quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Afinal já não haverá outro



E quando já todos vaticinávamos a estreia de Oblak com a camisola do Benfica na primeira liga Portuguesa, eis que as mais recentes noticias e Artur, via facebook, vêem confirmar que a lesão que o guardião Brasileiro sofrera frente ao Olhanense não era assim tão grave e até poderá estar apto para defrontar o Vit. Setúbal já na próxima sexta-feira.

Este “volte-face” na condição física de Artur deixa-me algo desiludido. Obviamente que essa desilusão decorre da não estreia de Oblak e não do restabelecimento físico de Artur. Eu, como muitos, tenho muitas e boas espectativas quanto a Oblak e algumas reservas quanto à recente performance de Artur. Escrevi-o no inicio da semana e volto a reafirma-lo, os erros defensivos e consequentes golos sofridos pelo Benfica não têm em Artur o seu único e principal responsável, mas também não tem sido o Brasileiro a peça mais brilhante da equipa (se é que há algum jogador que já tenha brilhado verdadeiramente esta época e de forma consecutiva).

Nessa medida, sou e serei um entusiasta de Oblak até que ele prove o contrário do que mostrou no Rio Ave. Um guarda-redes sereno, com personalidade, ágil, forte e seguro na defesa de remates, tendo ainda um longo caminho a percorrer no jogo de pés e muito a provar nas saídas aos cruzamentos. Ou seja, neste momento e com ambos em condições psicológicas perfeitas, Artur e Oblak não são muito diferentes entre si, sendo certo que um está no epílogo da sua carreira, enquanto outro se encontra no seu início.

O factor que pode diferenciar de forma definitiva o rendimento de ambos será a capacidade psicológica de cada um, sendo que o Brasileiro se encontra, nitidamente, a atravessar uma fase de alguma falta de confiança que gera uma intranquilidade pouco aconselhável para um guarda-redes. Porém, nada nos garante que Oblak reagirá de forma assertiva à baliza de um clube como o Benfica. Qualidade técnica para ser guarda-redes do Benfica tem-no, não guardo grandes dúvidas, quanto à capacidade psicológica, só experimentando, não obstante de eu apostar que sim.

Porém, há algo que me parece certo, se a equipa entrar para o jogo de sexta-feira com a atitude competitiva com que entrou nos jogos com Arouca e Olhanense, pode ser o Artur, o Oblak, o Mika ou o Varela o guarda-redes que, estou certo, será igual e perderemos o jogo.

A equipa Sadina tem demonstrado uma evolução bastante assinalável depois da troca de treinador, parecendo-me uma equipa muito bem organizada, que conseguiu estancar as graves falhas defensivas que a afectaram no inicio do campeonato, conseguindo assim aproveitar da melhor forma a capacidade de desequilíbrio de Rafael Martins – muito veloz e perigoso se lhe for dado espaço – e a capacidade finalizadora assinalável de Cardozo (o outro).

Em suma, seja qual for o sistema táctico que Jorge Jesus escolha para a partida (e todos já sabem qual acho melhor), seja qual for o guarda-redes e restantes 10 titulares, se a intensidade não se alterar face às últimas partidas, vamos sofrer e muito.

12 comentários:

JotaPê disse...

"(...) seja qual for o sistema táctico que Jorge Jesus escolha para a partida (...)"

Todos já sabem qual achas melhor e todos já sabem qual é que ele vai escolher: o mais fácil de anular.

E assim, enquanto não houver ninguém que mande no Benfica, vai ser sempre mais difícil ganhar...

Rfa disse...

"sou e serei um entusiasta de Oblak" claro que sim, o Sebastianismo esta-nos enraizado na cultura. Quem virá será SEMPRE melhor que os nossos.

Excepto, claro, nos periodos de euforia. Ai somos os maiores do universo. Este sim, o triste fado de ser Portugues.

Bola7 disse...

o Artur está tão lesionado como eu...já vi esta estória algumas vezes...há alturas que dá caganeira outras...

José Moreira disse...

Rifa

repare que todo o texto tem por objectivo não alimentar esse sebastianismo de que fala. Agora, sou entusiasta de Oblak como o sou de Bernardo Silva ou André Gomes, porque acho que salvariam o actual Benfica? Não, apenas porque lhes reconheço muito potencial, nada mais.

luis disse...

@ José com apelido de guarda redes. O meu caro já sabe o que o imbecil do luis "pensa" do Jogador que ocupa a baliza. É uma área de confiança.
1001 história para contar... só faz história jogando. Talvez o jogador com o teu apelido na baliza e os tempos mais recentes podiam ter sido outros. Defendeu os penaltis numa final que até deu Vitória e dava uma longa história.
enfim só espero que não jogue o nº 7 à baliza, como é óbvio de observar aquilo será rins ou lombar;)... é bonito e imaginem, nem vai de férias para com os tripeiros jogar:) e lá está o 7º exemplo dos saltos mortais...
Para desviaros olhos da baliza...e afastar a brasuca...
Vou centrar para área para a confiança de ter o nº 7 durante pelo menos 7 imponentes temporadas, só um campeonato. Falo 1 campeonato nacional porque não há mais. Campeão uma vez. Este critico imbecil do luis, está a escrever e a recordar a penúltima final, quando gritei golo no ultimo suspiro antes do 2-1 final. Penaltis.Eu queria o sofrimento dos pontapés de grande penalidade... Não foi assim e o abutre luis imbecil cá continua palhaço ( pelo Aimar :),

escreveu o José:
"a capacidade de desequilíbrio de Rafael Martins – muito veloz e perigoso se lhe for dado espaço – e a capacidade finalizadora assinalável de Cardozo (o outro)"

(o outro)é isso tudo menos no gasóleo ;) o veloz está nos penaltis do aldave;)

nota: sabiam que a selecção holandesa jogou com o nº8 na baliza no mundial de 78, e foram à final ;)

O mais importante :
-
O guarda redes é o grande factor da CONFIANÇA, seja qual for a equipe...ou então são as super equipes(exóticas:) ou selecções como o brasil de 82...e perdeu !!

Benfica todos tempos

Anónimo disse...

Este caramelo percebe muito de bola!

Tem cada fezada.

O P.Fonseca é que lhe deu cabo da fezada.

Mas ainda vai engolir muita fezada,é só esperar.

José Moreira disse...

Não queiras tu engolir nada mais caro anonimo!

deves sonhar cmg todas as noites... já te disse, aparece no face para falarmos... ah espera, não tens dignidade suficiente, eu sei!

José Moreira disse...

Luis

que mais há a dizer? ;) sempre fantástico.

Anónimo disse...

UUUUUUUiiiiiiiiiii

Estou cheio de medo.

Agora ameaça!!

Com um CHANEL!!!!!!!

José Moreira disse...

já te disse! dá a cara, tem essa dignidade. até lá, ficarás a falar sozinho.

Anónimo disse...

A minha dignidade é maior do que a tua!!
Eu não mostro a cara!
E tu estás a mostrar o cu!
Vamos lá medir a dignidade?
Ó JUJU vai lavar os dentes!

José Moreira disse...

Vê lá que sabes quem sou e tudo... Qual dos dois tem maior dignidade? És munta tónho!