOCIEDADE, INTELIGENTE, E SEM MEDO DE NADA NEM DE NINGUÉM, facilmente deixava os corruptos do porco e os seus vassalos de alvalixo falido para trás, e teria sempre muitas hipóteses de disputar a própria Liga dos Campeões com grandes probalidades de chegar ao nrº dos quatro melhores com frequência.
Assim, nessa MASMORRICE dessa figurinha decorativa que faz de Presidente, em que quem manda e não sabe mandar nada é o j. jejum, outro LABRÊGO do tamanho do vieira, cada um no Clube faz praticamente o que quer, a EXIGÊNCIA está morta, e o Clube completamente AJABARDADO e VULGARIZADO e a perder milhares e milhares de NOVOS ADEPTOS todos os ANOS.

com muito dor e amargura o digo que com esta direcçãozeca de INCAPAZES E VENCIDOS, vejo o FUTURO DO NOSSO BENFICA MUITO, MUITO NEGRO.
Espero SINCERAMENTE E DO FUNDO DO CORAÇÃO ESTAR REDONDAMENTE ENGANADO.

BENFICAAA SEMPRE O MAIOR E O MELHORRRRRRRRRRRRRRR
ONTEM, HOJE, AMAMHÃ E SEMPREEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE