sábado, 7 de dezembro de 2013

Les misérables

"Outra história curiosa passou-se no tempo em que o Souness era o treinador. Perdemos um jogo por 0-3 com o Boavista. O ambiente estava muito mau para ele. Já tinham passado cerca de 3 horas e ainda estava muita gente lá fora. Fui à cabine do Souness, ele estava preparado para sair e perguntou-me como estava o ambiente. Disse-lhe: "Está mais ou menos, mas o Eusébio ia agora a sair e partiram-lhe o carro mesmo agora". O homem ficou branco: "O Eusébio?!", que é como quem diz: "Se partiram o carro ao Eusébio, o que é que me vão fazer a mim!". Não tinha acontecido nada ao Eusébio, eu é que estava a entrar com o Souness. Já não saiu dali, disse que esperava o tempo que fosse preciso, mas dali não saía. Resultado: acabou por dormir no estádio durante umas horas e só saiu lá para as três da manhã."

Jorge Vacas, antigo director de campo do Sport Lisboa e Benfica

Ainda há uns dias, após o primeiro desaire do FC Porto ao fim de quase dois anos sem conhecer o sabor da derrota em jogos para o campeonato, foi o filme que se viu. Dezenas de adeptos em fúria junto ao autocarro da equipa à saída de Coimbra e mais de uma centena a receber jogadores e equipa técnica com apupos, insultos, tochas e uma agressividade desproporcionada para quem tinha acabado de ficar a apenas dois pontos dos rivais.

No Benfica é o que se sabe. Logo após uma derrota ou um resultado embaraçoso, alguém com o número da Polícia de Segurança Pública já gravado no telemóvel, de tantas as vezes que é preciso ligar, trata de pedir protecção policial de forma a que a dúzia de gatos pingados que se manifestam após derrotas humilhantes como o 3-0 em Tel-Aviv, os 5-0 no Dragão, não cheguem a menos de 200 metros dos meninos que saem nos seus bólides da garagem do Estádio da Luz.

Não quero que os adeptos do Benfica se comportem como os adeptos do Porto. Mas quero que os jogadores do Benfica sintam que é obrigatório vencer sob pena de sentirem o desagrado dos adeptos. É que isto de dar palmadinhas nas costas para tratar de pneumonias é muito bonito e fica bem, mas não leva a lado nenhum. Mata, até.

Somos pouco exigentes. Estamos acomodados, até. Com tanto saudosista dos tempos áureos dos anos 60, 70 e 80, digam-me: como reagiam os adeptos perante exibições e resultados menos positivos? Odeio a expressão "eu bem avisei..." mas começa a ser saturante a quantidade de vezes que o Benfica se põe a jeito para, podendo dar uma machadada no principal rival, acabar por dar um valente tiro no pé. Hoje foi apenas mais um desses dias. Dias que se tornaram normais nos últimos anos, fruto da complacência dos benfiquistas.

8 comentários:

Águia Eterna disse...

Caro JNF, ABSOLUTAMENTE de acordo com o que escreveste.
BENFICAAAAAAAAAAAAA SEMPREEEE.

rui disse...

Clube ridiculo patetico e miseravel.
o clube é aquilo que os adeptos fazem dele,parabens a todos.

joão carlos disse...

mas olha que a ideia muito em voga hoje em dia de que os adeptos devem ir para o estádio unicamente para apoiar a equipa muito contribuiu para essa falta exigência que falas.

JotaPê disse...

Perante, possivelmente, umas das piores exibições da história do clube, vejo adeptos a falar da arbitragem...

Puta que pariu.

JotaPê disse...

Valor total de euros meus que o orelhas vai ver nos cofres do clube este ano: zero.

No dia em que o presidente Jorge Jesus sair do Benfica, falem comigo para reatar a minha relação com o clube. Obrigado.

luis disse...

Agora vai um gelado de nata, não derrete tão depressa porque está frio.

- Assim vou visitando as tascas do Benfica.
E que azia há por aí... comam gelados e puxem as orelhas e sempre aquecem...

- Meus caros em 2003... só para lembrar uma promessa, tinha 24 anos de filiado.Era já um /1...

- Sabem quando é que acaba esta travessia pelo deserto, mais de 10 ?''
Não conhecem outro caminho que não faça tantas bolhas (passivo) nos pés?``

-Passei ali pelo Dia de Benfica e um Benfiquista daquela casa, já foi andando para a rotunda... enfim ele tem alguma razão, mas com as pedras no caminho acho que nunca mais lá chega.

nota: Alguém noutro Tempo .... já abdicou duma sad. Fazia um grande favor às costas abdicar outra vez. O Sport Lisboa e Benfica ficava mais doce.

B T T

Zé de Fónes disse...

Não somos nós que temos feito por estar no topo da tabela, são outros que têm andado distraídos. Contra um adversário como o actual Benfica também não é preciso estar muito preocupado. Isto está tudo a caminhar, para no final, a Besta voltar a ajoelhar desta feita aos pés do Paulinho Fonseca, o tal que tem estado nas bocas das redes sociais com a hastag “ficapaulo, esse mesmo que não vale a ponta de um corno. Não vale, mesmo.
Com que então não devemos actuar como os insurrectos dos Andrades, com tochas, coisa e tal, é pouco civilizado, não tem nada a ver com a história e a conduta do Benfica e dos benfiquistas. Um gajo anda a roer a nossa mulher, mas como somos benfiquistas e todos “meninos do colégio”, ficamos ali no cantinho a choramingar porque não devemos nem podemos defender os nossos valores. S. Francisco de Assis e S. Vicente de Paulo depois disto devem dizer «Já fui benfiquista, mas com esta e outras fui pregar para outra freguesia». O cenário até é pior porque o líder enraba benfiquistas com um benfiquismo para mansos. No country for old pussys.
Estes joguinhos com equipas brandinhas, que mais parecem finais, devem ser uma espécie de preparação para a final da champions aqui na Luz. Ah, vamos todos com gorrinhos, cachecoizinhos e luvinhas fazer as nossas comprinhas à maior loja do maior clube do mundo, para pôr no sapatinho. Cambada a quem só me apetece dizer «Vai mas é lavar a loiça, mariconso».

Anónimo disse...

Há 15 anos, podíamos ter jogadores de merda, ter apenas as pedras da calçada e as pombas da catrina, mas tínhamos uma coisa que hoje em dia nem em vestígios: EXIGÊNCIA e BENFIQUISMO.