terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Jesus, o oráculo


Ao longo dos últimos anos o nosso treinador tem-nos brindado com pensamentos e frases messiânicas sobre o futebol, demonstrando uma enorme capacidade para ver o que mais ninguém vê, mas ao mesmo tempo não ver o que toda a gente vê.

Desde a profecia de montar um 4-4-2 demolidor e entusiasmante na 1ª época, contrariando toda a “lógica” dos campeonatos europeus e não ver que esse sistema secou com a saída de Ramires do plantel; passando pela visão messiânica de ver em Coentrão um lateral esquerdo onde ninguém já via um qualquer jogador, mas ao mesmo tempo ver em Roberto um guarda-redes top onde todos vêem um flop; ou pela visão de perceber em Enzo um médio-centro de nível internacional onde já ninguém via um extremo de futuro, mas não ver que Cortez não tem nível para o Benfica. Enfim, os exemplos são vários e para todos os gostos.

A última visão messiânica de Jesus, o oráculo, foi a da substituição de Lima por Rodrigo no jogo da Bélgica, pois segundo o próprio conseguiu prever que o jovem espanhol poderia resolver o jogo, mas não ver que colocar em campo um jogador a, literalmente, 30 segundos do final de um jogo, seja ele André Gomes ou Aimar (como tantas vezes fez na época passada) é o mesmo que mandá-lo (e desculpem o termo) à merda.

Jesus o oráculo é assim, vê o que mais ninguém vê e não vê o que toda a gente vê. Talvez seja este o desígnio dos génios.

19 comentários:

Gandhy disse...

Porra, quando querem embirrar com o homem, embirram por tudo e por nada. Há muito para criticar ao homem, mas à que ter bom senso e saber como o fazer e quando, porque senão pode-se cair no ridículo.

luis disse...

Tudo uma questão de visibilidade...
O fruto da amora trabalha faz o seu caminho. Por causa do medo de desviar para outro caminho ainda está no Benfica.
Fruto da ambição, legitima aceitou o Maior Clube Português. Os orçamentos contam muito nestas coisas como devia ser óbvio. Assim como a evolução da playstation, vamos para a 4. Semelhanças nas temporadas, uma vez Campeão e uma serie de "quases". Aquela meia final perdida com o braguinha na europa, bateu tão forte como as escassas vitórias contra o clube tripeiro. O tal do medo. Esse medo , a relevância do tipo de combate ao papa tripeiro , faz a imagem do "oráculo" do nosso futebol.
Na primeira época apanhou já algum trabalho do Maestro é preciso não esquecer. Aimar e saviola bastariam,mas o oxigenado conhecido como figo das caixinhas já lá morava. Um Mini Max mais novo e esse 442 era a fingir.
Cheguei a ter o prazer de ter um amigo meu, defesa direito do nosso Glorioso a conversar as inovações do futebol moderno.
Rivelino puxa a brasa a sua sardinha, e como brasileiro relembra que no Mundial de 70 a discussão dos defesas laterais fez-se com o recuar de 2 médios ala. Sentiam os brasucas a necessidade de aplicar rolos compressores.
Lembrar o meu "Ti Carlos", que com a sua experiência.
"Isto está tudo inventado, mexes no W M e é tudo uma questão de dinâmica, qualidade e fantasia". Por acaso o Velhote era mesmo do Belém . Onde nasceu o Lima, já o Jesus nasceu em Belém do oriente... Apanhou o comboio, viu um falcao, pós-se em "bicos dos pés" e leva com o nº7. Di Maria foi pai de muitos golos. Bem vistas as coisas trocava aquele plantel logo na comparação do 33º. E se juntar um Matic e um Garay, nas asas de um falcao aquela equipa talvez ficasse mais próxima da sorte de voltarmos a ser Campeões Europeus, mesmo com os pecados dos Jesus e foram mais de 7;)

Nota:
Mencionei 3 atletas para juntar ao primeiro plantel do JJ e para ser honesto com a minha antipatia pelo passivo, para além de não ter ido ao atlético de madrid buscar jogadores. O passado conta, Simão.., portanto Salvio e Roberto, zeros.
David pelo Garay. Garcia pelo Matic. A terceira troca ( 150 mil,ordenado??)... e como era mais que evidente o nosso estimado camarada atleta do aldave, vizinho em sesimbra do nosso 33º e na actualidade nos tratamentos às costas. Logo agora que o velho corrupto estava acamado.
O falcao naquela época marcaria mais de 50 golos sem contar com os penaltis de costas. Mas fomos Campeões e confesso que quis festejar sozinho acompanhando o meu Povo em festa. Pedindo aqueles que jogam às cartas "lá em cima", que mandassem agua para aquela fervura. As Vitórias são efémeras !!

Anexo: Faz alguma chuva e Deus não dorme. Mas para o lado do Benfica tem ressonado um bocadinho.

Benfica Todos Tempos

eagle01 disse...

Opps.. não se vai sair, mas continuo neste 2º comentário.. o "malandro" do Vale e Azevedo e os 450 milhões do "bom e credível " Vieira...

Esta gente que vê tudo com facilidade só não sabe explicar porque cargas de água, sendo assim tudo tão fácil, porque caraças não ganhamos mais no passado e coleccionamos treinadores à média de 1 por época, antes de JJ ter chegado ao clube...

É tudo tão fácil não é? Seguramente que há boas explicações para o passado recente do Benfica ser o que sabemos que é...

E também para encaixar os problemas de arbitragem no meio dessa facilidade toda que eles vêm, menos o treinador... Seguramente que um clube que empresta dinheiro a árbitros, que lhes oferece serviços de "meninas", que lhes paga férias, obviamente que não o faz por acaso... mas o que é que isso tem que ver com aquilo que vamos vendo nos campos de futebol, como seja o golo do Belenenses quase 3 metros em fora de jogo, e o penalty que o Capela desenterrou para tentar safar o FCP?

Acho que é fácil de ver aquilo que estes entendidos da treta não querem ver, e que o treinador do Benfica obviamente não pode ver porque não lhe fica bem defender-se acusando outros, correcto?

Em particular porque em Lisboa quando se pagam 4 milhões por época a um treinador, ele tem de ser superior aos erros dos árbitros... dizem os entendidos da treta... os que fazem profundas análises não se dando conta que o jogo já acabou, e que depois de ter acabado, toda a gente sabe como podia ser feito melhor.. toda a gente? Não, esses entendidos da treta não atingem isso...

Por último, quando se volta a criticar Roberto, estando nós a um passo de sermos eliminados por uma exibição fantástica de Roberto, então já não estamos a falar de arrogância, mas de burrice. Não perceber que Roberto foi o 2º melhor guarda redes dessa época, de acordo com as estatísticas da Liga (aqueles que os que vêem tudo, não conseguem ver, ou pior, não conseguem perceber), não perceber que o Hulk estava 2 metros em fora de jogo quando o FCP empatou a eliminatória da Taça, não perceber que Sapunaru tinha de ser expulso com 0-0 quando Saviola se isolou e estava na cara do guarda redes, não perceber como essa eliminação afectou a moral da equipa, em particular após vitória na Taça da Liga que alguns adeptos rejeitaram (devolvendo a camisola do Luisão para o relvado- os estúpidos) e como isso tudo afectou a eliminatória com o Braga, enfim, isso é não ver o que as pessoas que percebem de futebol e não querem voltar atrás, vêem com humildade e sentido de apoio...

Anónimo disse...

E um texto destes para quê?
Para dizer que o JJ substituir um jogador a 30 segundos do fim,foi mandar o jogadorhá merda!
E se fosse o Mourinho?
E se fosse o novo Mourinho
E se fosse o ainda mais novo Mourinho?
E se fosse um qualquer treinador de uma qualquer Liga?
Era Bom?
Era mau?
Era mandar um jogador há merda?
Ou seria uma jogada de mestre para deixar passar o tempo?
Realmente há burros,e burros como eu.
Mas o que me consola é perceber é que ainda há mais burros do que eu.
O que me deixa triste,é haver burros a querer fazer dos outros burros.
A humanidade só tem salvação,quando os humanos passarem a ter humanidade.

PS.Registo com curiosidade ou não que te recusaste a comentar os incidentes com a policia do Porto,e com os problemas de Guimarães conseguiste ser mais rápido que o Speed Gonzalez.

hertz disse...

Acho que o JJ viu que o Cortez não tinha nível para o Benfica. Na pré-epoca jogava pois era o único LE que tinha (Melgarejo estava lesionado e depois foi vendido sem o aval do JJ) tal como no início do campeonato. E por ele e os dirigentes do Benfica verem que o Cortez não tinha nível para o Benfica é que se contratou o Siqueira que foi inscrito na Champions e começou logo a jogar. E depois lesionou-se e quem jogou foi o Silvio. E depois este lesionou-se e quem jogou foi o A. Almeida. Parece-me claro que o Cortez é cara fora do baralho e será melhor para o Benfica e para ele sair em Janeiro.

Em relaçao a por jogadores no tempo de compensação, as vezes é feito para perder tempo outras vezes para um jogador ter a oportunidade de ser ovacionado. Eu pessoalmente não gosto que ponham os jogadores a 1/2 min do fim, principalmente quando o resultado esta mais do que garantido, mas o JJ não é o único que faz isso, há outros treinadores que o fazem.
Btw, já vi algumas vezes o Jardel a entrar nos descontos e ninguém se importar minimamente...

luis disse...

@eagle01, e tu meu Benfiquista julgas que este imbecil do luis não conhece as manobras dos corruptos??
Meu caro Benfiquista vive com ascensão dos pintinhos ainda em manobras associativas.
Para evitar andar sempre a bater nos burros, este gajo que te escreve imagina sempre arbitragens limpas e que ganhe o melhor. O Benfica quando nasci já era o Melhor de Portugal.
As cadeiras do poder achas que estão bem ocupadas???
É que a luta por um Dr Cunha Leal mudou de caminho à muito tempo.
Não me opondo a tua exposição nos casos de arbitragem , tenho a acrescentar que essa primeira época também teve uma péssima gestão do recurso humano ao dispor do treinador. Olha parece que o nº 7 jogou as meias finais e que fomos de vela com um canto. Um custódio qualquer marcou de cabeça pelo clube do sócio salvador.
Podes crer que este imbecil apoia o Treinador JJ, Raul e Minervas,Jogadores... Agora é dificil apoiar o 33º responsável da Instituição que devia exercer os 51% na sad.
Tenho um assobio forte, mas não assobio.
Olha fui ao dragão para ser campeão. JJ quis jogar "olhos nos olhos", jogou contra 10 e não venceu. Tive que sair daquele antro de pianinho e um bocadinho chateado com o olegariamente inteligente profissional e tinha expulsado um tripeiro, que reparando bem é coisa rara que assisti ao vivo.
Assim como ando a assistir ao vivo e a cores, o caminho do 33º e vai no 4º mandato e tanta milhão contra um Povo.

Nota: a playstation vai na 4ª versão.

Glorioso abraço,
Viva a Pressão!!
Vivas ao Benfica!!

luis disse...

Agora meus caros Benfiquistas se o tempo conta, um anónimo disse:
"Para dizer que o JJ substituir um jogador a 30 segundos do fim,foi mandar o jogadorhá merda!
".
FDX, os erros servem para aprenderem e para não recuar muito no tempo.
-Se o Mini Max não tivesse atacado daquela maneira. Se o R. Miranda não acompanha-se só com os olhos. Se tivéssemos feito só um bocadinho de anti-jogo para defender um campeonato. Se não houvesse festas antecipadas. Se o 33º estivesse calado só mais uma semana, até podia ter ido para o brasil que no antro das antas jogava a equipe B...etc de "ses"
Mas porque é que teve outra vez que aparecer o Galo Desportivo.

nota: a aselhice dos avançados fez crescer um guarda redes. Mas de qualquer forma não dá para esquecer os milhões nem o populismo das questões.
Para evitar a merda das desilusões convém algumas precauções.

B T T

José Moreira disse...

oh anonimo (mas pouco)

vai lá ver se comentei ou não... queres que diga o quê? Acho que ficou bem evidente a minha opinião sobre o tema. Talvez fosse mais alongado se a questão envolvesse o Benfica, mas (digo-te pela 3ª vez) isto não é um Blogue do FCP ou do Colonia ou doutro qualquer, é do Benfica! Perguntaram, respondi! simples e claro como a água! ah mas és burro, certo? eu sei!

Hertz

Sim JJ não é o único, bem longe disso. Falo no JJ porque é o meu treinador, aqui não acho lógico falar de outros, certo? Ainda assim posso dar outro exemplo: Belenenses x FCP - PF faz entrar o Carlos Eduardo aos 88 minutos com o jogo empatado, pergunto, isto é para quê? Que se espera que um jogador faça em 2/3 minutos? Que se espera que altere em 2/3 minutos o que quem ele substitui não fez em 90? Acho ridiculo. Mas também te digo, como JJ ainda não vi nenhum. Substituir a 30 segundos do final com o jogo em 3-1? Queria perder tempo? Perder tempo para quê? Não ganhava por 2 e com um jogador a mais? Que sentido faz isto? Aplaudir o Enzo? Mas só nos lembramos de quem sai e não de quem entra? Que pensou o A. Gomes naquele momento? O mesmo já havia tentado com o Cancelo em Cinfães, mas nesse caso nem 30 segundos foram, porque o miudo nem tempo teve para entrar.

joão carlos disse...

tens toda a razão uma coisa é fazer substituições nos últimos segundos para queimar tempo que não só se justifica como são até convenientes outra é fazê-las quando se tem algum conforto no resultado e ai é claramente gozar com os jogadores, mas olha que o Fernando santos era outro que era mestre nisso, e pior é empatado a precisar de ganhar fazer substituições aos 87 ou aos 90 minutos como recentemente.

off-topic acho que anda muita gente com a bota do nº7 entalada no c* e isso deve incomodar para caraças bons bons eram o lima e o yuran.

Anónimo disse...

Só vou fazer um comentário aos burros,porque a outra parte da questão deve ser uma guerra que deves ter com alguém e não comigo de certeza absoluta.

Resolve lá a questão com a pessoa,que o problema é entre ti e ele,marquem um duelo ou qualquer coisa parecida.

Como no outro comentário atrás(já sei que sou burro)portanto nada de admirar.

Agora tenho a certeza de uma coisa,és muito mais burro do que eu ao pensar e querer fazer dos outros burros.

E como alguém escreveu ali atrás a 4ª.geração já saiu e isto de fazer tácticas depois de um jogo terminar só para pessoas como sua Exª.iluminada e dono da verdade absoluta.

PS.Garanto que um dia ainda vais ter uma grande surpresa sobre quem é a minha pessoa.

Ai Vale Bujas disse...

boas, José! De facto tens razão em algumas coisas que enumeras e acho que realmente o Jesus tem falhado algumas contratações ao longo destes anos, sendo os casos mais recentes esses que enumeraste (o Cortez a mim também me enganou bem, tinha comentado com o Silveirinha que tínhamos feito uma boa contratação, enfim...).
De qualquer forma este post perde um bocado o sentido numa coisa que tenho vindo a defender ultimamente. Pode não fazer muito sentido aos teus olhos, mas aos meus faz. O Jesus não tem falhado (muito) tacticamente ao longo destes anos. O Jesus é teimoso e tem problemas de comunicação com o plantel: estamos de acordo? Estas são para mim as lacunas do homem. Vou ser objectivo agora. Só fizeste este post por um motivo: ausência de títulos no Benfica. Se (a minha avó fosse viva) o Benfica tivesse ganho, este post não existiria. O Benfica tem praticado o melhor futebol em Portugal na maioria do tempo em que o Jesus por cá anda. Faltaram os títulos, é certo, mas aqui vem a antiga conversa que já muitas vezes pairou no Ontem: responsabilidades. Tenho visto que os teus posts têm visado muito aquele que na minha opinião é o menor responsável. Para o meu bem e a pensar no teu bem também... Que é o do Benfica... Espero que te enganes e que eu tenha razão. Sabes porquê? Ele é a única esperança a curto prazo. Única. Cumprimentos

David Duarte disse...

essa do Roberto... épà, têm de estar de mà-fé... não hà outra explicação.

O que o Roberto fez contra o Benfica foi o que ele fez no Benfica. Numa semana dà pontos, na outra tira... o que num campeonato faz muito ponto tirado. Jà se esqueceram que se não fosse o Roberto o Benfica neste momento estaria eliminado da Champions (ou o jogo da Luz não conta?!?)

José Moreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José Moreira disse...

Anónimo
Mas ainda não reparas-te que me estou a marimbar para quem sejas? Ainda não reparas-te que se tivesses o mínimo de decência escreverias com um nome qualquer para que te fosse possível manter algum crédito? Esquece. Não te importes com o que penso sobre ti, importa-te com o que deves querer para ti mesmo.

Ainda assim, e porque me persegues há imenso tempo, fosses intelectualmente sério e justo jamais dirias que eu falo depois da boda. Falo e sempre falei antes. Posso dizer a maior barbaridade do mundo, posso ser o gajo mais errado do mundo, mas não fico à espera dos acontecimentos, ao contrário de alguém que espera a opinião dos outros para a criticar sob um anonimato que lhe permite deambular pelas linhas de raciocínio que melhor lhe servem.

Boas ai vale bujas

Mesmo que assim fosse, mesmo que eu criticasse o homem só por não ganhar títulos, pergunto: isso para ti é um pormenor? Eu não acho. Mas mesmo não achando, eu não falo em função das vitórias ou derrotas, fosse assim não escreveria o que escrevi depois de uma vitória que nos deixa com 2 pontos de avanço sobre o FCP depois de termos estado a 5, não achas?

Cumprimentos.

José Moreira disse...

David Duarte
Só me dás razão, Roberto é um péssimo guarda-redes. Pode ser o que quiser entre os postes, fora deles, na saída a cruzamentos, é do mais anedótico que já vi. Mas se sentes saudades do homem, se achas que ele é mesmo um guarda-redes top e gostarias de o ter de volta… São opiniões, cada um com a sua ;) abraço

David Duarte disse...

Cruzes credo José Moreira!! Eu achar que o Roberto é um bom guarda-redes?!? Bem me podes insultar que vai dar ao mesmo.

O meu comentário foi ali para o eagle e para aqueles que durante semanas fartaram-se de dar o exemplo do jogo de Atenas para afirmar que o Roberto é um excelente guarda-redes, esquecendo de como o Benfica se livrou da derrota uma semana antes.

Esta era alias a inconstância que ele apresentava no Benfica : grandes defesas num jogo para no jogo a seguir mandar patos que entravam directamente para o top5 dos golos ridiculos do ano.

José Moreira disse...

sorry :D

Anónimo disse...

então, o meu comentário não passou? só porque dizia q enquanto jogador prefiro entrar 30 segundos e somar uma presença num jogo de 1a divisão do que nada? Então se fosse no Benfica... ui...

Gente a falar do que não sabe é o que dá... depois censuram, mesmo que o comentário não seja ofensivo...

José Moreira disse...

anonimo

pela parte que me toca, não censurei qualquer comentário com esse teor. Não sou o único que modera os comentários aos meus post's, mas duvido que o Ricardo ou outro tenha eliminado qualquer comentário com esse teor... a não ser que tivesse algo mais.