quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

O A(poia)dor da Internet

A verdade mais nua, pura, crua, honesta, directa e frontal?

A maior parte dos defensores de Vieira que anda pela net nunca ou raramente vai aos jogos, desconhece o que é o clube, não percebe - porque não vive - as mudanças no viver benfiquista que todos sentimos quando estamos na Luz. Não compreende - porque não está lá nem esteve antes para poder comparar - a desolada forma como a maioria vê os jogos, quase dormindo; desconhece - porque nunca o fez - as caras que antes saíam do estádio a olhar para o chão aquando de um empate e hoje saem alegres e aos risos mesmo depois de uma derrota. Este adepto vieirista nunca viu, nunca observou, nunca pensou, nunca existiu como benfiquista - não reparou, porque lá não estava, na forma como há cada vez mais gente a aceitar a banalização da incompetência, a cultura do "quase", a paranóica mania das conspirações mais absurdas. 

A internet trouxe-lhe a possibilidade de colmatar o vazio existencial e fez deste a(poia)dor da internet um pequeno reizinho no seu espaço virtual - quando joga o Benfica, o a(poia)dor de internet está sentado em casa no sofá, de computador ao colo, pensando em coisas para dizer, para manifestar em defesa dos dirigentes, no fundo, para... apoiar. Porque o adepto vieirista apoia muito na internet. Enquanto há gente a ver o jogo ao vivo, na Luz ou em Vila do Conde, pessoas que gastam dinheiro, fazem sacrifícios, reorganizam horários para ir apoiar o Benfica, este adepto apoia mas só no computador. E, claro, apoia sempre contra os que não apoiam na internet, mesmo que esses sejam, na sua larga maioria, os que apoiam fora da internet.

O a(poia)dor da internet, enquanto vamos assistindo ano após ano ao definhar do Benfica, observando a perda de identidade benfiquista, estes pormenores e tantos outros que a ele lhe escapam porque não está presente - e que o fazem, por manifesta estupidez e desconhecimento profundo, insultar no seu blogue de merda, onde debita umas patacoadas de escrita medíocre, de vazio cerebral e de trágica submissão existencial, os que apoiam fora da internet -, é um perfeito ignorante em relação ao Benfica. Desconhece o que é o Benfica. Nunca o percebeu. E como nunca o percebeu acha normal tudo isto, acha até que é o melhorzinho que podíamos ter - caso contrário, "não me digam que querem voltar àqueles tempos...". E não sai disto, o pobre a(poia)dor da internet. Não sai porque evidentemente tem problemas profundos, desde logo o facto de nem sequer ser adepto do Sport Lisboa e Benfica, mas de outro clube: um nascido em 1995. 

Para o(apoia)dor da internet o que existe é um clube com 18 anos de vida, 2 títulos nacionais e 12 anos de Vieira a liderá-lo. Os outros 6, os primeiros 6 anos da vida do clube do a(poia)dor da internet, são os maus: péssimas Direcções, maus jogadores, mau estádio, péssimas instalações, um clubismo ridículo. Depois chegou o salvador, o grande herói, o Eterno Líder, começou a construir coisas (que o clube há-de acabar por pagar, não se sabe quando nem isso interessa ao a(poia)dor da internet) e até, o que é extraordinário, conseguiu ganhar dois campeonatos! Ora digam lá se não é melhor 2 em 12 anos do que 0 em 6! E é por isso que o a(poia)dor da internet não tem, como ele costuma sempre dizer, "memória curta". 

Não, tem uma memória muito específica: a memória deste adepto foca-se essencialmente entre o intervalo 95-2001. Sempre que alguém diz "ó a(poia)dor da internet, eh pá, isto é capaz de não estar a ser bem feito", logo o seu cérebro foca 97 e então debita «deves querer voltar a esses tempos, não?». Se lhe dizemos «e títulos, caralho? Já passaram 12 anos!», o a(poia)dor da internet lembra-se logo da fundação do seu clube, 1995, e do seu fundador, Manuel Damásio, retorquindo de imediato «lembras-te de como estava o clube quando o Grande Líder chegou? Foram precisos mais de 10 anos para a recuperação total; agora sim, agora estamos no caminho certo». 

Para o a(poia)dor da internet estamos sempre no caminho certo. Só não se sabe para onde vamos, mas de certeza que alguém aparecerá a prometer algo novo. Nem que seja «amanhã iremos todos para um lugar!», e o a(poia)dor da internet, junto com os seus amigos também a(poia)dores da internet, começarão logo «bravo! bravo! bravo! Finalmente conseguimos ir para um lugar! VIVA VIEIRA, o homem que promete e cumpre que iremos estar num lugar!». O pobre a(poia)dor da internet não conhece o cheiro do estádio, das bancadas, dos fumos, das bifanas, dos rulotes, da terra molhada a caminho do estádio, dos beijos de namorados sob um som de golo do Benfica. Não tem memórias como não tem tristezas. Sentimentos ao vivo. Sofrimentos que temos por frequentar ano após ano dezenas e dezenas de jogos, dezenas e dezenas de vezes em que assistimos in loco ao definhar do Benfica.

Isto são tudo coisas que quem habita o clube diariamente, quem o conhece a fundo, quem tem memórias de outros tempos de Luz ao vivo, de AG´s concorridas, de milhares de carros pelas estradas nacionais de cachecóis do Benfica presos nos vidros, quem conheceu e conhece isto, quem sente falta do que era o Benfica e se sente profundamente enojado com o que é hoje o Benfica para estes dirigentes, quem percebe - porque vive intimamente com o clube e não à distância (física ou emocional) - que o clube está a ser asfixiado por um parolito ditadorzeco e seus papagaios. São tudo coisas, dizia, que o adeptos vieirista de internet nunca soube, não sabe e só saberá quando a realidade estiver toda exposta sem possibilidades de fuga e o Vieira já estiver a gozar o prato no Brasil, milionário à custa da desgraça do Benfica.

O ignaro vieirista, como não vai ao estádio nem a lado nenhum que seja de facto sítio de apoiar a equipa, o clube e seus funcionários, passeia-se diariamente pela internet a dizer "Vamos apoiar, temos de estar unidos, só podemos confiar nos nossos, já bastam os anti". Há que compreender estes pobres coitados a(poia)dores da internet: para eles, a realidade do Benfica é a que vivem na internet. Para eles, "apoiar" é dizer "EU APOIO MUITO, VAMOS ESTAR UNIDOS, CONTRA TUDO E TODOS, VOCÊS SÃO ANTI-BENFIQUISTAS PORQUE NÃO APOIAM NA INTERNET!". Não apoiam nada, porque não metem os pés no estádio nem em lado nenhum, mas como para eles essa é uma realidade inexistente, a única forma que conhecem é a tela de um computador.

É, de facto, uma realidade muito triste, a destes trambolhos. Não por eles - que, na verdade, já não terão grande remédio em termos existenciais - mas pelo Benfica. É o clube que sofre por  ter tantos e tão primitivos adeptos desta tão miserável índole civilizacional. 

15 comentários:

Anónimo disse...

Ricardo,


Para os vieiristas militantes recordo que o Benfica da década de 90, compreendida entre a época 90/91 a 99/00 com 4 presidentes ganhou em 10 temporadas:
2 Campeonatos (1991 e 1994)!
2 T Portugal (1993 e 1996)!

O benfiquinha de Vieira no seculo XXI e decorridas 13 temporadas desportivas (compreedidas entre 00/01 e 12/13),ganhou em 13 temporadas:
2 Campeonatos (2005 e 2010)
1 T Portugal (2004)

Se juntarmos títulos e troféus neste século Benfica e Sporting igualam-se, ambos conquistaram 8 cada um, sendo que o Benfica conquistou 4 T Liga, mas para os Vieiristas o Benfica está muito bem, e o Sporting muito mal e eles com a permanente instabilidade diretiva...

E eu pergunto, 4 maiorias absolutas, 4 mandatos, porquê? Será pelos mandatos desportivos, ou talvez pelos milagres financeiros?

Alguem me saberá explicar qual o segredo para tamanha estupidez e cegueira?

Pedro Barruncho


Rusty Ryan disse...

Por acaso eu penso um pouco ao contrário: acho que há mais anti-vieiristas na net do que a favor dele. Só que muitos e muitos não são sócios, nem têm cativos e vão ao estádio a maior parte das vezes com bilhetes oferta ou então nos grandes jogos!
De quem vai ao Estádio da Luz, uma grande franja desses adeptos são a favor de Vieira.

MoJoDeath disse...

http://www.youtube.com/watch?v=JVkeKfL2z2s&feature=related

Wessel disse...

Era só para te dar os parabéns por este texto excelente ... Concordo a 300 por cento com o que aqui foi escrito ... Um abraço e continua assim ...

Anónimo disse...

E tu?
Não apoias na internet,mas passas o dia na internet!
Quantos jogos já viste este ano ao vivo?

Dylan disse...

O apoiador da internet merece tanto respeito como aquele que vai ao Estádio. O apoiador da internet sofre pelo clube à sua maneira, vive o clube à sua maneira, mas não pode deixar a sua família com fome por causa de um jogo de futebol. O apoiador da internet pode não ser um trambolho, pode pensar pela sua cabeça e não ser "vieirista", ou o raio que isso quer dizer. O apoiador da internet também pode amar o seu clube, imaginando, pois nunca pôde lá ir,"o cheiro do estádio, das bancadas, dos fumos, das bifanas, dos rulotes, da terra molhada a caminho do estádio". O apoiador da internet pode conhecer a fundo as estórias do clube, as equipas gloriosas e os triunfos marcantes. O apoiador da internet não rebaixa os outros nem se considera o supra-sumo do Sport Lisboa e Benfica.

Ricardo disse...

Pedro Barruncho, duas razões essenciais: 1) quase nenhuma capacidade de observação e análise sobre os sinais que os governantes emitem sempre que falam ou tomam decisões; 2) trauma com a era Vale e Azevedo, sobretudo porque muitos destes vieiristas foram azevedistas, o que é uma ironia tremenda.

Rusty, eu não escrevi que na net há mais vieiristas; falei numa espécie muito especifica de adeptos que por aqui se passeia, debitando as anormalidades do costume.

Mojo, boa malha.

Wessel, abraço.

Anónimo, 9.

Dylan, se deste texto extraiu a conclusão de que ele é uma crítica aos benfiquistas que não podem ir ao estádio, não há muito que eu possa fazer por si. Olhe, VIVÓ BENFICA!

JNF disse...

Renascido entre pneus e cimento
fundado por Manuel Damásio
eu visto de rosa e cinzento
Benfica, foste ouro, hoje és topázio

curioso, este SLB,
curioso, este SLB,
curioso, este SLB allez allez.

luis disse...

A Internet...

A (poia) que aparece não tem cheiro. e não vamos culpar a extraordinária capacidade da internet. Essa gaja vai com todos, adora o surfar, os likes são tão desprovidos de sentimento e ela nem se manifesta, deixa-se usar com um simples clic.
Fdx Fdx Fdx, os anónimos até se podem chamar maneis, joaquins ou andrades... sendo um biblot vislumbra-se um isqueiro a queimar a liberdade de expressão de pensar a Instituição, é preciso sublinhar a Instituição. Esses 19 anos marcam a transição da governação,para as sad´s. Esta passagem abriu outros caminhos...do genuíno apoio popular para com humildade e aquele lema em latim( por estes tempos esquecido), conquistar a Grandeza Desportiva e a Liberdade de Vencer, passamos a ter uma propaganda para manter popular esta abusiva pobreza desportiva. Nas costas da Gloriosa História tentam domesticar abutres, papagaios, águias e restantes passaradas, seja nas redes ou nos campos ou na selva retirando a ilusão do mandato do Manel, não há um líder que consiga a união. Sendo esse facto uma constatação até pela internet... será o responsável anónimo??
Bem, passados mais de 10 anos, de anónimo isto já não tem nada. A porta..., lá vem o raio da porta que não era batida, devido ás confianças dos negócios. E com as sad´s, apareceram os profissionais de outras cores na Instituição que lançava o Chalana,um franzino, pequenino, outrora jogador de um Clube orgulhoso de jogar só com Portugueses e ser uma referência Desportiva e Cultural deste pobre Portugal. Com exotismo vencíamos, com crença exigíamos,chegados à Gloriosa marca de termos mais campeonatos que os outros todos juntos , julgo que se apoderou aquele defeito do tuga desportivo,a sobranceria. Esta palavra foi reflectida ontem com o "spray milagroso" daquela Benfiquista que fez uma carta aberta ao então presimente e actual presimente e contando os anos da sad analisem bem o estrago Cultural de Ser Benfiquista como no tempo do meu Avô. Vou sublinhar, tínhamos mais campeonatos que os outros todos juntos e quando nasci onde estava a internet ??

Nota: Com os modelos das sad´s apareceu os campeonatos bes, as equipes do A, do B ,do CD quem não ganha é você , e as extraordinárias equipes do zzzzz, para adormecerem os meninos ... com fascínio popular da internet a contra informação, a distorção, a intoxicação, acabando pouco a pouco com o Glorioso coração.
Sem sentimento levaram-nos os anéis, com convicção defendem passivos,com normalidade acompanham inimigos,com leviandade abandonam a Cultura da Nossa Instituição.
Mentem ???
Pelos vistos não...
O insucesso já nem é uma maldade. Maldade é adiarem o sucesso da Alma Benfiquista, a genuína força popular do Ser Benfiquista de Alma e Coração de preferência sem net´s ou Netceteras em cores azuis do tempo do azedo...

Benfica Todos Tempos

rui disse...

O Vieira o que fez foi implementar uma cultura diferente no clube,uma cultura ao estilo de um clube media dimensão inglesa ,do genero apoiar sempre apenas porque sim, tipo hoje ja passou amanhã é outro dia.

No facebook apos uma derrota,passado meia hora ja vem uma publicidade qualquer genero proximo jogo,vais marcar presença?

È assim, o benfica levou 5 no dragão,mas temos uma eliminatoria europeia importante ja na quarta feira.

E portanto ao fim destes anos todos,nomeadamente os de jesus onde tudo que de mal nos pudia acontecer,aconteceu, o discurso é o mesmo. "Temos uma epoca importantissima,está aqui muito mais em causa do que apenas um campeonato"Curiosamente o discurso ja tinha sido o mesmo epoca passada.

E portanto o benfica é isto,ja nem falo dos anos anteriores,falo só destes ultimos 3,as coisas que aconteceram da maneira que aconteceram,tinham que ter alguma consequencia...vivemos as maiores vergonhas da nossa historia.

E as unicas consequencias que ouve foi um aumento de ordenado ao treinador mais perdedor da nossa historia,mesmo que seja campeão este ano não altera o que ficou para tras.Isto para mim foi um murro nas partes baixas,e por isso essa gente que lá esta de mim não levam nem um escudo dos antigos

Anónimo disse...

Sabem quantas vezes, podem votar em Matic para ganhar o Prémio Puskás de 2013? As vezes que vocês quiserem!!! Nos 6 Links abaixo, podem desde já garantir-lhe 6 votos. Mas, segundo a lenda, depois de votar, se forem limpando o vosso histórico de navegação na Internet, podem continuar a votar quantas vezes quiserem Façam isso. O Matic merece. Vamos lá! http://www.fifa.com/ballondor/puskasaward/index.html http://pt.fifa.com/ballondor/puskasaward/index.html http://fr.fifa.com/ballondor/puskasaward/index.html http://es.fifa.com/ballondor/puskasaward/index.html http://de.fifa.com/ballondor/puskasaward/index.html http://ar.fifa.com/ballondor/puskasaward/index.html

Kiddo! disse...

Vivo no norte e o meu orçamento apenas me permite ir ver um jogo por ano ao nosso estádio.
Poucos jogos vejo nos estádios dos rivais simplesmente porque os preços nos jogos contra o Benfica são pornograficamente exagerados! A última vez vi o Benfica no nosso estádio paguei 25€ para um jogo da Liga Europa. Este era o preço do bilhete mais barato para assistir ao Rio Ave-Benfica! Sem querer desprestigiar o Rio Ave, acho que o preço é exageradíssimo!
Assim, assisto aos jogos no café onde ainda se pode fumar e ir bebendo umas minis. De todos os benfiquistas com quem costumo ver o jogo (e ainda são uns 10!), nenhum apoia o Vieira ou o Jesus, mas a nossa voz não se ouve aí em baixo!
Precisamos de AGIR!

Anónimo disse...

Concordo em algumas coisas...mas post injusto para os que não podem (por uma ou outra razão) deslocar-se semanalmente ao estádio e pagar lugares cativos.

Eu pessoalmente, sou sócio, não vou ao estádio tantas vezes por opção e não sou menos ou mais benfiquista que os outros.

Sou um benfiquista da internet..mas sou sócio e sou ANTI-vieira porque sou BENFIQUISTA!

Abraços
Diogo.

Ricardo disse...

Anónimo (13:08), nada no texto critica os benfiquistas que não podem ir ao estádio. Abraço.

jocivalter disse...

rui: a seguir a termos levado 5 no dragão a equipa não teve uma eliminatória europeia....teve uma digressão muito pertinente a Angola...acho que isto ainda ajuda mais a corroborar o seu post...
um abraço